Pular para o conteúdo principal

Os sonhos de nossas vidas



Na vida de cada um de nós encontramos muitas dificuldades, felicidades, momentos bons e outros não tão bons, também projetamos nossos sonhos que algumas vezes são realizados e na maioria das vezes nunca passam de um sonho.A vida é uma dádiva que devemos amar, cultivar, semear, fortificar, elevar e respeitar. Tente fazer o melhor para a sua vida, não desanime das derrotas que lhe impediram de realizar os seus sonhos.


A cada fase de nossa vida a nossa personalidade se modifica e passamos a encarar o mundo com outros olhos, a vermos as coisas com outros significados do que tinham quando éramos muito mais jovens. Entretanto, isso depende dos nossos objetivos, se os nossos objetivos forem os mesmos, então, mesmo com o passar dos anos, as coisas continuam tendo o mesmo significado para nós mesmo tendo transcorrido muito tempo. Por exemplo, se na adolescência, um jovem fica tremendamente apaixonado por uma jovem sem ter conseguido alcançar plenamente o seu intento, com o transcorrer de muitos anos se ele ainda tem aquele amor por aquela amada, então ele faria de tudo para ter o amor ou a atenção daquela pessoa que ele tanto deseja.


O mesmo se aplica para qualquer outro desejo antigo ainda não realizado, as coisas continuam tendo o mesmo significado, o que pode mudar são os caminhos percorridos para alcançar esses objetivos porque a experiência adquirida, seja por meio de estudos formais ou informais ou pela própria vida que nos deixa muitos ensinamentos práticos, são de extrema importância para nós para vencermos as dificuldades na busca de nossos objetivos. Essa conversa que diz que as pessoas de mais idade, não são sonhadoras, que não devem se preocupar com o futuro, que não deve reinventar a vida não tem fundamento, enquanto existir vida as pessoas devem viver essa vida na sua plenitude, buscando realizar os seus sonhos e maximizar o seu próprio bem-estar.


Infelizmente, existem certos preconceitos em relação às pessoas que estão com idade mais adiantada porque, segundo pensam, elas não são como os jovens, não possuem a mesma capacidade dos jovens. Certamente, isso deve ser verdade apenas para os alguns tipos de esportes profissionais como o futebol, o basquetebol, etc. Atualmente, com avanços e os cuidados provenientes da medicina, uma pessoa com cinqüenta e poucos anos é considerada jovem do ponto de vista da sua capacidade de produção, da sua capacidade intelectual. Porque existe essa idéia descabida de que uma pessoa com a sua capacidade plena não serve e que deve ceder o seu lugar para outra pessoa mais jovem? Não existe resposta sensata para essa questão.


As pessoas desde a sua adolescência começam a sonhar, sonham em ter uma empresa, em tem uma profissão muito bem sucedida, em ter um casamento muito feliz ao lado da pessoa amada, em conquistar reconhecimento, em ser muito conhecido, etc. Evidentemente, muitos desses sonhos não se realizarão e irão ficando para trás, alguns porque simplesmente são serão mais possíveis de se realizarem com o sonho de ser jogador profissional ou de ser uma modelo que são sonhos possíveis para um jovem ou uma jovem de 14 anos, mas são praticamente impossíveis para uma pessoa com 30 anos. Por outro lado, existem aqueles sonhos que caso não tenha sido realizado ou ainda continue interessando a pessoa são totalmente possíveis de serem realizado, independente da idade dessa pessoa. Por exemplo, seguir uma profissão, amar e ficar ao lado de alguém, fazer alguma coisa importante que ainda não havia sido feita, etc.


Não existe nada que se possa comparar com a vida, não devemos desperdiçar essa dádiva que nos é oferecida, devemos fazer dela o máximo para deixá-la melhor para nós. Em razão de termos apenas uma vida, não desperdice oportunidades, tente realizar todos os seus sonhos, busque a plena felicidade em sua vida que está na realização dos seus sonhos, sejam eles simples ou complexos, sejam fáceis ou difíceis de serem realizados. Temos esperança de que esses preconceitos existentes com relação à idade das pessoas sejam dizimados, todos possuem o direito de realizarem os seus sonhos, não importa que a pessoa tenha 20, 30, 40, 50, 60 ou mais anos, se tem um sonho vai em busca de realizá-lo.

Comentários

  1. Como diz a musica que a maria bethania canta sonhar mais um sonho impossível é minha lei minha oração a vida depende de nosso sonhos.

    ResponderExcluir
  2. ncisco,
    Adorei seu post.Realmente alguns sonhos conseguimos realizar, outros não.Mas, o importante é presistir, ir atrás, não desistir,NUNCA!!!!!! Eu vou linkar seu maravilhoso Blog, para poder estar sempre por aqui.Se vc quisier linkar o Compartilhando, ficarei muito honrada.Beijão

    ResponderExcluir
  3. oi amado! obrigada por sua visita em meu blog vim aqui retribuir,
    dizer que vale a pena sonhar somente assim nos sentiremos vivos e enquanto a vida existe esperança de dias melhores.

    ResponderExcluir
  4. Amado Francisco as vezes construímos sonhos em cima de grandes pessoas... O tempo passa... e descobrimos que grandes mesmo eram os sonhos e as pessoas pequenas demais para torná-los reais, a nossa vida em grande parte compõe-se de sonhos. É preciso ligá-los à ação
    A paz

    ResponderExcluir
  5. Olá Francisco,que belo texto esse,nunca desisto de meus sonhos,até porque sonhar não paga,se vou realizar só Deus o sabe,mas continuarei sonhando.Abraços

    ResponderExcluir
  6. Amigo Francisco,

    Que obra de arte esse texto hein,os sonhos são o combustivel que move nossas vidas,sem eles,que sentido teria viver?

