Pular para o conteúdo principal

As Sociedades Secretas

Existem vários grupos de pessoas que forma uma irmandade formalmente e passam a seguir regras, hábitos, comportamentos e outros tipos de ações que caracterizam cada um desses grupos. As chamadas Sociedades Secretas, como são mais conhecidos esses grupos, foram muito importantes no passado, será que ainda hoje são muito influentes a ponto de serem decisivos em certas decisões no executivo, legislativo ou judiciário? Quais são os tipos de pessoas que aderem a esses grupos? Existem muitos desses grupos no Brasil atualmente?


No Brasil, as mais conhecidas são a Maçonaria e a Rosa Cruz, embora essas duas irmandades tenham produzidos uma infinidade de outras denominações pelo mundo afora. Esta última é a mais antiga e a primeira é a que mais tem adepto no Brasil. A Rosa Cruz existe a quase 3.400 anos, na época dos Faraós do Egito, os quais constam como seus fundadores. Os seus focos principais estão voltados para a espiritualidade e a cultura, a magia e a discussão política não fazem parte dos seus objetivos. No seu símbolo está representada a harmonia, a proporção e a divindade. Esse grupo foi fundado no ano de 1.353 a. C.


A Maçonaria tem origem na França e na Inglaterra, tendo como seus principais objetivos a política e a filantropia principalmente entre seus membros. Os seus membros devem cultivar o princípio da irmandade, democracia, igualdade, liberdade, justiça social, filantropia, entre outros princípios correlatos com esses. O nome “Marçon” vem do francês “maçonnerie” que significa “Construção”, Existem alguns autores que dizem que o nome vem do “Phree Messen” que significa “filhos da luz”. Também existem outros autores que dizem que o nome vem de um termo que significa pedreiro. De qualquer forma, seja qual o significado do nome adotado levará aos princípios dessa irmandade. A Maçonaria chegou ao Brasil no início do século 18, onde teve bastante influência nas decisões políticas, jurídicas e em muitas outras áreas. Entretanto, em razão de diversos motivos, entre os quais a divisão em diversas dissidências, a partir da década de 1950 perdeu força, passando a ter sua importância basta reduzida, não mais influenciando as grandes questões nacionais. A sua importância ficou reduzida a eventuais casos específicos que tenham algum membro envolvido.


Mesmo com toda a divisão em muitas correntes, duas se sobressaem, uma de origem inglesa e a outra de origem francesa. A primeira é conhecida como a Grande Oriente e a segunda, como a Grande Loja. A de origem inglesa é mais rica, tendo entre os seus membros altas autoridades, incluindo juizes, políticos muito conhecidos e pessoas da alta sociedade. Já a de origem francesa, a Grande Loja, é bem menos poderosa, tendo entre seus membros pessoas bem mais simples. Para entrar nessa ordem de irmandade é preciso receber um convite de algum dos membros, não é para quem quer, é para quem que e seja convidado. A de origem inglesa não aceita mulheres entre os seus membros, enquanto que a de origem francesa aceita.

Podem-se citar outros tipos de irmandades, como a Sociedade “Tosófica” que é voltada para o estudo da ciência e da parapsicologia, objetivando obter o conhecimento de coisas não explicadas pela natureza como é o caso da clarividência. A “Iluminatti” busca um mundo com um único governo, sem religião tradicional, com uma única moeda e uma única economia. A “Golden Dawn” prega a liberdade sexual, e muitas vezes até a orgia. Incorporaram várias tradições da Maçonaria de quem são descendentes.

A magia, os segredos, os conceitos, enfim, muitas coisas ocultas que são próprias dessas organizações secretas ou semi-secretas aguçam a curiosidade e o preconceito das pessoas. Muitas pessoas, por exemplo, associam a maçonaria ao demônio, ao satanás ou coisa do tipo, mas como sabemos, isso não é verdade. Existe uma vasta literatura sobre esse tema disponível para consulta nas bibliotecas, universidades, internet e nas livrarias. Quero também louvar uma grande reportagem publicada na Revista IstoÉ pela competente jornalista Carina Rabelo que deixou bem claro e de forma bem resumida esse assunto que sempre que aparece nos deixa um pouco desconfiado.

Comentários

  1. Muito interessante e esclarecedora a sua notícia.
    Este é um assunto pelo qual me interesso muito e tenho feito algumas pesquisas.

    Abraços
    Emilia

    ResponderExcluir
  2. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  3. MUITO INTERESSANTE ESTA MATÉRIA..
    SÃO COISAS, QUE DAS QUAIS EU ME INTERESSO.
    LI É GOSTEI!
    ABRAÇOS..


    1 de Agosto de 2009 21:48

    ResponderExcluir
  4. Francisco,

    São publicações assim que me fazem crer que há possibilidade, por mais que remota, de enxergarmos no Brasil, cidadãos com uma boa cultura geral. Você, um economista, abordando as sociedades secretas, também sob o aspecto histórico-cultural.

