Pular para o conteúdo principal

2010: O ano de decisão para os brasileiros

O ano de 2009 chega ao fim e 2010, chega para nos trazer esperanças de dias melhores e de prosperidade. Sempre que se inicia um ano, um projeto, um amor, uma viagem ou qualquer outra coisa nós temos a expectativa de que será muito bom e terá um resultado igual ou superior ao que a lógica mostra. O que a lógica reserva para o ano de 2010 em termos de resultados para a população brasileira? Quais são as expectativas em termos de economia, política e no futebol? Quais dos problemas brasileiros serão resolvidos ou diminuídos ao final deste ano que se inicia?


Quando o ano de 2009 estava se iniciando, muitos diziam que seria um ano de muito sofrimento para o povo brasileiro, que teríamos uma crise sem precedente e que seria um ano péssimo para as empresas, para o governo, para o emprego e para toda a sociedade brasileira. O que se viu foi algo totalmente diferente disso, muitas empresas tiveram crescimento, o nível de emprego se recuperou ou está bem próximo de antes da crise, a Bolsa de Valores brasileira teve um aumento no ano de mais de 120%, o nível das reservas em moedas estrangeiras não retrocederam, a inflação continua totalmente sob controle e o PIB não será negativo como muitos diziam. Além disso, muitos outros indicadores se mostraram totalmente divergentes das “previsões” dos ditos entendidos. A verdade é que se sabe muito mais economia do que antigamente e as pessoas responsáveis no Brasil e no mundo não deixaram que a catástrofe acontecesse.


Graças às ações dos governos o mundo se recuperou muito rápido da crise que foi anunciada para ser devastadora. No Brasil, o governo, uma grande parte dos empresários e a sociedade foram responsáveis pela recuperação e retomada do crescimento já no primeiro semestre de 2009. Esse crescimento, certamente terá continuidade e aceleração neste ano de 2010. Os projetos de investimentos serão retomados ou terão continuidade com mais intensidade, elevando o nível de emprego, dos salários, do consumo e da produção. Enfim, a taxa de crescimento do PIB brasileiro deverá ser maior desde a implantação do Real. As condições para isso estão todas postas e aliadas ao otimismo típico do brasileiro teremos um ano para ficar para a história como um ano de prosperidade. Salvo se algo inesperado, como uma grande guerra ou uma tragédia extremamente grande que possa afetar muitos países, nada poderá atrapalhar o nosso ano de 2010.


Para os brasileiros será muito importante também porque a cada quatro anos são renovadas as esperanças em duas áreas que são altamente significativas para todos nós: Eleições e copa do mundo. Na copa, como em todas as outras anteriores, temos reais condições de sermos campeões, no caso hexacampeões. Com os nossos craques e comissão técnica poderemos sair vitoriosos de mais uma copa do mundo. Quanto às eleições, serão um marco para a nossa história onde devemos escolher as autoridades que irão nos guiar pelos próximos quatro anos. Nesse ponto, todos os brasileiros com idade de votar serão chamados às responsabilidades e escolher os seus representantes pautando nos interesses do Brasil e da comunidade, não em interesses particulares. Eu tenho certeza que os brasileiros saberão escolher bem e deixarão de foram todos aqueles aproveitadores e enganadores que querem ser servidos e não servir ao interesse público.


Eu torço que cada brasileiro possa conseguir sair vitorioso sem seus desafios e batalhas no ano de 2010. Que as mazelas que afligem o nosso povo como a violência, as enchentes, a seca, os desrespeitos às pessoas e muitas outras sejam diminuídas ou extinguidas do seio de nossa sociedade. Precisamos ter um povo mais feliz, com os seus anseios atendidos, o seu sofrimento banido e que a alegria seja estampada na face de cada um dos brasileiros. No ano de 2010, o destino do Brasil estará nas mãos dos brasileiros. Na hora de votar não devemos votar na pessoa porque ela é bonita ou porque é rica ou aparece muito na mídia, devemos escolher aquelas pessoas que sejam preparadas e estejam efetivamente comprometidas com o Brasil e com os brasileiros.


Eu desejo a todos e à todas um ano que seja efetivamente um marco na vida, que consiga realizar todos os desejos, com plena saúde, prosperidade e que sejam vitoriosos em seus projetos e desafios. Muita paz, amor, felicidade e alegrias a todos nós brasileiros. Viva 2010!

