Pular para o conteúdo principal

A importância da publicidade para o Brasil e para a economia brasileira

Divulgar, anunciar e mostrar o que tem para vender, sejam produtos, serviços ou idéias, é essencial para que se tenha êxito em qualquer empreitada que para isso seja necessária a participação direta ou indiretamente de outras pessoas. Há muito tempo que se diz que “a propaganda é a alma do negócio”. Qualquer coisa que se queira passar para outras pessoas necessariamente tem que ser anunciada, seja diretamente, informando diretamente a pessoa, ou indiretamente por meio de mídias dos mais diferentes tipos e natureza. Neste último caso, então é necessária a participação de algum tipo de anúncio que requer a participação de uma empresa especializada ou não. Se se tratar de um pequeno anúncio em jornal, rádio, etc. não será tão necessária a participação de profissional da área de propaganda, mas se for mais sofisticada, a presença desse tipo de profissional se fará necessária para que o objetivo seja alcançado.

A indústria da publicidade no Brasil é uma das mais respeitadas no mundo, tendo obtido ao longo de quase cem anos de existência vários prêmios dos mais respeitados do mundo. Os nossos profissionais dessa área estão incluídos entre os mais respeitados no mercado mundial.  São dezenas de milhares de profissionais que dedicam a vida em vender produtos, serviços, idéias e outras coisas se forem necessárias. Recentemente o IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) juntamente com a Associação Brasileira de Agências de Publicidade (ABAP) realizaram uma pesquisa em 2009 onde foi feito um levantamento bastante importante a respeito de uma série de informações do segmento de publicidade e promoção no Brasil.

São 1.642 empresas onde trabalhavam 70.303 pessoas e geraram uma receita bruta de R$ 9,46 bilhões em 2009. Sendo que 30,6% das empresas possuem entre 11 e 19 empregados e as empresas com mais de 99 empregados faturaram 36,8% do que o setor faturou naquele ano. Cerca de 53% do faturamento do setor ficou com as agências de publicidades, correspondendo a um valor aproximado de R$ 5 bilhões. Desse valor, 56,1% vieram da televisão, 20% da mídia impressa, 7% do rádio, 7% de mídia externa (distribuição de panfletos, mala direta, etc.), 5,7% internet e 4,2% outros tipos de propaganda.

Do total de pessoas que trabalhavam nessa área, 30,6% trabalhavam nas agências de publicidade, 24,5% nas agências de promoção de vendas, 33,9% nas empresas de promoção de eventos, 4% nas assessorias de marketing, 3% nas agências de compras e venda de espaço publicitário ou tempo publicitário e 4% em outros tipos. Um dado interessante nesse levantamento do IBGE é a produtividade (receita bruta por trabalhador) dos trabalhadores dessa área. A média do setor foi de R$ 134,6 mil, mas teve bastante variação dependo do tipo de empresa na qual esse trabalhador atuava. As maiores produtividades foram nas agências de publicidade e nas agências de compra e venda de espaço publicitário com, respectivamente, R$ 231,5 mil e R$ 217,2 mil.

Dados os avanços tecnológicos e o surgimento de novos meios e instrumentos de comunicação que tem levado à drástica redução de custos e aumentado na mesma proporção as facilidades de se comunicar, a área de publicidade torna-se cada vez mais atraente e importante e um desafio muito interessante para quem trabalha ou quer trabalhar nessa área. O grande responsável pelo sucesso dessa indústria é o setor privado que participa com 83,9% do faturamento das empresas de publicidade. O governo, as estatais e outros tipos de propagandas do setor público participam com os 16,1% restantes. Certamente essa indústria continuará crescendo e sendo muito importante para os negócios no Brasil. Dada a competência e a dedicação dos profissionais dessa área não resta dúvida de que os resultados serão sempre mais próximos do esperado.