    Bastante interessante você ter tocado no assunto. É sempre bom conhecer um pouco mais sobre essas intrigantes sociedades, a exemplo da Maçonaria, que dividiu espaço com os cristãos durante o Império, e a Rosa Cruz, a união perfeita entre os símbolos masculino e feminino.

    Sempre que puder, voltarei.

    Lucas Fernandes.

    OBS.: gostaria de te convidar para que conheça o blog Bastidores Revista Sem Fronteiras, um aperitivo para o produto jornalístico que vem por aí. O endereço é: http://bastidoressf.wordpress.com

    ResponderExcluir
  5. Artigos como esse seu, muito bom por sinal, deveria circular com mais frequência na blogosfera, para ajudar a desmistificar esse preconceitos recalcados.

    Parabéns!!

    ResponderExcluir
  6. Saudações!
    AMIGO FRANCISCO CASTRO,
    Para mim, a Ordem Maçônica e Rosa Cruz, são instituições que estão acima de seus membros, trabalham com seriedade, e vêm prestando, valiosos e importantes serviços à população, por meio de seus membros.
    Particularmente sou um estudante da Ordem Rosa Cruz R+C, faz algum tempo.
    Todavia, no universo dessas instituições, como em outras, podem existir pessoas com desvio de conduta. O que necessariamente não significa que os procedimentos desses “membros”, encontrem amparo ou o aval das instituições acima.
    Devo lhe dizer que, do pouco que conheço, são instituições decentes com relevantes serviços prestados aos brasileiros.
    Prezado Francisco, gostei do seu texto, é esclarecedor e de grande valor sócio cultural!
    Parabéns pelo lindo Post!
    LISON.

    ResponderExcluir
  7. Amado Franscisco, mistérios dessas sociedades, mais Deus é o maior dos mistérios que temos de entender.
    bom domingo.
    Deus te abençoe

    ResponderExcluir
  8. Meu amigo Francisco,
    Gosto muito sobre esse assuntos,pois sou curiosa, uma questionadora e aprendiz de pesquisadora sobre este os conhecimentos secretos.
    Você está de Parabens pelo post contém informação para muita gente que não tem conhecimento das sociendades secretas ou seja a maçonaria.

    Um Grande AbraÇos
    Deusa

    ResponderExcluir
  9. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  10. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  11. O que me estranha é o fato, como descrito no comentário do Jose Nelson, os membros terem q
    guardar segredos que se revelados põem em risco a vida de seguidores/descendentes. Se
    essa afirmativa for verdadeira, isso não deve ser coisa boa não. É bem melhor ficar de fora. Fiquei curiosa, com o que seriam rituais mais realísticos.

    ResponderExcluir
  12. Francisco,

    Parabéns pela boa notícia.
    Esse assunto me interessa.

    Abraço

    Ari

    ResponderExcluir
  13. SEGREDO DE JUSTIÇA;
    SEGREDO DE FAMÍLIA;
    SEGREDO INDUSTRIAL;
    SEGREDO SOBRE VIDA EXTRA TERRESTRE;
    SEGREDO MILITAR;
    ATO SECRETO;
    MAÇONARIA;
    ROSA CRUZ;
    SEGREDOS DO VATICANO;
    SE ALGUMA COISA NÃO PODE SER DIVULGADA, É PORQUE NÃO DEVE SER COISA BOA OU ACEITA COMO VERDADE.
    SE ALGUMA COISA FOR BOA, DEVE SER DIVULGADA. O SABER ESCONDIDO É PARA TER PODER COM ESSE SEGREDO. ISSO É EGOISMO.

    ResponderExcluir
  14. Excelente teu artigo como sempre o é. Só discordo da afirmação de que a Maçonaria visa a filantropia principalmente entre os seus membros. Isto é injusto, já que as ações sociais patrocinadas pela Maçonaria são inúmeras embora não divulgadas pelo próprio princípio maçônico de não dar à conhecer a tua mão direita o que fez a esquerda.

    ResponderExcluir
  15. Noss-t-e a illum un alti che Y
    Je T Y a d lux divin Y secretti

    ResponderExcluir
  16. Quem estuda um pouco de historia sabe como os maçons mudaram a historia do brasil. Dom pedro II, Duque de caxias, Jose bonifacio, foram todos macons, fora outros nao conhecidos.

    ResponderExcluir
  17. Gostei do assunto matou minha curiosidade em determinados pontos, serviu como esclarecimento.
    Abraços forte

    ResponderExcluir
  18. interessante, sempre tive curiosidade sobre as sociedades secretas. Seu texto foi muito esclarecedor.
    Abraços e bjoks direto do Amazonas

    ResponderExcluir
  19. Francisco,

    penso que as "Sociedades Secretas" tornaram-se "Discretas"... Basicamente temos nas prateleiras das livrarias e bancas de jornal algo sobre elas. Muitas vezes reveladas por dissidentes, detratores fundamentalistas e/ou alguns poucos rancorosos "religiosos".

