Pular para o conteúdo principal

2009 NÃO SERÁ TÃO RUIM PARA A SOCIEDADE BRASILEIRA

O ano de 2008 está terminando e deixando muitas saudades, alegrias, decepções, experiências, ganhos e perdas para muita gente. O ano que deu mostras de forma explícita de uma crise econômica que teve a sua origem na desregulamentação do sistema financeiro dos principais centros econômicos do mundo, notadamente, nos Estados Unidos. Muitas pessoas que pensavam em ficarem ricas por meio do ganho fácil da bolsa de valores terminaram este ano na maior das frustrações. Como o mercado financeiro, principalmente, o mercado acionário, é extremamente globalizado, não teve escapatória, em qualquer bolsa que se aplicou o investidor saiu perdendo, teve-se algumas exceções, mas essas foram muito raras.


Para muitos países, o ano de 2008 serviu para preparar o terreno e iniciar a plantação. O próximo ano será de cuidado da plantação para em 2010 se iniciar a colheita. Isso significa que as ações tomadas em 2008 deverão ser complementadas com outras ações tanto do governo de cada país quanto do setor privado que culminarão com a economia mundial crescendo em 2010. Para isso, é necessário que se consiga impor confiança dos agentes econômicos na economia. Para isso, é fundamental que os governos além de dá sustentáculo à oferta de crédito, deve intervir diretamente na economia com diversos projetos de investimentos, desde estradas, pontes, viadutos, escolas, etc., caso isso ocorra na magnitude necessária pelos mais diversos governos a economia mundial terá um 2009 talvez até um pouco melhor do que em 2008. O ritmo da economia mundial será ditado pelas ações mencionadas acima, se elas forem tomadas na medida certa as previsões que se ouve por aí não farão sentido, entretanto, sempre existe o temor de que os governos não consigam plenamente dá sustentação a essas ações. Nesse caso, a economia sofrerá ainda muito em 2009 talvez até 2010. Ficamos, então, na torcida para que essas previsões pessimistas não sejam realizadas.


A economia brasileira irá depender parcialmente do que ocorrer na economia mundial, parcialmente das ações do próprio governo brasileiro e do comportamento dos empresários e dos consumidores brasileiros. No cenário em que a economia mundial encontre sofra muito pouco e encontre o caminho crescimento já no ano de 2009, o governo brasileiro dê ênfase aos investimentos públicos, notadamente acelere as obras do PAC (Programa de Aceleração do Crescimento), a taxa de juros uns três pontos percentuais mais baixa do que a atual, não falte crédito para os empresários, os consumidores tenham ânimos para consumir e os empresários para investir, então teremos um 2009 maravilhoso, com a taxa de crescimento econômico muito próxima da verificada em 2008. Entretanto, esse cenário é por demais otimista, embora não impossível.


O cenário mais provável para a economia brasileira em 2009 é numa posição em que o governo atue fortemente, tanto direta quanto indiretamente, a demando dos consumidores internos não seja muito diferente em relação à do ano de 2008, o ânimo dos empresários para investir seja retomado, o crédito tanto interno como no exterior seja normalizado, embora com critérios mais fortes e seguros, a taxa de câmbio bem abaixo da vigente atualmente (é impossível definir um patamar), a taxa de juros básica da economia brasileira (SELIC) por volta de 12,0% em agosto de 2008 e as principais economias mundiais crescendo muito próximo de zero. Com este cenário, a economia brasileira terá um ano de crescimento abaixo de 2008, entretanto bem superior aos 2,5% apregoado por muitos por aí. Certamente o caos não se instalará na nossa economia, se não gerarmos empregos também não perderemos muitos empregos. A nossa economia deverá crescer na casa dos 3 a 4%. Percentuais diferentes, apenas se fatos extraordinários ocorrerem.


