Pular para o conteúdo principal

A CRISE ATUAL E A ECONOMIA BRASILEIRA

A crise que se instalou nos Estados Unidos no ano passado tem vitimado muitas pessoas naquele país, primeiro os donos de casas financiadas que não puderam pagar as prestações, depois os donos de hipotecas e atualmente são os agentes financeiros (bancos, corretoras, seguradoras, etc.) e os empregados dessas empresas, visto que muitos deverão perder seus empregos (estima-se que centenas de milhares de pessoas, apenas do mercado financeiro, perderão seus empregos).


Apesar do governo norte-americano já ter injetado centenas de bilhões de dólares na economia, muitas instituições estão em situação financeira muito precária. Até agora, a maior vítima foi o banco e investimentos Broters Lehman, o quarto maior banco norte-americano no seu seguimento, que deixou uma dívida de cerca de US$ 640 bilhões. Esse banco é uma lenda naquele país. Em 1844, um jovem de 23 anos vindo da Alemanha (Henri Lehman) monta um pequeno negócio de vendas que três anos depois tem a companhia do seu irmão Emanuel e em 1950 o terceiro irmão se junta à dupla passando a expandir os negócios a partir de então. Este banco nunca havia apresentado prejuízo, em 2006 apresentou lucro e faturamento jamais alcançados e em 2007 a famosa revista Forbes escolheu como a empresa mais admirada, um ano antes, portanto, de sua falência.


Após essa injeção de centenas de bilhões de dólares na economia desde meados de 2007, quando teve início as conseqüências da crise, o governo nas últimas semanas está sendo obrigado a intervir diretamente na economia, socorrendo várias instituições que estão indo a bancarrota. Essas injeções se dão na forma de compra de títulos de empresas financeiras que estão na porta da falência como a seguradora AIG, a maior do mundo, as empresas hipotecárias Fannie Mãe e Freddie Mac e o banco Bear Stearns. Nessas instituições, o governo norte-americano injetou mais de um trilhão de dólares, cerca de 75% do PIB brasileiro. Além disso, neste momento está em discussão no Congresso daquele país um projeto em que o governo irá comprar os títulos de todas as instituições financeiras com sede em solo norte-americano que venham apresentar dificuldades. Muito provável que esse projeto seja aprovado. Estima-se que ao longo deste ano o governo gaste cerca de 2,6 trilhões de dólares com esse problema originado nas hipotecas e que já é considerada a maior crise depois da crise de 1929.


Para o Brasil o maior problema ocorre na bolsa de valores e na balança de pagamentos. Na bolsa, o início do problema se dá quando os investidores internacionais começam a vender ações para cobrir os seus prejuízos no exterior levando os preços dos papéis para baixo, fazendo com que os outros investidores também façam o mesmo levando a um círculo vicioso que faz com que os preços das ações tenham uma queda muito forte, sem nenhuma relação com os indicadores das empresas objeto dessas ações. Um exemplo é a Petrobrás. Essa empresa no último trimestre apresentou lucro líquido (R$ 8,79 bilhões) 29,0% superior ao primeiro trimestre, recentemente teve aprovada a contratação de dez plataformas e ser atualmente a petrolífera com o maior nível de reservas, mesmo assim os preços das ações dessa empresa ao longo deste ano tem tido uma queda de 28,75%. O mesmo acontece com diversas outra empresas que têm suas ações negociadas na Bolsa de valores, onde seus preços caem, mas sem nenhuma ou quase nenhuma relação com a situação econômica ou financeira da empresa.


No caso do balanço de pagamentos, o seu déficit ocorre em razão, principalmente, do aumento de remessas de renda dos estrangeiros (tanto das bolsas como das participações nas mais diversas empresas brasileiras), diminuição nos preços das principais mercadorias que o Brasil exporta e diminuição da vinda de dinheiro especulativo do exterior.


