Pular para o conteúdo principal

SERÁ QUE O DESENVOLVIMENTO SOCIAL DO BRASIL IRÁ MELHORAR?

A questão do desenvolvimento de uma na nação, de um país, requer muito mais do que crescimento do PIB ou algum outro indicador tomado isoladamente. São essenciais que sejam englobados diversos fatores, tais como mortalidade infantil, escolaridade, desnutrição infantil, nível de salário e muitos outros. Mas, um indicador que resume cabalmente o nível de desenvolvimento de um país é a expectativa de vida ao nascer. Esse retrata, em média, como tão bem vive uma sociedade. Se esse indicador é alto, vários outros contribuem para que isso ocorra.


Outro indicador também muito importante para definir o nível de desenvolvimento de uma nação é o Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) elaborado pelas Nações Unidas em 1990 e é utilizado desde então por aquele órgão. Esse índice varia de 0 a 1, quanto mais próximo de 1, mais as pessoas são desenvolvidas numa determinada nação. Anualmente a ONU elabora uma relação de todos os países mostrando esse índice. O Brasil em 2007 ocupa a 70ª posição, ou seja, existam 69 países com nível de desenvolvimento humano melhor do que o do nosso país. Entretanto, países como a África do Sul, Índia e China têm um IDH menor que o nosso.


A ONU também elabora uma relação onde consta para diversos países a expectativa de vida de uma pessoa ao nascer. De 1970 a 2006, as pessoas do sexo masculino que viviam no Brasil aumentaram a expectativa de vida em 11 anos, passaram de 57 anos para 68 enquanto que para as mulheres aumentou 15 anos nesse período de 36 anos, passou de 61 anos em 1970 para 76 anos em 2006. Na América Latina, o Brasil está atrás da Argentina e do México, entretanto, a diferença existe em 1970 entre esses dois países e o Brasil diminuiu significativamente. Isso é conseqüência do desenvolvimento mais acelerado no Brasil nas últimas décadas do que nos outros dois países.


Outro indicador também muito importante é a produção de bens e serviços de uma nação em um ano divida pela quantidade de pessoas existentes nesse país, o PIB por pessoa (o chamado PIB per capita). No período de 30 anos terminado em 2005, o PIB por pessoa no Brasil aumentou somente 35,6% enquanto que em outros países como a China aumentou 895% e a Índia que aumentou 174%. É verdade que alguns vários países tiveram um aumento muito menor do que o Brasil, em alguns casos um aumento muito baixo como é o caso da África do Sul que aumentou em apenas 2,7%. Enquanto que países desenvolvidos tiveram o seu PIB per Capita aumentado mais de 80% nesses 30 anos. Nos casos da china e da Índia são justificáveis porque há trinta anos eram países agrários com pouca produtividade, quando chegou a industrialização e aumentado expressivamente a produtividade desses países a tendência é que aumente no mesmo ritmo o PIB per capita.


Embora tenha havido muitos progressos em diversas áreas, principalmente nos últimos trinta anos, o Brasil está atrás de muitos países com o mesmo nível de renda. Se compararmos com os países considerados desenvolvidos aí a diferença é muito grande. Mas se o Brasil mantiver o ritmo dos últimos anos, a tendência é que possamos nos aproximar um pouco desses países. O grande problema é que o Brasil tem uma grande mazela que é a extrema concentração de renda, o que não se observa em outros países. Os Estados Unidos têm uma renda bastante concentrada (embora menos do que no Brasil), mas lá em razão da renda ser muito alta, esse problema é refletido muito pouco nos indicadores de bem estar da sociedade. Esperamos os governantes de nosso país tenham como prioridade melhorar o bem estar de todos os brasileiros e que essas ações sejam direcionadas para a melhora acelerada de todos os indicadores pertinentes tanto ao desenvolvimento da nação quanto ao desenvolvimento das pessoas. Uma nação só é desenvolvida quando esse desenvolvimento é estendido a toda população. Crescimento econômico sem melhoria de vida de toda população não é desenvolvimento econômico, para isso ocorrer as pessoas têm que está inseridas.

Comentários

  1. Realmente assim como você espero que os nossos governantes, façam algo prá melhorar a condição social do nosso país,afinal esse país é maravilhoso, o que falta para melhorar é que o povo tenha condições melhores de vida.
    Abraço.

    ResponderExcluir
  2. Olá... retribuimos a visita!! rs
    somos uma agência experimental de RP da cidade de Sorocaba.
    Seu blog tbem traz assuntos interessantes para nós....

    até mais!!

    Adapta comunicação.

    ResponderExcluir
  3. Francisco,
    A educação é fator de extrema importância nesse processo,só educando o povo,poderemos ter um desenvolvimento amplo,pois a participação popular é muito importante no processo, um País tem que ser constituído de gente empenhada,que saiba exercer sua cidadania,cobrar seus direitos,votar conscientemente,fiscalizar seus governantes,e por ai vai.
    Um grande abraço,amigo.

