Há anos tenho me deparado com a ineficiência dos profissionais de diversas áreas, trabalhando como operacionais administrativos ou técnicos. Tenho percebido que alguns desses profissionais são desmotivados e acham o seu trabalho uma rotina. Alguns não estão comprometidos da maneira que deveriam para o sucesso de seu escritório/filial.
Pensei que talvez a resposta para essa pergunta fosse à compensação financeira, negativo. Conheço operacionais que possuem essa recompensa salarial através de comissões em cima da produtividade do escritório e mesmo assim são desmotivados.
Todo profissional que trabalha na área técnica ou operacional tem pressão diária! Eles são pressionados pelos seus colegas de trabalho, pelos comerciais, pelos gerentes. Os funcionários tem que ser ágeis, comprometidos, dinâmicos e pro ativos.
Por isso escutamos tanto por aí que hoje em dia os escritórios/filiais são escritórios de negócios e todos devem ser comprometidos com os resultados, com o ótimo atendimento.
Qual é a causa do mal atendimento ou desmotivação desses profissionais?
Inúmeros fatores dentre esses vou destacar alguns que na minha visão são mais explícitos:
A falta de oportunidade de crescimento na carreira, a falta de confiança pela gerência na capacidade e autonomia do colaborador, o não engajamento em todo o processo, a pouca evidência nas qualidades do colaborador, e inúmeros outros pontos importantes podem e colaboram pra desmotivação de uma equipe.
O que fazer segundo minha opinião:
O primeiro passo, é verificar se a empresa está recrutando e selecionando os colaboradores ideais;
O segundo passo, seria certificar se a organização está sabendo motivar os membros de sua equipe;
O terceiro passo, analisar os resultados de cada participante desta atividade econômica organizada;
O quarto passo, ter o feedback da equipe (chuva de informações de aprimoramento);
O quinto passo, elaborar um plano de ação com o corpo diretivo específico;
O sexto e último passo, controlar as variáveis e corrigir o que saiu do planejamento.
Mas, claro que existem outros fatores que influenciam, tais como: Liderança, Plano de Carreiras, que nem sempre uma empresa de pequeno/médio porte tem, e etc.
Uma dica minha, seria proporcionar o crescimento do colaborador de forma horizontal, caso a empresa não tenha capacidade de oferecer uma promoção de cargo em vertical.
Se não os resultados são:
Pessoas que não são comprometidas com elas, ou seja, chegam a um nível de comodismo tão grande que o único objetivo é fazer seu trabalho, como sempre fizeram e receber o salário no final do mês, por isso existe a diferença entre profissionais de sucesso. Acredito que a motivação é algo pessoal e que se as pessoas realmente entendessem o valor que elas têm a diferença que podem fazer e a importância do trabalho de cada um, tudo poderia ser diferente. Mas assim como na escola, apenas 5% estão de fato dispostos a grandes realizações. Lógico que a motivação partindo de dentro da empresa é um fator importante.
Por Luan Pablo Paiva Delgado
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