Realmente, é de se admirar ver o berço da sociedade mais liberal do mundo, no sentido econômico, intervir fortemente na economia, quebrando todos os laços do liberalismo econômico existente naquele país. Essa intervenção, independente de qualquer discussão tola da não intervenção do governo na economia, é de fundamental importância porque o sistema financeiro tem uma relação muito forte como a economia real (onde estão os empregos, salários, vendas, etc., etc.). Na situação em que diversas instituições financeiras muito importantes quebrem, a economia seria extremamente afetada tendo um prejuízo incalculável para todos. Portanto, essa intervenção em curso será de um grande alívio para a economia norte-americana e também para diversas outras economias. Entretanto, a economia norte-americana não escapará de uma recessão, mas infinitamente menor no caso da não intervenção do governo.


Em tempos passados, o Brasil seria muito mais castigado do que atualmente. Hoje, as exportações brasileiras para os Estados Unidos representam menos de 20% do total das nossas exportações. Essa é uma grande vantagem para o Brasil porque poderá compensar a diminuição das exportações para aquele país, exportando para outros países. O nosso sistema financeiro é muito pouco aberto ao exterior e suas regras de financiamento é muito mais rígido do que o existente em outros países. Fazer previsão de quanto o nosso país irá crescer no próximo ano é muito difícil porque muitos fatores são muito importantes e ninguém sabe ao certo qual a variação desses fatores nos próximos trimestres. Por exemplo, qual o nível de recessão nos principais países da Europa, qual o impacto da crise nos principais países da Ásia, etc. Acredito que diversos países da Europa irão crescer menos do que atualmente (alguns deverão entrar em recessão) e alguns país da Ásia crescerão um pouco menos do que este ano. Deste modo, para o Brasil espera-se que o nível de crescimento em 2009 seja mantido igual ao deste ano, ou seja, entre 5,0 e 5,5%, que é uma taxa de crescimento razoável.

Comentários

  1. Obrigada pela visita, em relação à economia dos Estados Unidos parece que o império está balançando e o pior é que com isso cairão outros países.

    ResponderExcluir
  2. Olá c´ompanheiro, fico satisfeito com a sua visita ao meu endereço. Voce também administra um blog muito bom, meus parabéns.

    ResponderExcluir
  3. Grande Francisco Castro, fiquei muito satisfeito com a sua visita ao meu blog. Quero dizer também que fiquei muito encantado com seu blog, onde vc apresenta as notícias que acontecem de uma maneira simples, além de escrever muito bem. Parabéns e abraços

    ResponderExcluir
  4. Oi, Francisco! Obrigada pelo comentário e parabéns pelos seu blog! Posso te perguntar uma coisa: como você chegou até o meu blog? Espero que apareça mais vezes! Um abraço!

    ResponderExcluir
  5. OBRIGADA PELO COMENTÁRIO, USO MEU BLOG PARA POSTAGEM DE TRABALHOS DA FACULDADE, SEI QUE TENHO QUE MELHORAR MAS LOGO CHEGO LÁ.....

    ABRAÇOS DESTA FUTURA JORNALISTA DO BRASIL E DO MUNDO...

    ResponderExcluir
  6. obrigada pelos elogios e parabéns pelo seu blog!

    ResponderExcluir
  7. Ola Francisco, é um imenso prazer ter recebido sua visita, e agradeço os elogios.O seu blogg é interesssante pois trata de um assunto do interesse geral.
    Abraços

    ResponderExcluir
  8. olá, espero que estejas bem. Obrigado pela visita e pelo elogio. Na verdade ainda estou aprendendo a mexer com este trem de computador e blog. Agora, com o seu jeito claro de falar em economia vou ler mais s/o assunto, esquecer um pouco a poesia e o devaneio característicos dos poetas...vote, desculpe a pretenção e prestar mais atenção na realidade

    ResponderExcluir
  9. ^^ Olá Francisco !!!
    td bem?
    agradeço imensamente seu comentário,adicionei vc aos meus links.
    Muito interessante seu blog !
    Beijos !

