Pular para o conteúdo principal

A RESPONSABILIDADE NESTA ELEIÇÃO É NOSSA

Neste domingo é um dia muito importante para muitos brasileiros, principalmente para aqueles que se preocupam com o bem estar das pessoas mais humildes (que precisam de educação e saúde públicas) e também são amantes da ética e detestam corrupção. Para esse tipo de pessoa, amanhã é um dia decisivo para todos os municípios brasileiros. É dia de eleição para vereador e prefeito.


O vereador é o responsável por aprovação de leis e projetos, tanto os que são de iniciativa do prefeito ou de iniciativa dos próprios vereadores. De todos os projetos votados na câmara municipal, o mais importante é o que trata do orçamento do município. No orçamento constam todas as previsões de arrecadação e de gastos do município para o ano seguinte. Nele constam, por exemplo, quais escolas irão ser construídas ou reformadas, quanto pronto-socorros serão construídos, ampliados ou reformados, etc. Caso o vereador não seja manipulado pelo executivo, como ocorre na maioria dos municípios brasileiros, o legislativo (câmara de vereadores) pode modificar o projeto de orçamento, alterando o destino de algumas verbas oriundas da receita municipal para atender alguma outra necessidade que é mais importante para a população do que o que estava destinado originalmente no projeto orçamentário.


O prefeito é o responsável por toda a administração do município. É ele quem escolhe as pessoas para trabalharem nas principais funções das administrações municipais, é o responsável pela aplicação dos recursos na educação e na saúde, embora seja determinada por lei os percentuais da receita municipal que deve ser destinados para essas duas áreas, muitos prefeitos não cumprem essa determinação, alguns gastam mais e muitos outros gastam menos. Todas as ações da administração municipal que afetam a população, são direta ou indiretamente de responsabilidade do prefeito que será eleito amanhã ou em outubro, naquelas cidades onde ocorrerão o segundo turno.


Infelizmente, com a atual legislação eleitoral, existem muitas pessoas que concorrem a eleição, seja para prefeito ou vereador, gastando muito dinheiro, seja próprio ou de terceiro. Em qualquer um dos casos, a gestão do mandato é comprometida porque certamente quem financiou a campanha irá querer algum tipo de vantagem e no caso do financiamento da campanha com recursos próprios o eleito irá querer recuperar o que gastou para se eleger, certamente não irá querer apenas o salário. Felizmente existem exceções, mas a maioria que gastam muito dinheiro em suas campanhas geralmente tem seus mandatos comprometidos com esses “compromissos” assumidos na campanha.


Por esses motivos e muito outros, é extremamente necessário que todos nós sejamos muito cautelosos ao irmos escolher em quem votar neste domingo. Temos que escolher os nossos candidatos para os dois cargos pensando na sociedade, principalmente, nos que mais precisam da ação do poder público. É fundamental que os nossos escolhidos sejam pessoas que tenham um claro compromisso com a ética e que seja intolerante com a corrupção. A decisão é nossa, que tivemos no mínimo três meses para pesquisar a vida dos candidatos, podendo, assim, excluir aqueles que em razão do seu histórico têm uma probabilidade razoável de conviver com a corrupção e outros tipos de malefício para a sociedade. Ao fazermos uma escolha pautada na pesquisa séria que devemos ter feito sobre os candidatos, teremos muito maior eficiência em nossas administrações públicas e quem ganha é toda sociedade. Se os eleitores escolhessem bem os seus candidatos, a política seria muito mais saudável e muito mais interessante. Devemos votar bem para o bem da sociedade.

Comentários

  1. Pouxa vlw o teu blog tbm é muito bom
    muito interessante
    ate mais...

    ResponderExcluir
  2. Obrigada pela visita ao meu blog de gráfico e receitas. Espero que tenha visto o blog oficial

    http://pontosdaana.blogspot.com/

    onde estão postagens que confeccionei. Seu blog também é muito interessante. Vou divulgar em meu grupo de crochê.

    abraço,
    Ana Maria

    ResponderExcluir
  3. Chico (olha a intimidade...rsrrs), eu quando leio seu blog, sinto-me com vontade de fazer algo, o fogo da esperança de que nosso país tem tudo para dar certo, em mim, virá um verdadeiro fogarel.
    Mas, sempre tem alguém com um balde de água fria para jogar em vc, como foi o caso da minha tia, que simplesmente diz que detesta votar, entretanto, quando vai votar, ela opta pelo mais sem-vergonha dos políticos, parece que faz para provocar. O pior é que não é somente ela, mas toda a família dela. Sinto-me horrorizado quando estou num ambiente assim, e caso resolvo falar da importância do voto e da escolha correta: sou visto e tratado como um ET.
    Nosso país seria lindo, se todos pensassem o quão valioso é o voto. Apesar de ficar triste com esses fatos - eu não desisto de cumprimir minha função, e de maneira correta.
    Abraçosss
    Denisss

    ResponderExcluir
  4. Francisco, agradeço o comentário...
    Volte no blog quando quiser.
    Aruanda

    ResponderExcluir
  5. Olá amigo, vim retrivuir sua visita em meu blog. Parabéns o seu tbm é muito bom tbm.