O que eu particularmente desejo a cada um que por acaso leia este pequeno artigo é que consiga realizar plenamente os seus objetivos, que tenha êxito em todas as suas empreitadas e projetos, sejam eles pessoais, profissionais ou de qualquer natureza. Desejo também que todas as suas ações sejam em prol da sociedade, ou seja cada uma de suas ações ou atos lhe ao sue progresso sem prejudicar outra pessoa. Se for assim você será uma pessoa muito útil a nossa sociedade. Eu desejo muito que este ano que se inicia seja pródigo desses tipos de ações e que todas as pessoas que as praticarem tenham o mais absoluto sucesso.


Um grande abraço a todos e a todas!


Feliz 2009!!!


Francisco Castro

Comentários

  1. Olá, tudo bem!
    Passei aqui para agradecer a visita e comentário.
    um abraço
    Feliz Ano Novo

    ResponderExcluir
  2. Francisco, também lhe desejo muita saúde e paz em seus dias!! Que as notícias boas ocupem mais e mais nossas vidas, fazendo como o "bater de asas das borboletas": formando ondas e aumentando o otimismo e a alegria no mundo!!
    Seja feliz!!

    ResponderExcluir
  3. obrigada pelos votos, desejo o mesmo a vc. =]

    ResponderExcluir
  4. Francisco, tudo bem contigo!!!!
    É o que todo brasileiro espera em 2009 que não seja ruim mesmo, porém algumas notícias já nos deixa preocupado como por exemplo:
    * Entram em vigor novas aliquotas do Imposto de Renda;
    * Carga tributária chega a 35,49% e bate novo recorde em 2008;
    * Mercado brasileiro foi o "menos pior" dos Bric em 2008;
    * Amazonino anuncia irmã e filha em secretarias (pergunto não está proibido nepotismo no país);
    Essas são algumas das notícias deste começo de 2009.

    Mas vamos ter fé que isso ira mudar.
    Abraçossssss

    Um Grande abraço amigo

    ResponderExcluir
  5. ola obrigada pela visita e q vc tenha um otimo 2009!!!!!!!

    ResponderExcluir
  6. Retribuindo a visita, Feliz 2009 a você também!
    Abraços

    ResponderExcluir
  7. Olá Francisco, td bom??
    Estou passando para retribuir a visita e o carinho de deixar um recadinho no meu Blog...
    Td bem que o seu é bem mais interessante, fala de finanças e esse tem sido mais do que td o 'assunto do momento' principalmente p. a nossa economia brasileira!...
    Fique á vontade, sempre que quiser passar por lá e deixar um 'oi'...
    FELIZ 2009!!!
    Fica com Deus!!

    ResponderExcluir
  8. Olá Francisco. Estou fazendo aqui uma visita para agradecer o comentário lá no Jornal Defesa dos Animais, olha que coincidência, eu fiz o teste e também deu collie,parabens pelo blog, está ótimo, ainda mais que esses assuntos são difíceis de abordar de forma direta como você faz. Um abraço.

    ResponderExcluir
  9. ola!!

    um feliz 2009 pra vc!
    Tudo de bom!!

    beijo grande!

    ResponderExcluir
  10. Acho que grande parte dos crise que nos atingiram se deram, principalmente, pela extrema ganância de nossos banqueiros. Mesmo "estourando as burras" de tão capitalizados (lucros bilionários há anos), viram na negação do crédito uma excelente oportunidade de lucrarem ainda mais com o aumento dos juros.

    "Secar a praça" de recursos foi uma estratégia inteligente, pelo ponto de vista financeiro. Mas completamente ilegal e imoral.

    Só mesmo sabendo que nossos políticos jamais iriam contra seus principais financiadores tal estratégia daria certo como deu.

    Um governo fraco e infiltrado pelo "rabo preso" com os bancos dá nisso.

    ResponderExcluir
  11. Olá Francisco!
    Penso como você, ao contrário de muitos, que aqui no Brasil torcem para a economia despencar.
    A crise existe, é fato!
    Mas tenho motivos para acreditar, que somente uma recessão muito forte poderia derrubar essa expectativa de de crescimento por volta dos 4 a 5%.
    Acho que o Brasil Consegue driblar essa crise!
    Abraço, feliz 2009 para todos nós!

