Pular para o conteúdo principal

Brasília: sua importância para o Brasil


Brasília, desde o início de sua construção foi objeto de contestação e reprovação por várias pessoas. Dado o alto custo envolvendo na sua concepção e a distância dos principais centros urbanos do país muitas lideranças se voltaram contra. Na época houve também, por razões óbvias, forte resistência dos funcionários públicos federais que não queriam ser deslocados de um grande centro como o Rio de Janeiro para uma cidade isolada que acabara de ser criada. Ainda hoje se ouve pessoas se referirem à capital do Brasil de forma pejorativa. O que você acha de Brasília: ela é necessária ou o Brasil poderia está melhor sem a construção dessa cidade? Seria melhor a capital ter ficado no Rio de Janeiro? Os escândalos têm alguma relação com a cidade?


A atual capital do nosso país foi fruto da visão estratégica de Juscelino Kubitschek (JK) que via naquele lugar no Planalto Central o local ideal para iniciar o desenvolvimento do interior Brasil e diminuir a pressão nos grandes centros brasileiros, notadamente no Rio de Janeiro. É verdade que em séculos passados já se vislumbrava a construção da capital naquele local ou próximo a ele, mas foi no governo de JK em que ações concretas foram tomadas e o antigo sonho se tornou realidade para todos os brasileiros. Certamente, a antiga capital brasileira não teria condições de suportar afluxo de gente que muito possivelmente viriam caso continuasse capital da nação até os dias de hoje. O grande número de comunidades e favelas que se formaram no Rio certamente seria infinitamente maior se JK tivesse dado ouvidos aqueles que contestavam a sua saga.


É verdade que em Brasília ocorreram vários escândalos políticos com falcatruas das mais diversos matizes e envolvendo os mais diversos partidos políticos e pessoas que, a princípio, não levantavam qualquer suspeita. Mas, há de convir que esses escândalos poderiam ocorrer em qualquer cidade, como, de fato, tem ocorrido. Isso ocorre não por culpa da cidade ou de sua localização, mas por diversas outras razões que não possuem nenhuma relação com a cidade e nem de seus habitantes. A política brasileira precisa melhorar significativamente para que isso deixe de ocorrer. Brasília com a sua arquitetura, monumento, estrutura e localização e suficiente para superar qualquer escândalo que venham ocorrer em seu território.


Neste 21 de abril de 2010, a nossa capital completa seus cinqüenta anos de fundação que tanto frutos já deu ao Brasil e ao seu povo. Brasília, com seus problemas de concentração de renda, das dificuldades em certos atendimentos nos serviços públicos aos mais pobres, notadamente na área da saúde, e tantos outros problemas tem se revelado como um orgulho para a nação brasileira. A contestação bastante pertinente de que a construção da nova capital, em razão das altas somas de recursos públicos envolvidos, levou à escalada de inflação nos anos seguintes que por sua vez levaram a diversos problemas econômicos e políticos, é muito mais que superada pela exuberância da nossa capital. Os brasileiros têm orgulho de sua atual capital e agradecem ao visionário presidente que governou Brasil entre 1956 e 1961 (JK) que com a ajuda de um arquiteto (Oscar Niemeyer), um urbanista (Lúcio Costa) e tantas outras pessoas fizeram o Brasil ser uma nação maior, mais rica, mais visível e muito mais respeitada.

Comentários

  1. QUE POST FANTÁSTICO!
    AMIGO FRANCISCO CASTRO,
    Mais um mega artigo que você nos brinda, sobre o nosso amado País, desta vez a homenagem belíssima vai para Brasília!
    Salve 21 De Abril de 2010!
    Feliz Aniversário Brasília!
    Nesta semana passei mais dois dias a trabalho nessa cidade deslumbrante... Fiquei hospedado no Kubitscheck Plaza. No segundo dia despertei como de hábito bem cedinho, fiquei por mais ou menos vinte minutos da varanda do apartamento observando o movimento, naqueles instantes fiquei divagando a procura de uma outra cidade similar, (isto é das que eu conheço um pouco), me veio a mente Dallas...mas, logo a sepultei não tem comparação.

