Pular para o conteúdo principal

Quanto vale a sua marca pessoal?


Nos últimos tempos o marketing tem tomado conta de muitas áreas e definido vencedores e perdedores. Saber aprimorar, se divulgar, criar credibilidade, elevar o nível de percepção que as pessoas sentem de um determinado produto, marca ou profissional é essencial para se obter sucesso. Não adianta o produto ou profissional ser bom somente na embalagem, é necessário que o conteúdo seja excelente. No mundo em que a concorrência é a tônica do negócio, deve-se buscar sempre se superar, sempre ser o melhor. Deve-se tentar superar os adversários sem os prejudicar com ações que ferem à ética. Ser respeitado é saber jogar limpo. Qual a relação entre a marca de uma empresa e a marca de uma pessoa, a sua marca profissional? O que deve ser feito para valorizar a marca de uma pessoa?

Em uma recente pesquisa realizada pela empresa BrandAnalytics em parceria com a revista Isto É Dinheiro da Editora Três, obteve-se o valor das principais marcadas pertencentes a empresas de capital aberto no Brasil. Nessa pesquisa, 150 empresas que possuem ações negociadas na Bolsa de Valores tiveram o valor de suas marcas auferido, entretanto, muitas empresas ficaram de fora em razão de serem empresas de capital fechado. Valor total das 50 marcas de maior valor no Brasil incluídas na pesquisa foi de US$ 76,9 bilhões, sendo que a marca mais valiosa do Brasil, a Petrobrás, tem o valor de US$ 13,42 bilhões.

As três marcas seguintes em termos de valor foram Itaú (US$ 9,6 bilhões), Bradesco (US$ 8,6 bilhões) e Banco do Brasil (US$ 8,26 bilhões). É interessante observar que a relação entre o valor da marca o valor da empresa varia muito de empresa para empresa. Por exemplo, o valor da marca Petrobrás equivale a 5% do valor da empresa Petrobrás, o valor da marca Itaú é equivalente a 10% do valor da empresa Itaú, o valor da marca Vale (US$ 1,95 bilhão) representa apenas 1% do valor da empresa Vale. Ao passo que as marcas de bebidas Brahma e Skol são correspondentes, cada uma, a 40% do valor da empresa e as marcas Sadia e Perdigão correspondem a, respectivamente, 28 e 29% do valor da empresa. As relações entre valor de cada marca e o valor da empresa correspondente é somente o valor da marca dividido pelo valor da empresa.

Em outra pesquisa realizada com empresas de todo o mundo, utilizando a mesma metodologia da utilizada na pesquisa para as empresas brasileiras, teve-se a Apple a marca mais valorizada do mundo com um valor de US$ 153,2 bilhões, sendo seguida pela marca Google com US$ 111,4 bilhões, pela IBM com US$ 100,8 bilhões, pela marca Mac Donalds com US$ 81,0 bilhões e Microsoft com US$ 78,2 bilhões. São valores altamente significativos e que refletem a grande importância que essas marcas exercem sobre as pessoas tanto em termos de credibilidade, eficiência, segurança e atendimento às expectativas dos seus consumidores.

Da mesma forma que as empresas possuem as suas marcas, as pessoas também possuem as suas marcas e podem valer muito. Quanto vale a sua marca pessoal? Valorizar o que fazemos, proporcionar credibilidade e importância ao que fazemos pode elevar significativamente a nossa marca e deixá-la em posição de destaque. Espelhar a nossa vida profissional e pessoal nessas empresas vencedoras é um caminho muito importante na direção para deixar a nossa marca entre as que possuem grande valor. Isso ocorrendo, obviamente, o beneficiário seremos nós próprios. Portanto, saber construir uma imagem nossa positiva perante à sociedade e às empresas é de grande utilidade para quem não quer ser somente mais entre milhões.

Construir uma imagem positiva é ser uma pessoa necessária em que as outras pessoas necessitam e as empresas também. Saber pautar, com ética, respeito, ter uma ótima formação na área ou áreas em que atua, não ter preguiça de trabalhar, estudar e produzir, saber se divulgar com decência, não mentir e nem enganar ninguém e ser bastante acessível e cortês fazem de uma pessoa um indivíduo com grande possibilidade de alcançar um alto valor em sua marca. Ter grandes conhecimentos, ter uma rede forte de contatos, divulgar os trabalhos mais importantes (por internet, jornais, revistas, etc.) e mais os requisitos mencionados acima podem construir uma marca de uma pessoa respeitada, importante e de grande valor, em conseqüência, levando essa pessoa a ter uma remuneração significativa.

