Pular para o conteúdo principal

COMO DEVEMOS OBTER SUCESSO?

Neste final de semana, duas das mais conceituadas revistas de circulação nacional, ÉPOCA e ISTO É, publicaram matérias de capa muito importantes para o nosso desenvolvimento pessoal e profissional. ÉPOCA tratou sobre o que devemos fazer para termos sucesso na vida e a revista ISTO É tratou sobre a criatividade.


Em matéria do jornalista Ivan Martins, ÉPOCA comentou sobre um livro do escritor inglês Malcolm Gladwell que trata exatamente sobre o que se deve fazer para se ter sucesso no que fazemos. Primeiro começa demonstrando que ser muito inteligente não é sinônimo de ter sucesso na vida e ficar rico. Para comprovar isso, cita um norte-americano de 51 anos, de nome Christopher Langan. Esse homem é considerado um gênio com um Q.I. de 195. Quem tem Q.I acima de 150 é considerado gênio. Albert Einstein, por exemplo, tinha Q.I de 150. Entretanto, esse homem trabalha como porteiro em um bar na cidade de Nova York. O que faz com que uma pessoa extremante inteligente continuar muito pobre tendo um salário muito baixo? Para o escritor inglês, ele nasceu numa família extremamente miserável em que os pais, por pura ignorância, não tinham um mínimo de interesse que o filho estudasse. Mais ainda, porque depois das suas derrotas na infância e na adolescência ele não tentou novamente. Acomodou-se e o tempo passou. Para Gladwell, para se ter sucesso além de ser muito inteligente é preciso muito esforço (cerca de 10.000 horas), muitas pessoas que ajude e muita sorte (está na hora certa no lugar certo).


Abaixo transcrevo sete pontos que se deve atentar para se obter o caminho do sucesso: 1 – Não existe sucesso sem muito trabalho por todo tempo; 2 – Não existe sucesso sem o apoio da família, de uma comunidade ou grupo de pessoas, não se obtém sucesso sozinho; 3 – As histórias de homens de sucesso é cheia de pessoas que tiveram que sofrer na infância e na adolescência (por diversas formas e meios), as pessoas mimadas não têm muita facilidade com o sucesso; 4 – Antes de aparecer o sucesso as pessoas já têm experimentado muito tempo tentando no anonimato; 5 – Os vencedores são obstinados, não se abatem nas derrotas, se perderem se levantam e tentam novamente; 6 – A sorte é fundamental, não adianta ter tudo mas não ter sorte, deve-se está no lugar certo e no momento mais propício para ser reconhecido e ganhar dinheiro; 7 – O talento não é suficiente para se conseguir sobressair em qualquer atividade, é necessário muito mais.


A criatividade é sem dúvida nenhuma uma das ferramentas mais importantes para se ter sucesso na vida. Em matéria da jornalista Mônica Tarantino, a revista ISTO É faz um levantamento de diversos estudos e trabalhos a respeito da criatividade. Segundo a ciência, a criatividade é algo que pode ser estimulado desde cedo, mas sem nenhuma pirotecnia. Não é preciso cercar uma criança com novidades tecnológicas, por exemplo, para que ela se torne mais engenhosa e mais criativa.


Abaixo, transcrevo algumas sugestões para aguçar a criatividade, tanto do ponto de vista pessoal e geral como no trabalho. Pessoal e geral: 1 – Esqueça tudo que deve fazer em outros momentos, pense somente no que deve fazer neste instante; 2 – Tenha tempo livre, muitas ideais brilhantes aparecem quando estamos descansando ou caminhando; 3 – Não ignore idéias que parecem sem sentido, 4 – Anote todas as suas idéias, algumas poderão ser muito úteis em algum momento; 5 – Evite fazer julgamentos à primeira vista, seja receptivo; 6 – Tenha curiosidade. Para ser criativo no trabalho: 1- Peça opinião de pessoas mais experiente e não existe de mudar de idéia se achar a outra melhor do que a sua original; 2 – Estude bastante, boas idéias devem está baseadas em informações seguras; 3 – especule sobre oportunidades; 4 – Ao tem uma idéia faça questionamentos e não desanime das adversidades; 5 – antes de iniciar um processo criativo tente fazer algo que seja divertido, que lhe possa dar muito prazer.


