Pular para o conteúdo principal

Correios completam 40 anos

Nesta sexta-feira (20/03/2009), a Empresa Brasileira de Correios e Telégrafos (ECT) está completando 40 anos de existência. Mais conhecida como Correios, a ECT tem ao longo destas quatro décadas prestado relevantes serviços para a comunidade brasileira, sendo uma das instituições mais admiradas pelos brasileiros.


Os Correios é o maior empregador pela CLT do país, com 115 mil empregados e dezenas de milhares terceirizados. Vale salientar que nos Correios trabalham 26.451 mulheres, embora muita gente possa pensar que nessa empresa só trabalhe homens ou a presença das mulheres seja muito pouca. Com uma receita de R$ 11,5 bilhões é uma das maiores do Brasil em termos de faturamento. A única empresa que está presente em todos os municípios brasileiros, atende as pessoas que moram nas menores cidades e mais distantes dos grandes centros com a mesma eficiência que é praticada nas capitais. De seus Centros Distribuição Domiciliar (CDDs), existentes nas cidades maiores, ou nas Unidades de Distribuição (UDs), que funcionam como centro de distribuição e agência na cidades menores, mais de 56 mil carteiros saem para entregar encomendas, cartas, boletos bancários, cartões de diversos tipos e muitas outras coisas para as pessoas em suas residências, em seus trabalhos ou em qualquer outro lugar.


A história do serviço postal brasileiro, evidentemente é bem anterior ao surgimento da ECT em 1969. Para mostrar de forma mais clara os fatos mais relevantes da história do serviço postal brasileiro desde o descobrimento do Brasil, retirei do site dos Correios uma relação de acontecimentos que delimitaram toda a trajetória dessa importante atividade para a sociedade e para a economia brasileira que são os serviços postais brasileiros.


1500 – Uma carta, escrita por Pero Vaz de Caminha, foi o primeiro registro da nossa história.

1663 – No dia 25 de janeiro, a Coroa Portuguesa instalou o Correio-Mor do Brasil, responsável pelas trocas postais entre a corte e a colônia. Por essa razão, nesse dia é comemorado o “Dia do Carteiro”.

1822 – O mensageiro Paulo Bregaro, considerado o primeiro carteiro e o Patrono dos Carteiros do País, entregou a D. Pedro I, no dia 7 de setembro, correspondência da Imperatriz Leopoldina informando sobre novas exigências de Portugal com relação ao Brasil. Ao recebê-la, D. Pedro reagiu declarando a Independência do Brasil.

1843 – O Brasil se torna o segundo país do mundo (depois da Grã-Bretanha) a implantar o selo postal. As primeiras emissões foram do Olho-de-Boi.

1845 – Instalação das primeiras Caixas de Coleta do Império, no Rio de Janeiro.

1877 – Adesão do Brasil ao tratado de criação da União Geral dos Correios, celebrado em Berna (Suíça).

1931 – Criado o Departamento de Correios e Telégrafos, subordinado ao Ministério de Viação e Obras Públicas.

1934 – Iniciado o uso de um dos primeiros sistemas de triagem mecanizada do mundo.

1969 – Criação, em 20 de março, da Empresa Brasileira de Correios e Telégrafos.

1971 – Edição do Guia Postal Brasileiro com o Código de Endereçamento Postal.

1976 – Instalação dos centros de triagem automática com equipamentos de última geração.

1977 – A partir da adoção de novos modelos de gestão, a ECT conquista sua autossuficiência financeira, transformando o correio em atividade superavitária.

2001 – Inauguração da agência dos Correios de Rio do Fogo-RN, concretizando-se o ideal de cobertura de 100% dos 5.565 municípios brasileiros à época.

2002 – Lançamento do Banco Postal.

2009 – Criação do Grupo de Trabalho Interministerial (GTI) para estudo de um novo modelo de serviço postal.


Com toda essa história, essa empresa atualmente tem mais de 12 mil pontos de atendimento em todo o território nacional, tendo diversos produtos relacionados aos serviços postais, desde a velha e querida carta até a família SEDEX e o Exporta Fácil no qual os pequenos e médios empresários vendem seus produtos ao exterior e os entrega por meio dos Correios. Essa empresa é um orgulho para povo brasileiro porque além de prestar um serviço de alta qualidade, é 100% de propriedade de todos os brasileiros. É uma empresa que preza muito por todos que utilizam os seus serviços e produtos, onde a figura do carteiro representa a alegria de muitas pessoas ao esperar uma boa notícia trazida por ele.

