Pular para o conteúdo principal

Quais as consequências do ciume?

As pessoas são carregadas de sentimentos das mais diferentes naturezas, entretanto, alguns desses sentimentos são mais evidentes e deixam ou provocam conseqüências. Um dos sentimentos com essas características e que está presente em muita gente é o ciúme. Por que as pessoas têm esse sentimento? Será que o sentimento de ciúme afeta as relações pessoais, sociais e econômicas? Você se sente uma pessoa ciumenta?


Diz-se que todas as pessoas são ciumentas, sendo a magnitude do ciúme relacionado a alguma característica da pessoa ou de determinadas situações. O amor travestido de ciúmes muitas vezes pode está anunciando a presença de fraqueza da pessoa. Na maioria das vezes, o ciúme acontece quando se tem a sensação de que pode perder a pessoa amada, que alguma ação outra pessoa pode revelar que essa outra pessoa está iniciando um processo que levará ao fim do relacionamento. Para a pessoa que se sente ameaçada e, principalmente, para quem tem um grande apego a essa pessoa pode revelar uma situação extremamente difícil e que poderá levar a conseqüências desastrosas.


Até a década de 1970, o ciúme estava relacionado com os principais crimes. Atualmente, certamente os números não mudaram, o que ocorreu é que aumentaram significativamente os crimes relacionados com drogas, mas o ciúme continua gerando crimes das mais diversas naturezas. Quantas pessoas já foram assassinadas por causa de ciúmes? Muitas. Quantas pessoas já se suicidaram por causa do ciúme? Muitas. Incontáveis vidas foram ceifadas em razão do descontrole, da sensação de posse de uma pessoa e da perda. Quantas loucuras já foram feitas por causa do ciúme? Muitas. O ciúme muitas vezes pode deixar a pessoa em situação de desespero, não encontrando uma saída, não ver uma solução racional e dificilmente alguém consegue com a pessoa reconsidere o volte a agir com racionalidade.


O ciúme, que afeta tanto homens como mulheres, pode se apresentar de diversas formas e intensidade. Cada uma dessas formas e intensidades pode afetar diferentemente as relações. O ciúme não está unicamente relacionado a relacionamento amoroso, mas ás relações de amizades, de coleguismo e de outras formas. Muitas vezes as crianças sentem ciúme dos pais, dos irmãos, dos colegas de classe. Às vezes as pessoas adultas sentem ciúmes de determinados amigos ou amigas, de vizinhos, etc. Entretanto, esses tipos de ciúmes dificilmente terão conseqüências iguais ao ciúme de casais, seja de namorados, casados, juntos ou outro tipo de relacionamento amoroso. Quando o amor de um dos parceiros é muito forte e não encontra respaldo por parte do outro parceiro tem-se um pré-requisito extremante robusto para se iniciar um gravíssimo processo de ciúmes que poderá como conseqüência uma tragédia ou algo muito próximo disso. Uma pessoa numa situação como essa tem na outra pessoa como a si próprio, se perdê-la é como se tivesse perdido a própria vida ou então se existe uma terceira pessoa, é como se essa terceira pessoa tivesse tirado a vida da pessoa enciumada. Isso poderá levar ao suicídio, ao assassinato de um do envolvidos ou ao assassinato dos dois envolvidos. Uma quarta hipótese, que é a mais esperada e sensata, a pessoa com ciúmes abandona tudo e vai para um lugar bem distante e recomeça a vida nesse lugar.


O romantismo que o ciúme proporciona e o seu charme muitas vezes pode revelar o seu lado sombrio e amargo que deve ser evitado. Não existe um remédio para evitar o ciúme patológico, embora em fase inicial é possível combatê-lo com conselhos e argumentos, dificilmente alguém é convencido a desistir de alguma ação quando o ciúme está em sua fase aguda e a eminência de perda é muito forte ou se ela já ocorreu. Não devemos tratar essas pessoas como marginais, como pessoas da mais alta periculosidade, mas como alguém que precisa de cuidados médicos por um longo período de sua vida. Essas pessoas devem ter o discernimento de que uma esposa, um esposo, uma namorada ou um namorado não é de sua propriedade, ao contrário, é uma pessoa autônoma que tem a liberdade, não é uma pessoa escrava, ela tem a liberdade para escolher o que é melhor para a sua vida a qualquer momento. Ao mesmo tempo deve ser convencida também de que a vida é algo que não pode ser destruída. Ninguém tem o direito ameaçar e nem destruir a vida.

Comentários

  1. Francisco

    Gostei muito desse tema.
    O ciúme está por detrás de muitas mazelas.

    Como de costume, excelente texto.

    Parabéns

    Ari

    ResponderExcluir
  2. Ola Francisco,
    O ciúme está relacionado com a falta de confiança no outro ou em si próprio. As consequencias são muito dolorosas para as partes relacionadas. O importante é uma auto-estima elevada.
    Um abraço,

    Edilza

    ResponderExcluir
  3. Amado Francisco, o verdadeiro amor não traz consigo sofrimento, egoísmo, ciúmes ou orgulho. Amar é dar o melhor de si pela pessoa amada, sem necessidade de propriedade ou retribuições. Quem ama confia, respeita e perdoa.
    Deus te abençoe

    ResponderExcluir
  4. Francisco,
    Geralmente o ciúme se manifesta por instabilidade na relação, dúvidas, raiva, medo, vergonha por parte de um membro do casal ou dos dois. Mas na verdade quem ama deve querer a felicidade do(a) amado(a) e por isto não deveria sentir ciùme. Parabéns pelo artigo.

