Pular para o conteúdo principal

A POPULAÇÃO BRASILEIRA, SEGUNDO O IBGE

Na última semana de agosto último, o IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) divulgou as estimativas das populações dos três entes brasileiros: do País, dos Estados e do Distrito Federal e de todos os 5.565 Municípios brasileiros. Essas estimativas servem, entre muitas outras coisas, para os cálculos dos indicadores socioeconômicos e demográficos nos períodos em que não há censo e também para a definição dos valores a serem distribuídos através do Fundo de Participação de Estados e Municípios. É importante frisar que muitos entes da federação têm estes como a sua principal ou uma das principais fontes de receita.

O município mais populoso é a cidade de São Paulo com cerca de 10,9 milhões de pessoas, seguida do Rio de Janeiro (6,16 milhões), Salvador (2,95 milhões), Brasília (2,56 milhões), Fortaleza (2,48 milhões) e Belo Horizonte (2,43 milhões de habitantes). Até a décima primeira cidade brasileira em população são capitais, a décima segunda é a cidade de Guarulhos com 1,28 milhões de habitantes e pertencente à Grande São Paulo, sendo seguida por Goiânia que tem 1,27 milhões e por Campinas com 1,06 milhões e que pertence ao interior do Estado de São Paulo.

O Estado de São Paulo tem 37 municípios com mais de 200 mil habitantes, perfazendo um total de 25,5 milhões de pessoas vivendo nessas cidades, correspondendo a 62,29% da população desse estado. O Estado de Minas Gerais tem 13 municípios com mais de 200 mil habitantes, nesses municípios vivem 6,78 milhões de pessoas, correspondendo a 34,17% da população total do estado. O Estado do Rio de Janeiro tem 12 municípios nessas condições correspondendo, num total de 11,78 milhões de pessoas, o que é equivalente a 74,2% da população total do estado. O Estado do Rio Grande do Sul tem 10 municípios com cuja população ultrapassou os 200 mil, que têm uma população total de 3,98 milhões, correspondendo a 36,64% da população total do estado. Desses quatros estados, o Rio Grande do Sul é o que tem a maior população, em termos proporcionais, vivendo em municípios considerados pequenos, cuja população é menor que 200 mil habitantes.

São 129 municípios brasileiros que têm uma população superior a 200 mil habitantes, com uma população total de 83,54 milhões de pessoas vivendo nesses municípios, correspondendo a 44,06% da população brasileira. Existem 136 municípios brasileiros cuja população está entre 199.999 e 100.000 habitantes, com uma população total de 18,77 milhões de pessoas, que é equivalente a 9,89% da população brasileira que é 189.612.814 habitantes. 318 municípios têm a população entre 100.000 e 50.000 habitantes, com uma população total de 22,44 milhões de pessoas, o que equivale a 11,83% da população brasileira. São 1.036 municípios cuja população está entre 50.000 e 20.000 pessoas, compreendendo um total de 31,45 milhões de pessoas (16,6% da população brasileira). Os municípios cuja população é menor que 20 mil são 3.942, com uma população total somando 33, 42 milhões de pessoas (17,62% da população brasileira).

Outros dados interessantes e que é importante que sejam mencionados são que o município de Guarulhos entre 2000 e 2008 teve um aumento em sua população de mais de 200 mil pessoas, aumentando 19,25% em oito anos. O município de São Paulo nesses últimos oito anos aumentou a sua população em 556 mil pessoas, o que corresponde um aumento de 5,3%. No mesmo período, Brasília aumentou a sua população em 506 mil pessoas, correspondendo um aumento de 24,67%.

Esses dados são estimativas do IBGE, mas que pela metodologia utilizada por aquele órgão federal fica muito próximo da realidade. É evidente que alguns municípios irão questionar dada a sua importância para o recebimento de recursos públicos, principalmente aqueles que têm a sua população estimada em quantidade inferior ao imaginada pelos seus governantes. Contudo, esses dados servem para as empresas em geral e as empresas de propaganda em particular que podem contar com um guia mais seguro para direcionar os seus produtos ou serviços aos consumidores.