Comentários

  1. Oi amigo!
    Trabalho nos Correios há apenas 7 anos desses 40 de existência e não tenho o que reclamar.
    Tudo muito correto e justo. Uma ótima empresa!
    Bjos.
    arquivinho.com

    ResponderExcluir
  2. Olá,Francico

    De novo,aprendi bastante por aqui!E sabendo a dimensão e história dos Correios,realmente,não tem como não sentir orgulho!
    Parabéns aos Correios!

    ResponderExcluir
  3. Tenho um amigo carteiro, que está prestes a se aposentar e nunca teve problemas com os correios. Uma ótima empresa. Abraços

    ResponderExcluir
  4. Sou carteiro há sete anos nos Correios(DR/PA),uma empresa que deixar muito a desejar com seus funcionários (pelo menos aqui no PA),uma empresa que sempre culpa a área operacional por seus erros como mostrado no dia 04/04/09 no jornal nacional,não tem uma PL justa, onde uns recebem R$400 e outros 4.000, não dá fardamento há mais de um ano, onde pra subir na empresa temos que ser coniventes com "panelas" políticas dentro dela e vários outros motivos.
    Só quem tá dentro sabe o que passamos.

    ResponderExcluir
  5. O Sr Carlos Henrique Custódio vem a televisão apregoar que os Correios (40 anos de Correios) chega a dar lucro a ponto de reverter aos cofres públicos os lucros excedentes. Esse Sr. deveria tomar conhecimento de que a máquina onde se pega a senha para atendimento nos Correios perto de onde moro semana sim semana não está inoperante por estar defeituosa.
    Outro problema, já tive que ir pegar encomenda a mim enviada via Sedex por falta de pessoal suficiente para efetuar a entrega em domicilio. Só mesmo no Brasil.

    ResponderExcluir
  6. Sr. Francisco Castro...
    Disso tudo eu tenho a dizer sobre os correios o seguinte:
    Trabalho nesta empresa há 4 anos e tenho muito o que reclamar e não vejo a hora de ser chamado em outros concursos que fiz.
    A empresa é "safada" quando diz que presta serviços de qualidade à população, pois na prática a teoria é outra.
    O excelentíssimo presidente dos correios repassa o lucro excedente aos cofres públicos, mas nossas agências funcionam em prédios mal-conservados, com infiltrações etc, sem falar na falta de pessoal para trabalhar numa empresa que exige metas absurdas de lucro(inclusive às do interior) onde o gerente tem de ir descarregar o caminhao, atender o povo irritado com a demora do sistema em filas enormes, onde temos muitas caixas e mais caixas pesadas para carregar, onde apesar disso tudo a empresa só faz pressionar os empregados, inclusive forçando-os a mentir aos clientes para obter lucro.
    QUE EMPRESA É ESTA SR. FRANCISCO DE CASTRO?

    ResponderExcluir
  7. bonsoir Mr le Ministre
    je suis trés deçu de " correo do brasil"
    veuillez trouvez coipe ci jointe
    ** preenchimento opcional
    Nome:
    Endereço:
    Cidade:
    Estado: Selecione o Estado ---------------------------- **Exterior**AcreAlagoasAmapáAmazonasBahiaCearáDistrito FederalEspírito SantoGoiásMaranhãoMato GrossoMato Grosso do SulMinas GeraisParáParaíbaParanáPernambucoPiauíRio de JaneiroRio Grande do NorteRio Grande do SulRondôniaRoraimaSanta CatarinaSão PauloSergipeTocantins
    País:
    CEP: Para consultar o CEP, clique aqui
    Telefone:
    FAX **:
    Empresa **:
    E-mail para contato:
    Sua Manifestação: J'envoyé un objer le 20/10/2009 pour l'adresse suivante
    FRANCINEIDE DA CRUZ NASCIMENTO
    Rua, GOIANIA No, 286
    bairro,Santo Antonio
    CODO Cep, 65400 000
    MARANHAO
    voyez le situation telle quelle est aujourd'hui