Todos nós queremos ter sucesso em tudo que fazemos. Neste pequeno texto vimos que o sucesso é fruto de muitas coisas, entre as principais estão: criatividade, inteligência, obstinação, ajuda das pessoas, muito trabalho e também muita sorte. Desta forma, para o sucesso de todos nós passemos a trabalhar mais, aguçarmos mais a nossa veia criativa, não desistirmos nunca diante de nossas derrotas, peçamos sempre ajuda das pessoas amigas, passamos a estudar mais e passamos a rezar mais para que a sorte esteja do nosso lado.

Comentários

  1. Francisco,
    a criatividade, na minha opinião, é o melhor caminho para o sucesso. Sem ela, não conseguimos nada. Claro que, também conta a coragem, a paciência, auto-confiança e capacidade.

    O resto, vamos adquirindo no meio do caminho.


    ...


    abçs


    Lucas de Oliveira
    Jornal do Blog

    ResponderExcluir
  2. Olá..
    Fiquei muito feliz com o seu comentário no meu blog!
    Que bom que gostou dele!
    Espero que volte sempre lá e que comente!
    Voltarei aqui também mais vezes!
    Gostei do seu blog também....muito interessante...
    Desejo que vc tenha um lindo domingo!
    Abraços...

    ResponderExcluir
  3. Francisco, você foi a primeira pessoa que acessou meu blog! E fiquei sem saber como te agradecer e achar muito bom sempre que aparecer.
    Não li a materia sobre criatividade, assino a Epoca. Entretanto, criatividade é e sempre foi meu tema de trabalho. Tenho algumas publicações sobre isso. Posso te passar algo se queizer. Como são tanatas as ossibilidades que não me arrico enviar agora. Vó que vale.

    ResponderExcluir
  4. FRANCISCO, seu trabalho é objeto de indicação no DOMINGO É DIA DE BLOG publicado hoje no Dr. Negociação.

    ResponderExcluir
  5. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  6. Francisco, seu post está muito bom!
    Eu acrescentaria mais algumas coisas como por exemplo:
    -Para ter sucesso, não se deve esquecer de ter humildade, por incrível que pareça, geralmente pessoas de sucesso são humildes.
    -Não esquecer do poder do pensamento positivo. Nenhuma idéia/projeto daria certo sem que antes a pessoa acredite que realmente dará certo.
    -Pelas mesmas razões anteriores, ter sempre pensamentos positivos e otimistas.
    -Não prejudicar ninguém para atingir o sucesso, procurando sempre ser útil e ajudar a quem precisa.
    Pelo menos eu penso assim.
    Parabéns pelo artigo!
    Abração

    ResponderExcluir
  7. Estou ansioso para que chegue o livro. O Malcolm Gladwell revolucionou várias área com Tipping Point e Blink.

    Antes de ler, já discordo de um ponto, que é depender da sorte para estar no lugar cero na hora certa. Creio que precisa é estar atento às oportunidades e bem conectado. O que para um é lugar certo e hora certa, para outro é apenas mais um lugar, num momento qualquer.

    ResponderExcluir
  8. Oi, Francisco.
    Gostei muito do seu artigo. Só faltou esclarecer o que é sucesso. Será que alcançar o sucesso significa o mesmo para todos?
    Quero aproveitar para deixar-lhe um abraço e votos de muito sucesso...
    Bjs.

    ResponderExcluir
  9. Criatividade + talento + trabalho + família + oportunidades = sucesso.
    Ter sucesso depende de uma série de fatores sucessivos na vida de uma pessoa que conduzem a um caminho de realizações pessoais e profissionais. Alguns fatores perseguimos obstinadamente outros ocorrem aleatoriamente mas não deixam de ser menos importantes, como estar no lugar certo e na hora certa tendo as pessoas certas para construir algo de valor.
    Parabéns pelo blog e matéria.

    ResponderExcluir
  10. olá francisco!
    muito obrigado pela visita ao cronicato e pelo comentário que deixou!
    um abração!