    Abraços

    ResponderExcluir
  5. Francisco,
    Você tocou num ponto muito importante,o crime por "amor".É uma realidade .Agora,se de um lado existe o ciumento patológico,do outro existe a pessoa que é o objeto desse amor doentio e entre eles ha uma relação de dependência.E é essa depêndencia que faz com que muitas vezes a possível "vítima" ignore sinais latentes que o parceiro manifesta desde o inicio do relacionamento;idealizando e não enxergando de fato quem está realmente ali,desde o começo.

    ResponderExcluir
  6. O ciúme patológico causa sempre muitos problemas.
    O número de crimes passionais é muito grande. Quando tinha aquele programa linha direta, os casos eram todos de crimes passionais.

    ResponderExcluir
  7. O ciúme faz parte do amor, todos casais que se amam possuem este sentimento, que na minha opinião não é bom para os relacionamentos. É raro encontrar alguém que não sinta ciúmes.
    Para mim é umas das piores sensações que podemos ter.
    Obrigada pela visita.
    Abraços

    ResponderExcluir
  8. Uma ótima consequência do ciúme é que todo ser humano passa a ter um motivo a mais para ler o Nelson Rodrigues.
    Um abraço Francisco!
    Nacir Sales
    http://www.encontramos.com.br

    ResponderExcluir
  9. A pior coisa do mundo é viver toda essa situação,já não sei mais o que fazer da minha vida.Sou atormentada dia e noite pelo meu companheiro.

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Pesquisa Vox Populi mostra o Haddad na liderança com 22% das intenções de votos

Pesquisa CUT/Vox Populi divulgada nesta quinta (13) indica: Fernando Haddad já assume a liderança da corrida presidencial, com 22% de intenção de votos. Bolsonaro tem 18%, Ciro registra 10%, Marina Silva tem 5%, Alckmin tem 4%. Brancos e nulos somam 21%. O Vox Populi ouviu 2 mil eleitores em 121 municípios entre 7 e 11 de setembro. A margem de erro é de 2,2 pontos percentuais, para cima ou para baixo. O índice de confiança chega a 95%. O nome de Haddad foi apresentado aos eleitores com a informação de que é apoiado por Lula. Veja no quadro: Um pouco mais da metade dos entrevistados (53%) reconhece Haddad como o candidato do ex-presidente. O petista, confirmado na terça-feira 11 como o cabeça de chapa na coligação com o PCdoB, também é o menos conhecido entre os postulantes a ocupar o Palácio do Planalto: 42% informam saber de quem se trata e outros 37% afirmam conhece-lo só de nome. O petista chega a 31% no Nordeste e tem seu pior desempenho na região Sul (11%), mesmo

humorista Marcelo Adnet mostra que a maioria das pessoas que condenam a corrupção é corrupta

Você abomina corrupção, certo? Mas será que nunca furou fila no banco, estacionou em vaga de deficiente, não devolveu o dinheiro do troco errado que recebeu, ‘molhou’ a mão de agentes de trânsito para não ser multado, falsificou uma carteirinha de estudante para pagar meia-entrada ou fez um retorno na contramão? São esses episódios do dia a dia do brasileiro que o humorista Marcelo Adnet aborda no Musical do  Jeitinho Brasileiro  ( assista ao vídeo completo aqui ), um dos esquetes exibidos na Rede Globo nesta terça-feira (19), na estreia da nova temporada do programa  Tá No Ar, programa capitaneado pelo próprio Adnet. “Eu deixo uma cerveja [propina] que é pra não pagar fiança. É a vida: corrompida e corrompida”, diz o início da música – uma versão de  O Que é, o Que é,  de Gonzaguinha. “A lei diz que, quando entrar um idoso tenho que levantar. Mas finjo que não vejo a velhinha, fecho o olho e dou aquela dormidinha”, diz outro trecho da esquete. Com boa dose de ironia, o humo

A atriz Marieta Severo rebate Fausto Silva no programa do apresentador sobre a situação do Brasil

O próximo empregado da Globo a sofrer ameaça de morte, depois de Jô Soares, será Marieta Severo. Pode anotar. Marieta foi ao programa do Faustão, uma das maiores excrescências da televisão mundial desde a era peleozóica. Fausto Silva estava fazendo mais uma daquelas homenagens picaretas que servem, na verdade, para promover um programa da emissora. Os artistas vão até lá por obrigação contratual, não porque gostem, embora todos sorriam obsequiosamente. O apresentador insiste que são “grandes figuras humanas”. Ele se tornou uma espécie de papagaio do que lê e vê em revistas e telejornais, tecendo comentários sem noção sobre política. Em geral, dá liga quando está com uma descerebrada como, digamos, Suzana Vieira ou um genérico de Toni Ramos. Quando aparece alguém um pouco mais inteligente, porém, ele se complica. Faustão anda tão enlouquecido em sua cavalgada que não lembrou, talvez, de quem se tratava. Começou com uma conversa mole sobre o Brasil ser “o país da desesper