Pular para o conteúdo principal

O mais importante para um ser humano é a vida


Em todos os momentos temos situações em que ficamos tristes, pensativos e às vezes até revoltados, mas sempre temos algo que é mais importante do que tudo, que sem a sua existência cada um de nós perde o significado: a vida. A vida é um dom que cada um de nós recebeu para fazer dele algo que tenha máxima importância e que gere a máxima satisfação para quem o possua. Com tantos desafios e com tantos fatores que ameaçam a oportunidade de viver de cada pessoa tornam a vida frágil e, paradoxalmente, sem muita importância. Por que apesar da infinita importância da vida ela é ameaçada constantemente deixando-a frágil e desprotegida? O que fazer para que a vida fique em primeiro plano na mente de todas as pessoas? Quais os caminhos que levam para a plena realização das virtudes e belezas que a vida pode oferecer?


A ganância, a vontade de ser o melhor a qualquer custo, o egoísmo, a falta de amor aos outros podem ser descritos como os principais fatores que podem levar a sociedade a ter um comportamento que levam a dar muito menos valor à vida se comparado com o que esta deveria ter. No trânsito, as pessoas guiam seus veículos perigosamente sem medir a possibilidade de ocorrer um acidente por causa dessa imprudência e levar à morte de alguma pessoa. As pessoas, às vezes matam outras somente porque não podem ou não conseguem manter uma relação amorosa com outra pessoa. Os marginais que assassinam pessoas muitas vezes de forma fútil. E mais uma série de outras circunstâncias em que a vida de uma pessoa é destruída pelas mãos de uma pessoa. O significado de vida para todas essas pessoas é muito inferior à grandiosidade da importância que a vida humana tem.


Em todas essas e outras circunstâncias em que a vida é destruída falta reflexão, orientação e amor. Quando uma mulher comente um aborto, por exemplo, ela não imagina que apesar de eventuais dificuldades para criar a criança, terá um filho ou uma filha que a amará que poderá lhe ajudar muito durante toda a vida. Da mesma forma, uma pessoa que foi morta no trânsito se estivesse viva em momentos posteriores poderia, eventualmente, ajudar ou até mesmo salvar a vida do seu assassino em alguma circunstância. As pessoas devem partir para o coletivo, para a participação conjunta, deve passar a se importar com as outras pessoas. Não podemos viver em uma sociedade em que as outras pessoas não possuam importância alguma.


A vida de cada pessoa é uma dádiva que deve ser cuidada, orientada e levada para a realização plena de todas as suas virtudes, transformando-a em algo extremamente agradável, harmônica e saudável. Não podemos viver com medo de outras pessoas. O espírito destruidor que habita a mente muitas pessoas deve ser destruído e em seu lugar deve nascer o espírito da reconciliação, do perdão, da socialização, do respeito aos outros e da ética nos relacionamentos. Todos nós possuímos a responsabilidade de transformar o coração e a mente de todas as pessoas que possam ter alguma tendência para desrespeitar as outras em qualquer grau. Destruir a vida humana não pode está na mente de nenhum ser humano.


O amor em que a vida foi criada deve servir eternamente para preservá-la, para levá-la a gerar mais amor, beleza e felicidades. A destruição dessa dádiva é lago que não se pode admitir. Devemos respeitar, construir e preservar a nossa vida e a vida de cada pessoa que esteja próximo de nós. O rancor, o ódio, a vingança, o egoísmo, o desrespeito devem dar lugar à solidariedade, o amor, ao respeito e ao perdão. Os momentos que poderemos ficar em desespero podendo cometer alguma coisa contra a vida devemos no concentrar no que a vida tem de bom também para quem iremos ofender. Assim, podemos fazer com que o amor e o perdão prevaleçam sobre a destruição. A vida deve ser o centro de toda a existência na terra. Devemos amar, cultivar e alimentar a nossa vida e a vida de todas as outras pessoas.

Comentários

  1. QUE POST FANTÁSTICO!
    AMIGO FRANCISCO CASTRO, esse é mais um texto inspirador que você nos presenteia. Uma abordagem lúcida e inteligente, em essência, fico com o compacto em seu parágrafo “Em todas essas e outras circunstâncias em que a vida é destruída falta reflexão, orientação e amor.” , que para mim forma uma triângulo perfeito voltado a vida, presente supremo que Deus nos deu.
    Parabéns por mais um magnífico Post!
    Abraços,
    LISON.