    ResponderExcluir
  12. Gostei da temática do blog, da linha de postagem... legal mesmo, parabéns pelo blog e continue postando em 2009. Feliz ano!

    ResponderExcluir
  13. Passei para visitar seu blog,e gostei da matéria sobre o ano de 2009.Um pouco da crise quem tece é a gente mesmo.Um abraço e apareça para uma visita em um dos meus blogs.

    ResponderExcluir
  14. Oi Francisco, adorei receber a sua visita no meu blog, espero que me dê essa honra outras vezes.

    Bjs

    ResponderExcluir
  15. Ótimo ano novo pra vc tbm!
    Saúde, paz e sucesso!
    Abraço.

    ResponderExcluir
  16. Recebi sua visita em um blog que criei, mas que nunca mais bloguei.
    Somente hoje li teu comentário.
    Vim retribuir sua visita, e dizer que gostarei muito de te receber no blog que mantenho atualizado:
    http://numrepente.zip.net
    Feliz 2009!
    Beijos.

    ResponderExcluir
  17. Francisco, boa noite.

    Gostei muito do seu blog.

    Ainda não tive tempo de ler mais posts mas assim como você desejo de fato que o Brasil cresça apesar da crise. Contudo, enquanto a corrupção e a impunidade reinarem, acho difícil acreditar que haverão investimentos de monta importante em educação, por exemplo...

    ResponderExcluir
  18. Caro Francisco, é ótimo saber que existem mais cabeças PENSANTES e ativas na tentativa infindável de buscar tornar o nosso país melhor e menos corrupto, bem-vindo e parabéns pelas suas colocações, ganhou um leitor.
    abs e ótimo 2009.
    Walter

    ResponderExcluir
  19. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  20. olá, Francisco!
    obrigada pela visita!
    retribuimos o desejo de felicitações para 2009; acreditando que todas as mudanças necessárias para a nossa sociedade começam por nós mesmos! que o amor continue sendo um guia para todos nós em 2009!

    grande abraço!
    Katiuscia e Fernanda.

    ResponderExcluir
  21. Olá Francisco,
    Muito obrigada pela visita e o comentário no meu blog. Adorei!
    Também visitei o seu blog e achei muito interessante!
    Obrigada pelos votos de ano novo!
    Desejo à vc um Feliz Ano Todo!
    Um abraço,

    ResponderExcluir
  22. Que bom que gostou de meu blog.Obrigada,que tenha um ótimo 2009 tbm.
    Bj

    ResponderExcluir
  23. Não entendo bulhufas de lhufas de economia. Mas obrigada por acenar que 2009 não será tão ruim. Tenho cá minhas dúvidas... Mas continuarei sobrevivendo. Gostaria eu de estar só vivendo e poder viajar muito. Abraços e ótimo 2009 para você também.

    ResponderExcluir
  24. Retribuindo-lhe os elogios e os votos de um excelente 2009, a vc e a sua família.

    Percebi que o tema central de teu blog é economia, e digo que mais contribuições como as suas deveriam existir, de forma a deixar a população leiga mais a par da situação financeira mundial.

    Parabéns pela iniciativa.

    Tudo de bom*-*

    ResponderExcluir
  25. Ola francisco ...obrigada pela visita, meu blog é novo mais terá muitas coisas por lá ainda ...
    Nosso Blogs tem Temas diferentes e interesantes ...
    Obrigada pelos vots e feliz 2009 pra vc tbmm !!!!

    ResponderExcluir
  26. Francisco, obrigado pelo comentário!
    parabéns pelo seu blog, que trata de assuntos importantes e que mostra a realidade!
    Que notícias melhores apareçam!
    Abraços!

    ResponderExcluir
  27. Francisco, Obrigada pelos votos de bom ano novo!
    Também te desejo muito sucesso em 2009 !
    E que realmente a crise não pegue a nenhum de nós! (rsrs... difícil, né?)
    Abraços, Marisa.

