Pular para o conteúdo principal

Ciro Gomes deveria ser uma ótima opção?


Dono de uma personalidade forte, mas de bom caráter, inteligência, perspicácia e larga experiência, Ciro Gomes pode ser aleijado da disputa presidencial de 2010 em razão da incompreensão da sua importância para o país e para o pleito deste ano. As maiores forças políticas pertencentes ao grupo ao qual ele pertence foram levadas, pela lógica, para onde tem o poder, para onde tem a caneta, para onde a possibilidade, teoricamente, de vitória é maior. O afastamento de Ciro Gomes da disputa pela presidência da república ajuda ou prejudica algum candidato dos que continuam na corrida eleitoral para esse cargo? O que o grupo do governo fez com o Ciro é justo? O Ciro Gomes merecia um tratamento muito melhor por parte do governo e do PT? O que o Ciro Gomes deve fazer ao ficar impedido de disputar a presidência da república do Brasil?


Desde o ano de 1982 quando disputou a sua primeira eleição para deputado estadual pelo Ceará e ficou na suplência, Ciro Gomes construiu uma carreira política e administrativa brilhante, sempre sendo muito respeitado tanto pelo que fez e pela sua opinião a respeito de determinados assuntos relevantes. Em todos os cargos que ocupou sempre foi destaque e merecedor de todos os elogios possíveis. Seja como deputado estadual, dirigente da Assembléia Legislativa do Ceará, prefeito de Fortaleza, Governador do Ceará, ministro da fazenda, ministro da integração nacional e candidato à presidência da república por duas oportunidades sempre mereceu destaque por suas atuações em todos esses cargos importantes que ele exerceu com todo brilho possível.


Muitas vezes, o que ele fala as pessoas distorcem ou querem dá uma conotação totalmente diferente do que deve ser dada. Mas, sempre o que ele diz tem como fundamento a verdade, a lógica e a inteligência da simplicidade. Por exemplo, quando ele diz que o José Serra tem mais capacidade, experiência e legitimidade para enfrentar eventuais crises, sejam econômicas, políticas ou de outra natureza, do que a Dilma ele simplesmente está replicando para o debate uma verdade e uma lógica. A comparação das experiências de Serra e Dilma, feita por qualquer pessoa que tenha o mínimo de bom senso leva, evidentemente, à conclusão a que o Ciro Gomes chegou. Evidentemente, em absoluto, isso não quer dizer que o José Serra seria mais bem sucedido em um eventual governo seu do que a outra candidata mais bem colocada nas pesquisas. Existem casos aos montes que mostram que pessoas que nunca exerceram cargos de muita relevância obtiveram sucesso muito significativo ao terem que assumir responsabilidades altíssimas e a terem que tomar muitas decisões muito importantes. Mas, de qualquer forma, o que o Ciro disse a respeito disso é uma verdade respaldada pela lógica.


De fato, houve um rolo compressor de pessoas ligadas ao governo que impediram que a candidatura do Ciro Gomes, tão legítima como as outras que estão postas, não lograsse êxito. A pressão de muitos sobre a direção do PSB, os arranjos regionais e uma série de outros fatores levaram ao naufrágio de uma esperança, ao apagar de uma luz da nossa democracia. A disputa deste ano poderia ser muito mais legítima se tivesse a participação direta do Ciro Gomes. O que o governo e o PT queriam para o Ciro, a disputa ao governo de São Paulo, não poderia se concretizar. Entre muitos outros fatores, pode-se dizer que ele não tem a vivência em São Paulo e não conhece a fundo os problemas de São Paulo. Que pena que os brasileiros não poderão ter a honra de poder escolher para presidente da república um homem de caráter, de respeito, de simplicidade, de moral, que tem a ética como princípio em toda a sua vida. A sua coragem para sempre dizer a verdade e o que realmente pensa lhe tem tirado vários privilégios, mas nunca o seu brilho porque Ciro Gomes é brilhante.

Comentários

  1. A saída de Ciro é realmente lamentável. Mesmo que a falta de alianças não o levasse a uma vitória, acredito ter sido uma perda.

    ResponderExcluir
  2. Decidem por nós!!

    E aí questiono: nos perguntaram ou nos consultaram sobre a candidatura do Ciro, ou aos "caciques"??

    Isso NÃO É DEMOCRACIA!!

    Abçs!

    Ebrael.

    ResponderExcluir
  3. Quanto mais opções, melhor para o processo eleitoral, para a democracia. Liberdade de escolha, sempre!

    ResponderExcluir
  4. Saudações! O partido de Ciro Gomes falta estrutura nas cidades do Brasil, e cada vez mais há a necessidade de estrutura partidária, e por causa dessa estrutura o PMDB é um partido vital, pois é o que mais abrange o país, possibilitando um diálogo maior, embora a estrutura partidária necessita ser avançada.

    ResponderExcluir
  5. De há muito não vejoum comentário tão justo com o Ciro Gomes. Você foi de uma felicidade impar, foi imparcial, foi honesto, foi justo. Conheço o Ciro quando ele tinha 23 anos e sempre foi educado, atencioso, leal e indignado com a corrupção, com o mal feito, com a deslealdade com a injustiça e, por outro lado sempre foi franco, direto, verdadeiro, ético, competente e brilhante. Trata-se de um homem injustiçado pelos que estiverem e estão no poder central porque sabem que se ele pegasse o Brasil em qualquer situação faria uma revolução na educação, no combate a corrupção e em outras mazelas que deficultam o acesso da população das pessoas excluidas. Não tenha dúvida o medo deles é o comprometimento e a força aliada a capacidade extraordinária que o Ciro tem pelo Brasil. Não conheço nenhum político ou homem público que tenha maior desejo de ver o Brasil melhor que o Ciro, pode ter igual maior não. Parabéns pelo seu comentário. O Brasil precisa que por meio dos blogs tenhamos pessoas honestas, imparciais que veja os fatos como eles são. Parabéns

    ResponderExcluir
  6. QUE POST FANTÁSTICO!
    AMIGO FRANCISCO CASTRO
    Mais um excelente artigo que você nos presenteia... Sem dúvidas o Dr. Ciro Gomes, era uma ótima opção... Penso que quanto mais candidatos à presidência seria muito melhor. É lamentável o que aconteceu.