    Mas igualmente penso que só aqueles que são membros ativos para saber realmente o que é vivenciar, ser e fazer parte com comprometimento e responsabilidade dessas irmandades (Sociedades Secretas, Escola de Mistérios ou Iniciática e etc...).
    Temos o Círculo Esotérico da Comunhão do Pensamento, e A Sociedade Brasileira de Eubiose com boa expressão no meio esotérico nacional.

    Sem esquecermos como é de certa forma o Lions e Rotary Club, discretos e presentes em muitas cidades do nosso Brasil.

    "Saber, Ousar, Fazer e Calar."

    []'s A.:.S

    ResponderExcluir
  20. o senhor conhece quem estude sociedades secretas aqui no brasil?
    gostaria de ler um livro a respeito.

    ResponderExcluir
  21. o senhor conhece quem estude sociedades secretas aqui no brasil?
    gostaria de ler um livro a respeito. por favor, responder para o e-mail alrararas@yahoo.com.br

    ResponderExcluir
  22. Olá Francisco. Interessante seu artigo.
    Gostaria de contribuir tentando corrigir um equívoco por você cometido.
    A maçonaria de origem inglesa é chamada de Grande Loja e a de origem francesa é conhecida como Grande Oriente.
    E de acordo com os landmarks, nenhuma das duas potências aceitam mulheres em seus quadros.
    Grande abraço.

    ResponderExcluir
  23. Un muy interesante tema, y existe mas aun referente a eso, en especial sobre temas como la luna y lo que realmente es, temas sobre el arca de la alianza, temas de marte, temas sobre el vaticano y sus agendas ocultas.



    ------------------------------------------
    generic viagra

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Pesquisa Vox Populi mostra o Haddad na liderança com 22% das intenções de votos

Pesquisa CUT/Vox Populi divulgada nesta quinta (13) indica: Fernando Haddad já assume a liderança da corrida presidencial, com 22% de intenção de votos. Bolsonaro tem 18%, Ciro registra 10%, Marina Silva tem 5%, Alckmin tem 4%. Brancos e nulos somam 21%. O Vox Populi ouviu 2 mil eleitores em 121 municípios entre 7 e 11 de setembro. A margem de erro é de 2,2 pontos percentuais, para cima ou para baixo. O índice de confiança chega a 95%. O nome de Haddad foi apresentado aos eleitores com a informação de que é apoiado por Lula. Veja no quadro: Um pouco mais da metade dos entrevistados (53%) reconhece Haddad como o candidato do ex-presidente. O petista, confirmado na terça-feira 11 como o cabeça de chapa na coligação com o PCdoB, também é o menos conhecido entre os postulantes a ocupar o Palácio do Planalto: 42% informam saber de quem se trata e outros 37% afirmam conhece-lo só de nome. O petista chega a 31% no Nordeste e tem seu pior desempenho na região Sul (11%), mesmo

humorista Marcelo Adnet mostra que a maioria das pessoas que condenam a corrupção é corrupta

Você abomina corrupção, certo? Mas será que nunca furou fila no banco, estacionou em vaga de deficiente, não devolveu o dinheiro do troco errado que recebeu, ‘molhou’ a mão de agentes de trânsito para não ser multado, falsificou uma carteirinha de estudante para pagar meia-entrada ou fez um retorno na contramão? São esses episódios do dia a dia do brasileiro que o humorista Marcelo Adnet aborda no Musical do  Jeitinho Brasileiro  ( assista ao vídeo completo aqui ), um dos esquetes exibidos na Rede Globo nesta terça-feira (19), na estreia da nova temporada do programa  Tá No Ar, programa capitaneado pelo próprio Adnet. “Eu deixo uma cerveja [propina] que é pra não pagar fiança. É a vida: corrompida e corrompida”, diz o início da música – uma versão de  O Que é, o Que é,  de Gonzaguinha. “A lei diz que, quando entrar um idoso tenho que levantar. Mas finjo que não vejo a velhinha, fecho o olho e dou aquela dormidinha”, diz outro trecho da esquete. Com boa dose de ironia, o humo

A atriz Marieta Severo rebate Fausto Silva no programa do apresentador sobre a situação do Brasil

O próximo empregado da Globo a sofrer ameaça de morte, depois de Jô Soares, será Marieta Severo. Pode anotar. Marieta foi ao programa do Faustão, uma das maiores excrescências da televisão mundial desde a era peleozóica. Fausto Silva estava fazendo mais uma daquelas homenagens picaretas que servem, na verdade, para promover um programa da emissora. Os artistas vão até lá por obrigação contratual, não porque gostem, embora todos sorriam obsequiosamente. O apresentador insiste que são “grandes figuras humanas”. Ele se tornou uma espécie de papagaio do que lê e vê em revistas e telejornais, tecendo comentários sem noção sobre política. Em geral, dá liga quando está com uma descerebrada como, digamos, Suzana Vieira ou um genérico de Toni Ramos. Quando aparece alguém um pouco mais inteligente, porém, ele se complica. Faustão anda tão enlouquecido em sua cavalgada que não lembrou, talvez, de quem se tratava. Começou com uma conversa mole sobre o Brasil ser “o país da desesper