Pular para o conteúdo principal

Neymar poderá ser punido com quatro meses de suspensão dos gramados

O chapéu que o craque Neymar gosta de dar em campo nos adversários deu chabu quando tentado por seu pai e empresário fora dos gramados. Neymar pai está obrigado, agora, a mostrar à Receita Federal os Darfs de recolhimento de impostos sobre 10 milhões de euros que recebeu do Futebol Club Barcelona, em meados de 2011, em troca de sua assinatura num pré-contrato pela futura cessão de direitos do jogador ao time da Catalunha. Tudo em segredo, ainda que, no início da semana, em um pronunciamento sem direito a perguntas de jornalistas, Neymar pai tenha dito que pratica a "transparência" e quer "paz".

Realmente, se era pela transparência e pela paz, o chapéu deu mesmo muito errado. Numa triangulação com a empresa NN, de propriedade de Neymar pai, o pré-contrato assinado com o Barcelona burlou, de saída, o prazo legal imposto pela Fifa. Quando um jogador tem contrato em vigência com um clube, como Neymar tinha com o Santos F.C., a entidade máxima do futebol só permite pré-contratos seis meses do encerramento do compromisso em curso.

Mas Neymar pai, na prática, cedeu os direitos do trabalho do filho um ano antes do fim do compromisso dele com o Santos. Com 10 milhões de euros em sua conta corrente, Neymar pai viu o time de seu filho, pouco depois da assinatura do acordo, perder por 4 a 0 para o Barcelona, na final do Mundial de Clubes, em dezembro de 2011. Àquela altura, Neymar, o filho, teria de pagar uma multa milionária se não aceitasse ser jogador do time catalão no primeiro semestre de 2012.

Enquanto procura pelo Darf de recolhimento de impostos pelo benefício obtido com o pré-contrato, Neymar pai tem, infelizmente, muito com que se preocupar pelo filho – e nessa preocupação devem estar juntos todos os que torcem pela vitória do Brasil na Copa deste ano.

Ocorre que a Fifa tem punido com quatro meses de suspensão dos gramados, sem exceções até aqui, todos os jogadores que se envolveram em trapalhadas como a que Neymar está envolvido. A tábua de leis da entidade não permite a assinatura de pré-contratos antes de seis meses do término de um compromisso em andamento. Assim, por mais que a mídia de chuteiras não goste da notícia, há muita chance de Neymar ser sim punido pela entidade máxima do futebol.

O rolo financeiro, esportivo e ético em que o camisa 10 da Seleção Brasileira está envolvido mexe diretamente com a estratégia montada pelo técnico Felipão. Ele disse que os brasileiros têm "a obrigação de ganhar a Copa", em razão de o torneio ser disputado no Brasil. Se Neymar precisar ficar fora dos campos em quatro meses antecedentes à Copa, como ele estará física, técnica e moralmente para enfrentar os maiores adversários do Brasil? Se não levar a punição, ainda assim Neymar entrará em campo com o peso do escândalo atrás de si. Para aliviar o estresse, o melhor começo seria mesmo Neymar pai achar os Darfs de recolhimento de impostos pela fortuna recebida em 2011.

Do 247

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

humorista Marcelo Adnet mostra que a maioria das pessoas que condenam a corrupção é corrupta

Você abomina corrupção, certo? Mas será que nunca furou fila no banco, estacionou em vaga de deficiente, não devolveu o dinheiro do troco errado que recebeu, ‘molhou’ a mão de agentes de trânsito para não ser multado, falsificou uma carteirinha de estudante para pagar meia-entrada ou fez um retorno na contramão? São esses episódios do dia a dia do brasileiro que o humorista Marcelo Adnet aborda no Musical do  Jeitinho Brasileiro  ( assista ao vídeo completo aqui ), um dos esquetes exibidos na Rede Globo nesta terça-feira (19), na estreia da nova temporada do programa  Tá No Ar, programa capitaneado pelo próprio Adnet. “Eu deixo uma cerveja [propina] que é pra não pagar fiança. É a vida: corrompida e corrompida”, diz o início da música – uma versão de  O Que é, o Que é,  de Gonzaguinha. “A lei diz que, quando entrar um idoso tenho que levantar. Mas finjo que não vejo a velhinha, fecho o olho e dou aquela dormidinha”, diz outro trecho da esquete...

A IMPORTÂNCIA DO ESTUDO NO RENDIMENTO DO SALÁRIO

É indiscutível a importância do estudo para alavancar o rendimento e a produtividade do trabalho das pessoas, mas ainda não tínhamos uma medida exata para o mercado brasileiro da contribuição da educação para o rendimento do trabalho. No início de outubro deste ano, a Fundação Getúlio Vargas do Rio de Janeiro (FGV/RJ) publicou um trabalho em que são apresentadas informações relevantes a respeito da influência do estudo no rendimento do trabalho ou o retorno no investimento em capital humano. Existe uma diferença entre o capital humano geral caracterizado como o aprendizado no ensino fundamental, médio e superior e o capital humano específico que o indivíduo adquire através de sua experiência profissional e cursos específicos. O último é perdido, ao menos em parte, quando o indivíduo passa a exercer outra atividade bem diferente da que exercia, enquanto que o primeiro tipo de capital humano só é perdido com a morte do indivíduo. Em analisando pessoas do mesmo sexo, raça, idade e localid...

UM NATAL PARA TODOS NÓS

Segundo a crença de bilhões de cristãos e não-cristãos, há 2.008 anos nasceu um Menino que viria para libertar a humanidade de toda opressão, angústia, morte e de todo pecado. Jesus nasceu no meio dos mais pobres e humildes e entre os animais para ser o Rei. Este Rei Todo Poderoso, seria acima de tudo, o Rei da bondade, do perdão, do amor, da união, da humildade e da misericórdia. Jesus nasceu para ser o Caminho, a Verdade e a Vida. Nele encontramos o caminho para nossa liberdade, a verdade em tudo que ele falou e pregou às mais diversas platéias e a vida, a vida eterna. Na vida eterna não terá sofrimento, maldade de qualquer espécie, onde o respeito impera entre todos, será uma vida de felicidades, amor, alegrias e de todas as coisas boas que não terão fim. Nos dias atuais, onde muitos não respeitam o seu semelhante, não respeitam o direito do outro e se acham no direito sem de fato tê-lo, a presença de Jesus é muito importante. Muitas pessoas talvez digam que a maldade, o pr...