Comentários

  1. querido amigo ótimo artigo para terminar o ano.Esperança esta e palavra chave do ano de 2010.
    Esperamos de coração que o Brasil seja uma grande potência,Deus abençõe nosso povo a paz

    ResponderExcluir
  2. Olá Francisco,

    sempre temos esperanças quando se inicia um ano novo. Desta vez além de iniciar um novo ano estaremos iniciando uma nova década. O Brasil e os brasileiros tem tudo para ter um ótimo ano e década. Estou esperançoso e acho que a maioria também está.

    Abraços e um Feliz 2010 para você e todos os seus.

    ResponderExcluir
  3. Francisco,

    Desejo-te um ano de 2010 pleno de sucesso e prosperidade.
    Espero que o povo brasileiro possa escolher em consciência o seu próprio caminho, na esperança de colheitas abundantes.

    Grande abraço
    Luísa

    ResponderExcluir
  4. Faço meus teus votos para o povo brasileiro.
    Pessoalmente te desejo muitas felicidades para 2010. Muita saúde, muita paz, amor e prosperidade.

    ResponderExcluir
  5. Esperança que tudo saia do papel, que os planos governamentais se realizem, mude a vida deste povo tão sofrido.
    Feliz 2010.
    Abraços forte

    ResponderExcluir
  6. Amigo Francisco,

    2010 será o grande ano do brasil sim,essa é minha expectativa,como voce citou no texto,2009 ja foi uma grata surpresa,vimos a ascenção do brasil no cenário mundial,e nosso presidente desfrutando de grande prestigio aqui e lá fora,mas precisamos participar mais efetivamente do mundo politico,afinal,somos o reflexo de nossos proprios atos.

    Desejo a voce um 2010 repleto de grandes realizações,abraços,meu amigo.

    ResponderExcluir
  7. Olá querido amigo,

    Exclente texto. Parabéns!
    Vamos ter esperança que a nova década que se inicia seja de grandes realizações para o nosso país.

    Esperança que os brasileiros tenham mais consciência na hora de votar, para que o Brasil seja Grande, não apenas em extensão geográfica.

    Carinhoso e fraterno abraço.
    Feliz 2010!
    Lilian

    ResponderExcluir
  8. Francisco
    Realmente para o Brasil se tornar grande é forte é preciso que cada brasileiro consiga realizar suas metas e todos tenham empregos e renda.
    Desejo que tenha um Feliz Ano Novo.

    ResponderExcluir
  9. 2010, é ano de colheita, conto com isso!
    Forte abraço.

    ResponderExcluir
  10. Saudações!

    Que Post Fantástico!

    Meu amigo Francisco Castro, esta é uma das mensagens mais cheia de esperanças que você já escreveu. Além de ser extremamente fundamentada em fatos, é saudável e educativa.
    Penso que é também por aí, acreditemos mais nos brasileiros, especialmente em nossos mestres, professores, cientistas que conquistaremos muito breve mais espaço nas Américas e no mundo. Quanto aos políticos pensemos e repensemos na biografia de cada um antes de ensaiar em dar um voto de confiança.
    Parabéns pelo excelente Post!
    Aproveito a oportunidade para lhe dizer que sou seu admirador. Todos os seus textos ao longo do tempo só têm engrandecido os meus diminutos conhecimentos.
    Desejo um 2010 de avanço e vitorias para você e toda a sua família!
    De Coração,
    LISON.

    ResponderExcluir
  11. Grande Francisco ... a crise realmente houve, a questão que ela fou super-estimada em muito por alguns países e algumas autoridades, e acabou sendo menor do que o previsto .... a decisão no ano de 2010 será principalmente no tocante as eleições ...

    ResponderExcluir
  12. Ola Francisco, exelente artigo, e como todos eu tambem acredito muito neste 2010 , que esta se iniciando se nossos dirigente seguir com responsabilidade e pensando em um todo teremos um otimo ano .

    Um grande abraço e otimo 2010 e que o companheiro possa dar-nos 365 que se inicia otimas materias como esta.

    ResponderExcluir
  13. Ola!
    Sou Português e residuo em Portugal e costumo visitar o seu blog, pois o tema "Brasil" sempre me cativou (sou finalista do curso de Relações Internacionais) e as temáticas aqui são sempre muito bem analisadas.
    Quanto a este post, como Português e "rivais" no campeonato do mundo não poderia deixar de dizer "logo se verá quem será o campeão" :)

    Relativamente ao tema do post, diria mais, esta é a decada do Brasil, para a sua afirmação como potencia mundial. Esta década é de ouro para a projecção do Brasil, que contará com os Jogos Mundiais Militares, o Mundial de Futebol e os Jogos Olímpicos de 2016.