    ResponderExcluir
  10. oi, olha muito obrigada viu...seu blog também eh muito legal embora economia não seja meu forte...rsrsrs bjuss

    ResponderExcluir
  11. se os EUA cairem, metade do planeta economicamente mais ativa cai junto tb..

    ResponderExcluir
  12. Obrigado pelo elogio no meu blog Francisco, fiquei admirado pois ele foi criado por ser um trabalho acadêmico, ou seja, é a pura metalinguagem, pois foi o trabalho de criar um portifólio online.

    Grato pela gentileza e perdoe-me, ams não entendo NADA de economia. hehehe

    ResponderExcluir
  13. Obrigada pela visita, Francisco.
    Digamos que o seu blog também está de parabéns, seja pela forma como vc fala de economia ou por simplesmente ter escolhido esse tema tão difícil para dissertar em um blog.
    Abraços!

    ResponderExcluir
  14. Valeu Francisco,

    vim retribuir a visita e pude constatar a ótima qualidade de seus textos e leituras do cenário economico.

    Um grande abraço

    ResponderExcluir
  15. Parabéns pelo seu blog tbm! Me interesso muito por economia tbm!

    Passe por lá mais vzs!!!

    Até!

    ResponderExcluir
  16. Olá Francisco! Muiiito obrigada! é difícil construir um blog pra jovens cristãos!
    ahaha

    Que Deus te Abençõe!!!

    ResponderExcluir
  17. Estamos perante uma crise de graves contornos!!!

    E o mundo espera sentado a ver o que acontece...

    Um abraço.

    ResponderExcluir
  18. Obrigado pela visita. Seu blog é muito bom, ótimas notícias.

    Um grande abraços.

    ResponderExcluir
  19. Mto bom o seu blog! Já está nos meus favoritos!!! Gostei mesmo. Parabéns! E obrigada pela visita!!!

    ResponderExcluir
  20. Olá Francisco, aqui retribuindo a visita e espiando. Sou leiga total no assunto, somar 2 + 2 me é extremamente danoso (rs) mas quando você afirma que "o Brasil não corre muitos riscos porque os Estados Unidos representam apenas 20% de nossas exportações", vc não está sendo exageradamente positivo? 20% é muita coisa, não é não? Coincidentemente no domingo estive conversando com um grupo de amigos e um deles foi também extremamente taxativo afirmando que nada impedirá o crescimento brasileiro, e que a tendência é atingirmos em 4 anos patamares altíssimos em nossa economia graças ao etanol etc, e que a Ásia segue tendência contrária. Uau! Será que eu é que sou muito pessimista? Beijos.

    ResponderExcluir
  21. Blog difícil, seus assuntos de econômia no Brasil , nos Estados Unidos me deixaram um pouco nervosa. Acho que é porque não gosto muito do assunto. Deixo para vcs economista,ainda bem que vcs existem para tentar conter um pouco ou equilibrar tudo isso.
    Torço todos os dias para o crescimento do Brasil, nós merecemos.
    Mas, cada um na sua área.
    A minha área é a mente das pessoas, é a psicologia.
    Apesar de gostar mais de crianças e adolescentes....são mais verdadeiros. O adulto disfarça muito e acha que nós psicólogos temos que descobrir td, grande engano.....só direcionamos.....e pensndo nisso e o que li em seu blog....o economista....direciona...mostra o caminho....que pode dar certo ou não. Complicou???? Deixa prá lá....essa não é a minha praia.
    Bem,sucesso sempre e continue com pensamentos positivos.
    Grande abraço.
    Catarina Estevez.

    ResponderExcluir
  22. Francisco, obrigado pela visita e comentário! Vou ler este texto sobre a crise americana com atenção, afinal é um assunto que interessa a todos!

    Um abraço!

    ResponderExcluir
  23. Olá meu novo amigo Francisco.
    Passei para lhe desejar uma semana com muita pza e amor.
    Quanto a economia dos Estados Unidos ouqualquer pais do mundo, acho dificil serem resolvi
    das, pois teremos que matar a corrupção , assim sim teremos uma economia equilibrada.
    beijos amigo.

