Conflito é um termo que acompanha a maioria das pessoas desde a infância e muitas vezes se acentua na idade adulta. Passamos por vários conflitos de relacionamentos em todas as áreas de nossas vidas, e no ambiente corporativo ainda mais porque os interesses são ainda maiores do que em outros ambientes. O local de trabalho em que as pessoas ficam a maior parte do tempo, envolvendo pessoas diferentes umas das outras tanto no modo de agir, pensar e se expressar, além de interesses culturais ou morais muito diversos. Tudo isso com variação muito grande em termos de magnitude de ambição e vontade de ter o que o outro tem, de ocupar o cargo do outro, de passar algumas tarefas para o outro, etc. Enfim, é no ambiente do trabalho onde os conflitos mais se acentuam.
No cenário em que se vive atualmente o stress acompanha o cotidiano de muita gente, o que acaba levando para a elevação dos conflitos que poderiam ocorrer com muito menos intensidade se não fosse as pessoas viverem tão estressadas. Assim, o acirramento de ânimos, o aumento de competitividade e o sentimento de “cada qual por si", acaba levando à geração desentendimentos que acaba prejudicando muito mais do que ajudando.
No trabalho, as desavenças podem ocorrer pelos mais diferentes motivos. Podem envolver colegas de trabalho que tenham o mesmo nível hierárquico. Nesse caso, as reações são bem diferentes do que nos casos em que envolvam pessoas com hierarquia mais alta. Entretanto, em qualquer situação, as pessoas devem ter em mente que conflitos não é um mau em si, podem gerar debates de idéias que, inclusive, pode levar a um aperfeiçoamento de processos. Enfim tudo pode ser resolvido da melhor forma possível, e todos poderão sair satisfeitos. Entretanto, quando o conflito envolve interesses pessoais de pessoas egoístas que pensam muito mais em si próprias do que no todo, na organização, então, os conflitos podem levar a resultados muito perversos que podem destruir reputação, amizades e principalmente algo bom para a organização e para carreiras profissionais.
Nos momentos em que se envolver em algum processo de conflito, por mais simples que seja, cada pessoa deve ser maleável, deve pedir e aceitar opiniões, sempre é bom mostrar que se importa com as idéias dos colegas. É sempre bom ter humildade, muito embora alguns tentem desqualificar esse tipo de comportamento, ser humilde pode levar a resultados muito melhor do que se comportar de forma arrogante. Além disso, nesses momentos prestes a se iniciar algum conflito é muito importante abstrair-se das diferenças pessoais dos indivíduos que estão envolvidos na mesma situação e procurar entender porque existem as divergências de pensamentos. Aqui pode está o caminho para abortar muitos conflitos desnecessários e destruidores.
Devemos sempre valorizar o nosso trabalho e os nossos colegas. Devemos também reconhecer as qualidades que os outros possuem e sempre devemos está dispostos a ajudá-los quando formos solicitados. Isso pode levar a uma melhora muito grande nos relacionamentos no trabalho. Na verdade, isso não vale somente no ambiente corporativo, mas em qualquer outro ambiente que tenha algum interesse envolvidos. Devemos dar crédito para as pessoas que mereçam e nunca se apropriar de trabalho dos outros depois que ele esteja pronto. Respeitar as pessoas é o primeiro caminho para a diminuição dos conflitos.
Bem, ainda precisamos evoluir muito ....
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