    ResponderExcluir
  28. Olá Francisco,
    mto obrigado pelo comentário...
    desejo a vc um feliz 2009!!
    Até mais,

    ResponderExcluir
  29. Aaa muito Obrigadaaa :)
    Tudo de bom pra ti.
    Beijoss :*

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Pesquisa Vox Populi mostra o Haddad na liderança com 22% das intenções de votos

Pesquisa CUT/Vox Populi divulgada nesta quinta (13) indica: Fernando Haddad já assume a liderança da corrida presidencial, com 22% de intenção de votos. Bolsonaro tem 18%, Ciro registra 10%, Marina Silva tem 5%, Alckmin tem 4%. Brancos e nulos somam 21%. O Vox Populi ouviu 2 mil eleitores em 121 municípios entre 7 e 11 de setembro. A margem de erro é de 2,2 pontos percentuais, para cima ou para baixo. O índice de confiança chega a 95%. O nome de Haddad foi apresentado aos eleitores com a informação de que é apoiado por Lula. Veja no quadro: Um pouco mais da metade dos entrevistados (53%) reconhece Haddad como o candidato do ex-presidente. O petista, confirmado na terça-feira 11 como o cabeça de chapa na coligação com o PCdoB, também é o menos conhecido entre os postulantes a ocupar o Palácio do Planalto: 42% informam saber de quem se trata e outros 37% afirmam conhece-lo só de nome. O petista chega a 31% no Nordeste e tem seu pior desempenho na região Sul (11%), mesmo

humorista Marcelo Adnet mostra que a maioria das pessoas que condenam a corrupção é corrupta

Você abomina corrupção, certo? Mas será que nunca furou fila no banco, estacionou em vaga de deficiente, não devolveu o dinheiro do troco errado que recebeu, ‘molhou’ a mão de agentes de trânsito para não ser multado, falsificou uma carteirinha de estudante para pagar meia-entrada ou fez um retorno na contramão? São esses episódios do dia a dia do brasileiro que o humorista Marcelo Adnet aborda no Musical do  Jeitinho Brasileiro  ( assista ao vídeo completo aqui ), um dos esquetes exibidos na Rede Globo nesta terça-feira (19), na estreia da nova temporada do programa  Tá No Ar, programa capitaneado pelo próprio Adnet. “Eu deixo uma cerveja [propina] que é pra não pagar fiança. É a vida: corrompida e corrompida”, diz o início da música – uma versão de  O Que é, o Que é,  de Gonzaguinha. “A lei diz que, quando entrar um idoso tenho que levantar. Mas finjo que não vejo a velhinha, fecho o olho e dou aquela dormidinha”, diz outro trecho da esquete. Com boa dose de ironia, o humo

A atriz Marieta Severo rebate Fausto Silva no programa do apresentador sobre a situação do Brasil

O próximo empregado da Globo a sofrer ameaça de morte, depois de Jô Soares, será Marieta Severo. Pode anotar. Marieta foi ao programa do Faustão, uma das maiores excrescências da televisão mundial desde a era peleozóica. Fausto Silva estava fazendo mais uma daquelas homenagens picaretas que servem, na verdade, para promover um programa da emissora. Os artistas vão até lá por obrigação contratual, não porque gostem, embora todos sorriam obsequiosamente. O apresentador insiste que são “grandes figuras humanas”. Ele se tornou uma espécie de papagaio do que lê e vê em revistas e telejornais, tecendo comentários sem noção sobre política. Em geral, dá liga quando está com uma descerebrada como, digamos, Suzana Vieira ou um genérico de Toni Ramos. Quando aparece alguém um pouco mais inteligente, porém, ele se complica. Faustão anda tão enlouquecido em sua cavalgada que não lembrou, talvez, de quem se tratava. Começou com uma conversa mole sobre o Brasil ser “o país da desesper