    Te aguardo em meu cantinhpo.

    Regina Coeli.

    ResponderExcluir
  24. Obrigada por sua visita à Novela da Vida, Francisco. Mas estou mais ativa no Pequeno Milagre: http://opequenomilagre.blogspot.com
    Quanto à crise que partiu dos Estados Unidos, digo-te que vivo na Europa há 23 anos e a crise em Portugal, começou no dia seguinte da entrada do "euro", no passar do tempo, tem se alastrado por toda a Europa. Não há uma família que esteja bem... Quem diz que está, tem disfarçado a insatisfação.
    Um abraço a ti.
    (Sou brasileira de Salvador, agora com nacionalidade portuguesa. Mudamo-nos para a Espanha por causa da crise...)

    ResponderExcluir
  25. Francisco, acabo de descobrir seu blog. Não possuo um, mas estou pensando em fazê-lo.
    Parabéns, gostei muito de suas palavras e vou adicioná-lo em meus favoritos!
    Nádia

    ResponderExcluir
  26. Obrigada, Francisco, mas o seu blog é excelente viu?!? Tento entender da economia que nos cerca...mas tá difícil...rsrs..

    GRande abraço!

    ResponderExcluir
  27. Enquanto o EUA näo conter o desastre do mercado financeiro näo virá acalmar outros mercados financeiros dos países do Mercado mundial.

    Epicentro – All Eyes on the US

    Para muitos poderäo näo agradar que também a crise tem indicado o seu tom nos USA. Na grande Britânia tem o seu RBS, Alemanha sua Hypo Real Estate, Islandia sua mercadoria no negócio ilegal movimentado desde Lehman Bros. A vaca foi para o brejo quando todo mundo estremeceu a bolsa de valores no Mercado financeiro em todo mundo. Também a Bear Stearns, Merrill Lynch e Washington encorajado säo apenas boas lembrancas.
    E ainda existe outros zombies: o Citigroup, anteriormente cerca do maior banco do mundo tem hoje um dollar no curso de uma acäo que em 2007 estava ainda por volta de 56 dollar. Ou entäo o banco of America está indo também muito mal. Outro ponto dramático: AIG, ela é a maior empresa de consórcio de seguros no mundo. Um Zumbi que para necessitous em preparar 180 Mrd. Dollar numa transfusäo sanguinea, näo permitindo o inválido a entrado no reino do extinto falecido sistema tributário do Mercado internacional financeiro. Na quinta quinzenal de 2008 a AIG perdeu por dia 670 Mio. dollar.
    Daí deste ponto comeca inúmeras instituicoes financeiras e outras empresas gerando um rebolico no mundo e nos negócios interligados. Seria ainda um grande desastre como a Lehman-Crasch. Ninguém sabe até agora para onde sumiu 100, 200 Mrd. Dollar ou mais que nesta enorme quantidade de dinheiro que foi devorado? Muitos expertos no assunto acham que este caso é muito especial, faz a gente ficar furioso.
    O governo Obama quer paralelamente 787 Mrd. Dollar para regular a economia e a salv-action de hipoteca. O preco imobiliário caiu e a obtencäo de crédito na compra e venda de imobili-arde é a maior atingida pela crise. A queda do setor de financas deverá ser mais ou menos 2 bilhöes dollar, algo que poderá calcular se por Hedgefonds e firmas privadas.
    O ganhador do prêmio Nobel de Economia, Paul Krugman e outros economistas säo do ponto de vista que as medidas tomadas pelos governos dos países industrializados näo é a direcäo a seguir, escassas de avaliacöes. Na opiniäo de muitos necessita primeiramente acabar com a queda do Mercado imobiliário, se caso os bancos realmente deveräo ser ajudado.
    Sera que estamos ainda no fim da arma massacradora do capital especulativo?
    O Terceiro mundo precisa de moeda, näo somente os países industrializados teräo um um grande problema. Asia, América Latina viräo ainda cada vez mais forte ficar no seu canto. Muitos países pobres näo tem dinheiro para fazer programas de conjunturas. Também a alta dos juros necessita ser cauteloso com sistema monetário e deixar cair o seu valor, sem nenhuma atracäo. A moeda monetária já cai porque os investidores que por causa de medo em subtrair o valor da moeda monetária, perdem se dinheiro.
    A crise nos países em desenvolvimento calcula se que já perdeu cerca um bilhäo dollar em desenvolvimento avalia o FMI. Além disso, permite se que em torno de 50 milhöes de Pessoas que com apenas 2 dollar por dia para viver, sobreviver. Até mesmo o Japäo está metido numa profunda crise, mesmo injetando 100 Mrd. Dollar. O banco mundial solicita em todo caso novos meios de protecäo para os países em desenvolvimento para superar a crise, assim bem como 0,7 porcento do programa dos países industrializados a serem preparados e ajudados com este dinheiro e assim poderemos dormir sossegados.
    Em outras palavras, nós necessitamos exatamente refletir, como nós iremos manusear Mercado global financeiro, apesar de näo estar claro como será um pesadelo para o Brasil entrar de novo numa crise como foi 1990 depois de tudo ter feito. Como reagir, ainda näo está claro. De qualquer forma sabemos e conhecemos como é perigosa a globalizacao financeira, isto é fato. Estou convencido que a nossa estrutura está preparada para superar e vencer esta barreira graduando um claro olhar do Ser Humano que se apresenta, remexe e assenta.
    No Banku.
    Hasta la vista Baby.