    ResponderExcluir
  4. Francisco, tenho uma pergunta se me puder responder. É uma boa hora para adquirir imóvel novo na planta, visto estarmos em crise financeira? É apropriado esperar mais? Agradeço futura resposta.
    Abraços;
    André

    ResponderExcluir
  5. Caro amigo, aqui no Brasil mesmo com a crise financeira no mercado global em diversos segmentos não tem sido afetado. Um desses segmentos é o financiamento imobiliário, isso ocorre principalmente porque os maiores financiadores são os bancos públicos e neste momento o governo está dando incentivo para tais emprendimentos.
    Assim, você deve apenas ter os cuidados de praxe, como verificar a idoneidade da construtora, as taxas de juros, o prazo do financiamento, etc. Se você está precisando agora, pode fazer isso sem medo. Mas, se for simplesmente para investimento será melhor verificar com mais atenção diversas questões, tais como: possibilidade de valorização do imóvel a curto prazo, as taxas de juros nas aplicações finaceiras, os juros que irá pagar no financiamento, etc. Se os juros que você irá pagar e a provável valorização do imóvel for menor do que os juros nas aplicações financeiras (que eu duvido) então será melhor você aplicar a entrada e as parcelas numa aplicação financeira. Caso contrário, pode realizar o seu financiamento sem problema.

    Um abraço

    ResponderExcluir
  6. Cara Franciso Castro,

    Vim agradecer a visita e o comentário no Música&Poesia. Aproveito para parabenizá-lo pelo trabalho desenvolvido aqui.

    Abraços,
    Yerko Herrera.

    www.musicapoesiabrasileira.blogspot.com
    www.outrocine.blogspot.com

    ResponderExcluir
  7. Olá, vim retribuir sua visita e dizer que gostei muito do seu blog e dos textos também.... tenho a esperança de que nossos governantes estejam atentos para a necessidade de mudanças. Abraço e ótimo dia

    ResponderExcluir
  8. Obrigada pelo elogio!
    Muito bom seu blog também, Bjos

    ResponderExcluir
  9. Olá francisco, obrigada pela visita lá blog. Gostei muito do seu blog também, seus textos são muito interessantes. Só nos resta torcer para que nossos governantes tomem atitudes coerentes, começando pela educação que é a base de tudo.´
    Um grande abraço!

    ResponderExcluir
  10. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  11. Oi Francisco,

    Obrigada pela visita. Gostei do seu blog também, toca em assuntos que me interessam muito mas que trato mais em outro blog.

    Voltarei mais vezes, prazer em conhecer!

    Claudia

    ResponderExcluir
  12. também gostei demais do seu, Francisco. Já sou uma das seguidoras. Um abraço e saiba que fiquei muito feliz com seu elogio.

    ResponderExcluir
  13. Retribuindo a visita. Obrigada, me sinto lisonjeada por esse cometario.
    Bom, também espero que nossos governantes façam algo em relação ao nosso pais, que mesmo com muitos problemas em relação à sociedade, economia, etc tem um grande potêncial.

    Grata.

    Até mais.

    ResponderExcluir
  14. Francisco

    Boa Noite

    Obrigada por visitar meu Blogger e venho retribuir o carinho.
    Deus abençoe a sua vida,e com certeza voltarei outras vezes para ler seus textos que vi(meio que por alto) sao de excelente qualidade.

    Abraços

    Danny

    ResponderExcluir
  15. Ainda acredito que melhore, mas não tenho certeza que verei essas melhoras em minha geração. Não vejo investimento decente em Educação que é o básico. Saúde e Transporte então nem se fala. E a segurança? Como um país pode crescer se não tiver segurança? Complicado...

    Abração

    ResponderExcluir
  16. Oi, Francisco!
    Muito obrigado pela visita e pelo o elogio. Fico bastante contente.

    E sendo assim, estou lendo seu blog nesse exato momento. Parabens pelo trabalho desenvolvido. Os assuntos são bastantes atuais.

    Abs! E até mais.
    Pedro

    ResponderExcluir
  17. Olá Francisco.

    Seja bem vindo sempre ao meu Blog!!!


    Bjs

    Mariana

    ResponderExcluir
  18. Olá Francisco, vim agradecer pela visita... apareça quando quiser.

    Acredito se a educação básica for prioridade, sim. Mas não é isso que se vê.
    Abs
    Lisa

    ResponderExcluir
  19. Obrigada pelo comentario...
    Em um dos meus textos digo que "...a palavra é a unica arma do populaçao,deve ser por isso que os governantes insistem em mante-la analfabeta".
    Quando conseguirmos mudar esta realidade,talvez possa ser o começo de uma mudança!
    Abraço.
    ha.

