Pular para o conteúdo principal

A necessidade do Estado na vida das pessoas


Gostem ou não gostem, as pessoas necessitam da atuação, da ajuda e dos serviços do Estado. Seja no atendimento das demandas de serviços de saúde, educação, segurança pública, assistência social aos desvalidos que não conseguem obter o próprio sustento por meios próprios, regular a economia e as suas diversas facetas, prover o cidadão do direito, etc. Enfim, o Estado é necessário e importante em todos os aspectos em toda e qualquer sociedade moderna. É com o Estado que as coisas conseguem seguir o seu fluxo de forma ordenada, ordeira e respeitosa.


Isso tudo significa que o Estado é muito importante e que na sua ausência poderíamos ter o caos, a desordem, o desrespeito e a lei do mais forte. Isso, evidentemente, não é apropriado a nenhuma sociedade moderna. Existe a necessidade da atuação do Estado para fazer com que a sociedade seja gerida de forma ordeira, respeitosa, regulada, eficiente, sem abusos e com o máximo de respeito a todas as regras.


Em um país como o nosso, a atuação do Estado em diversos seguimentos da economia é ainda mais necessária porque mesmo com todo o vigor do setor privado e da existência de grandes empresas privadas, o governo tem sido o protagonista de muitos projetos estratégicos para a nossa economia e para o nosso futuro econômico. Os grandes projetos de hidrelétricas e de transporte em fase de definição atualmente são exemplos disso onde o governo atua de forma majoritária.


Quando as pessoas se ausentam do processo eleitoral estão se abdicando do futuro da própria nação, estão entregando os destinos da nação para que sejam decididos pelos outros. Não devemos ser covardes, e deixar a nação ser guiada por qualquer um, devemos, sim, participar das eleições escolhendo os melhores para guiar (tanto no legislativo quanto no executivo) a nação, os estados e os municípios. A responsabilidade é de todos os brasileiros em idade de votar. A covardia é para os fracos. Não devemos ser fracos quando o destino do Brasil e de seu povo está em jogo. Nessas eleições de 03 de outubro vote e escolha os melhores.


O Estado é muito importante para ser deixado que os outros decidam por nós. Devemos participar do processo democrático de escolha dos representantes. Não devemos nos levar pela falácia de que todos os políticos são ladrões ou incompetentes porque isso é uma mentira. Existem pessoas na política que merecem todo o crédito e pessoas que estão entrando na política nesse pleito de 2010 com todo o vigor, coragem, ética e eficiência para oferecer ao povo. Devemos oferecer a essas pessoas a oportunidade de fazer o melhor para o nosso povo.

Comentários

  1. Estou perplexa!!
    Candidato, meu amigo, candidato!!

    Eu que te acompanho como pessoa do bem aqui há mais de ano só posso ficar feliz e almejar que SEJAS ELEITO.

    Sinceramente me preocupei em ver por qual Partido concorres, porque não voto no PT nem mesmo nos seus seguidores.

    Contes comigo. Farei matérias sobre ti aqui no Dihitt para nossos amigos....

    Muito feliz mesmo que pessoas como tu pleiteem uma vaga no Congresso.

    Já fui candidata por aqui a Vereadora em minha cidade e sei bem a importância de agregar confiança a quem mais precisa desse sentimento.

    Um abraço fraterno, sucesso.

    Maria Marçal - Porto Alegre - RS

    ResponderExcluir
  2. Concordo plenamente com você, e quem se ausenta não pode reclamar, é como nas decisões de condomínio.
    Tem gente de vota em quem vai perder para não se comprometer, também esta se omitindo.
    E tem mais, além dos segmentos já listados pelo francisco, qual empresa privada quer investir em infra-estrutura como por exemplo, criar redes pluviais, de esgoto, linhas de transmssão de energia.
    Elas só querem filé, explorar petróleo, gerar a energia, etc.

    abçs.

