Pular para o conteúdo principal

Banda larga: 73,1% dos usuários querem trocar de provedor

Uma pesquisa recém-finalizada no país mostra que, em geral, ainda há grandes problemas com a qualidade dos serviços Internet banda larga no Brasil, o que se reflete em frustração dos consumidores. Tanto é assim que 73,1% querem trocar de provedor. Operdora que ganha destaque é a GVT, revela estudo da CVA Solutions. “Os problemas de infraestrutura das operadoras que inviabilizam a entrega de um serviço de alta qualidade aos usuários, que já havíamos identificado na pesquisa do ano anterior, pioraram, levando esses serviços a terem uma baixa avaliação”, aponta Sandro Cimatti.



No estudo da CVA Solutions sobre a Internet Banda Larga Fixa foram ouvidas em maio 5.464 pessoas que citaram Claro, CTBC, Embratel, GVT, Net (Virtua), OI, Telefonica (Speedy / Ajato), TIM e Vivo. “A avaliação de todas as operadoras piorou em relação à pesquisa do ano passado, o que mostra que a qualidade do serviço ainda deixa a desejar”, ressalta Sandro Cimatti. A operadora melhor posicionada em Valor Percebido é a GVT, com a Net em segundo lugar e a Claro na terceira posição.



A média de gasto com Internet Banda Larga dos respondentes da pesquisa é R$ 124,00; a operadora que tem a média de preços mais elevada é a GVT R$ 145,00.O levantamento mostra que o descontentamento do consumidor é claro. O setor de Internet banda larga aparece no penúltimo lugar entre 38 pesquisados em todo o País, com nota de 5,94 (em uma escala de 1 a 10), à frente apenas das operadoras de telefonia celular. Os setores líderes compreendem produtos da linha branca, micro-ondas (8,87), refrigeradores (8,67), lavadoras de roupa (8,62), fogões (8,51).



O melhor Valor Percebido (custo-benefício percebido pelos clientes) para Internet Banda Larga Fixa é da GVT (1,15), em seguida está a Net (1,03) e em terceiro a Claro (1,00). O Valor Percebido da Net aumentou significativamente em relação ao ano anterior, quando era de 1,00. Mas os provedores precisam rever suas estratégias.



Isso porque 73,1% dos pesquisados desejam mudar de marca de Internet Banda Larga. Número superior ao do ano anterior, quando 71,2% tinham a intenção de mudar. O melhor índice de Recompra pertence à GVT (45,4%), seguido pela Net (30,3%) e em terceiro a Claro (25,6%). Os três principais motivos para a escolha de uma operadora são: oferta de velocidade mais alta, preço das tarifas e qualidade da conexão sem interrupções.



Segundo dados da Telebrasil, o Brasil fechou o segundo trimestre de 2013 com 106,3 milhões de acessos em banda larga. Em 12 meses, de acordo com o estudo, foram ativados 28,5 milhões de novos acessos, a um ritmo de uma nova conexão por segundo. A evolução mais significativa em número de acessos nesse período se deu no segmento móvel da banda larga, com 45% de crescimento em relação a junho de 2012. A internet rápida pela rede móvel alcançou um total 85 milhões de acessos em junho.

Na banda larga móvel, 70,2 milhões são de conexões de celulares 3G, incluindo os smartphones, e 14,8 milhões são terminais de dados, entre eles modems de acesso à internet e chips de conexão máquina-máquina (M2M). Na banda larga fixa, por sua vez, os acessos somaram 21,3 milhões em junho. Desse total, 2,2 milhões de conexões foram ativadas nos últimos doze meses, com crescimento de 12% no período.

Por Ana Paula Lobo, do Convergência Digital

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

A IMPORTÂNCIA DO ESTUDO NO RENDIMENTO DO SALÁRIO

É indiscutível a importância do estudo para alavancar o rendimento e a produtividade do trabalho das pessoas, mas ainda não tínhamos uma medida exata para o mercado brasileiro da contribuição da educação para o rendimento do trabalho. No início de outubro deste ano, a Fundação Getúlio Vargas do Rio de Janeiro (FGV/RJ) publicou um trabalho em que são apresentadas informações relevantes a respeito da influência do estudo no rendimento do trabalho ou o retorno no investimento em capital humano. Existe uma diferença entre o capital humano geral caracterizado como o aprendizado no ensino fundamental, médio e superior e o capital humano específico que o indivíduo adquire através de sua experiência profissional e cursos específicos. O último é perdido, ao menos em parte, quando o indivíduo passa a exercer outra atividade bem diferente da que exercia, enquanto que o primeiro tipo de capital humano só é perdido com a morte do indivíduo. Em analisando pessoas do mesmo sexo, raça, idade e localid...

humorista Marcelo Adnet mostra que a maioria das pessoas que condenam a corrupção é corrupta

Você abomina corrupção, certo? Mas será que nunca furou fila no banco, estacionou em vaga de deficiente, não devolveu o dinheiro do troco errado que recebeu, ‘molhou’ a mão de agentes de trânsito para não ser multado, falsificou uma carteirinha de estudante para pagar meia-entrada ou fez um retorno na contramão? São esses episódios do dia a dia do brasileiro que o humorista Marcelo Adnet aborda no Musical do  Jeitinho Brasileiro  ( assista ao vídeo completo aqui ), um dos esquetes exibidos na Rede Globo nesta terça-feira (19), na estreia da nova temporada do programa  Tá No Ar, programa capitaneado pelo próprio Adnet. “Eu deixo uma cerveja [propina] que é pra não pagar fiança. É a vida: corrompida e corrompida”, diz o início da música – uma versão de  O Que é, o Que é,  de Gonzaguinha. “A lei diz que, quando entrar um idoso tenho que levantar. Mas finjo que não vejo a velhinha, fecho o olho e dou aquela dormidinha”, diz outro trecho da esquete...

Pesquisa Vox Populi mostra o Haddad na liderança com 22% das intenções de votos

Pesquisa CUT/Vox Populi divulgada nesta quinta (13) indica: Fernando Haddad já assume a liderança da corrida presidencial, com 22% de intenção de votos. Bolsonaro tem 18%, Ciro registra 10%, Marina Silva tem 5%, Alckmin tem 4%. Brancos e nulos somam 21%. O Vox Populi ouviu 2 mil eleitores em 121 municípios entre 7 e 11 de setembro. A margem de erro é de 2,2 pontos percentuais, para cima ou para baixo. O índice de confiança chega a 95%. O nome de Haddad foi apresentado aos eleitores com a informação de que é apoiado por Lula. Veja no quadro: Um pouco mais da metade dos entrevistados (53%) reconhece Haddad como o candidato do ex-presidente. O petista, confirmado na terça-feira 11 como o cabeça de chapa na coligação com o PCdoB, também é o menos conhecido entre os postulantes a ocupar o Palácio do Planalto: 42% informam saber de quem se trata e outros 37% afirmam conhece-lo só de nome. O petista chega a 31% no Nordeste e tem seu pior desempenho na região Sul (11%), me...