Pular para o conteúdo principal

O que devemos fazer para alcançar sucesso?


As pessoas quase sempre querem está bem, ter sucesso, ser reconhecidas pelas outras pessoas como uma pessoa importante, ser o melhor ou está entre os melhores. Entretanto, a maioria das pessoas não consegue nada disso e muitas ficam no anonimato, não galgam postos importantes nas empresas ou organizações onde trabalham. Não são reconhecidas pelos outros e, o pior, assistem a ascensão de pessoas seguramente menos capacitadas. É horrível quando se está numa empresa sem obter a indicação de cargos importantes, entretanto, quando os outros também não são indicados até vai, mas se outras pessoas menos habilitadas são então a angústia e a humilhação é o dobro. Por que ocorre de pessoas com grande capacidade vão ficando para trás nas empresas enquanto que outras merecendo menos são promovidas? O que fazer para ficar na frente? O que a ambição tem a ver com tudo isso?


Os exemplos de pessoas que dão o sangue para as empresas e não são reconhecidas pelo que faz e, às vezes, quando cometem algum tipo de erro são cobradas mais do que as outras, mas nunca ganham uma promoção são abundantes. Às vezes, a pessoa investe pesado em cursos, palestras, tem dedicação máxima, mas não lhes são oferecidas oportunidades. Quando isso ocorre, só resta uma alternativa: sair do setor ou da empresa. É muito comum observar que existem grupinhos ou pessoas com afinidades que são muito mais facilmente levadas para a promoção do que pessoas não pertencentes a esses grupinhos ou que façam parte do grupo de relacionamentos de quem está no comando da empresa ou do setor. Se a pessoa se esforça bastante, trabalha com ética, com afinco, é preparada e não é promovida então a empresa ou o setor não merece essa pessoa.


Entretanto, na maioria das organizações existem muitas pessoas que, de fato, não merecem promoções, e, consequentemente, não devem alcançar altas posições na organização. Essas pessoas devem ser imbuídas de ambição, almejar alcançar determinadas posições trabalhando com afinco, se preparando intelectual, técnica e psicologicamente. Mas a ambição deve vir carregada de ética, respeito aos outros, nunca prejudicar outras pessoas, ter sempre em mente alcançar os objetivos da organização sem, entretanto, passar “por cima” dos outros. A determinação é fundamental para quem quer “subir na vida”, saber vencer os obstáculos que quase sempre aparecem e nunca esmorecer diante de eventual contratempo ou derrota. Muitas vezes, as derrotas servem como aprendizagem para que não comentemos os mesmos erros que levaram aos resultados indesejados.


É verdade que existem pessoas que se contentam e não querem fazer nenhum esforço para conseguir algo na vida, elas esperam pelo acaso ou um golpe de sorte para ter sucessos em atividades que exercem. Mas, como sabemos, o acaso pode perfeitamente funcionar na ajuda da melhora de vida das pessoas e em suas atividades, entretanto, na grande maioria das vezes ele não funciona. De forma que se a pessoa não se esforça, não luta e não faz parte de nenhuma “panelinha” que tenha comando na empresa ou no setor que possa lhe ajudar, será muito difícil conseguir almejar degraus na carreira profissional. Pode-se dizer o mesmo de pessoas que trabalham por conta própria, seja sozinho, numa micro, pequena, média ou grande empresa. É preciso muita determinação, coragem, ética, respeitar os outros para que o negócio e, consequentemente, a pessoa tenha prosperidade. Evidentemente, muita gente consegue vencer na vida “pisando” nas outras pessoas, mas isso não faz parte de um comportamento ético. Está no mesmo nível de um ladrão ou de um político corrupto. Pessoas que agem dessa forma devem ser repudiadas.

Comentários

  1. Oii Francisco
    Parabens pelo post.Para se ter sucesso temos que ter uma caminhada grande, não só depende de esforço, e sim habilidades e competencias, e ter um diferencial, muitas pessoas conseguem ter sucesso por meio escusos, mas da mesma forma que o sucesso vem rapido, vai embora mais rapido ainda.O mais importante é agimos com etica e seguir nossos valores, o sucesso é consequencia.
    bjs

    ResponderExcluir
  2. Olá Francisco!

    As pessoas que desejam conquistar um espaço maior na empresa, ou sucesso pessoal, precisam de objetivos.
    Traçar metas e conquista-las.
    Esse é um caminho.
    E tudo o que disse é fundamental ética e dedicação.

    Ótimo post.
    Abraço!

    ResponderExcluir
  3. Olá Francisco!

    As pessoas que desejam conquistar um espaço maior na empresa, ou sucesso pessoal, precisam de objetivos.
    Traçar metas e conquista-las.
    Esse é um caminho.
    E tudo o que disse é fundamental ética e dedicação.

    Ótimo post.
    Abraço!

    ResponderExcluir
  4. Olá amigo Francisco!
    Excelente texto. Creio que devemos lutar por nossas posições, sempre com uma postura ética e correta. E se a organização que trabalhamos não nos reconhece ou beneficia a incompetência, creio ser a hora de procurar outra empresa (ou quem sabe, criar a sua) ;-)
    Grande abraço, Fernandez.