    CC507567409FR - Histórico do Objeto
    O horário não indica quando a situação ocorreu, mas sim quando os dados foram recebidos pelo sistema, exceto no caso do SEDEX 10 e do SEDEX Hoje, em que ele representa o horário real da entrega.
    Data Local Situação
    08/06/2010 11:13 BRASIL - BRASIL/XX Encaminhado
    Em trânsito para FRANÇA
    17/05/2010 11:53 CTCI SAO PAULO (GMIMP) - SAO PAULO/SP Encaminhado
    Em trânsito para CTCI SAO PAULO (GMEXP/ECON) - SAO PAULO/SP
    06/11/2009 22:48 BRASIL - BRASIL/XX Conferido
    Recebido/Brasil
    01/11/2009 20:00 FRANÇA Encaminhado
    Em trânsito para BRASIL - BRASIL/XX
    22/10/2009 20:00 FRANÇA Encaminhado
    Em trânsito para BRASIL - BRASIL/XX
    19/10/2009 19:06 FRANÇA Postado

    Je trouve bizzare,que l'objet n a jamais été jusquau Codo et deja correo do brasil renvoy pour la France,
    je pense de contacté un avocat pour "traiter" ce problema de " non livraison" de mon objet envoyer
    j'espere avoir votre mail en retour pour me donné des information concernent mon objet
    salutation

    PS* copie envoyé au ministre concernent aussi

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Pesquisa Vox Populi mostra o Haddad na liderança com 22% das intenções de votos

Pesquisa CUT/Vox Populi divulgada nesta quinta (13) indica: Fernando Haddad já assume a liderança da corrida presidencial, com 22% de intenção de votos. Bolsonaro tem 18%, Ciro registra 10%, Marina Silva tem 5%, Alckmin tem 4%. Brancos e nulos somam 21%. O Vox Populi ouviu 2 mil eleitores em 121 municípios entre 7 e 11 de setembro. A margem de erro é de 2,2 pontos percentuais, para cima ou para baixo. O índice de confiança chega a 95%. O nome de Haddad foi apresentado aos eleitores com a informação de que é apoiado por Lula. Veja no quadro: Um pouco mais da metade dos entrevistados (53%) reconhece Haddad como o candidato do ex-presidente. O petista, confirmado na terça-feira 11 como o cabeça de chapa na coligação com o PCdoB, também é o menos conhecido entre os postulantes a ocupar o Palácio do Planalto: 42% informam saber de quem se trata e outros 37% afirmam conhece-lo só de nome. O petista chega a 31% no Nordeste e tem seu pior desempenho na região Sul (11%), mesmo

humorista Marcelo Adnet mostra que a maioria das pessoas que condenam a corrupção é corrupta

Você abomina corrupção, certo? Mas será que nunca furou fila no banco, estacionou em vaga de deficiente, não devolveu o dinheiro do troco errado que recebeu, ‘molhou’ a mão de agentes de trânsito para não ser multado, falsificou uma carteirinha de estudante para pagar meia-entrada ou fez um retorno na contramão? São esses episódios do dia a dia do brasileiro que o humorista Marcelo Adnet aborda no Musical do  Jeitinho Brasileiro  ( assista ao vídeo completo aqui ), um dos esquetes exibidos na Rede Globo nesta terça-feira (19), na estreia da nova temporada do programa  Tá No Ar, programa capitaneado pelo próprio Adnet. “Eu deixo uma cerveja [propina] que é pra não pagar fiança. É a vida: corrompida e corrompida”, diz o início da música – uma versão de  O Que é, o Que é,  de Gonzaguinha. “A lei diz que, quando entrar um idoso tenho que levantar. Mas finjo que não vejo a velhinha, fecho o olho e dou aquela dormidinha”, diz outro trecho da esquete. Com boa dose de ironia, o humo

A atriz Marieta Severo rebate Fausto Silva no programa do apresentador sobre a situação do Brasil

O próximo empregado da Globo a sofrer ameaça de morte, depois de Jô Soares, será Marieta Severo. Pode anotar. Marieta foi ao programa do Faustão, uma das maiores excrescências da televisão mundial desde a era peleozóica. Fausto Silva estava fazendo mais uma daquelas homenagens picaretas que servem, na verdade, para promover um programa da emissora. Os artistas vão até lá por obrigação contratual, não porque gostem, embora todos sorriam obsequiosamente. O apresentador insiste que são “grandes figuras humanas”. Ele se tornou uma espécie de papagaio do que lê e vê em revistas e telejornais, tecendo comentários sem noção sobre política. Em geral, dá liga quando está com uma descerebrada como, digamos, Suzana Vieira ou um genérico de Toni Ramos. Quando aparece alguém um pouco mais inteligente, porém, ele se complica. Faustão anda tão enlouquecido em sua cavalgada que não lembrou, talvez, de quem se tratava. Começou com uma conversa mole sobre o Brasil ser “o país da desesper