    ResponderExcluir
  11. Olá Francisco,

    Obrigado por sua visita e seu comentário.
    Estou sempre às ordens para ajudá-lo.
    Um abraço!

    ResponderExcluir
  12. Olá francisco ... obrigada por visitar o meu blog ... ele é meu "diarinho" onde eu solto meus lamentos... rs..

    ResponderExcluir
  13. Olá francisco... obrigado pela visita...
    O meu blog é meu "diarinho" é onde eu solto meus lamentos...
    abraços..

    ResponderExcluir
  14. Obrigado pela visita!!!!
    Parabéns pelo Blog e sucesso...

    ResponderExcluir
  15. Francisco,adorei este teu post sobre como obter sucesso,parece que foi coisa de Deus,assim que vc visitou o meu blog literário,vim até aqui retribuir tua visita,e me deparo com um assunto que muito me interessa,a obtenção do sucesso. E este teu artigo me lembrou e fez eco,á um conselho de um amigo meu que é escritor,que me disse que ter talento é só ter dez por cento do segredo de ter sucesso,o restante dos noventa é pura transpiração,trabalho. Parabéns,um abraço,belo post.

    ResponderExcluir
  16. obrigada pelo comentário, super interessante seu blog, e devo dizer que agora que descobri fico triste por não ter descoberto antes, poderia ter me ajudado nas aulas de fundamentos da administração. =)

    ResponderExcluir
  17. Francisco, meu amigo,

    Que satisfação receber a sua visita, acompanhada de tão gentis palavras, que vindas de você fazem toda a diferença.
    Sucesso é consequência de um bom trabalho realizado e se não "sobe à cabeça" cria um círculo virtuoso, onde sucesso gera sucesso.
    Por outro lado, é algo difícil de se lidar. A maioria das pessoas não costuma estar preparada para ele.
    Então, desejo muito sucesso a você, que vem realizando um bom trabalho, e certamente o sucesso virá naturalmente, sem que seja preciso muito esforço para alcançá-lo.
    Grande abraço e seja sempre muito bem vindo!

    ResponderExcluir
  18. Bom dia,

    Obrigado pelo comentário no meu blog (www.mentevaziaeoficina.blogspot.com)

    Gostei muito do conteúdo do seu blog e com certeza irei indicá-lo aos meus alunos.

    Abraço

    ResponderExcluir
  19. Muito obrigada!
    Foi a forma que encontrei de desabafar ..
    abraço!

    ResponderExcluir
  20. Pra mim o príncipio é a vontade.
    se a vontade for maior que o resto, tudo é possivel =))

    Obrigada pela visitinha no meu blog .
    Gostei muito do teu também!

    beijo

    ResponderExcluir
  21. Muito obrigado, valeu mesmo.
    Seu blog também é muito bom e é um assunto que eu curto muito depois de esportes claro kkkkk.
    Eu vou colocar o link no meu blog

    abraço!!!!

    ResponderExcluir
  22. Francisco...

    valew pela visita...

    abraço.

    ResponderExcluir
  23. Olá!
    Falar de economia não é fácil em um país em pleno desenvolvimento como o nosso. Um país que busca a modernidade, a inserção nos meios globais, que pleiteia o novo, mas não abre mão de algumas "quinquilarias" do passado como taxas e impostos absurdamente altos.
    Gostei de ter te achado e garanto que voltarei mais vezes.

    Obrigado pela visita!

    ResponderExcluir
  24. Oi Francisco,

    Obrigada pela visita.
    Sugiro que vc visite o blog:
    www.cristinasiqueira.blogspot.com
    e conheça o Projeto Livro de Rua .Para quem conhece e ama Tatuí
    acrescenta ternura.
    Até mais,

    Cris

    ResponderExcluir
  25. Olá!
    Retribuindo a visita.
    Seu blog também é muito bom e traz informações relevantes.
    Abraço.

    ResponderExcluir
  26. Muito obrigado pelo seu comentário espero que volte sempre.
    Visitei o seu blog também e adorei... muito bom!
    Volte sempre que quiser!!!