    Brasília é muito mais que aquela cidade... Brasília tem uma simbologia profunda, é mágica, é mística, é exuberante, harmônica e repleta de vida.
    Quanto aos hospedes intrusos que tentam enlamear com suas ações condenáveis esta fascinante cidade, jamais conseguirão.
    Brasília e seu povo estão acima disso tudo.

    “Brasília é a manifestação da força suprema quem vem do povo brasileiro.”
    Parabéns por mais um excelente post!
    Abraços,
    LISON.

    ResponderExcluir
  2. Amigo Francisco, mesmo com tantas falcatruas, com tanto desvio de verba na construção de Brasília, e mesmo com tantas mortes que aconteceram em decorrência da sua contrução, não haveria outro modo, pois a capital não poderia mais ficar no Rio de Janeiro. Brasília é um símbolo, uma cidade sem igual. Parabéns pela excelente matéria. Abraços. Roniel.

    ResponderExcluir
  3. Francisco,
    Visito seu Blog neste momento.
    Estive lendo o texto onde fala sobre Brasília.
    Uma ótima idéia teve ,porque o bairrismo daquela época do Rio de Janeiro era tão grande que quase impedia a construção da Nova capital.
    Creia,JK,grande homem!
    Idealizar uma cidade para ser Capital do Brasil.
    Em comparação à outras cidades como o próprio Rio seria obscura em relação á sua nobre função de ser uma capital,onde se localiza o ícone do governo brasileiro.
    A cidade foi muito bem planejada e é linda.
    Quanto aos escândalos ,os mesmos não fazem parte da cidade.
    São os invasores de todas sa partes do Brasil que usam Brasília
    para deflagrar suas podridões contra os valores morais.
    Parabéns pelo artigo.

    ResponderExcluir
  4. Brasília é mesmo demais! gosto mto dessa cidade!

    ResponderExcluir
  5. Meu caro Francisco,Brasíla é mulher menina.É linda,é juvenil,e é o reflexo do nosso Brasilzão continental.Antes de Fu...focalizar e detoná-la, direi o seguinte:Sou brasiliense,filho de Candagos;pessoas que vieram de todos os lugares desse país.Já estive em várias Capitais;aqui e lá fora,todos só lembram do meu lugar de nascimento como um antro de Safados e Cretinos.Existem porém,3 Brasílias:a Política Cretina Nossa,a Socialite Breguíssíma e Rica, Pobre e Podre,e a MINHA CIDADE,onde cresci e vivo.Esse lugar onde nasci,meu amigo,não foi no Congresso Nacional não,portanto,me poupe,vc e o Brasil,de dizer que pessoas como eu,somos "corruptas".Corrupto é o mundo inteiro,não minha Cidade!Ponha sua cara no espelho Brasil,e o que verás,será tão somente,Brasília!
    Aqui é como um micro Brasil,
    não me diga portanto,
    quão podre são teus intestinos,
    ó filho da Pátria!

    ResponderExcluir
  6. Brasilia talvez tenha cumprido o seu papel inicial, porém, hoje, apesar de ser a capital do poder, ela está de certa forma abandonada e cercada pelo crime .... bem, não estamos falando do crime de colarinho branco, porque neste caso ja é lider absoluta.

    ResponderExcluir
  7. Na verdade a idéia de se construir a capital no interior é mais velha do que o Brasil, sendo idealizada pelo Maquês de Pombal em 1761 e presente nas constituições republicanas.

    Juscelino Kubstchek colocou em prática um antigo projeto demonstrando uma visão invejável. E hoje temos nossa capital no interior do país. Seria inconcebível que a capital permanecesse por mais tempo no Rio de Janeiro.

    A cidade nada tem a ver com corrupção. Este é um paradigma, um preconceito que precisa ser desfeito, pois não se pode generalizar que todos os políticos sejam desonestos porque não o são.

    Brasília é necessária e merece nossa admiração e respeito. Minhas homenagens à cidade e ao povo de Brasília.