    ResponderExcluir
  28. " estou convencido que a nossa estrutura está preparada..." Amigo, se você o diz, fico mais tranquilo.Parabéns pelo texto e pelo blog.

    ResponderExcluir
  29. Oi Francisco
    Eu sou estudante de Tecnologia em Processos Genrencias e no momento estou fazendo um trabalho de Economia sobre os Indicadores Econômicos e suas influências nas organizações.
    Nos demais sait que pesquisei sobre o crescimento do PIB brasileiro para esse ano, todos indicavam queda de + ou menos 1%, ao contrário de sua colocação no final desse texto. Como explicar isso?

    ResponderExcluir
  30. Gostei Muito.
    Esclareceu bastante minhas duvidas.
    Obrigada!!!

    ResponderExcluir
  31. top [url=http://www.001casino.com/]casino[/url] brake the latest [url=http://www.realcazinoz.com/]free casino games[/url] autonomous no consign hand-out at the leading [url=http://www.baywatchcasino.com/]www.baywatchcasino.com
    [/url].

    ResponderExcluir
  32. I join. And I have faced it. We can communicate on this theme.
    It agree, a remarkable idea
    It is cleared
    Bravo, this magnificent phrase is necessary just by the way
    You are absolutely right. In it something is also thought good, I support.

    [url=http://yaba.com/michaelkors2/blog/45036/][b]michael kors outlet online[/b][/url]
    [url=http://www.mvpmichaelkors0.sitew.us/#Page_1.A][b]michael kors outlet online[/b][/url]
    [url=http://shenenmaoyik.snappages.com/blog.htm][b]michael kors outlet online[/b][/url]
    [url=http://mvpmichaelkorsoutlet2.blogbaker.com/2013/01/19/see-more-to-do-with-packing-bags][b]michael kors outlet online[/b][/url]
    [url=http://mvpmichaelkors0.tumblr.com/][b]michael kors outlet online[/b][/url]

    ResponderExcluir
  33. Like a polish it has a base coat, two layers of colour and
    finished off with a top coat per say. The only downside is that after each coat you have to have it removed or
    if you want to do it at home, or enjoy a salon treatment.

    There is a base coat, two layers of color, and top coat on line
    and at beauty supply shops.

    Feel free to surf to my site; shellac nails - shellac nails

    ResponderExcluir
  34. Olá,

    Esta é informar oficialmente as massas que estamos dando para fora empréstimo a uma taxa de 2%, se estiver interessado entre em contato conosco via e-mail (williamadams033@gmail.com) para mais detalhes.
      
       obrigado
      WILLIAM ADAMS.