Comentários

  1. Oi Francisco, ótimo artigo.
    Realmente é por aí, a propaganda realmente é a alma do negócio e é por isso que esse mercado e tudo que está envolvido com a publicidade vem crescendo cada vez mais...abs

    ResponderExcluir
  2. Saudações!
    Amigo FRANCISCO:
    Mais uma ótima matéria que você nos presenteia!
    Realmente o poder de criatividade dos publicitários brasileiros já ganhou o respeito do mundo. Não é por acaso que hoje muitas pessoas seguem a tendência de qualquer peça apresentada sem ao menos procurar saber o que há por detrás e nem tampouco averigua a autenticidade do está sendo oferecido e nos próximos anos se dará um crescimento publicitário muito mais pujante.
    Parabéns pela excelente matéria!
    Abraços,
    LISON.

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Pesquisa Vox Populi mostra o Haddad na liderança com 22% das intenções de votos

Pesquisa CUT/Vox Populi divulgada nesta quinta (13) indica: Fernando Haddad já assume a liderança da corrida presidencial, com 22% de intenção de votos. Bolsonaro tem 18%, Ciro registra 10%, Marina Silva tem 5%, Alckmin tem 4%. Brancos e nulos somam 21%. O Vox Populi ouviu 2 mil eleitores em 121 municípios entre 7 e 11 de setembro. A margem de erro é de 2,2 pontos percentuais, para cima ou para baixo. O índice de confiança chega a 95%. O nome de Haddad foi apresentado aos eleitores com a informação de que é apoiado por Lula. Veja no quadro: Um pouco mais da metade dos entrevistados (53%) reconhece Haddad como o candidato do ex-presidente. O petista, confirmado na terça-feira 11 como o cabeça de chapa na coligação com o PCdoB, também é o menos conhecido entre os postulantes a ocupar o Palácio do Planalto: 42% informam saber de quem se trata e outros 37% afirmam conhece-lo só de nome. O petista chega a 31% no Nordeste e tem seu pior desempenho na região Sul (11%), mesmo

humorista Marcelo Adnet mostra que a maioria das pessoas que condenam a corrupção é corrupta

Você abomina corrupção, certo? Mas será que nunca furou fila no banco, estacionou em vaga de deficiente, não devolveu o dinheiro do troco errado que recebeu, ‘molhou’ a mão de agentes de trânsito para não ser multado, falsificou uma carteirinha de estudante para pagar meia-entrada ou fez um retorno na contramão? São esses episódios do dia a dia do brasileiro que o humorista Marcelo Adnet aborda no Musical do  Jeitinho Brasileiro  ( assista ao vídeo completo aqui ), um dos esquetes exibidos na Rede Globo nesta terça-feira (19), na estreia da nova temporada do programa  Tá No Ar, programa capitaneado pelo próprio Adnet. “Eu deixo uma cerveja [propina] que é pra não pagar fiança. É a vida: corrompida e corrompida”, diz o início da música – uma versão de  O Que é, o Que é,  de Gonzaguinha. “A lei diz que, quando entrar um idoso tenho que levantar. Mas finjo que não vejo a velhinha, fecho o olho e dou aquela dormidinha”, diz outro trecho da esquete. Com boa dose de ironia, o humo

A atriz Marieta Severo rebate Fausto Silva no programa do apresentador sobre a situação do Brasil

O próximo empregado da Globo a sofrer ameaça de morte, depois de Jô Soares, será Marieta Severo. Pode anotar. Marieta foi ao programa do Faustão, uma das maiores excrescências da televisão mundial desde a era peleozóica. Fausto Silva estava fazendo mais uma daquelas homenagens picaretas que servem, na verdade, para promover um programa da emissora. Os artistas vão até lá por obrigação contratual, não porque gostem, embora todos sorriam obsequiosamente. O apresentador insiste que são “grandes figuras humanas”. Ele se tornou uma espécie de papagaio do que lê e vê em revistas e telejornais, tecendo comentários sem noção sobre política. Em geral, dá liga quando está com uma descerebrada como, digamos, Suzana Vieira ou um genérico de Toni Ramos. Quando aparece alguém um pouco mais inteligente, porém, ele se complica. Faustão anda tão enlouquecido em sua cavalgada que não lembrou, talvez, de quem se tratava. Começou com uma conversa mole sobre o Brasil ser “o país da desesper