Pular para o conteúdo principal

No Nordeste, todos querem fazer aliança com o ex-presidente Lula

A indefinição sobre a candidatura do ex-presidente Lula (PT), ameaçado de ser retirado da disputa eleitoral deste ano pela justiça, tem adiado o apoio de candidatos a governos estaduais no Nordeste a projetos nacionais. Mesmo os partidos que tem pré-candidato próprio, como MDB e PCdoB, vacilam em declarar apoio em outro candidato além de Lula por medo de perder apoio popular, já que o ex-presidente segue liderando com folga as pesquisas eleitorais na região.
Nos casos onde o PT tem candidaturas consolidadas, como o Rio Grande do Norte, com a deputada federal Fátima Bezerra, o Ceará, com Camilo Santana, o Piauí com Wellington Dias e a Bahia, com Rui Costa (os três últimos candidatos a reeleição), Lula já tem um palanque confirmado, o que facilita a composição de candidaturas de oposição.
Nos demais estados, até mesmo candidatos de partidos que apoiaram o impeachment contra a presidenta Dilma Rousseff (PT) estão inclinados a apoiar Lula. São os casos de Renan Filho, candidato a reeleição em Alagoas, e Roseana Sarney, que tenta voltar ao Governo do Maranhão, ambos do MDB. No último caso, Lula ainda pode ter lugar no palanque do atual governador Flávio Dino (PCdoB), antigo aliado petista, mas que tem evitado fazer movimentos por conta da pré-candidatura de Manuela D'Ávila a presidência.
Dividido entre apoiar a candidatura dos presidenciáveis Ciro Gomes (PDT) e Geraldo Alckmin (PSDB) e até mesmo de lançar candidato próprio, os governadores e postulantes ao cargo do PSB no Nordeste estão próximos ao PT e a candidatura de Lula. Na Paraíba, o governador Ricardo Coutinho tem o PT em sua base de apoio e seu indicado para o pleito, João Azevedo (PSB), devem indicar apoio a Lula. Uma visita da senadora Gleisi Hoffman (PT) na última semana à Paraíba teve como objetivo costurar detalhes da aliança.
A situação é semelhante a vivida por Paulo Câmara (PSB), governador de Pernambuco. Mesmo com a pré-candidatura da vereadora de Recife, Marília Arraes (PT), crescendo nas pesquisas, os petistas trabalham com a possibilidade de ter dois palanques no estado, garantindo o apoio de Câmara. No Sergipe, a candidatura do deputado federal Valadares Filho (PSB) ao Governo, líder nas pesquisas de intenção de voto, deve contar com o apoio do PT e garantir mais um palaque para Lula. (Com o 247)

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

humorista Marcelo Adnet mostra que a maioria das pessoas que condenam a corrupção é corrupta

Você abomina corrupção, certo? Mas será que nunca furou fila no banco, estacionou em vaga de deficiente, não devolveu o dinheiro do troco errado que recebeu, ‘molhou’ a mão de agentes de trânsito para não ser multado, falsificou uma carteirinha de estudante para pagar meia-entrada ou fez um retorno na contramão? São esses episódios do dia a dia do brasileiro que o humorista Marcelo Adnet aborda no Musical do  Jeitinho Brasileiro  ( assista ao vídeo completo aqui ), um dos esquetes exibidos na Rede Globo nesta terça-feira (19), na estreia da nova temporada do programa  Tá No Ar, programa capitaneado pelo próprio Adnet. “Eu deixo uma cerveja [propina] que é pra não pagar fiança. É a vida: corrompida e corrompida”, diz o início da música – uma versão de  O Que é, o Que é,  de Gonzaguinha. “A lei diz que, quando entrar um idoso tenho que levantar. Mas finjo que não vejo a velhinha, fecho o olho e dou aquela dormidinha”, diz outro trecho da esquete...

A IMPORTÂNCIA DO ESTUDO NO RENDIMENTO DO SALÁRIO

É indiscutível a importância do estudo para alavancar o rendimento e a produtividade do trabalho das pessoas, mas ainda não tínhamos uma medida exata para o mercado brasileiro da contribuição da educação para o rendimento do trabalho. No início de outubro deste ano, a Fundação Getúlio Vargas do Rio de Janeiro (FGV/RJ) publicou um trabalho em que são apresentadas informações relevantes a respeito da influência do estudo no rendimento do trabalho ou o retorno no investimento em capital humano. Existe uma diferença entre o capital humano geral caracterizado como o aprendizado no ensino fundamental, médio e superior e o capital humano específico que o indivíduo adquire através de sua experiência profissional e cursos específicos. O último é perdido, ao menos em parte, quando o indivíduo passa a exercer outra atividade bem diferente da que exercia, enquanto que o primeiro tipo de capital humano só é perdido com a morte do indivíduo. Em analisando pessoas do mesmo sexo, raça, idade e localid...

UM NATAL PARA TODOS NÓS

Segundo a crença de bilhões de cristãos e não-cristãos, há 2.008 anos nasceu um Menino que viria para libertar a humanidade de toda opressão, angústia, morte e de todo pecado. Jesus nasceu no meio dos mais pobres e humildes e entre os animais para ser o Rei. Este Rei Todo Poderoso, seria acima de tudo, o Rei da bondade, do perdão, do amor, da união, da humildade e da misericórdia. Jesus nasceu para ser o Caminho, a Verdade e a Vida. Nele encontramos o caminho para nossa liberdade, a verdade em tudo que ele falou e pregou às mais diversas platéias e a vida, a vida eterna. Na vida eterna não terá sofrimento, maldade de qualquer espécie, onde o respeito impera entre todos, será uma vida de felicidades, amor, alegrias e de todas as coisas boas que não terão fim. Nos dias atuais, onde muitos não respeitam o seu semelhante, não respeitam o direito do outro e se acham no direito sem de fato tê-lo, a presença de Jesus é muito importante. Muitas pessoas talvez digam que a maldade, o pr...