    ResponderExcluir
  20. O seu post revela o seu conhecimento da área, gostaria de acrescentar minha opinião: com a crise do sistema financeiro internacional, patrocinada pela quebradeira nos EUA, o Estado, não só no Brasil, como de resto em todo mundo ocidental, volta a ter o papel que tinha nas Repúblicas latinas antes dos anos 90. Em outras palavras, o sistema capitalista está em cheque, a livre iniciativa e o neocapitalismo estão nas mãos dos Governos. Voltamos à era das estatizações (bancos, financeiras, etc.), ou é apenas uma adaptação à globalização, onde a produção tende a prevalecer sobre a especulação?
    Agradeço os seus posts.
    Abraços

    ResponderExcluir
  21. Olá! Estou retribuindo a sua visita.
    Interessante, um economista visitando uma blogueira que está na rede pra falar de tantos assuntos aleatórios!

    ResponderExcluir
  22. Muito obrigada por sua visita!
    É muito gratificante receber pessoas como você em minha página!
    Adorei seu blog... assuntos que me interessam muito!
    Estarei sempre aqui!

    Abraço carinhoso

    ResponderExcluir
  23. Oi Francisco vim agradecer a sua visita ao meu cantinho.E um muito obrigado por seus elogios. Bom fim de semana.

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Pesquisa Vox Populi mostra o Haddad na liderança com 22% das intenções de votos

Pesquisa CUT/Vox Populi divulgada nesta quinta (13) indica: Fernando Haddad já assume a liderança da corrida presidencial, com 22% de intenção de votos. Bolsonaro tem 18%, Ciro registra 10%, Marina Silva tem 5%, Alckmin tem 4%. Brancos e nulos somam 21%. O Vox Populi ouviu 2 mil eleitores em 121 municípios entre 7 e 11 de setembro. A margem de erro é de 2,2 pontos percentuais, para cima ou para baixo. O índice de confiança chega a 95%. O nome de Haddad foi apresentado aos eleitores com a informação de que é apoiado por Lula. Veja no quadro: Um pouco mais da metade dos entrevistados (53%) reconhece Haddad como o candidato do ex-presidente. O petista, confirmado na terça-feira 11 como o cabeça de chapa na coligação com o PCdoB, também é o menos conhecido entre os postulantes a ocupar o Palácio do Planalto: 42% informam saber de quem se trata e outros 37% afirmam conhece-lo só de nome. O petista chega a 31% no Nordeste e tem seu pior desempenho na região Sul (11%), mesmo

humorista Marcelo Adnet mostra que a maioria das pessoas que condenam a corrupção é corrupta

Você abomina corrupção, certo? Mas será que nunca furou fila no banco, estacionou em vaga de deficiente, não devolveu o dinheiro do troco errado que recebeu, ‘molhou’ a mão de agentes de trânsito para não ser multado, falsificou uma carteirinha de estudante para pagar meia-entrada ou fez um retorno na contramão? São esses episódios do dia a dia do brasileiro que o humorista Marcelo Adnet aborda no Musical do  Jeitinho Brasileiro  ( assista ao vídeo completo aqui ), um dos esquetes exibidos na Rede Globo nesta terça-feira (19), na estreia da nova temporada do programa  Tá No Ar, programa capitaneado pelo próprio Adnet. “Eu deixo uma cerveja [propina] que é pra não pagar fiança. É a vida: corrompida e corrompida”, diz o início da música – uma versão de  O Que é, o Que é,  de Gonzaguinha. “A lei diz que, quando entrar um idoso tenho que levantar. Mas finjo que não vejo a velhinha, fecho o olho e dou aquela dormidinha”, diz outro trecho da esquete. Com boa dose de ironia, o humo

A atriz Marieta Severo rebate Fausto Silva no programa do apresentador sobre a situação do Brasil

O próximo empregado da Globo a sofrer ameaça de morte, depois de Jô Soares, será Marieta Severo. Pode anotar. Marieta foi ao programa do Faustão, uma das maiores excrescências da televisão mundial desde a era peleozóica. Fausto Silva estava fazendo mais uma daquelas homenagens picaretas que servem, na verdade, para promover um programa da emissora. Os artistas vão até lá por obrigação contratual, não porque gostem, embora todos sorriam obsequiosamente. O apresentador insiste que são “grandes figuras humanas”. Ele se tornou uma espécie de papagaio do que lê e vê em revistas e telejornais, tecendo comentários sem noção sobre política. Em geral, dá liga quando está com uma descerebrada como, digamos, Suzana Vieira ou um genérico de Toni Ramos. Quando aparece alguém um pouco mais inteligente, porém, ele se complica. Faustão anda tão enlouquecido em sua cavalgada que não lembrou, talvez, de quem se tratava. Começou com uma conversa mole sobre o Brasil ser “o país da desesper