    ResponderExcluir
  3. Caro visinho Francisco,
    As pessoas pensam que o estado se mantem sozinho e que ele é apenas provedor de suas necessidades.
    A maioria da população esquece que nós também fazemos parte desta engrenagem..
    Espero ver você, neste período de campanha, escrever textos que façam os leitores acordarem para seus direitos, deverem e necessidade de interagirem com o estado.
    Um grande abraço
    Giba

    ResponderExcluir
  4. Concordo com vc em partes, todos nós precisamos do Estado sim, mas não concordo em uma parte em que vc disse, sem o Estado, teríamos o desrespeito, e é exatamente ai q descordo, pois nós eleitores, tentamos votar em alguém q lute por nossos direitos, q nos represente, mas ao invés disso, temos mensalão e outros "DESRESPEITOS" com todo nosso país...

    Aproveitando a deixa, fica ai meu blog para quem quiser fazer uma visitinha... http://angelmenezes.blogspot.com/

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Pesquisa Vox Populi mostra o Haddad na liderança com 22% das intenções de votos

Pesquisa CUT/Vox Populi divulgada nesta quinta (13) indica: Fernando Haddad já assume a liderança da corrida presidencial, com 22% de intenção de votos. Bolsonaro tem 18%, Ciro registra 10%, Marina Silva tem 5%, Alckmin tem 4%. Brancos e nulos somam 21%. O Vox Populi ouviu 2 mil eleitores em 121 municípios entre 7 e 11 de setembro. A margem de erro é de 2,2 pontos percentuais, para cima ou para baixo. O índice de confiança chega a 95%. O nome de Haddad foi apresentado aos eleitores com a informação de que é apoiado por Lula. Veja no quadro: Um pouco mais da metade dos entrevistados (53%) reconhece Haddad como o candidato do ex-presidente. O petista, confirmado na terça-feira 11 como o cabeça de chapa na coligação com o PCdoB, também é o menos conhecido entre os postulantes a ocupar o Palácio do Planalto: 42% informam saber de quem se trata e outros 37% afirmam conhece-lo só de nome. O petista chega a 31% no Nordeste e tem seu pior desempenho na região Sul (11%), mesmo

humorista Marcelo Adnet mostra que a maioria das pessoas que condenam a corrupção é corrupta

Você abomina corrupção, certo? Mas será que nunca furou fila no banco, estacionou em vaga de deficiente, não devolveu o dinheiro do troco errado que recebeu, ‘molhou’ a mão de agentes de trânsito para não ser multado, falsificou uma carteirinha de estudante para pagar meia-entrada ou fez um retorno na contramão? São esses episódios do dia a dia do brasileiro que o humorista Marcelo Adnet aborda no Musical do  Jeitinho Brasileiro  ( assista ao vídeo completo aqui ), um dos esquetes exibidos na Rede Globo nesta terça-feira (19), na estreia da nova temporada do programa  Tá No Ar, programa capitaneado pelo próprio Adnet. “Eu deixo uma cerveja [propina] que é pra não pagar fiança. É a vida: corrompida e corrompida”, diz o início da música – uma versão de  O Que é, o Que é,  de Gonzaguinha. “A lei diz que, quando entrar um idoso tenho que levantar. Mas finjo que não vejo a velhinha, fecho o olho e dou aquela dormidinha”, diz outro trecho da esquete. Com boa dose de ironia, o humo

A atriz Marieta Severo rebate Fausto Silva no programa do apresentador sobre a situação do Brasil

O próximo empregado da Globo a sofrer ameaça de morte, depois de Jô Soares, será Marieta Severo. Pode anotar. Marieta foi ao programa do Faustão, uma das maiores excrescências da televisão mundial desde a era peleozóica. Fausto Silva estava fazendo mais uma daquelas homenagens picaretas que servem, na verdade, para promover um programa da emissora. Os artistas vão até lá por obrigação contratual, não porque gostem, embora todos sorriam obsequiosamente. O apresentador insiste que são “grandes figuras humanas”. Ele se tornou uma espécie de papagaio do que lê e vê em revistas e telejornais, tecendo comentários sem noção sobre política. Em geral, dá liga quando está com uma descerebrada como, digamos, Suzana Vieira ou um genérico de Toni Ramos. Quando aparece alguém um pouco mais inteligente, porém, ele se complica. Faustão anda tão enlouquecido em sua cavalgada que não lembrou, talvez, de quem se tratava. Começou com uma conversa mole sobre o Brasil ser “o país da desesper