    ResponderExcluir
  2. Amigo Francisco ,
    uma ótima reflexão .
    A vida de cada um é única e por isso mesmo precisamos cuida-la e preserva-la.
    Cada um de nós tem uma Missão a cumprir e essa missão é exclusiva , individual .

    abs
    Francisco

    ResponderExcluir
  3. Francisco

    Um artigo para ser apreciado com muita calma, poiso conteúdo que voce nos apresenta é um resumo do que a nossa sociedade atravessa.
    Muitos perderam o significado e a essência de valores até então tidos como principais na vida de um ser "humano".
    Ao ligarmos uma tv, um pc, ou mesmo conferir os sms de nosso celular, nos deparamos com situações das mais desagradáveis, apenas notícias que chamam de cotidiano, que na verdade, retratam apenas oe que as pessoas vivem em seus dias.
    Ultimamente, apenas notícias de cunho "desagradável" encontramos em primeiro plano, dificilmente temos a nossa disposição notícias que enobrecem o ser humano, ou mesmo suas atitudes.
    Infelizmente nossa sociedade direciona para àquilo que "vende", mas, este lado acaba por induzir ao erro.
    A vida, como voce nos reporta, de fato é uma dádiva, e saber conduzi-la por caminhos perfeitos de paz, honestidade e harmonia, é certamente uma tarefa que muitos acabaram por esquecer, Hoje luta-se por nada, briga-se por nada, mata-se por nada.
    Enquanto não tivermos o discernimento de evolução por nossas atitudes, a"vida" será apenas mais uma, ao contrário, se buscarmos almejar degraus em nossa plenitude espiritual, aí sim, poderemos dizer em bom tom "Eu vivi a minha vida plenamente".
    Seu texto é reflexivo, importante e necessário para os dias atuais, basta apenas que alguém possa de fato fazer a diferença
    Parabens
    Um forte abraço
    Mad

    ResponderExcluir
  4. Parabéns pelo Post,
    Gostei muito! (Muito mesmo)

    As vezes quando vejo na TV a violência da cidade, mortes por coisas fúteis, assaltantes que matam pessoas pelo simples fato de não passarem uma quantia em dinheiro...
    E paro para pensar, talvez nenhum saiba e leve realmente a sério o valor de uma vida, o assaltante, e a vítima que prefere correr risco de vida a dar a quantia em dinheiro.
    As pessoas precisam "acordar" e perceber que não a nada mais precioso do que esse presente de Deus!

    Mais uma vez Parabéns pelo Post, e pelo assunto!

    Beeijo's Amanda.

    ResponderExcluir
  5. Oii meu querido Francisco

    Adorei seu texto,sua descrição é perfeita, em relaçao ao significado da vida para as pessoas.A vida hoje em dia está banalizada, para algumas pessoas a vida não tem valor algum, é deprimente ver até que ponto o ser humano chegou.O mais importante é que as pessoas boas não entrem nessa sinergia e nao desanime, deem o maximo o valor real as suas vidas, pois como voce disse, a vida é uma dadiva de Deus e temos que aproveitar o maximo, nossa passagem aqui pela terra, dando muito amor, ajudando uns aos outros, plantando a semente do bem, não deixando nunca morrer, pois assim quem sabe um dia todos vivam dignamente e der a vida um seu valor real.
    Bjs no coração

    ResponderExcluir
  6. É de grande profundidade o artigo em pauta, pois todos concordamos em proteger e conservar a vida e a integridade física.
    Quando se trata, entretanto, da nossa efetiva ação nesta proteção, a coisa muda de figura. Arriscamos a vida de terceiros quando avançamos um sinal vermelho. Arriscamos a vida de terceiros quando bebemos só um pouquinho e assumimos a direção do veículo.
    A proteção à vida se inicia por cada uma de nossas ações. E neste caso, assumir nossa responsabilidade fica bem mais difícil.
    Parabéns pela profunda reflexão.

    ResponderExcluir
  7. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  8. Lendo esse texto, me lembrei do quanto lutei para fazer uma cliente diagnosticada gravida vamos assim dizer, manter essa gravidez, partindo exatamente pelo ponto A criança.Ela justificou tudo o que pode para nao levar a gravidez a termo, mas baseado em coisas pessoais, financeiro enfim, e lembro que foi tao forte, que sonhei com a criança meio que pedindo ajuda para sobreviver a essa duvida dela, essa recusa em deixar ela vim ao mundo.Mas...
    Certamente esse texto seria muito oportuno no momento.Abs!