    Cono voce citou muito bem,existem sonhos e sonhos,indiferente de sua conotação,eles devem sempre existir,e não existe idade para sonhar não,eu cito um grande exemplo de perseverança que foi o Doutor Roberto Marinho,que criou a central globo quando ja tinha mais de sessenta anos,mostrando que o sonho não tem idade.

    Um grande abraço e parabéns pelo lindissimo texto,amigo.

    ResponderExcluir
  7. O sonho comanda a vida...
    E quando um homem sonha a vida pula e avança

    É isso mesmo, está certo meu amigo, não podemos perder a nossa capacidade de sonhar.

    Abraços

    ResponderExcluir
  8. Saudações!
    Amigo Francisco,
    Que fascinante Texto!
    Quero lhe parabenizar pelo magistral post do mundo encantado dos sonhos...Sonhar, meu amigo Francisco, é abrir as fronteiras de um mundo totalmente novo, é quando descobrimos tesouros inimagináveis!
    Um abração,
    LISON.

    ResponderExcluir
  9. Sonhar, ainda que pareça tarde!
    Sonhar, ainda que a esperança esteja enfraquecida!
    Este é um dos grandes milagres de se estar vivo.
    Concordo inteiramente com você Francisco. Belíssimo post.
    ABÇão
    MarGGa

    ResponderExcluir
  10. Certas pessoas dizem que sonhar é bobagem. No livro "Nunca desista de seus sonhos", Cury. Li exemplos de pessoas que tinham todos os motivos para desistirem dos seus sonhos, mas persistiram e conseguiram realizá-los. Aprendi que a persistência é maior que a própria intelectualidade. Abraços! Sheila.

    ResponderExcluir
  11. Sabe Francisco, acompanho bem essa sua linha de raciocinio, porque qdo me aposentei me senti como se o mundo tivesse parado pra mim, foi então que descobri que a vida não é só trabalhar, podia ainda realizar alguns sonhos já que o meu pricipal era me casar e formar familia,não consegui, bom aos quase 60 anos, posso ler, pintar telas, viajar,ver vitrines sem necessariamente comprar,escrever. E SINCERAMENTE...FALANDO POR FALAR, sou mais feliz agora.
    bju, Jandira

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

humorista Marcelo Adnet mostra que a maioria das pessoas que condenam a corrupção é corrupta

Você abomina corrupção, certo? Mas será que nunca furou fila no banco, estacionou em vaga de deficiente, não devolveu o dinheiro do troco errado que recebeu, ‘molhou’ a mão de agentes de trânsito para não ser multado, falsificou uma carteirinha de estudante para pagar meia-entrada ou fez um retorno na contramão? São esses episódios do dia a dia do brasileiro que o humorista Marcelo Adnet aborda no Musical do  Jeitinho Brasileiro  ( assista ao vídeo completo aqui ), um dos esquetes exibidos na Rede Globo nesta terça-feira (19), na estreia da nova temporada do programa  Tá No Ar, programa capitaneado pelo próprio Adnet. “Eu deixo uma cerveja [propina] que é pra não pagar fiança. É a vida: corrompida e corrompida”, diz o início da música – uma versão de  O Que é, o Que é,  de Gonzaguinha. “A lei diz que, quando entrar um idoso tenho que levantar. Mas finjo que não vejo a velhinha, fecho o olho e dou aquela dormidinha”, diz outro trecho da esquete...

A IMPORTÂNCIA DO ESTUDO NO RENDIMENTO DO SALÁRIO

É indiscutível a importância do estudo para alavancar o rendimento e a produtividade do trabalho das pessoas, mas ainda não tínhamos uma medida exata para o mercado brasileiro da contribuição da educação para o rendimento do trabalho. No início de outubro deste ano, a Fundação Getúlio Vargas do Rio de Janeiro (FGV/RJ) publicou um trabalho em que são apresentadas informações relevantes a respeito da influência do estudo no rendimento do trabalho ou o retorno no investimento em capital humano. Existe uma diferença entre o capital humano geral caracterizado como o aprendizado no ensino fundamental, médio e superior e o capital humano específico que o indivíduo adquire através de sua experiência profissional e cursos específicos. O último é perdido, ao menos em parte, quando o indivíduo passa a exercer outra atividade bem diferente da que exercia, enquanto que o primeiro tipo de capital humano só é perdido com a morte do indivíduo. Em analisando pessoas do mesmo sexo, raça, idade e localid...

UM NATAL PARA TODOS NÓS

Segundo a crença de bilhões de cristãos e não-cristãos, há 2.008 anos nasceu um Menino que viria para libertar a humanidade de toda opressão, angústia, morte e de todo pecado. Jesus nasceu no meio dos mais pobres e humildes e entre os animais para ser o Rei. Este Rei Todo Poderoso, seria acima de tudo, o Rei da bondade, do perdão, do amor, da união, da humildade e da misericórdia. Jesus nasceu para ser o Caminho, a Verdade e a Vida. Nele encontramos o caminho para nossa liberdade, a verdade em tudo que ele falou e pregou às mais diversas platéias e a vida, a vida eterna. Na vida eterna não terá sofrimento, maldade de qualquer espécie, onde o respeito impera entre todos, será uma vida de felicidades, amor, alegrias e de todas as coisas boas que não terão fim. Nos dias atuais, onde muitos não respeitam o seu semelhante, não respeitam o direito do outro e se acham no direito sem de fato tê-lo, a presença de Jesus é muito importante. Muitas pessoas talvez digam que a maldade, o pr...