    O Brasil como "líder" da Mercosul, procura agora entrar na elite mundial, tal como outros países, os denominados BRIC's.
    Espero sinceramente que esta década o Brasil tenha as suas ambições satisfeitas no C.S. da ONU, é de extrema necessidade o alargamento dos países permanentes, não só para uma maior representatividade geográfica, mas também por uma questão de justiça.

    Um óptimo ano para o povo brasileiro.
    Um abraço e continuação do excelente trabalho.

    ResponderExcluir
  14. Sem dúvida o ano de 2010 será chave para o Brasil. Temos uma eleição pela frente que pode mudar o rumo do país. É a hora e momento de banir corruptos dos cargos públicos. Abraços.

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Pesquisa Vox Populi mostra o Haddad na liderança com 22% das intenções de votos

Pesquisa CUT/Vox Populi divulgada nesta quinta (13) indica: Fernando Haddad já assume a liderança da corrida presidencial, com 22% de intenção de votos. Bolsonaro tem 18%, Ciro registra 10%, Marina Silva tem 5%, Alckmin tem 4%. Brancos e nulos somam 21%. O Vox Populi ouviu 2 mil eleitores em 121 municípios entre 7 e 11 de setembro. A margem de erro é de 2,2 pontos percentuais, para cima ou para baixo. O índice de confiança chega a 95%. O nome de Haddad foi apresentado aos eleitores com a informação de que é apoiado por Lula. Veja no quadro: Um pouco mais da metade dos entrevistados (53%) reconhece Haddad como o candidato do ex-presidente. O petista, confirmado na terça-feira 11 como o cabeça de chapa na coligação com o PCdoB, também é o menos conhecido entre os postulantes a ocupar o Palácio do Planalto: 42% informam saber de quem se trata e outros 37% afirmam conhece-lo só de nome. O petista chega a 31% no Nordeste e tem seu pior desempenho na região Sul (11%), mesmo

humorista Marcelo Adnet mostra que a maioria das pessoas que condenam a corrupção é corrupta

Você abomina corrupção, certo? Mas será que nunca furou fila no banco, estacionou em vaga de deficiente, não devolveu o dinheiro do troco errado que recebeu, ‘molhou’ a mão de agentes de trânsito para não ser multado, falsificou uma carteirinha de estudante para pagar meia-entrada ou fez um retorno na contramão? São esses episódios do dia a dia do brasileiro que o humorista Marcelo Adnet aborda no Musical do  Jeitinho Brasileiro  ( assista ao vídeo completo aqui ), um dos esquetes exibidos na Rede Globo nesta terça-feira (19), na estreia da nova temporada do programa  Tá No Ar, programa capitaneado pelo próprio Adnet. “Eu deixo uma cerveja [propina] que é pra não pagar fiança. É a vida: corrompida e corrompida”, diz o início da música – uma versão de  O Que é, o Que é,  de Gonzaguinha. “A lei diz que, quando entrar um idoso tenho que levantar. Mas finjo que não vejo a velhinha, fecho o olho e dou aquela dormidinha”, diz outro trecho da esquete. Com boa dose de ironia, o humo

A atriz Marieta Severo rebate Fausto Silva no programa do apresentador sobre a situação do Brasil

O próximo empregado da Globo a sofrer ameaça de morte, depois de Jô Soares, será Marieta Severo. Pode anotar. Marieta foi ao programa do Faustão, uma das maiores excrescências da televisão mundial desde a era peleozóica. Fausto Silva estava fazendo mais uma daquelas homenagens picaretas que servem, na verdade, para promover um programa da emissora. Os artistas vão até lá por obrigação contratual, não porque gostem, embora todos sorriam obsequiosamente. O apresentador insiste que são “grandes figuras humanas”. Ele se tornou uma espécie de papagaio do que lê e vê em revistas e telejornais, tecendo comentários sem noção sobre política. Em geral, dá liga quando está com uma descerebrada como, digamos, Suzana Vieira ou um genérico de Toni Ramos. Quando aparece alguém um pouco mais inteligente, porém, ele se complica. Faustão anda tão enlouquecido em sua cavalgada que não lembrou, talvez, de quem se tratava. Começou com uma conversa mole sobre o Brasil ser “o país da desesper