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As 15 habilidades que podem transformar um profissional em um grande vencedor


Quase todas pessoas gostariam de fazer parte de uma grande organização empresarial, com um excelente emprego, ganhar um bom salário e fazer muito sucesso na carreira profissional. Grande parte dessas pessoas se pergunta o que deve fazer para tornar esse desejo em realidade. Como uma pessoa que almeja ser um profissional respeitado e galgar espaços em uma grande empresa deve agir para concretizar isso? Antes de qualquer coisa, evidentemente, a pessoa deve ter garra, tem que ter força de vontade, tem que ter o brilho nos olhos quanto à profissão e aos desafios que lhes são impostos. Além disso, os especialistas recomendam o aprimoramento ou o despertar de algumas habilidades que podem fazer uma pessoa um profissional vencedor. Entre as que são recomendadas, aqui eu apresento 15 habilidades que são consideradas fundamentais para deslanchar qualquer carreira profissional.

Ser flexível e ter auto confiança. É muito importante saber lidar com os imprevistos e contornar os momentos de crise. Aqui, é muito importante agir de forma que seja possível prever possibilidade de perdas. A pessoa deve sair da zona de conforto e comece a ampliar os horizontes com objetivos mais ambiciosos. Não deve ter medo do novo. Demonstre que é capaz, que tem condições de vencer obstáculos e vá à luta. Busque pessoas que deleguem tarefas com as quais seja possível mostrar toda a capacidade.


Ser capaz de realizar crítica construtiva e ter iniciativa. Toda tarefa que for delegada deve ser analisada criticamente. Para ajudar s por essa habilidade em prática, tente utilizar o lado mais racional do cérebro, evitando tomar decisões baseadas nas emoções; melhore sua capacidade de enxergar a realidade, analisando separadamente cada uma das partes que condicionam a solução de um problema. Sempre ofereça ajuda para resolver situações difíceis e imprevisíveis. Além disso, deve evitar os riscos e passe a considerar os erros cometidos no passado como novas oportunidades para aprender.

Tenha compreensão da cultura da empresa e seja competitivo na realização de suas tarefas. Deve otimizar o relacionamento de todos os envolvidos no trabalho objetivando ter um bom relacionamento com colegas, clientes e fornecedores. Para isso é preciso compreender perfeitamente o funcionamento da organização para evitar qualquer tipo de ação que possa prejudicar esse relacionamento. É preciso ter metas claras e preocupar-se em realizar um excelente trabalho, ir além dos objetivos determinados por seus superiores, ter tendência a inovar e desfrutar coisas que antes não conseguia. Todos esses fatores referem-se a uma competitividade sadia, um passo para o sucesso.

Saber antever as necessidades dos clientes, saber utilizar a empatia e ter capacidade de liderança. É importante saber o que o outro deseja, deve ser capaz de detectar o que satisfaz as pessoas, sejam clientes ou colegas. É fundamental ter a sensibilidade para lidar com todos, satisfazer aos demais, tornar-se o líder do grupo graças a sua empatia. Essa habilidade se desenvolve com a prática no cotidiano. Crie meios que levem a motivar seus colegas de trabalho e eles sempre passam a sua opinião para tomar decisões importantes. É importante que dedique uma parte do seu tempo para escutar os demais da equipe, conhecer os problemas pelos quais estão passando e deixar claro que eles podem confiar em você para alcançarem suas metas. Além disso, tente ganhar o respeito dos demais por meio de suas atitudes, trabalhando com coerência e dando sempre o bom exemplo.

Ter bom relacionamento com as pessoas, saber trabalhar em equipe e ter visão de negócios. É importante manter relações de longo prazo com os colegas de trabalho fora do ambiente profissional; dominar as habilidades interpessoais importantes, como escutar os outros; trabalhar orientando-se nas pessoas e não nas tarefas. Deve escutar e respeitar as opiniões alheias diversas das suas, preferir trabalhar em conjunto para alcançar um objetivo comum a trabalhar sozinho para almejar por metas individuais. Deve aprender a aceitar críticas; aprender a delegar tarefas; pedir opiniões para os demais e eliminar as barreiras formais em situações rotineiras são formas de você pontecializar mais essa habilidade. Deve sempre estar sempre atualizado; deve ter a própria opinião sobre em qual lugar está sua organização e para onde ela irá caminhar e é capaz de prever as conseqüências das suas decisões antes que elas virem um problema.

Ter autocontrole das emoções, saber se comunicar e negociar e ter agilidade para tomar decisões. Para um líder é fundamental saber controlar as situações difíceis e ter capacidade para suportar com naturalidade as situações de máximo estresse. Para ajudar, é importante que tome as decisões importantes em momentos de lucidez e não quando você estiver de mal-humor e aprenda a frear as reações negativas. É muito bom que desenvolva a capacidade para iniciar conversas com todos os tipos de pessoas e que, quando explicam assuntos complexos aos demais, conseguem fazer com que eles captem a mensagem logo em seguida. É importante que use o feedback para descobrir quais são os obstáculos que lhe deixam limitado quando se comunica com os demais. Nunca deixe que uma análise excessiva dos fatos faça com que não tome decisões, que lhe deixe paralisado. Para ajudar, é bom que sempre analise todas as informações possíveis antes de tomar uma decisão, evite agir sob pressão.

Vencer na vida, na profissão e na carreira requer habilidades e algumas outras coisas que possam levar ao triunfo de uma pessoa. Com as habilidades descritas acima é possível ter grandes perspectivas de se ter êxito em qualquer carreira que uma pessoa invista. Mas, o mais importante é ter garra, força de vontade e perseverança. Com tudo isso e mais essas habilidades postas em prática pode-se ter o desenho muito bem feito de um profissional de muito sucesso. 

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