Pular para o conteúdo principal

Corrupção nos municípios deve ser combatida


São nos municípios onde as decisões das autoridades afetam diretamente a vida de cada cidadão, mas são nos municípios onde ocorrem muitos desperdícios, sejam por má gestão, corrupção ou por ambas. Quando se fala em corrupção, geralmente pensa-se logo em Brasília e os políticos e burocratas que para lá vão trabalhar. Mas, são nos municípios onde são construídos as escolas, os postos de saúde, as creches, onde são compradas as merendas para os alunos e uma infinidades de outras relações público-privada em que é passível a existência de atos nocivos ao bem público.


De acordo com a Controladoria Geral da União (CGU), em cerca de dois terços dos municípios brasileiros existem irregularidades extremamente graves em contratos e atos envolvendo agentes público e privado. A situação chega a ser considerada endêmica, onde a maioria tenta levar vantagem sobre algo que é de todos, de todos os cidadãos que pagam os seus impostos cujo resultado deve ser dividido com todos de forma clara, transparente e respeitando os princípios que norteiam a ética, a eficiência e o respeito á coisa pública.


Infelizmente, não é isso que se observa na imensa maioria dos nossos municípios. Ao contrário, existe um monte de aproveitadores que na grande maioria das vezes tiram dos mais necessitados para usufruto de si próprios. Por exemplo, tem-se uma quantidade enorme de exemplos de pessoas com altos cargos nas prefeituras, nas câmaras de vereadores e até comerciantes e vereadores que recebem os benefícios do programa Bolsa Família que deve ser destinados apenas para famílias de baixíssima renda. Além desse tipo de corrupção, existem muitos outros até mais graves e mais revoltantes. Exemplos de obras que são superfaturadas onde os funcionários públicos, políticos e empresários ladrões ficam ricos à custa dos péssimos serviços oferecidos à população são abundantes.


Cidades onde o salário do prefeito não passa de cinco ou seus mil reais por mês, como pode uma campanha para a eleição desse mesmo prefeito custar mais de cinco milhões de reais? Alguma coisa está errada. Será que as pessoas que financiam essa campanha o fazem porque são pessoas bondosas? Claro que não, elas financiam porque sabem que mais tarde irão receber de volta o que investiram com muito mais vantagens e com um retorno muito maior que os gastos incorridos. Isso ocorre em praticamente todos os municípios brasileiros. Apesar de vários municípios terem o seu portal de transparência onde são divulgados em detalhes as suas receitas e seus gastos, ainda existem possibilidades abundantes origem de corrupção.


É preciso que haja reação enérgica do cidadão de bem, é preciso fiscalizar. Quem deveria fiscalizar, na grande maioria das vezes faz parte da quadrilha, que são as câmaras de vereadores. A sociedade organizada é que deve ir em frente e procurar investigar todas as falcatruas e ladroagem que existe dentro dos órgãos públicos municipais. Como é a instância do poder que fica mais próxima do cidadão, este deve fazer com que exista menos, corrupção, mais eficiência e mais resultados para a população, principalmente para aquelas pessoas que mais precisam do auxílio do poder público.

Comentários

  1. Oi FRancisco, realmente essa situação é triste e delicada....boa matéria esclarecedora....
    abs

    ResponderExcluir
  2. Suas matérias no blog são bem interessantes, e acho que seria bacana também você divulgá-las no www.plik.com.br, porque lá, basta colocar um título, adicionar uma pequena frase ou texto sobre o assunto, e logo após o texto, o link do artigo completo (como complemento, pode informar tags abaixo).

    Assim que postar, este resumo com link para seu artigo já fica na página inicial do Plik, e o Google indexa o Plik várias horas do dia, todos os dias, ou seja, você vai ter mais "votos" (links de outros sites) apontando para seu site, e isso com o passar das semanas, vai ajudar no crescimento do seu blog!

    Se quiser, pode acessar agora: www.plik.com.br, e para usar o site, pode criar sua conta grátis ou se logar via Twitter ou Facebook, ou seja, muito prático e fácil participar.

    Espero que goste da dica.

    Abraço!

    Fernanda

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Pesquisa Vox Populi mostra o Haddad na liderança com 22% das intenções de votos

Pesquisa CUT/Vox Populi divulgada nesta quinta (13) indica: Fernando Haddad já assume a liderança da corrida presidencial, com 22% de intenção de votos. Bolsonaro tem 18%, Ciro registra 10%, Marina Silva tem 5%, Alckmin tem 4%. Brancos e nulos somam 21%. O Vox Populi ouviu 2 mil eleitores em 121 municípios entre 7 e 11 de setembro. A margem de erro é de 2,2 pontos percentuais, para cima ou para baixo. O índice de confiança chega a 95%. O nome de Haddad foi apresentado aos eleitores com a informação de que é apoiado por Lula. Veja no quadro: Um pouco mais da metade dos entrevistados (53%) reconhece Haddad como o candidato do ex-presidente. O petista, confirmado na terça-feira 11 como o cabeça de chapa na coligação com o PCdoB, também é o menos conhecido entre os postulantes a ocupar o Palácio do Planalto: 42% informam saber de quem se trata e outros 37% afirmam conhece-lo só de nome. O petista chega a 31% no Nordeste e tem seu pior desempenho na região Sul (11%), mesmo

humorista Marcelo Adnet mostra que a maioria das pessoas que condenam a corrupção é corrupta

Você abomina corrupção, certo? Mas será que nunca furou fila no banco, estacionou em vaga de deficiente, não devolveu o dinheiro do troco errado que recebeu, ‘molhou’ a mão de agentes de trânsito para não ser multado, falsificou uma carteirinha de estudante para pagar meia-entrada ou fez um retorno na contramão? São esses episódios do dia a dia do brasileiro que o humorista Marcelo Adnet aborda no Musical do  Jeitinho Brasileiro  ( assista ao vídeo completo aqui ), um dos esquetes exibidos na Rede Globo nesta terça-feira (19), na estreia da nova temporada do programa  Tá No Ar, programa capitaneado pelo próprio Adnet. “Eu deixo uma cerveja [propina] que é pra não pagar fiança. É a vida: corrompida e corrompida”, diz o início da música – uma versão de  O Que é, o Que é,  de Gonzaguinha. “A lei diz que, quando entrar um idoso tenho que levantar. Mas finjo que não vejo a velhinha, fecho o olho e dou aquela dormidinha”, diz outro trecho da esquete. Com boa dose de ironia, o humo

A atriz Marieta Severo rebate Fausto Silva no programa do apresentador sobre a situação do Brasil

O próximo empregado da Globo a sofrer ameaça de morte, depois de Jô Soares, será Marieta Severo. Pode anotar. Marieta foi ao programa do Faustão, uma das maiores excrescências da televisão mundial desde a era peleozóica. Fausto Silva estava fazendo mais uma daquelas homenagens picaretas que servem, na verdade, para promover um programa da emissora. Os artistas vão até lá por obrigação contratual, não porque gostem, embora todos sorriam obsequiosamente. O apresentador insiste que são “grandes figuras humanas”. Ele se tornou uma espécie de papagaio do que lê e vê em revistas e telejornais, tecendo comentários sem noção sobre política. Em geral, dá liga quando está com uma descerebrada como, digamos, Suzana Vieira ou um genérico de Toni Ramos. Quando aparece alguém um pouco mais inteligente, porém, ele se complica. Faustão anda tão enlouquecido em sua cavalgada que não lembrou, talvez, de quem se tratava. Começou com uma conversa mole sobre o Brasil ser “o país da desesper