Pular para o conteúdo principal

A INFLUÊNCIA QUE AS CIDADES EXERCEM SOBRE OUTRAS CIDADES

O Brasil possui muitas cidades que exercem influência em muitas outras cidades, muitas vezes extrapolando os limites do Estado. O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) acabou de publicar um levantamento da influência das cidades brasileira nas outras cidades.

Existe a grande metrópole nacional que é São Paulo (que incluindo a Região Metropolitana são 19,5 milhões de habitantes) e que influencia cerca de 1.028, municípios influenciando 40,57% do PIB brasileiro e uma população de 51,1 milhões de pessoas. A influência de São Paulo engloba todo o Estado de São Paulo, uma parte de Minas Gerais, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Rondônia e Acre.

Existem duas metrópoles nacionais: Rio de Janeiro e Brasília. Rio de Janeiro que tem uma população de 11,8 milhões de pessoas, influencia 264 municípios que têm uma população total de 20,8 milhões de pessoas correspondendo a 14,4% do PIB brasileiro. A abrangência da influência do Rio de Janeiro é o Estado do Rio de Janeiro, Espírito Santo, o Sul da Bahia e a Zona da Mata de Minas Gerais. A influência de Brasília com 3,2 milhões de habitante influencia 298 municípios com uma população total de 9,7 milhões de pessoas, corresponde a 2,5% da população brasileira e a 4,3% do PIB brasileiro. A sua influência está localizada em alguns municípios de Goiás, o Oeste da Bahia e o Noroeste de Minas Gerais.

Além desses dois tipos de metrópoles, existem a metrópoles propriamente ditas que são Fortaleza, Manaus, Belém, Recife, Salvador, Belo Horizonte, Curitiba, Goiânia e Porto Alegre. Fortaleza tem influência em 786 municípios com uma população total de 20,60 milhões de pessoas; Recife tem influência em 666 municípios que têm uma população total de 18,9 milhões de pessoas; Belo Horizonte influencia 698 municípios com uma população total de 16,75 milhões de pessoas; Salvador influencia 486 municípios que têm uma população total de 16,34 milhões de pessoas; Curitiba influencia 666 municípios com uma população total de 16,18 milhões de pessoas; Porto Alegre influencia 733 municípios que têm uma população total de 15,3 milhões de pessoas; Goiânia influencia 363 municípios com uma população total de 7,5 milhões de pessoas; Belém influencia 161 municípios que têm uma população total de 7,7 milhões de pessoas e Manaus influencia 72 municípios que têm uma população total de 3,5 milhões de pessoas.

Existem setenta cidades que pela abrangência de sua influência são consideradas capitais regionais. Esse grupo de cidades é dividido em três subgrupos: Capital Regional A, Capital Regional B e Capital Regional C. No subgrupo Capital Regional A estão inseridas onze cidades com uma população média em torno de 960 mil habitantes, no subgrupo Capital Regional B estão vinte cidades com uma população média em torno de 440 mil habitantes e no subgrupo Capital Regional C estão 39 cidades com uma população média em torno de 260 mil habitantes.

Cento e sessenta e nove cidades compõem os chamados Centros Sub-regionais e são caracterizadas pela influência em uma quantidade menor de municípios. Essas cidades são divididas em 85 cidades que têm em torno de 100 mil habitantes e 79 cidades com uma população em torno de 70 mil habitantes.

Outro grupo de cidades que são chamadas de Centro de Zona tem influência bem mais restrita, muitas vezes nas cidades vizinhas que são menores, são divididas em 192 cidades com população média em torno de 45 mil habitantes e 364 cidades cuja população média é de 25 mil habitantes. Estas cidades geralmente quanto menor o número de habitantes menor o seu raio de influência nas cidades vizinhas. Outros 4.473 municípios têm influência apenas nos seus respectivos territórios e são caracterizados com municípios muito pequenos cuja população média é em torno de 10 mil habitantes

Um fator importante para determinar a importância da cidade é a quantidade de sede de grandes corporações. Em 2005 as cidades que tinham o maior número de sede de grande empresas eram as seguintes: São Paulo – 365; Rio de janeiro – 116; Porto Alegre – 50; Belo Horizonte – 46; Curitiba – 40; Salvador – 32; Campinas 30; Manaus – 27; Brasília – 25; Vitória – 21; Recife – 14; Fortaleza – 13; Caxias do Sul – 13; Ribeirão Preto – 11; Joinvile – 10 e Goiânia – 10.