    ResponderExcluir
  5. "Somos feitos da mesma matéria que nossos sonhos"
    faça o melhor que puder sempre, o sucesso é consequente!
    Abração do compadre.

    ResponderExcluir
  6. Francisco,

    Só acredito em sucesso através da educação. A educação deve vir através do conhecimento total da profissão abraçada e do comportamento.

    Panelinhas não são insolúveis, portanto o melhor é estar preparado para conseguir sempre prestar o serviço de forma digna e com conhecimento de causa.

    Beijocas

    ResponderExcluir
  7. Nossa! Você acabou de descrever minha empresa!
    Seu texto me fez ter certeza do que a muito venho pensando: ali não é meu lugar! Obrigada!

    ResponderExcluir
  8. Para ter sucesso é preciso muito trabalho e dedicação. Como você fala, realmente as vezes pessoas menos qualificadas são promovidas.
    Eu já vi casos assim, mas ao longo do tempo essas pessoas acabam se dando mal, pois o cargo exigia competências que não tinha.
    É importante saber se estamos preparado para o cargo oferecido para não vir o fracasso depois.

    ResponderExcluir
  9. Olá Francisco,

    Parabéns pela reflexão! Sem dúvida há em várias empresas pessoas que crescem por serem bons "políticos", não sendo bons tecnicamente.

    Particularmente isso irrita muito. Uns podem falar que pode ser inveja, eu vejo isso como senso de justiça.

    No mais, o melhor mesmo é trabalhar sempre com ética, de modo que nosso trabalho seja reconhecido no tempo certo.

    Abraços.

    ResponderExcluir
  10. Primeiramente gostaria de agradecer a sua visita e seus comentários no Gravata Solta. Aproveito para lhe parabenizar pelos artigos que você publica. Parabéns!
    Alexandre Silva

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Pesquisa Vox Populi mostra o Haddad na liderança com 22% das intenções de votos

Pesquisa CUT/Vox Populi divulgada nesta quinta (13) indica: Fernando Haddad já assume a liderança da corrida presidencial, com 22% de intenção de votos. Bolsonaro tem 18%, Ciro registra 10%, Marina Silva tem 5%, Alckmin tem 4%. Brancos e nulos somam 21%. O Vox Populi ouviu 2 mil eleitores em 121 municípios entre 7 e 11 de setembro. A margem de erro é de 2,2 pontos percentuais, para cima ou para baixo. O índice de confiança chega a 95%. O nome de Haddad foi apresentado aos eleitores com a informação de que é apoiado por Lula. Veja no quadro: Um pouco mais da metade dos entrevistados (53%) reconhece Haddad como o candidato do ex-presidente. O petista, confirmado na terça-feira 11 como o cabeça de chapa na coligação com o PCdoB, também é o menos conhecido entre os postulantes a ocupar o Palácio do Planalto: 42% informam saber de quem se trata e outros 37% afirmam conhece-lo só de nome. O petista chega a 31% no Nordeste e tem seu pior desempenho na região Sul (11%), mesmo

humorista Marcelo Adnet mostra que a maioria das pessoas que condenam a corrupção é corrupta

Você abomina corrupção, certo? Mas será que nunca furou fila no banco, estacionou em vaga de deficiente, não devolveu o dinheiro do troco errado que recebeu, ‘molhou’ a mão de agentes de trânsito para não ser multado, falsificou uma carteirinha de estudante para pagar meia-entrada ou fez um retorno na contramão? São esses episódios do dia a dia do brasileiro que o humorista Marcelo Adnet aborda no Musical do  Jeitinho Brasileiro  ( assista ao vídeo completo aqui ), um dos esquetes exibidos na Rede Globo nesta terça-feira (19), na estreia da nova temporada do programa  Tá No Ar, programa capitaneado pelo próprio Adnet. “Eu deixo uma cerveja [propina] que é pra não pagar fiança. É a vida: corrompida e corrompida”, diz o início da música – uma versão de  O Que é, o Que é,  de Gonzaguinha. “A lei diz que, quando entrar um idoso tenho que levantar. Mas finjo que não vejo a velhinha, fecho o olho e dou aquela dormidinha”, diz outro trecho da esquete. Com boa dose de ironia, o humo

A atriz Marieta Severo rebate Fausto Silva no programa do apresentador sobre a situação do Brasil

O próximo empregado da Globo a sofrer ameaça de morte, depois de Jô Soares, será Marieta Severo. Pode anotar. Marieta foi ao programa do Faustão, uma das maiores excrescências da televisão mundial desde a era peleozóica. Fausto Silva estava fazendo mais uma daquelas homenagens picaretas que servem, na verdade, para promover um programa da emissora. Os artistas vão até lá por obrigação contratual, não porque gostem, embora todos sorriam obsequiosamente. O apresentador insiste que são “grandes figuras humanas”. Ele se tornou uma espécie de papagaio do que lê e vê em revistas e telejornais, tecendo comentários sem noção sobre política. Em geral, dá liga quando está com uma descerebrada como, digamos, Suzana Vieira ou um genérico de Toni Ramos. Quando aparece alguém um pouco mais inteligente, porém, ele se complica. Faustão anda tão enlouquecido em sua cavalgada que não lembrou, talvez, de quem se tratava. Começou com uma conversa mole sobre o Brasil ser “o país da desesper