Respeito, respeitar e ser respeitado é uma regra de que deveria ser seguida por todas as pessoas e por todas as empresas. A empresas públicas e privadas deveriam ter como objetivo principal respeitar os seus clientes, a sociedade, o meio ambiente, etc. As pessoas deveriam ter como uma de suas principais obrigações respeitar o seu semelhante. Tanto nas atividade profissionais quanto nas relações pessoais o respeito deveria está presente. O mesmo se aplica para as pessoas públicas. Todos os eleitos e as eleitas deveriam ter o cidadão com seu fiador, como seu patrão, deveriam respeitá-lo. Será que o respeito está presente em todas as relações humanas? Qual o nível de respeito que as empresas tem com relação aos seus clientes e à sociedade? As pessoas respeitam os seus semelhantes?
Na nossa sociedade, onde cada um quer ser maior e melhor do que o outro, o desrespeito é quase que uma regra. Infelizmente, em todas as partes, em todos os lugares, em todos os níveis sociais e econômicos encontramos vestígio de desrespeito. Muitas empresas, que dizem trabalhar para o cliente, na verdade, elas trabalham em busca do lucro a baixo custo. Nessa equação, muitas vezes o cliente (consumidor) quase nunca leva vantagem. Empresas de todas as atividades de nossa economia tratam as pessoas com desrespeito e muitas vezes com descriminação e humilhação. Empresas como os bancos, telefônicas, fornecedores de água e energia são as campeãs de abusar da boa vontade das pessoas. Pesquisas realizadas pelo Instituto de Defesa do Cosumidor (Idec) constatou que os bancos comentem diversos tipos de desrespeito aos seus clientes. Cerca de 50% das ações e operações realizadas por essas instituições caracterizam-se como de desrespeito ao cliente. Isso pode até ser mais alto se o cliente for uma pessoa simples sem muitas instruções.
O desespeito não é previlégio apenas das empresas, mas também ocorre com as pessoas nas suas relações privadas e inter-pessoal. As próprias pessoas como representantes da sociedade, como intregantes do mundo particular, comentem inúmeras ações de desrespeito, huminhação, desprezo e outros tipos de comportamento totalmente inadequados perante outra pessoa. Isso pode ser explicado pelo fato da existência do egoísmo, ganância, inveja e tantas outras desqualificações que caracterizam um comportamento desprezível. Explica, mas, evidentemente, não justifica. A sociedade deve refletir bastante sobre a questão das pessoas passarem a respeitar mais as outras pessoas. Todos deviam ter um comportamento que fosse pautado pela ética em todas as relações. Ninguém pode infrigir regras pré-estabelecidas que existem para que outras pessoas tenham o direito de não sofrer nenhum tipo de efeito negativo em ações de outras pessoas.
Quanto às pessoas públicas, incluem também as pessoas que trabalham no serviço público sem terem sido eleitas como os funcionários públicos, juizes, policiais, etc., deveriam ter como primeira lição apreder e a por em prática o respeito a todas as pessoas. Entretanto, as experiências nos tem mostrado que não é exatamente isso que ocorre na prática. O cidadão é cotidianamente desrespeitado, seja diretamente ou indiretamente, quando se tem notícia de corrupção. São incontáveis as vezes em que políciais (representante do poder público) humilham as pessoas, principalmente os mais pobres e moradores de periferias. Muitas e muitas vezes as pessoas são tratadas de forma totalmente inadequadas nos postos de saúde, hospitais e outros tipos de Unidade de saúde. A educação de faz de conta que muitos municípios e estados oferecem para a sua população caracteriza-se como um verdadeiro roubo. Enfim, o poder público é uma fábrica de humilhação e desrespeito às pessoas, principalmente se tratar de pessoas pobres.
Vamos todos, unidos, lutar contra esse mundo de humilhações e desrespeito às pessoas. Ninguém deve e nem pode ser desrespeitado. A pessoa não pode ser desrespeitada somente porque é mulher ou porque é pobre ou porque é negra ou porque tem uma orientação sexual diferente ou porque pensa diferente ou porque é mais baixa, mais magra, mais gorda. Enfim, descriminar, humilhar, faltar com o respeito devem ficar totalmente fora em todos os momentos da vida de qualquer pessoa. As empresas devem respeitar os seus clientes e tudo que a cerca, devem fazer o máximo possível para que somente ocorra o melhor para todos. O mesmo aplica-se para os agentes púclicos, os eleitos e os não eleitos. Todos merecem o respeito de todos.
Na nossa sociedade, onde cada um quer ser maior e melhor do que o outro, o desrespeito é quase que uma regra. Infelizmente, em todas as partes, em todos os lugares, em todos os níveis sociais e econômicos encontramos vestígio de desrespeito. Muitas empresas, que dizem trabalhar para o cliente, na verdade, elas trabalham em busca do lucro a baixo custo. Nessa equação, muitas vezes o cliente (consumidor) quase nunca leva vantagem. Empresas de todas as atividades de nossa economia tratam as pessoas com desrespeito e muitas vezes com descriminação e humilhação. Empresas como os bancos, telefônicas, fornecedores de água e energia são as campeãs de abusar da boa vontade das pessoas. Pesquisas realizadas pelo Instituto de Defesa do Cosumidor (Idec) constatou que os bancos comentem diversos tipos de desrespeito aos seus clientes. Cerca de 50% das ações e operações realizadas por essas instituições caracterizam-se como de desrespeito ao cliente. Isso pode até ser mais alto se o cliente for uma pessoa simples sem muitas instruções.
