Pular para o conteúdo principal

Os desafios da vida de cada um de nós

Em nossa vida, desde o nosso nascimento, vivemos situações dos mais diferentes tipos, uma mais alegres, outras tristes, algumas que gostaríamos de esquecer e outras que desejávamos que não terminassem nunca. A vida nos proporciona surpresas, decepções, amores, amarguras, desejos não realizados, desprezos, vitórias, derrotas, amizades impagáveis, falsidades, lealdade. Por que nas nossas vidas não existem somente coisas boas e alegres?


A realização de uma vida deve contemplar e cristalizar os desejos plausíveis da pessoa que vive essa vida. Infelizmente, a vida é algumas vezes traiçoeira e nos deixa para trás no que vemos como o melhor para nós, nos transforma num derrotado. Por que muitas pessoas conseguem coisas maravilhosas e nós não conseguimos? Isso ocorre porque a realização dos nossos desejos depende de muitos fatores que poderiam ser chamados de fatores de oportunidades. Fatores de oportunidades poderiam ser ter dinheiro, ter amigos que ajude, está no lugar certo e na hora certa, ter a simpatia da pessoa ou grupo de pessoas que pode realizar o desejo.


Durante a vida ganhamos e perdemos (ou nunca ganhamos) um grande amor que nos proporcione felicidades, um excelente trabalho que nos dê uma ótima renda e uma grande satisfação ao fazermos o que gostamos, ter pessoas amigas que respeite, que tenha carinho. Mas, os nossos desejos são ilimitados, sempre queremos melhorar alguma coisa, nunca nos contentamos com o que temos, com que somos, sempre queremos progredir, sempre queremos ser melhor dos que o outro. A vida é uma competição que nos leva para a vitória ou para a derrota, sempre corremos riscos e o tamanho dos nossos riscos é medido em termos de nossos desejos. Se os nossos desejos são muito grandes aos fatores de oportunidades que possuímos, então o risco é bem alto, caso contrário, os riscos serão baixos. Devemos medir bem nossos desejos ao tentar alcançá-los, caso não tenhamos condições de alcançá-los pelos meios definidos acima é muito melhor não prosseguirmos com esse intento porque poderá proporcionar frustração, desgosto, depressão, desânimo e outros malefícios que poderão prejudicar em muitas atividades e cotidiano da pessoa afetada.


Independente de derrotas, de amarguras, de desgosto, de desrespeito, das coisas feias, das deslealdades, a vida deve ser vivida até o seu último instante possível. Não existe outra coisa mais bela, mais maravilhosa do que a vida que Deus nos proporciona, o mistério da vida deve ser muito respeitado, conservado, adorado e concretizado a todos os instantes. Se alguma coisa nos faz chorar, devemos meditar e raciocinar porque isso aconteceu, devemos buscar a razão pela qual isso ocorreu, mas de qualquer forma temos que ter em mente que nós e a nossa própria vida são muito mais forte, são superiores aquele fato. Se sofrermos alguma derrota, devemos levantar a cabeça, arregaçar as mangas e ir para a luta novamente em busca de uma vitória, talvez utilizando meios diferentes. Se alguém nos despreza, não devemos ficar triste, devemos esquecer essa pessoa porque existem 190 milhões de pessoas no Brasil e mais de seis bilhões no mundo, com tanta gente assim, uma pessoa não fará tanta falta assim. Se na empresa ou no trabalho as oportunidades não lhe são favoráveis, busque novos horizontes, novo trabalho, não fique escravo, não sirva de escada para os outros, tente fazer o que gosta aliado a existência de oportunidades reais de melhorar. A vida é para ser vivida na sua plenitude, com amor, carinho, alegria, felicidade, satisfação e ótimas amizades. Viva a vida com harmonia e sem solidão, despreze a solidão. Compartilhe as suas alegrias com as pessoas que lhe proporcionam felicidades.

Comentários

  1. Franciscooooooo,
    PARABÉNS!!!!!!! Adorei esse seu texto, se vc me permitir eu divulgo lá no Compartilhando as Letras e coloco os créditos para vc e um link para seu Bllog. Aguardo retorno.Beijos e um aniversário de paz.

    ResponderExcluir
  2. Você escreve muito bem.Pode escrever seu livro.Eu compo e divulgo.Beijão

    ResponderExcluir
  3. Francisco

    Parabéns duplamente.

    Pelo seu excelente post, mas principamente pelo seu aniversário.

    ResponderExcluir
  4. Excelente artigo, Francisco. A vida é um bem que recebemos e devemos agradecer por isto, não importando os contra-tempos que ela possa nos trazer.

    Amigo aproveito para desejar-lhe um Feliz Aniversário. Muita paz, saúde e felicidades.

    Abraços

    ResponderExcluir
  5. Saudações!

    Amigo Francisco,
    Um texto fascinante, em linguagem simples e inteligente, que nos leva a sepultar qualquer dúvida sobre a importância de uma vida. A sua mensagem fotografa muito bem os percalções, os grandes desafios e finaliza elevando sublimes valores e ideais em prol de um viver muito melhor...Sua palavras são confortos para a alma e esperança benfeitora do bem mais preciso o qual fomos agraciados pelo Deus de nossos corações!
    O importante é viver!
    Parabéns!
    LISON.