    Agora, se não me falha a memória ele avisado que o desfecho seria esse. Não relembro aonde li, o presidente Lula um dia desses disse, ser um exímio capoeirista, ora aquilo foi um recado para todos, inclusive para a própria candidata dele. Portanto o fato em tela foi uma pernada com maestria arremessando o senhor Ciro, a um possível ostracismo, agora um possível retorno a política tornou-se difícil.

    Ninguém se cria a sombra do Lula, e se esse pessoal do PSDB não se cuidarem o Lula vai terminar invadindo o ninho dos tucanos e comer todos os ovos.

    Eu acho que todos devem reconhecer que o presidente é o gênio mais atuante da política brasileira nos últimos tempos.
    Ele mandou do Joaquinzão, descansar numa fazenda, não deu confiança a Ulisses Guimarães, Luisa Helena, voltou para alagoas e Marina está devolvendo para o Acre, afora uma grande leva que tentou cruzar os seus caminhos para outras plagas, tudo na pernada. Ao menos é um mestre na capoeira!

    Parabéns por mais um excelente post!
    Abraços,
    LISON.

    ResponderExcluir
  7. O ciro vai ser vice do serra, ai eu quero ver o pt pular = macaco na brasa.
    O pt demorou 30 anos pra chegar ao poder e perdera em questao de tempos, nao valoriza os companheiro, é um partido traira mesmo!

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Pesquisa Vox Populi mostra o Haddad na liderança com 22% das intenções de votos

Pesquisa CUT/Vox Populi divulgada nesta quinta (13) indica: Fernando Haddad já assume a liderança da corrida presidencial, com 22% de intenção de votos. Bolsonaro tem 18%, Ciro registra 10%, Marina Silva tem 5%, Alckmin tem 4%. Brancos e nulos somam 21%. O Vox Populi ouviu 2 mil eleitores em 121 municípios entre 7 e 11 de setembro. A margem de erro é de 2,2 pontos percentuais, para cima ou para baixo. O índice de confiança chega a 95%. O nome de Haddad foi apresentado aos eleitores com a informação de que é apoiado por Lula. Veja no quadro: Um pouco mais da metade dos entrevistados (53%) reconhece Haddad como o candidato do ex-presidente. O petista, confirmado na terça-feira 11 como o cabeça de chapa na coligação com o PCdoB, também é o menos conhecido entre os postulantes a ocupar o Palácio do Planalto: 42% informam saber de quem se trata e outros 37% afirmam conhece-lo só de nome. O petista chega a 31% no Nordeste e tem seu pior desempenho na região Sul (11%), mesmo

humorista Marcelo Adnet mostra que a maioria das pessoas que condenam a corrupção é corrupta

Você abomina corrupção, certo? Mas será que nunca furou fila no banco, estacionou em vaga de deficiente, não devolveu o dinheiro do troco errado que recebeu, ‘molhou’ a mão de agentes de trânsito para não ser multado, falsificou uma carteirinha de estudante para pagar meia-entrada ou fez um retorno na contramão? São esses episódios do dia a dia do brasileiro que o humorista Marcelo Adnet aborda no Musical do  Jeitinho Brasileiro  ( assista ao vídeo completo aqui ), um dos esquetes exibidos na Rede Globo nesta terça-feira (19), na estreia da nova temporada do programa  Tá No Ar, programa capitaneado pelo próprio Adnet. “Eu deixo uma cerveja [propina] que é pra não pagar fiança. É a vida: corrompida e corrompida”, diz o início da música – uma versão de  O Que é, o Que é,  de Gonzaguinha. “A lei diz que, quando entrar um idoso tenho que levantar. Mas finjo que não vejo a velhinha, fecho o olho e dou aquela dormidinha”, diz outro trecho da esquete. Com boa dose de ironia, o humo

A atriz Marieta Severo rebate Fausto Silva no programa do apresentador sobre a situação do Brasil

O próximo empregado da Globo a sofrer ameaça de morte, depois de Jô Soares, será Marieta Severo. Pode anotar. Marieta foi ao programa do Faustão, uma das maiores excrescências da televisão mundial desde a era peleozóica. Fausto Silva estava fazendo mais uma daquelas homenagens picaretas que servem, na verdade, para promover um programa da emissora. Os artistas vão até lá por obrigação contratual, não porque gostem, embora todos sorriam obsequiosamente. O apresentador insiste que são “grandes figuras humanas”. Ele se tornou uma espécie de papagaio do que lê e vê em revistas e telejornais, tecendo comentários sem noção sobre política. Em geral, dá liga quando está com uma descerebrada como, digamos, Suzana Vieira ou um genérico de Toni Ramos. Quando aparece alguém um pouco mais inteligente, porém, ele se complica. Faustão anda tão enlouquecido em sua cavalgada que não lembrou, talvez, de quem se tratava. Começou com uma conversa mole sobre o Brasil ser “o país da desesper