Comentários

  1. Olá, obrigado pela visita e elogio ao meu blog...tenha uma quarta-feira abençoada...fique com Deus beijos

    ResponderExcluir
  2. Oie (: Tudo bem? obrigada pela visita no meu blog. Parabéns pelo seu; super completo. Beeeijão'

    ResponderExcluir
  3. Oh Francisco!
    Gostei de seu blog, muita informação bacana e conteúdo!
    Parabéns
    =D

    ResponderExcluir
  4. O Brasil tem uma população que é de realçar, embora acho que a ãrea quadrada é realmente um PAÍS enorme...

    Em relacção ao meu Portugal tão pequenino...

    Agradeço a sua visita e as suas palavras.

    Como está batendo á porta, desejo-lhe um bom fim de semana envolvendo as pessoas que quem gosta.

    Um abraço.

    do Porto-Portugal.

    ZezinhoMota

    ResponderExcluir
  5. Muito obrigado. Com certeza continuarei a visitar o seu :)

    ResponderExcluir
  6. Obrigada pela visita, gostei daqui,bem interessante mesmo, criativo, parabéns.
    Volte qdo quizer.

    beijooo.

    ResponderExcluir
  7. Oi Francisco
    agradeço pelo comentário no Garotas.
    E... moro num cidade com 132 mil habitante... faço parte das estimativas???

    *Lala*

    ResponderExcluir
  8. Gostei da linha informativa do seu blog.

    Obrigada pela visita ao nosso "canto", somos em cinco, cada uma escrevendo um pouco para formar nosso "Canto de Prosear".

    Apareça outras vezes por lá. Sua visita será sempre muito bem vinda.

    Patrycia Alves
    cantodeprosear.blogspot.com

    ResponderExcluir
  9. Olá Francisco ! vim retribuir-lhe a visita e me encantei com teu espaço !! muito bem escrito e informativo no tempo e na medida certa.
    Parabens ! vc é um mestre nas palavras.


    Abraços , e me aguarde, pq eu volto !

    ResponderExcluir
  10. Obrigada pela visita no meu blog e voltarei aqui depois com mais calma para poder ler seus posts.
    Abs

    ResponderExcluir
  11. Obrigado por visitar meu blog de moda!
    Que bom que vc gostou.
    Abraço

    ResponderExcluir
  12. Olá novo amigo! Muito obrigada pela visita ao meu cantinho e parabéns pelo blog!

    Bjinhos de boas energias e até breve! ♥

    ResponderExcluir
  13. LISBOA - PORTUGAL

    Olá Francisco!

    Um «aviso prévio»: fui, de 1994 a 2000 adjunto do Ministro das Finanças, Prof. António de Sousa Franco, meu bom Amigo desde os bancos do liceu até à Faculdade de Direito. Criei o Gabinete de Comunicação Social do ministério e por isso me envolvi numa tal matéria. Depois, ainda dirigi a Comunicação da Comissão €uro que tentou explicar aos Portugas a nova moeda... Vidas... Sinas...

    Foram anos muito trabalhosos, muito difíceis e que me causarm um tremendo desgaste e, até, problemas do foro psiquiátrico, felizmente já ultrapassados. Conto no meu blogue...

    Cheguei a este blogue através de outros que costumo visitar e neles postar comentários. Cheguei, vi e… gostei. Está bem feito, está comunicativo, está agradável, está bonito – e está bem escrito. Esta é uma deformação profissional de um jornalista e dizem que escritor a caminho dos 67…, mas que continua bem-disposto, alegre, piadista, gozão, e – vivo. O meu primeiro nome é Henrique – e gosto dele. Podes tratar-me assim, que eu agradeço. E, já agora, sou do Partido Socialista e fui católico – mas… curei-me…

    Só uma anotaçãozinha: Durante 16 anos trabalhei no Diário de Notícias, o mais importante de Portugal, onde cheguei a Chefe da Redacção – sem motivo justificativo… pelo menos que eu desse com isso… E acabo de publicar – vejam lá para o que me deu a «provecta» idade… - o me(a)u primeiro livro de ficção «Morte na Picada», contos da guerra colonial em Angola (1966/68) em que, bem contra vontade, infelizmente participei como oficial miliciano.