    ResponderExcluir
  6. Olá! Obrigada pela visita amigo!
    Somos bem diversificados aqui, tem poetas, artistas, profissionais excelentes, mas todos temos algo em comu: Um coração.rs Seu blog é muito informativo. Tá de parabéns!;)
    Abraços
    NiL

    ResponderExcluir
  7. Obrigado pela visita viu... volte sempre!
    tbm adorei seu blog, bem interessante!

    ResponderExcluir
  8. Olá!
    obrigado pela visita e pelo comentário =)
    Parabéns pelo teu blog tb

    abs!

    ResponderExcluir
  9. Obrigado pela visita meu amigo!
    Também gostei dos temas de seu blog, ultimamente tento aprender cada vez mais sobre econômia e por incrível que pareça, apesar das dificuldades de alguém que gosta de humanas, tenho aprendido e gostado, para isso seu blog também foi de grande valia.

    Meu blog é atualisado de uma a duas vezes por semana, com crônicas aos sábados e (algumas veses, quando a rotina de redação de jornal permite) às segundas.

    Abraços e até mais

    ResponderExcluir
  10. Adorei esse post, temos que pensar bem e procurar saber mais de cada candidato né. Te add no meu blog. Obrigada pela vista e um ótimo domingo.

    ResponderExcluir
  11. Muito obrigada por ter passado pelo meu blog :D tenha uma boa semana :*

    ResponderExcluir
  12. Olá Francisco, que surpresa ao saber que vc não é da área de nutrição ou da blogsfera da RA. Fico contente por se interessar em assuntos tão diferentes de sua área de atuação profissional, embora a economia esteja fortemente vinculada à nutrição. Na grade curricular de minha graduação, na década de 80, eu tive disciplina de economia; hj não sei se ainda a temos.
    Virei aqui mais vezes ler seus posts, que deu pra ver que são muito interessantes.
    Obrigada pela visita e apareça mais.
    Um gde abraço.
    Vamos aguardar os resultados das eleições.
    Boa semana.

    ResponderExcluir
  13. obrigado por visitar meu blog FRancisco, também gostei muito da sua página, muito interessante. Também gostei desta postagem sobre a importancia de decidirmos sobre nossos governantes: temos de conscientizar as pessoas sobre este fato e decisão taõ importante. um abraço

    ResponderExcluir
  14. Oi Francisco, vim conferir o seu blog também e achei sua visão muito importante sobre a questão política. Eu tenho um primo na família que recentemente se envolveu na questão, com a mesma preocupação e seriedade. Torço para que ninguém jogue ou já tenha jogado o "balde de água fria" em suas idéias e visões, nós precisamos mesmo de pessoas sérias para governar cidades, estados e o páis. Grande abraço e volte lá sempre que puder. Eu irei voltar! Abraços.

    ResponderExcluir
  15. Olá!
    Obrigada pela visita e elogio. Apareça sempre.

    Abraços

    ResponderExcluir
  16. O seu blog tb é muito bom, embora seja de um assunto totalmente diverso do meu.
    Obrigada.

    ResponderExcluir
  17. Obrigada, passe por lá a vontade. Bom blog tb.

    ResponderExcluir
  18. Olá, Francisco!
    Obrigada pela visita no Defenda a Ilha!
    Excelente seu post sobre eleições! Muito importante passar este tipo de informação para aumentar o nível de conscientização das pessoas e melhorar nossa sociedade.

    Ótimo blog!
    Abs

    ResponderExcluir
  19. Obrigada Francisco!

    E buona fortuna a tutti noi!

    ResponderExcluir
  20. Obrigada por sua passagem em meu cantinho. O teu blog também é muito bom, é de interesse público seu trabalho de alerta aos problemas sócio econômicos que vive o país precisamos mesmo nos concientizarmos não jogando nosso voto no lixo como muitos políticos fazem com os menos favorecidos, o descaso é desumano.
    Todos têm o mesmo direito a uma vida digna com estudo e trabalho; melhorando o nível cultural melhora também a auto-estima e consequentemente diminuindo o nível da criminalidade com emprego justo e salários dignos.
    Parabéns Francisco, vc está fazendo a sua parte, estou contigo.
    Não jogo meu voto no lixo, nem sigo ibope sigo minha intuição, é só o que posso uma vez que não tenho bola de cristal né?...Abraços e carinhos.