    ResponderExcluir
  35. Olá,
    Você está na necessidade de empréstimo? MRS STACY CHAPMAN um emprestador empréstimo privado está aqui para informar o público em geral e dar empréstimo a 2% da taxa de juros para indivíduos, empresas e sociedades sob um termos e condições claros e compreensíveis. contacte-nos hoje via e-mail para: (stacy_chapmanloanfirm@yahoo.com)

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Pesquisa Vox Populi mostra o Haddad na liderança com 22% das intenções de votos

Pesquisa CUT/Vox Populi divulgada nesta quinta (13) indica: Fernando Haddad já assume a liderança da corrida presidencial, com 22% de intenção de votos. Bolsonaro tem 18%, Ciro registra 10%, Marina Silva tem 5%, Alckmin tem 4%. Brancos e nulos somam 21%. O Vox Populi ouviu 2 mil eleitores em 121 municípios entre 7 e 11 de setembro. A margem de erro é de 2,2 pontos percentuais, para cima ou para baixo. O índice de confiança chega a 95%. O nome de Haddad foi apresentado aos eleitores com a informação de que é apoiado por Lula. Veja no quadro: Um pouco mais da metade dos entrevistados (53%) reconhece Haddad como o candidato do ex-presidente. O petista, confirmado na terça-feira 11 como o cabeça de chapa na coligação com o PCdoB, também é o menos conhecido entre os postulantes a ocupar o Palácio do Planalto: 42% informam saber de quem se trata e outros 37% afirmam conhece-lo só de nome. O petista chega a 31% no Nordeste e tem seu pior desempenho na região Sul (11%), mesmo

humorista Marcelo Adnet mostra que a maioria das pessoas que condenam a corrupção é corrupta

Você abomina corrupção, certo? Mas será que nunca furou fila no banco, estacionou em vaga de deficiente, não devolveu o dinheiro do troco errado que recebeu, ‘molhou’ a mão de agentes de trânsito para não ser multado, falsificou uma carteirinha de estudante para pagar meia-entrada ou fez um retorno na contramão? São esses episódios do dia a dia do brasileiro que o humorista Marcelo Adnet aborda no Musical do  Jeitinho Brasileiro  ( assista ao vídeo completo aqui ), um dos esquetes exibidos na Rede Globo nesta terça-feira (19), na estreia da nova temporada do programa  Tá No Ar, programa capitaneado pelo próprio Adnet. “Eu deixo uma cerveja [propina] que é pra não pagar fiança. É a vida: corrompida e corrompida”, diz o início da música – uma versão de  O Que é, o Que é,  de Gonzaguinha. “A lei diz que, quando entrar um idoso tenho que levantar. Mas finjo que não vejo a velhinha, fecho o olho e dou aquela dormidinha”, diz outro trecho da esquete. Com boa dose de ironia, o humo

A atriz Marieta Severo rebate Fausto Silva no programa do apresentador sobre a situação do Brasil

O próximo empregado da Globo a sofrer ameaça de morte, depois de Jô Soares, será Marieta Severo. Pode anotar. Marieta foi ao programa do Faustão, uma das maiores excrescências da televisão mundial desde a era peleozóica. Fausto Silva estava fazendo mais uma daquelas homenagens picaretas que servem, na verdade, para promover um programa da emissora. Os artistas vão até lá por obrigação contratual, não porque gostem, embora todos sorriam obsequiosamente. O apresentador insiste que são “grandes figuras humanas”. Ele se tornou uma espécie de papagaio do que lê e vê em revistas e telejornais, tecendo comentários sem noção sobre política. Em geral, dá liga quando está com uma descerebrada como, digamos, Suzana Vieira ou um genérico de Toni Ramos. Quando aparece alguém um pouco mais inteligente, porém, ele se complica. Faustão anda tão enlouquecido em sua cavalgada que não lembrou, talvez, de quem se tratava. Começou com uma conversa mole sobre o Brasil ser “o país da desesper