Pular para o conteúdo principal

Os tucanos tem urgência em recontar os votos porque, se tudo der certo, eles só terão chances daqui a 12 anos

Por que será que, de repente, depois de o próprio candidato derrotado Aécio Neves (PSDB-MG) ter aceito o resultado das urnas, pregado união e desejado boa sorte à presidente reeleita Dilma Rousseff, seu partido partiu para o mais escancarado golpismo, colocando em xeque o sistema eleitoral brasileiro, que é reconhecido no mundo inteiro?

A resposta parece ser 2026. Sim, antes disso, parecem remotas as possibilidades de que o PSDB, ou a centro-direita, retorne ao poder no Brasil. Eis os motivos:

1) Dilma fará um bom governo e já emitiu sinais nessa direção. Ao elevar a taxa de juros para enfrentar a inflação e buscar um nome de mercado para o Ministério da Fazenda, ela busca aplacar as críticas que sofre do setor empresarial – especialmente do mundo financeiro. Se o Brasil voltar a ser a "bola da vez", como foi no segundo governo Lula, e como já preveem consultorias internacionais, seus níveis de popularidade retornarão às alturas.

2) Numa decisão inteligente, o presidente do Partido dos Trabalhadores, Rui Falcão, já designou o candidato do PT em 2018. Ele próprio: Luiz Inácio Lula da Silva, chamado por Barack Obama de "o cara". Alguém em sã consciência duvida que a primeira pesquisa eleitoral sobre 2018 apontará Lula como o favorito, disparado, para suceder Dilma? Esse movimento, além de reduzir as perspectivas de poder da oposição, contribui também para cortar pela raiz a possibilidade de "fogo amigo" dentro do PT.

3) Se Lula vier a ser eleito, aos 72 anos, para governar o Brasil em 2018, ele fará de tudo para preservar sua saúde e buscar um quarto mandato em 2022. O motivo é o bicentenário da Independência. E estar à frente do País, neste momento, que marcaria a emancipação definitiva dos brasileiros, é o maior sonho de Lula.

Ou seja: se tudo isso der certo, o PSDB, ou centro-direita brasileira, poderão sonhar com a volta ao poder em 2026 – ano em que, segundo estudos de consultorias norte-americanas, não haverá mais jornais impressos. E golpistas atuais já estarão aposentados. Daí a urgência em recontar as urnas de 2014. (Do 247)

Postagens mais visitadas deste blog

Colunista do Globo diz que Bolsonaro tentará golpe violento em 7 de setembro. Alguém duvida?

Em sua coluna publicada neste sábado (11) no  jornal O Globo , Ascânio Seleme afirma que, "se as pesquisas continuarem mostrando que o crescimento de Lula se consolida, aumentando a possibilidade de vitória já no primeiro turno eleitoral, Jair Bolsonaro vai antecipar sua tentativa de golpe para o dia 7 de setembro".  I nscreva-se no Canal  Francisco Castro Política e Econom ia "Será uma nova setembrada, como a do ano passado, mas desta vez com mais violência e sem freios. Não tenha dúvida de que o presidente do Brasil vai incentivar a invasão do Supremo Tribunal Federal e do Tribunal Superior Eleitoral. De maneira mais clara e direta do que em 2021. Mas, desde já é bom que ele saiba que não vai dar certo. Pior. Além de errado, vai significar o fim de sua carreira política e muito provavelmente o seu encarceramento", afirmou Seleme.  O colunista lembrou que, "em 7 de setembro do ano passado, Bolsonaro chamou o ministro Alexandre de Moraes de canalha, disse que n...

A IMPORTÂNCIA DO ESTUDO NO RENDIMENTO DO SALÁRIO

É indiscutível a importância do estudo para alavancar o rendimento e a produtividade do trabalho das pessoas, mas ainda não tínhamos uma medida exata para o mercado brasileiro da contribuição da educação para o rendimento do trabalho. No início de outubro deste ano, a Fundação Getúlio Vargas do Rio de Janeiro (FGV/RJ) publicou um trabalho em que são apresentadas informações relevantes a respeito da influência do estudo no rendimento do trabalho ou o retorno no investimento em capital humano. Existe uma diferença entre o capital humano geral caracterizado como o aprendizado no ensino fundamental, médio e superior e o capital humano específico que o indivíduo adquire através de sua experiência profissional e cursos específicos. O último é perdido, ao menos em parte, quando o indivíduo passa a exercer outra atividade bem diferente da que exercia, enquanto que o primeiro tipo de capital humano só é perdido com a morte do indivíduo. Em analisando pessoas do mesmo sexo, raça, idade e localid...

Veja em que trabalha e quanto ganha a filha da presidente Dilma Rousseff

Paula Rousseff desfila com Dilma na cerimônia de posse do segundo mandato em 1º de janeiro Marcelo Camargo/Agência Brasil Casada, 39 anos, mãe e procuradora do trabalho no Rio Grande do Sul. Essa é Paula Rousseff Araújo, que, como o sobrenome famoso já entrega, é filha da presidente Dilma Rousseff. Ela é discreta, evita se expor publicamente e, em geral, só é vista em algumas solenidades oficiais da mãe, como no primeiro dia do ano, quando desfilou em carro aberto com Dilma na cerimônia de posse do segundo mandato da presidente. Paula Rousseff entrou no MPT (Ministério Público do Trabalho) do Rio Grande do Sul em 2003 por meio de concurso público. Atualmente, recebe salário de R$ 25.260,20 e exerce a função em Porto Alegre. Funcionários do MPT evitam dar detalhes sobre o comportamento da colega de trabalho, muito menos se atrevem a confirmar se a filha herdou o comportamento linha dura conhecido da mãe. “Ela tem fama de ser uma procuradora muito comp...