    ResponderExcluir
  21. Vim retribuir a visita que fizestes ao meu blog.

    Abraços
    Daiene

    ResponderExcluir
  22. Se todos pensassem como você, as coisas seriam melhores, ou ao menos conscientes.
    Acontece que esse voto consciente não é praticado na periferia, pelas pessoas pobres ou até mesmo aquelas que não tiveram formação acadêmica elevada. Embora isso não tenha relevância, mas o fato é que a maior parte da população não se importa com isso, ou a pequena parcela que se preocupa, que sabe o que está fazendo, ou se atenta apenas com o próprio umbigo ou só vota por obrigação, sem compromisso nenhum com a sociedade, e ainda, são as maiores responsáveis por muita coisa, pois conhecem uma parte mais favorecida da verdade.

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Pesquisa Vox Populi mostra o Haddad na liderança com 22% das intenções de votos

Pesquisa CUT/Vox Populi divulgada nesta quinta (13) indica: Fernando Haddad já assume a liderança da corrida presidencial, com 22% de intenção de votos. Bolsonaro tem 18%, Ciro registra 10%, Marina Silva tem 5%, Alckmin tem 4%. Brancos e nulos somam 21%. O Vox Populi ouviu 2 mil eleitores em 121 municípios entre 7 e 11 de setembro. A margem de erro é de 2,2 pontos percentuais, para cima ou para baixo. O índice de confiança chega a 95%. O nome de Haddad foi apresentado aos eleitores com a informação de que é apoiado por Lula. Veja no quadro: Um pouco mais da metade dos entrevistados (53%) reconhece Haddad como o candidato do ex-presidente. O petista, confirmado na terça-feira 11 como o cabeça de chapa na coligação com o PCdoB, também é o menos conhecido entre os postulantes a ocupar o Palácio do Planalto: 42% informam saber de quem se trata e outros 37% afirmam conhece-lo só de nome. O petista chega a 31% no Nordeste e tem seu pior desempenho na região Sul (11%), mesmo

humorista Marcelo Adnet mostra que a maioria das pessoas que condenam a corrupção é corrupta

Você abomina corrupção, certo? Mas será que nunca furou fila no banco, estacionou em vaga de deficiente, não devolveu o dinheiro do troco errado que recebeu, ‘molhou’ a mão de agentes de trânsito para não ser multado, falsificou uma carteirinha de estudante para pagar meia-entrada ou fez um retorno na contramão? São esses episódios do dia a dia do brasileiro que o humorista Marcelo Adnet aborda no Musical do  Jeitinho Brasileiro  ( assista ao vídeo completo aqui ), um dos esquetes exibidos na Rede Globo nesta terça-feira (19), na estreia da nova temporada do programa  Tá No Ar, programa capitaneado pelo próprio Adnet. “Eu deixo uma cerveja [propina] que é pra não pagar fiança. É a vida: corrompida e corrompida”, diz o início da música – uma versão de  O Que é, o Que é,  de Gonzaguinha. “A lei diz que, quando entrar um idoso tenho que levantar. Mas finjo que não vejo a velhinha, fecho o olho e dou aquela dormidinha”, diz outro trecho da esquete. Com boa dose de ironia, o humo

A atriz Marieta Severo rebate Fausto Silva no programa do apresentador sobre a situação do Brasil

O próximo empregado da Globo a sofrer ameaça de morte, depois de Jô Soares, será Marieta Severo. Pode anotar. Marieta foi ao programa do Faustão, uma das maiores excrescências da televisão mundial desde a era peleozóica. Fausto Silva estava fazendo mais uma daquelas homenagens picaretas que servem, na verdade, para promover um programa da emissora. Os artistas vão até lá por obrigação contratual, não porque gostem, embora todos sorriam obsequiosamente. O apresentador insiste que são “grandes figuras humanas”. Ele se tornou uma espécie de papagaio do que lê e vê em revistas e telejornais, tecendo comentários sem noção sobre política. Em geral, dá liga quando está com uma descerebrada como, digamos, Suzana Vieira ou um genérico de Toni Ramos. Quando aparece alguém um pouco mais inteligente, porém, ele se complica. Faustão anda tão enlouquecido em sua cavalgada que não lembrou, talvez, de quem se tratava. Começou com uma conversa mole sobre o Brasil ser “o país da desesper