    Muito prazer me darás se quiseres visitar o meu blogue e nele deixar comentários. E enviar-me colaboração. Basta um imeile / imilio (criações minhas e preciosas…) e já está. E se o quiseres divulgar a Amiga(o)s, ainda melhor. Tanto o blogue, como o imeile, tá? Muito obrigado

    www.travessadoferreira.blogspot.com
    ferreihenrique@gmail.com

    Estou a implementar e desenvolver o projecto que tenho para o meu www.travessadoferreira.blogspot.com e que é conferir ao meu/vosso/NOSSO blogue a característica de PONTO DE ENCONTRO entre os Países fraternalmente ligados – Portugal e Brasil. E outros PALOP e etc…
    Se me enviares o teu IMEILE, poderei enviar-te «coisas» que ache interessantes. Se, porém, não as quiseres, diz-me que eu paro logo. Sou muito bem-mandado (a minha mulher que o diga…) e muito obediente (cf. parênteses anterior). Abrações e queijinhos, convenientemente repartidos e distribuídos

    – Desculpa por este comentário ser tão comprido e chato. Como a espada do D. Afonso Henriques…
    - E, agora, uma publicidadezita, de que te peço desculpa antecipadamente. Já conheces o me(a)u «Morte na Picada» que acima menciono? Há quem diga que é muito bom. E até que é o melhor que se escreveu em Portugal sobre o tema. Dizem… Obviamente que não sou eu a dizê-lo… Só faltava… E também há quem tenha escrito que é SANGUE & SEXO… Malandrecos… Pelo sim, pelo não… compra-o. Não é um pedido, não é uma sugestão, não é um conselho. É uma ordem!.... hahahahahahahahahaha…
    Depois de o leres, se, por singular acaso, tiveres gostado dele, terás de comprar muitíssimos mais exemplares. São excelentes prendas de aniversários, casamentos, divórcios, baptizados, e datas como Natais, Carnavais, Anos Novos, Páscoas, Pentecostes, vinte e cincos de Abris, cincos de Outubro, dezes de Junhos. Até para funerais. Oferecer o «Morte» na morte fica bem em qualquer velório que se preze. E, além disso, recomenda-o, publicita-o, propagandeia-o, impinge-o aos Amigos, conhecidos, desconhecidos & outros, SARL. Os euros estão tão raros e... caros...

    ++++++++++++

    A editora da obra é a Via Occidentalis (occidentalis@netcabo.pt) cujo site é www.via-occidentalis.blogs.sapo.pt. Neste blogue podem ser consultados mais dados sobre o livro, cujo preço de capa é € 14,70. ATENÇÃO: Pode ser comprado pela Internet.

    ++++++++++++

    NOTA IMPORTANTE: Este texto de apreciação e informação é similar em todos os casos em que o utilizo. Em muitos, com ligeiras alterações que o personalizam. Digo isto, para quem não surjam dúvidas ou suspeitas sobre a repetição em diferentes blogues. E para que ninguém se sinta ludibriado – ou ofendido… Há feitios que… Mas, sublinho, apenas o uso quando o entendo, isto é, quando gosto mesmo dos que visito. Nos outros onde também vou, se não gosto, saio sem comentários. Há muitos mais. Aqui na terrinha diz-se que «se não gostas, põe na beirinha do prato…»

    ResponderExcluir
  14. poxa, a coisa tá evoluindo hein! posts inteligentes aqui, honra minha recebê-lo lá, parabéns!

    ResponderExcluir
  15. Oi Francisco..
    obrigada pela visita =)

    Um beijo.

    ResponderExcluir
  16. Oi, tudo bem? Valeu por ter deixado um comentário no meu blog. Espero que continue visitando-o

    Um abraço

    ResponderExcluir
  17. Francisco,

    Parabéns pelo blog. É muito difícil encontrar opiniões técnicas de qualidade em Economia na blogosfera independente.

    Devido aos interesses comerciais dos patrocinadores da mídia corporativa, todo analista econômico que trabalha para essas empresas costuma ter uma opinião sempre voltada para atender a quem lhes paga.

    Obrigado pela visita. E agora que eu conheço o teu blog, vou passar por aqui com freqüência.

    []'s,
    Hélio

    ResponderExcluir
  18. Olá!
    Gostei muito do seu blog.
    Informativo e útil...
    Quando quiser descontrair, visite o maldosas!

    ResponderExcluir
  19. Franciso,
    Obrigado pela visita e comentário! Principalmente vindo de um blog tão distinto.
    Meus assuntos, perto do seus, seriam de pouca importância, não fôssemos feitos de razão e emoção. Ando mais emoção ultimamente!
    Abraço.