A informação da influência que uma determinada cidade exerce em outras cidades é importante porque mostra que essa cidade tem atributos que as outras que são influenciadas não têm, como por exemplo: bons empregos, oferta de saúde de boa qualidade, sede de grande empresas, ensino de boa qualidade, etc. Quanto menor são esses atributos que uma cidade tem menor a quantidade de cidades que são influenciadas por ela.

Comentários

  1. Retribuindo a visita e dizer que adorei seu blog! Muito inteligente!!!

    ResponderExcluir
  2. Olá Francisco, td bem?
    Espero que sim, adorei sua visita em meu blog, espero que apareça sempre e possamos fazer amizade!
    Tbm gostei de seu blog, interessante achei...
    Beiju
    Fique com Deus!

    ResponderExcluir
  3. Obrigada pela visita! Volte sempre!
    Beijos

    ResponderExcluir
  4. Obrigada pela visita, seja sempre bem vindo a retornar.

    Gostei muito do seu blog tbm..bem informativo..

    bom fds

    bjus

    ResponderExcluir
  5. Oi, oi!
    Grato pela simpática visita. Valeu! E espero tornar a recebê-lo no meu espaço, sempre à disposição dos que desejam visitá-lo e tb comentá-lo.

    Um abraço...

    ResponderExcluir
  6. Olá, Francisco Castro, muito obrigado pelo incentivo. O seu blog também é muito bom e você como economista deve estar trabalhando bastante agora com esssa onda de sobe e desce das bolsas no mundo inteiro.Tentarei postar algumas coisas legais tais como:Poesias,Fotos,etc,para que você possa esquecer um pouco essa loucura que é a economia mundial.
    Um abraço e tudo de bom para você.

    ResponderExcluir
  7. Obrigada por ter visitado o meu blog e deixado um comentário!
    Volte sempre!
    Nádia

    ResponderExcluir
  8. Olá obrigada pela visita no meu blog, espelho das ilusões, ele ainda está em construção, mas espero colocar mais coisas no ar em breve, volte sempre. O seu blog é muito interessante e bem montado, abraços

    ResponderExcluir
  9. Francisco!
    Agradeço a sua visita e também o parabenizo pelo seu blog.
    Gde abraço,
    Antonin.

    ResponderExcluir
  10. Interessante suas informações, voltarei para aprender mais se vc pemitir...Um abraço e bom final de semana.

    ResponderExcluir
  11. Olá. Obrigado pela visita.

    Achei seu blog muito interessante também, ainda mais para pessoas, como eu, que são totalmente voltadas à outros ramos de estudo...rs

    Um abraço e volte sempre!

    ResponderExcluir
  12. Acho q é natural as influências... aqui em Vitória por exemplo dependemosculturalmente e financeiramente das cidades mais importanes do país... apesar do crescimento edabusca da autonomia a independencia emtempos de globalização são mínimas!
    Beijão

    ResponderExcluir
  13. Olá, Francisco...
    A Comunidade VivaLuz e, especialmente, o núcleo de Psicologia - O que eu devo fazer? -lhe agradecem imensamente a visita e a simpatia.
    Nossas páginas ainda estão em construção, mas esperamos que dentro em breve todos os serviços, antes realizados nas residências dos pacientes, estejam disponíveis virtualmente.
    Acreditamos que desta forma poderemos atingir um público maior, fazendo com que as pessoas creiam mais em assuntos relacionados à psicologia, às ciências, ao esoterismo, e sobretudo, que passem a crer no poder do Criador.

    Enfim, esperamos que volte quantas vezes desejar ao nosso Blog e às demais páginas da Comunidade VivaLuz.
    Com certeza, recomendaremos seu Blog para nossos membros, amigos e pacientes que necessitarem de auxílio financeiro...

    Um grande abraço.
    E lembre-se: "DEUS é um só e Ele está no seu coração".