    ResponderExcluir
  8. Francisco,

    Pra falar a verdade, apesar de não achar muito amigável uma cidade em que as ruas não tê esquinas e não possuem nomes personalizados, vejo em Brasília um ar romântico de lutas e sacrifícios de pessoas de tds os cantos do Brasil. Um ar idealista que, inafortunadamente, tem sido frustrado seguidamente pelos seus indignos mandatários, a saber, parlamentares.

    Abçs!!

    ResponderExcluir
  9. Parabéns pelo Blog e pelas matérias!!!

    Muito bom!Muito bom mesmo!

    Mas uma vez parabéns!!!

    Gostaria que entrasse no meu blog tbm:bhfilho.blogspot.com

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Pesquisa Vox Populi mostra o Haddad na liderança com 22% das intenções de votos

Pesquisa CUT/Vox Populi divulgada nesta quinta (13) indica: Fernando Haddad já assume a liderança da corrida presidencial, com 22% de intenção de votos. Bolsonaro tem 18%, Ciro registra 10%, Marina Silva tem 5%, Alckmin tem 4%. Brancos e nulos somam 21%. O Vox Populi ouviu 2 mil eleitores em 121 municípios entre 7 e 11 de setembro. A margem de erro é de 2,2 pontos percentuais, para cima ou para baixo. O índice de confiança chega a 95%. O nome de Haddad foi apresentado aos eleitores com a informação de que é apoiado por Lula. Veja no quadro: Um pouco mais da metade dos entrevistados (53%) reconhece Haddad como o candidato do ex-presidente. O petista, confirmado na terça-feira 11 como o cabeça de chapa na coligação com o PCdoB, também é o menos conhecido entre os postulantes a ocupar o Palácio do Planalto: 42% informam saber de quem se trata e outros 37% afirmam conhece-lo só de nome. O petista chega a 31% no Nordeste e tem seu pior desempenho na região Sul (11%), mesmo

humorista Marcelo Adnet mostra que a maioria das pessoas que condenam a corrupção é corrupta

Você abomina corrupção, certo? Mas será que nunca furou fila no banco, estacionou em vaga de deficiente, não devolveu o dinheiro do troco errado que recebeu, ‘molhou’ a mão de agentes de trânsito para não ser multado, falsificou uma carteirinha de estudante para pagar meia-entrada ou fez um retorno na contramão? São esses episódios do dia a dia do brasileiro que o humorista Marcelo Adnet aborda no Musical do  Jeitinho Brasileiro  ( assista ao vídeo completo aqui ), um dos esquetes exibidos na Rede Globo nesta terça-feira (19), na estreia da nova temporada do programa  Tá No Ar, programa capitaneado pelo próprio Adnet. “Eu deixo uma cerveja [propina] que é pra não pagar fiança. É a vida: corrompida e corrompida”, diz o início da música – uma versão de  O Que é, o Que é,  de Gonzaguinha. “A lei diz que, quando entrar um idoso tenho que levantar. Mas finjo que não vejo a velhinha, fecho o olho e dou aquela dormidinha”, diz outro trecho da esquete. Com boa dose de ironia, o humo

A atriz Marieta Severo rebate Fausto Silva no programa do apresentador sobre a situação do Brasil

O próximo empregado da Globo a sofrer ameaça de morte, depois de Jô Soares, será Marieta Severo. Pode anotar. Marieta foi ao programa do Faustão, uma das maiores excrescências da televisão mundial desde a era peleozóica. Fausto Silva estava fazendo mais uma daquelas homenagens picaretas que servem, na verdade, para promover um programa da emissora. Os artistas vão até lá por obrigação contratual, não porque gostem, embora todos sorriam obsequiosamente. O apresentador insiste que são “grandes figuras humanas”. Ele se tornou uma espécie de papagaio do que lê e vê em revistas e telejornais, tecendo comentários sem noção sobre política. Em geral, dá liga quando está com uma descerebrada como, digamos, Suzana Vieira ou um genérico de Toni Ramos. Quando aparece alguém um pouco mais inteligente, porém, ele se complica. Faustão anda tão enlouquecido em sua cavalgada que não lembrou, talvez, de quem se tratava. Começou com uma conversa mole sobre o Brasil ser “o país da desesper