Pular para o conteúdo principal

Felicidades e oportunidades: Vencendo desafios para ser feliz


As pessoas vivem em busca de dias melhores, de situação melhor, de viver em paz, enfim, as pessoas sempre vivem em busca de ser felizes. As oportunidades podem ocorrer das mais diferentes formas e pelos mais diferentes meios e modos. Não se pode considerar ganância quando se fala em felicidade em razão das pessoas gananciosas jamais ficarem felizes porque nunca estariam satisfeitas, as pessoas muito gananciosas raramente são felizes. Mas a grande maioria das pessoas almeja buscar a felicidade. Cada um de nós tem um tipo diferente de felicidade que pode está presente ou pode está ausente, situação na qual estaremos tristes.

As oportunidades para as pessoas encontrarem a felicidade podem está ao lado, é preciso ter o discernimento e a percepção para encontrar algo que satisfaça os desejos e as possibilidades de lograr obter o que deseja. Seja um bom emprego, uma pessoa para compartilhar a vida, um negócio ou qualquer outra coisa, as pessoas devem parar para pensar atentamente o que de fato quer, o que está faltando para serem felizes. É verdade que muitas coisas na vida das pessoas acontecem por acaso, ocorrem sem que fossem esperadas. Entretanto, nunca podemos deixar o destino da nossa vida nas mãos do acaso. Devemos escolher muito bem o que buscamos e, o mais importante, devemos ser persistentes. Mesmo que muitas coisas ocorram para atrapalhar, mesmo que as pessoas sejam contra, mesmo que dê tudo errado, devemos persistir se isso é o que trará a nossa felicidade.

Lembro do filme “A Procura da Felicidade” (The Pursuit of Happyness) de Gabriele Muccino em que Will Smith é o protagonista. Nesse filme são retratadas as situações típicas de quem deseja obter o melhor, mas as coisas sempre ocorrem para atrapalhar, sempre existem razões para desistir, de se entregar ao fracasso. Mas o protagonista não se abateu pelas muitas situações que ocorriam, tais como a separação da mulher, tendo que ficar sozinho com o filho ou ter que viver em abrigos e outras situações adversas. Foi até o fim de seu estágio em uma corretora de valores até conseguir ser efetivado, a partir daí começou uma carreira de sucesso. Uma situação interessante é quando ele estava procurando o emprego, e até mesmo no período em que estava no estágio, era muito triste e não entendia porque as pessoas eram alegres, não entendia a razão de tanta felicidade. Somente quando recebeu a notícia que havia sido contratado é que ele entendeu a razão da felicidade das pessoas e passou no meio das pessoas sorrindo e muito alegre.

Será que não podemos está vivendo uma situação parecida com a vivida no filme mencionado acima? Será que estamos felizes em nossos empregos? Será que o negócio da nossa empresa não deveria ser melhorado? Será que não deveríamos mudar o foco dos nossos negócios? Os desafios são imensos e a vontade de desistir e se acomodar são muito grande, mas é preciso ter coragem para enfrentar todas as dificuldades. Um grande vencedor é caracterizado como alguém que venceu os embates de forma firme, equilibrada e aguerrida. Medo todo mundo tem, mas a coragem deve suplantar toda a vontade de ficar com o mais fácil, ou seja, desistir. Viver uma vida feliz, alegre e sem frustrações é o que todas as pessoas deveriam fazer. Infelizmente, nem todos conseguem obter a felicidade que procuram, mas nunca se deve desistir do sonho, do sonho de viver uma vida de muitas felicidades.

Comentários

  1. Todos devem buscar a felicidade de uma forma ou de outra, e nunca desistir de lutar orela.
    Abraço.

    ResponderExcluir
  2. Francisco,
    Pelo pouco que entendo de felicidade e escrevo sobre isso, ela tem pouca ligação com bens materiais e fortunas.
    Precisamos sim ter o necessário para nossas necessidades vitais e batalhar por isso.
    A felicidade tem mais a ver com a alma, paz interior, equilíbrio emocional.
    No momento em que você estiver em harmonia consigo mesmo, perceberá um sorriso, um olhar, pequenos gestos, coisas simples... Isto é a felicidade!

    ResponderExcluir
  3. Felicidade é uma caixa pequena que sempre guardamos secretamente para usá-la quando for preciso. É nela que guardamos o nosso sonho e novamente a escondemos.

    Porém, algumas pessoas ficam com sua caixa nas mãos e quando pela vida pisam em pedras, com raiva e tristeza, reclamam e molham com lágrimas sem ao menos tentar mudar as coisas que podem ser mudadas.