    OQUEEUDEVOFAZER.BLOGSPOT.COM

    COMUVIVALUZ.BLOGSPOT.COM
    COMUHARMONIUM.BLOGSPOT.COM
    SEXUSANJUS.BLOGSPOT.COM
    ZAUBERAMOR.BLOGSPOT.COM

    Comunidade VivaLuz
    "Caminhos de solidariedade"

    ResponderExcluir
  14. Mto obrigado pelo seu elogio, digo o mesmo li algumas matérias aqui e seu blog realmente é muito bom!

    ResponderExcluir
  15. Francisco Castro,publicamos no post semanal DOMINGO É DIA DE BLOG um comentário e link com o seu Blog. Espero que goste. Parabéns pelo seu trabalho!

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Pesquisa Vox Populi mostra o Haddad na liderança com 22% das intenções de votos

Pesquisa CUT/Vox Populi divulgada nesta quinta (13) indica: Fernando Haddad já assume a liderança da corrida presidencial, com 22% de intenção de votos. Bolsonaro tem 18%, Ciro registra 10%, Marina Silva tem 5%, Alckmin tem 4%. Brancos e nulos somam 21%. O Vox Populi ouviu 2 mil eleitores em 121 municípios entre 7 e 11 de setembro. A margem de erro é de 2,2 pontos percentuais, para cima ou para baixo. O índice de confiança chega a 95%. O nome de Haddad foi apresentado aos eleitores com a informação de que é apoiado por Lula. Veja no quadro: Um pouco mais da metade dos entrevistados (53%) reconhece Haddad como o candidato do ex-presidente. O petista, confirmado na terça-feira 11 como o cabeça de chapa na coligação com o PCdoB, também é o menos conhecido entre os postulantes a ocupar o Palácio do Planalto: 42% informam saber de quem se trata e outros 37% afirmam conhece-lo só de nome. O petista chega a 31% no Nordeste e tem seu pior desempenho na região Sul (11%), mesmo

humorista Marcelo Adnet mostra que a maioria das pessoas que condenam a corrupção é corrupta

Você abomina corrupção, certo? Mas será que nunca furou fila no banco, estacionou em vaga de deficiente, não devolveu o dinheiro do troco errado que recebeu, ‘molhou’ a mão de agentes de trânsito para não ser multado, falsificou uma carteirinha de estudante para pagar meia-entrada ou fez um retorno na contramão? São esses episódios do dia a dia do brasileiro que o humorista Marcelo Adnet aborda no Musical do  Jeitinho Brasileiro  ( assista ao vídeo completo aqui ), um dos esquetes exibidos na Rede Globo nesta terça-feira (19), na estreia da nova temporada do programa  Tá No Ar, programa capitaneado pelo próprio Adnet. “Eu deixo uma cerveja [propina] que é pra não pagar fiança. É a vida: corrompida e corrompida”, diz o início da música – uma versão de  O Que é, o Que é,  de Gonzaguinha. “A lei diz que, quando entrar um idoso tenho que levantar. Mas finjo que não vejo a velhinha, fecho o olho e dou aquela dormidinha”, diz outro trecho da esquete. Com boa dose de ironia, o humo

A atriz Marieta Severo rebate Fausto Silva no programa do apresentador sobre a situação do Brasil

O próximo empregado da Globo a sofrer ameaça de morte, depois de Jô Soares, será Marieta Severo. Pode anotar. Marieta foi ao programa do Faustão, uma das maiores excrescências da televisão mundial desde a era peleozóica. Fausto Silva estava fazendo mais uma daquelas homenagens picaretas que servem, na verdade, para promover um programa da emissora. Os artistas vão até lá por obrigação contratual, não porque gostem, embora todos sorriam obsequiosamente. O apresentador insiste que são “grandes figuras humanas”. Ele se tornou uma espécie de papagaio do que lê e vê em revistas e telejornais, tecendo comentários sem noção sobre política. Em geral, dá liga quando está com uma descerebrada como, digamos, Suzana Vieira ou um genérico de Toni Ramos. Quando aparece alguém um pouco mais inteligente, porém, ele se complica. Faustão anda tão enlouquecido em sua cavalgada que não lembrou, talvez, de quem se tratava. Começou com uma conversa mole sobre o Brasil ser “o país da desesper