
Conforme a pesquisa, todos os indicadores que formam o INEC melhoram em setembro. O índice de expectativa em relação à inflação aumentou 2,5% e o de expectativa sobre o desemprego cresceu 1% em relação a agosto. Quanto maior o índice, maior é o otimismo do consumidor. Também melhoraram as expectativas sobre a situação financeira e sobre o endividamento.
Realizada em parceira com o Ibope Inteligência, essa edição do INEC ouviu 2.002 pessoas em 142 municípios entre 11 e 15 de setembro.
O Índice Nacional de Expectativa do Consumidor (INEC) é um indicador elaborado pela Confederação Nacional da Indústria, em parceria com o IBOPE Inteligência. O Indicador sintetiza o sentimento dos brasileiros com relação à situação e às expectativas econômicas dos consumidores.
As informações utilizadas na construção do INEC são coletadas por meio de pesquisa de opinião pública realizada trimestralmente, desde 1996, com 2.002 eleitores de 16 anos ou mais. A partir de abril de 2010 o indicador passou a ser construído mensalmente.
Comentários
Postar um comentário