    ResponderExcluir
  6. Caro amigo Francisco,
    Primeiramente gostaria de te parabenizar pelo seu aniversario.
    Seu texto traz um apelo importantissimo,que nos leva á uma profunda reflexão,mostra que a vida é uma sucessão de fatores,altos e baixos,osuais devemos enfrentar sempre com as cabeças erguidas e sabendo que tudo é apenas um reflexo de nossos atos,cada dia que vemos nascr é mais um desafio á ser enfrentado e partimos com vantagem,pois estamos vivos,nunca devemos tentar encontrar culpados por nossos fracassos,devemos sim encontrar o erro de estrategia e corrigi-lo.


    Um forte abraço e um feliz aniversario,meu amigo.

    ResponderExcluir
  7. Show de bola o texto, feliz anioversário, meio atraso, felicidades, muita paz e saúde, que Deus te ilumine!

    Aproveito também para lhe avisar que tem um premio para você lá no meu blog:
    http://www.dihitt.com.br/noticia/uma-infinidade-de-premios/

    ResponderExcluir
  8. Querido adorei o post,me senti lendo um dos meus textos...logico que ler o seu é bem melhor,por que elogiar e adimirar os amigos tb deve ser um exercicio constantemente presentes no nosso dia a dia.
    Beijo Grande

    ResponderExcluir
  9. 2010! Outro ano aberto a nossos projetos, nossos amores, nossas esperanças. Aqui vão votos para que cada um de nós aproveite 2010 com muita SABEDORIA, CONHECIMENTO, ENTENDIMENTO e principalmente DISCERNIMENTO em todos os nossos caminhos durante os 365 dias do ano de 2010.

    FELIZ ANO NOVO!


    PAULO SOLUÇÃO
    paulinhosolucao@gmail.com
    paulo.1470@hotmail.com
    Assessoria de Imprensa
    Prefeitura de Salto/SP
    WWW.paulinhosolucao.blogspot.com

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Pesquisa Vox Populi mostra o Haddad na liderança com 22% das intenções de votos

Pesquisa CUT/Vox Populi divulgada nesta quinta (13) indica: Fernando Haddad já assume a liderança da corrida presidencial, com 22% de intenção de votos. Bolsonaro tem 18%, Ciro registra 10%, Marina Silva tem 5%, Alckmin tem 4%. Brancos e nulos somam 21%. O Vox Populi ouviu 2 mil eleitores em 121 municípios entre 7 e 11 de setembro. A margem de erro é de 2,2 pontos percentuais, para cima ou para baixo. O índice de confiança chega a 95%. O nome de Haddad foi apresentado aos eleitores com a informação de que é apoiado por Lula. Veja no quadro: Um pouco mais da metade dos entrevistados (53%) reconhece Haddad como o candidato do ex-presidente. O petista, confirmado na terça-feira 11 como o cabeça de chapa na coligação com o PCdoB, também é o menos conhecido entre os postulantes a ocupar o Palácio do Planalto: 42% informam saber de quem se trata e outros 37% afirmam conhece-lo só de nome. O petista chega a 31% no Nordeste e tem seu pior desempenho na região Sul (11%), mesmo

humorista Marcelo Adnet mostra que a maioria das pessoas que condenam a corrupção é corrupta

Você abomina corrupção, certo? Mas será que nunca furou fila no banco, estacionou em vaga de deficiente, não devolveu o dinheiro do troco errado que recebeu, ‘molhou’ a mão de agentes de trânsito para não ser multado, falsificou uma carteirinha de estudante para pagar meia-entrada ou fez um retorno na contramão? São esses episódios do dia a dia do brasileiro que o humorista Marcelo Adnet aborda no Musical do  Jeitinho Brasileiro  ( assista ao vídeo completo aqui ), um dos esquetes exibidos na Rede Globo nesta terça-feira (19), na estreia da nova temporada do programa  Tá No Ar, programa capitaneado pelo próprio Adnet. “Eu deixo uma cerveja [propina] que é pra não pagar fiança. É a vida: corrompida e corrompida”, diz o início da música – uma versão de  O Que é, o Que é,  de Gonzaguinha. “A lei diz que, quando entrar um idoso tenho que levantar. Mas finjo que não vejo a velhinha, fecho o olho e dou aquela dormidinha”, diz outro trecho da esquete. Com boa dose de ironia, o humo

A atriz Marieta Severo rebate Fausto Silva no programa do apresentador sobre a situação do Brasil

O próximo empregado da Globo a sofrer ameaça de morte, depois de Jô Soares, será Marieta Severo. Pode anotar. Marieta foi ao programa do Faustão, uma das maiores excrescências da televisão mundial desde a era peleozóica. Fausto Silva estava fazendo mais uma daquelas homenagens picaretas que servem, na verdade, para promover um programa da emissora. Os artistas vão até lá por obrigação contratual, não porque gostem, embora todos sorriam obsequiosamente. O apresentador insiste que são “grandes figuras humanas”. Ele se tornou uma espécie de papagaio do que lê e vê em revistas e telejornais, tecendo comentários sem noção sobre política. Em geral, dá liga quando está com uma descerebrada como, digamos, Suzana Vieira ou um genérico de Toni Ramos. Quando aparece alguém um pouco mais inteligente, porém, ele se complica. Faustão anda tão enlouquecido em sua cavalgada que não lembrou, talvez, de quem se tratava. Começou com uma conversa mole sobre o Brasil ser “o país da desesper