Comentários

  1. Muito bom seu artigo, esclarecendo sobre a importância de uma marca bem sucedida.
    Abraço.

    ResponderExcluir
  2. Olá Francisco:

    Você fez uma ótima análise relacionados às marcas e ao valor da empresa.

    Realmente a marca é muito importante, como pudemos notar no caso do banco Panamericano, mas esse é um caso baseado em Brasil e no Brasil nada faz sentido.

    A marca Panamericano morreu, mas o dinheiro roubado "compensou" a perda.

    A marca é realmente muito importante, tão importante quanto nossa honra.

    ABS

    ResponderExcluir
  3. bom,a verdade de marca "boa"nada mais é do que repetição. se pra a gente corre dá de cara com a dita cuja em:TV,RÁDIO,JORNAL etc então fica empreguinado na kbça das pessoas. (sofismo)é isso ai um abraço. isael

    ResponderExcluir
  4. Muito bom, texto leve. Acreditamos na importância de obter conhecimento para repassá-los...sucesso

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Veja quanto o juiz Sérgio Moro ganha. É dinheiro que muito poucos brasileiros ganham

Qualquer cidadão pode fazer a pesquisa no site do TRF-4. Veja abaixo. Não há aqui imputação de crime ao juiz. Mas Moro acha compatível receber remuneração muito acima do teto legal, no momento em que é transformado no “super-herói” da moralidade nacional? Rodrigo Vianna, via  Revista Fórum  em 26/8/2015 Quanto ganha o juiz que foi transformado em “herói nacional” pela Globo e pela Veja ? Apontado como moralizador da pátria, Sérgio Fernando Moro não é um super-herói. Mas um funcionário público. Deveria submeter-se às regras que valem para todos. É assim, também, que se combate corrupção: com respeito às regras. Sem escândalo. Todos os dias, todos os meses. E não apenas à frente dos holofotes midiáticos. Os advogados apontam inúmeras tropelias do magistrado: na Lava-Jato, dizem os juristas  (clique aqui para saber mais) , Moro atropela regras e impõe humilhações aos réus – tudo em nome do ideal da “moralidade pública”. Mas parece haver mais que isso… ...

Pesquisa Vox Populi mostra o Haddad na liderança com 22% das intenções de votos

Pesquisa CUT/Vox Populi divulgada nesta quinta (13) indica: Fernando Haddad já assume a liderança da corrida presidencial, com 22% de intenção de votos. Bolsonaro tem 18%, Ciro registra 10%, Marina Silva tem 5%, Alckmin tem 4%. Brancos e nulos somam 21%. O Vox Populi ouviu 2 mil eleitores em 121 municípios entre 7 e 11 de setembro. A margem de erro é de 2,2 pontos percentuais, para cima ou para baixo. O índice de confiança chega a 95%. O nome de Haddad foi apresentado aos eleitores com a informação de que é apoiado por Lula. Veja no quadro: Um pouco mais da metade dos entrevistados (53%) reconhece Haddad como o candidato do ex-presidente. O petista, confirmado na terça-feira 11 como o cabeça de chapa na coligação com o PCdoB, também é o menos conhecido entre os postulantes a ocupar o Palácio do Planalto: 42% informam saber de quem se trata e outros 37% afirmam conhece-lo só de nome. O petista chega a 31% no Nordeste e tem seu pior desempenho na região Sul (11%), me...

Tiraram a Dilma e o Brasil ficou sem direitos e sem soberania

Por Gleissi Hoffimann, no 247 Apenas um ano após o afastamento definitivo da presidenta Dilma pelo Senado, o Brasil está num processo acelerado de destruição em todos os níveis. Nunca se destruiu tanto em tão pouco tempo. As primeiras vítimas foram a democracia e o sistema de representação. O golpe continuado, que se iniciou logo após as eleições de 2014, teve como primeiro alvo o voto popular, base de qualquer democracia e fonte de legitimidade do sistema político de representação. Não bastasse, os derrotados imediatamente questionaram um dos sistemas de votação mais modernos e seguros do mundo, alegando, de forma irresponsável, “só para encher o saco”, como afirmou Aécio Neves, a ocorrência de supostas fraudes. Depois, questionaram, sem nenhuma evidência empírica, as contas da presidenta eleita. Não faltaram aqueles que afirmaram que haviam perdido as eleições para uma “organização criminosa”. Essa grande ofensiva contra o voto popular, somada aos efeitos deletérios de ...