    P.S. Continue lendo!

    ResponderExcluir
  20. Olá, obrigada pela visita. Sinta-se a vontade para me visitar sempre que estiver com vontade de ler algo um tanto quanto diferente.
    Abraços

    ResponderExcluir
  21. Olá!!
    Vim lhe fazer uma visita!!
    Adorei seu blog!!
    Uma ótima semana!
    Beijos
    http://sex-appeal.zip.net
    http://cara-nova.zip.net

    ResponderExcluir
  22. olha meu blog lá...

    cassiolr.blospot.com

    não tem nada a ver com economia...

    maist a mto interessante

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Pesquisa Vox Populi mostra o Haddad na liderança com 22% das intenções de votos

Pesquisa CUT/Vox Populi divulgada nesta quinta (13) indica: Fernando Haddad já assume a liderança da corrida presidencial, com 22% de intenção de votos. Bolsonaro tem 18%, Ciro registra 10%, Marina Silva tem 5%, Alckmin tem 4%. Brancos e nulos somam 21%. O Vox Populi ouviu 2 mil eleitores em 121 municípios entre 7 e 11 de setembro. A margem de erro é de 2,2 pontos percentuais, para cima ou para baixo. O índice de confiança chega a 95%. O nome de Haddad foi apresentado aos eleitores com a informação de que é apoiado por Lula. Veja no quadro: Um pouco mais da metade dos entrevistados (53%) reconhece Haddad como o candidato do ex-presidente. O petista, confirmado na terça-feira 11 como o cabeça de chapa na coligação com o PCdoB, também é o menos conhecido entre os postulantes a ocupar o Palácio do Planalto: 42% informam saber de quem se trata e outros 37% afirmam conhece-lo só de nome. O petista chega a 31% no Nordeste e tem seu pior desempenho na região Sul (11%), mesmo

humorista Marcelo Adnet mostra que a maioria das pessoas que condenam a corrupção é corrupta

Você abomina corrupção, certo? Mas será que nunca furou fila no banco, estacionou em vaga de deficiente, não devolveu o dinheiro do troco errado que recebeu, ‘molhou’ a mão de agentes de trânsito para não ser multado, falsificou uma carteirinha de estudante para pagar meia-entrada ou fez um retorno na contramão? São esses episódios do dia a dia do brasileiro que o humorista Marcelo Adnet aborda no Musical do  Jeitinho Brasileiro  ( assista ao vídeo completo aqui ), um dos esquetes exibidos na Rede Globo nesta terça-feira (19), na estreia da nova temporada do programa  Tá No Ar, programa capitaneado pelo próprio Adnet. “Eu deixo uma cerveja [propina] que é pra não pagar fiança. É a vida: corrompida e corrompida”, diz o início da música – uma versão de  O Que é, o Que é,  de Gonzaguinha. “A lei diz que, quando entrar um idoso tenho que levantar. Mas finjo que não vejo a velhinha, fecho o olho e dou aquela dormidinha”, diz outro trecho da esquete. Com boa dose de ironia, o humo

A atriz Marieta Severo rebate Fausto Silva no programa do apresentador sobre a situação do Brasil

O próximo empregado da Globo a sofrer ameaça de morte, depois de Jô Soares, será Marieta Severo. Pode anotar. Marieta foi ao programa do Faustão, uma das maiores excrescências da televisão mundial desde a era peleozóica. Fausto Silva estava fazendo mais uma daquelas homenagens picaretas que servem, na verdade, para promover um programa da emissora. Os artistas vão até lá por obrigação contratual, não porque gostem, embora todos sorriam obsequiosamente. O apresentador insiste que são “grandes figuras humanas”. Ele se tornou uma espécie de papagaio do que lê e vê em revistas e telejornais, tecendo comentários sem noção sobre política. Em geral, dá liga quando está com uma descerebrada como, digamos, Suzana Vieira ou um genérico de Toni Ramos. Quando aparece alguém um pouco mais inteligente, porém, ele se complica. Faustão anda tão enlouquecido em sua cavalgada que não lembrou, talvez, de quem se tratava. Começou com uma conversa mole sobre o Brasil ser “o país da desesper