    ResponderExcluir
  9. Parabéns amigo Francisco, no mundo atual, com um consumismo desenfreado, as pessoas se preocupam única e exclusivamente com as aparências, e com isso vão ladeira abaixo em sua auto-estima, saúde e falta de comunicação.

    ResponderExcluir
  10. Parabéns amigo Francisco, no mundo atual as pessoas são consideradas pelos valores materiais que possuem, ética, honestidade e seriedade não são mais levadas em consideração pela sociedade moderna, por isso estamos iniciando um período de caos total

    ResponderExcluir
  11. O amor, é o dissolvente de todo mal. Procuremos executar as nossas tarefas nas bases da caridade e do amor uns com os outros, na certeza de que nesse alicerces venceremos sempre... (Batuíra - Livro Mais Luz - Francisco Cândido Xavier - GEEM)
    Um excelente dia!!!

    ResponderExcluir
  12. ´Por que eu deveria me importar com terceiros? no que isso muda na minha vida... por uma coisa dessas a solidão é e sempre sera a melhor coisa

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Pesquisa Vox Populi mostra o Haddad na liderança com 22% das intenções de votos

Pesquisa CUT/Vox Populi divulgada nesta quinta (13) indica: Fernando Haddad já assume a liderança da corrida presidencial, com 22% de intenção de votos. Bolsonaro tem 18%, Ciro registra 10%, Marina Silva tem 5%, Alckmin tem 4%. Brancos e nulos somam 21%. O Vox Populi ouviu 2 mil eleitores em 121 municípios entre 7 e 11 de setembro. A margem de erro é de 2,2 pontos percentuais, para cima ou para baixo. O índice de confiança chega a 95%. O nome de Haddad foi apresentado aos eleitores com a informação de que é apoiado por Lula. Veja no quadro: Um pouco mais da metade dos entrevistados (53%) reconhece Haddad como o candidato do ex-presidente. O petista, confirmado na terça-feira 11 como o cabeça de chapa na coligação com o PCdoB, também é o menos conhecido entre os postulantes a ocupar o Palácio do Planalto: 42% informam saber de quem se trata e outros 37% afirmam conhece-lo só de nome. O petista chega a 31% no Nordeste e tem seu pior desempenho na região Sul (11%), mesmo

humorista Marcelo Adnet mostra que a maioria das pessoas que condenam a corrupção é corrupta

Você abomina corrupção, certo? Mas será que nunca furou fila no banco, estacionou em vaga de deficiente, não devolveu o dinheiro do troco errado que recebeu, ‘molhou’ a mão de agentes de trânsito para não ser multado, falsificou uma carteirinha de estudante para pagar meia-entrada ou fez um retorno na contramão? São esses episódios do dia a dia do brasileiro que o humorista Marcelo Adnet aborda no Musical do  Jeitinho Brasileiro  ( assista ao vídeo completo aqui ), um dos esquetes exibidos na Rede Globo nesta terça-feira (19), na estreia da nova temporada do programa  Tá No Ar, programa capitaneado pelo próprio Adnet. “Eu deixo uma cerveja [propina] que é pra não pagar fiança. É a vida: corrompida e corrompida”, diz o início da música – uma versão de  O Que é, o Que é,  de Gonzaguinha. “A lei diz que, quando entrar um idoso tenho que levantar. Mas finjo que não vejo a velhinha, fecho o olho e dou aquela dormidinha”, diz outro trecho da esquete. Com boa dose de ironia, o humo

A atriz Marieta Severo rebate Fausto Silva no programa do apresentador sobre a situação do Brasil

O próximo empregado da Globo a sofrer ameaça de morte, depois de Jô Soares, será Marieta Severo. Pode anotar. Marieta foi ao programa do Faustão, uma das maiores excrescências da televisão mundial desde a era peleozóica. Fausto Silva estava fazendo mais uma daquelas homenagens picaretas que servem, na verdade, para promover um programa da emissora. Os artistas vão até lá por obrigação contratual, não porque gostem, embora todos sorriam obsequiosamente. O apresentador insiste que são “grandes figuras humanas”. Ele se tornou uma espécie de papagaio do que lê e vê em revistas e telejornais, tecendo comentários sem noção sobre política. Em geral, dá liga quando está com uma descerebrada como, digamos, Suzana Vieira ou um genérico de Toni Ramos. Quando aparece alguém um pouco mais inteligente, porém, ele se complica. Faustão anda tão enlouquecido em sua cavalgada que não lembrou, talvez, de quem se tratava. Começou com uma conversa mole sobre o Brasil ser “o país da desesper