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Muita gente entra na justiça contra a ineficiência do Metrô de São Paulo

Agência Estado
Segundo especialistas, tropeçar na plataforma e cair em virtude de freada brusca podem ser motivos de processo Reprodução/Facebook
A batalha judicial entre usuários e o Metrô disparou. Dados do TJ-SP (Tribunal de Justiça de São Paulo), obtidos por meio da Lei de Acesso à Informação, revelam que 617 ações foram ajuizadas, nos últimos dez anos. A maioria dos pedidos versa sobre indenizações por dano moral e decorrem principalmente da superlotação e das falhas recorrentes na rede.

Em pouco mais de dois anos, entre 2012 e o mês passado, foram ajuizadas 459 ações, o que representa 74% de todo o volume de processos desde 2004. Oficialmente, o Metrô credita o salto apenas à elevação da demanda no período, quando 57% a mais de passageiros passaram a ser transportados, segundo a empresa. Contudo, a quantidade de processos subiu em uma proporção muito maior. Dez anos atrás, só foram ajuizadas três ações dessa natureza, ante 186 em 2013.

Na avaliação de Maurício Januzzi, presidente da Comissão de Sistema Viário e Trânsito da seccional paulista da OAB-SP (Ordem dos Advogados do Brasil), a responsabilidade pelo transporte seguro dos passageiros é uma atribuição exclusiva do Metrô.
— Há um aumento das ocorrências, e as pessoas estão mais conscientes de seus direitos e de suas garantias, no sentido de obter a indenização por qualquer dano causado a elas.

Januzzi conta que a superlotação pode mesmo levar à abertura de processos na Justiça.
— Tropeçar na plataforma, cair em virtude de freada brusca. A pessoa só precisa provar que estava naquele dia no transporte público. É possível fazer isso por meio do Bilhete Único.

O advogado explica que a tarifação é automatizada.

Em nota, a companhia afirma que a tentativa de "analisar o volume de ações judiciais sobre o Metrô é leviana e superficial" e que "o aumento no número de ações judiciais contra o Metrô é proporcional à elevação do número de passageiros transportados e ao aumento no ritmo das obras de expansão da rede".

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