    ResponderExcluir
  27. Este texto está muito propício para o meu momento profissional. Sou coordenadora de informática educativa a 3 anos. A cada ano busco aprender mais e me especializar no assunto. Agora, recentemente, criei um Blog para cada escola em que trabalho. Estou me dedicando muito a este trabalho e já estou sentindo o resultado positivo, não só para mim como para as minhas escolas, ou seja, estou sentindo o sabor do sucesso.

    Se tiver oportunidade conheça meus Blogs:

    http://escolamsantaterezinha.blogspot.com
    http://emmariaarlete.blogspot.com

    Sandra - Campos dos Goytacazes/RJ

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Pesquisa Vox Populi mostra o Haddad na liderança com 22% das intenções de votos

Pesquisa CUT/Vox Populi divulgada nesta quinta (13) indica: Fernando Haddad já assume a liderança da corrida presidencial, com 22% de intenção de votos. Bolsonaro tem 18%, Ciro registra 10%, Marina Silva tem 5%, Alckmin tem 4%. Brancos e nulos somam 21%. O Vox Populi ouviu 2 mil eleitores em 121 municípios entre 7 e 11 de setembro. A margem de erro é de 2,2 pontos percentuais, para cima ou para baixo. O índice de confiança chega a 95%. O nome de Haddad foi apresentado aos eleitores com a informação de que é apoiado por Lula. Veja no quadro: Um pouco mais da metade dos entrevistados (53%) reconhece Haddad como o candidato do ex-presidente. O petista, confirmado na terça-feira 11 como o cabeça de chapa na coligação com o PCdoB, também é o menos conhecido entre os postulantes a ocupar o Palácio do Planalto: 42% informam saber de quem se trata e outros 37% afirmam conhece-lo só de nome. O petista chega a 31% no Nordeste e tem seu pior desempenho na região Sul (11%), mesmo

humorista Marcelo Adnet mostra que a maioria das pessoas que condenam a corrupção é corrupta

Você abomina corrupção, certo? Mas será que nunca furou fila no banco, estacionou em vaga de deficiente, não devolveu o dinheiro do troco errado que recebeu, ‘molhou’ a mão de agentes de trânsito para não ser multado, falsificou uma carteirinha de estudante para pagar meia-entrada ou fez um retorno na contramão? São esses episódios do dia a dia do brasileiro que o humorista Marcelo Adnet aborda no Musical do  Jeitinho Brasileiro  ( assista ao vídeo completo aqui ), um dos esquetes exibidos na Rede Globo nesta terça-feira (19), na estreia da nova temporada do programa  Tá No Ar, programa capitaneado pelo próprio Adnet. “Eu deixo uma cerveja [propina] que é pra não pagar fiança. É a vida: corrompida e corrompida”, diz o início da música – uma versão de  O Que é, o Que é,  de Gonzaguinha. “A lei diz que, quando entrar um idoso tenho que levantar. Mas finjo que não vejo a velhinha, fecho o olho e dou aquela dormidinha”, diz outro trecho da esquete. Com boa dose de ironia, o humo

A atriz Marieta Severo rebate Fausto Silva no programa do apresentador sobre a situação do Brasil

O próximo empregado da Globo a sofrer ameaça de morte, depois de Jô Soares, será Marieta Severo. Pode anotar. Marieta foi ao programa do Faustão, uma das maiores excrescências da televisão mundial desde a era peleozóica. Fausto Silva estava fazendo mais uma daquelas homenagens picaretas que servem, na verdade, para promover um programa da emissora. Os artistas vão até lá por obrigação contratual, não porque gostem, embora todos sorriam obsequiosamente. O apresentador insiste que são “grandes figuras humanas”. Ele se tornou uma espécie de papagaio do que lê e vê em revistas e telejornais, tecendo comentários sem noção sobre política. Em geral, dá liga quando está com uma descerebrada como, digamos, Suzana Vieira ou um genérico de Toni Ramos. Quando aparece alguém um pouco mais inteligente, porém, ele se complica. Faustão anda tão enlouquecido em sua cavalgada que não lembrou, talvez, de quem se tratava. Começou com uma conversa mole sobre o Brasil ser “o país da desesper