O desespeito não é previlégio apenas das empresas, mas também ocorre com as pessoas nas suas relações privadas e inter-pessoal. As próprias pessoas como representantes da sociedade, como intregantes do mundo particular, comentem inúmeras ações de desrespeito, huminhação, desprezo e outros tipos de comportamento totalmente inadequados perante outra pessoa. Isso pode ser explicado pelo fato da existência do egoísmo, ganância, inveja e tantas outras desqualificações que caracterizam um comportamento desprezível. Explica, mas, evidentemente, não justifica. A sociedade deve refletir bastante sobre a questão das pessoas passarem a respeitar mais as outras pessoas. Todos deviam ter um comportamento que fosse pautado pela ética em todas as relações. Ninguém pode infrigir regras pré-estabelecidas que existem para que outras pessoas tenham o direito de não sofrer nenhum tipo de efeito negativo em ações de outras pessoas.
Quanto às pessoas públicas, incluem também as pessoas que trabalham no serviço público sem terem sido eleitas como os funcionários públicos, juizes, policiais, etc., deveriam ter como primeira lição apreder e a por em prática o respeito a todas as pessoas. Entretanto, as experiências nos tem mostrado que não é exatamente isso que ocorre na prática. O cidadão é cotidianamente desrespeitado, seja diretamente ou indiretamente, quando se tem notícia de corrupção. São incontáveis as vezes em que políciais (representante do poder público) humilham as pessoas, principalmente os mais pobres e moradores de periferias. Muitas e muitas vezes as pessoas são tratadas de forma totalmente inadequadas nos postos de saúde, hospitais e outros tipos de Unidade de saúde. A educação de faz de conta que muitos municípios e estados oferecem para a sua população caracteriza-se como um verdadeiro roubo. Enfim, o poder público é uma fábrica de humilhação e desrespeito às pessoas, principalmente se tratar de pessoas pobres.
Vamos todos, unidos, lutar contra esse mundo de humilhações e desrespeito às pessoas. Ninguém deve e nem pode ser desrespeitado. A pessoa não pode ser desrespeitada somente porque é mulher ou porque é pobre ou porque é negra ou porque tem uma orientação sexual diferente ou porque pensa diferente ou porque é mais baixa, mais magra, mais gorda. Enfim, descriminar, humilhar, faltar com o respeito devem ficar totalmente fora em todos os momentos da vida de qualquer pessoa. As empresas devem respeitar os seus clientes e tudo que a cerca, devem fazer o máximo possível para que somente ocorra o melhor para todos. O mesmo aplica-se para os agentes púclicos, os eleitos e os não eleitos. Todos merecem o respeito de todos.
Olá amigo Francisco!
ResponderExcluirExcelente postagem.
Realmente a palavra chave é "respeito". E quando ele não existe, no caso de empresas frente aos clientes, basta surgir um concorrente que as pessoas trocam o serviço.
Por isto complemento ressaltando a importância da concorrência, pois ela elimina alguns disparates que acontece em empresas brasileiras (como no caso destes 50% de desrespeito citado).
Achei muito bom o texto e concordo com o amigo. Parabéns pelo post!
Forte abraço, Fernandez!
Francisco, fui criada por um pai nascido em 1916 quando a época da educação e respeito era diferente. Hoje fico horrorizada com os mais velhos que teriam a obrigação de serem exemplos e na verdade sao os piores. No transito então... puxa... cada vez pior. Quanto maior o carro... maior a arrogancia pelos direitos dos outros. Não vejo melhoras.
ResponderExcluirEntendo perfeitamente essa tua explosão.
ResponderExcluirEu, particularmente, acho que respeito sempre esteve em falta. É um dos males da nossa pretensa humanidade. Desrespeito ao meio ambiente, aos animais, às minorias, à fragilidade (crianças, idosos e doentes). Em tempos idos, o respeito estava revestido de vergonha. As pessoas tinham vergonha e escondiam suas mazelas. O desrespeito era entre 4 paredes. Mas tudo tem seu preço. Quem está preparado para tanta liberdade/democracia? Para exercê-la com ética (com respeito)?
É triste ver uma criança, um adolescente, um jovem sem valores, sem princípios, mas quando vemos uma pessoa de 60 anos a tristeza é maior. A pergunta que me vem é "Se essa pessoa não aprendeu nem o que é respeito, o que ela aprendeu da vida?" Olha eu, e tantas outras pessoas, poderia escrever um monte sobre isso. É tema pra muito debate. Envolve muito mais coisa. É uma questão sociológica. Talvez até pegue carona e escreva tb 1 artigo pq é só desta forma que podemos levar as pessoas a refletirem numa questão muito simples, com elas mesmas: "Até que ponto(eu) respeito o outro?"
O meu começa onde termina o seu e vice versa e todos sabem, se fazem de idiotas apenas.
ResponderExcluirAbraços forte
Ótimo post, parabéns!
ResponderExcluirDesrespeito é infelizmente uma realidade do ser humano. Mas antes de exigir do próximo, sejamos os primeiros a agir respeitosamente, dando passagem ao carro que precisa mudar de faixa, deixando livre o assento de idoso, não utilizando a vaga do deficiente. Sao atitudes tão pequenas, tão simples, que já melhoria muito nossa qualidade de vida.
Tenha uma ótima semana!