    Outras pessoas carregam a caixa da felicidade no bolso e na presença de outrem mostram seu melhor sorriso, abrem a caixa, mas junto à família fecham a cara e fecham a caixa.

    Existem pessoas que carregam a sua caixa da felicidade e nem sabem que a possuem, não sabendo que dentro dela tem: os verdadeiros amigos, a pessoa amada, os filhos, o emprego etc. E não sabendo disto não se cansam de reclamar. Só percebem que tinham esta caixa quando a perdem, e isto acontece quando conseguem afastar todos de sua vida, porque perderam tempo correndo atrás do ter e não do ser.

    Como você usa a sua caixa da felicidade? Ela anda sempre com você, ou você a coloca sempre nos lugares mais distantes? Felicidade para você é viver este dia ou somente quando possuir aquela casa, aquele carro, aquela pessoa, aquele filho, aquele, aquela, isso ou aquilo?

    Aprenda que a felicidade é uma caixa, a qual você pode levar e usar diariamente, não a perca, seja educado, evite reclamações, escute mais as pessoas, preocupe-se um pouco com o mundo a sua volta, descubra que todos tem problemas e às vezes bem maiores que o seu, esforce-se mais, não desista, não permita que algo ou alguém roube a sua paz.
    http://lizamaatelier.blogspot.com/2011/06/como-voce-usa-sua-caixa-da-felicidade.html

    ResponderExcluir
  4. Francisco, acredito que a nossa felicidade não está em conseguirmos o bem para nós mesmos, mas sim em procurarmos fazer parte do bem comum.

    Faço um trabalho em que promovo o despertar da gentileza, da bondade, da generosidade e ouras virtudes em cada pessoa.

    Vá me visitar!
    www.diariamente.com.br

    Um abraço

    Talita

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Colunista do Globo diz que Bolsonaro tentará golpe violento em 7 de setembro. Alguém duvida?

Em sua coluna publicada neste sábado (11) no  jornal O Globo , Ascânio Seleme afirma que, "se as pesquisas continuarem mostrando que o crescimento de Lula se consolida, aumentando a possibilidade de vitória já no primeiro turno eleitoral, Jair Bolsonaro vai antecipar sua tentativa de golpe para o dia 7 de setembro".  I nscreva-se no Canal  Francisco Castro Política e Econom ia "Será uma nova setembrada, como a do ano passado, mas desta vez com mais violência e sem freios. Não tenha dúvida de que o presidente do Brasil vai incentivar a invasão do Supremo Tribunal Federal e do Tribunal Superior Eleitoral. De maneira mais clara e direta do que em 2021. Mas, desde já é bom que ele saiba que não vai dar certo. Pior. Além de errado, vai significar o fim de sua carreira política e muito provavelmente o seu encarceramento", afirmou Seleme.  O colunista lembrou que, "em 7 de setembro do ano passado, Bolsonaro chamou o ministro Alexandre de Moraes de canalha, disse que n...

A IMPORTÂNCIA DO ESTUDO NO RENDIMENTO DO SALÁRIO

É indiscutível a importância do estudo para alavancar o rendimento e a produtividade do trabalho das pessoas, mas ainda não tínhamos uma medida exata para o mercado brasileiro da contribuição da educação para o rendimento do trabalho. No início de outubro deste ano, a Fundação Getúlio Vargas do Rio de Janeiro (FGV/RJ) publicou um trabalho em que são apresentadas informações relevantes a respeito da influência do estudo no rendimento do trabalho ou o retorno no investimento em capital humano. Existe uma diferença entre o capital humano geral caracterizado como o aprendizado no ensino fundamental, médio e superior e o capital humano específico que o indivíduo adquire através de sua experiência profissional e cursos específicos. O último é perdido, ao menos em parte, quando o indivíduo passa a exercer outra atividade bem diferente da que exercia, enquanto que o primeiro tipo de capital humano só é perdido com a morte do indivíduo. Em analisando pessoas do mesmo sexo, raça, idade e localid...

Veja em que trabalha e quanto ganha a filha da presidente Dilma Rousseff

Paula Rousseff desfila com Dilma na cerimônia de posse do segundo mandato em 1º de janeiro Marcelo Camargo/Agência Brasil Casada, 39 anos, mãe e procuradora do trabalho no Rio Grande do Sul. Essa é Paula Rousseff Araújo, que, como o sobrenome famoso já entrega, é filha da presidente Dilma Rousseff. Ela é discreta, evita se expor publicamente e, em geral, só é vista em algumas solenidades oficiais da mãe, como no primeiro dia do ano, quando desfilou em carro aberto com Dilma na cerimônia de posse do segundo mandato da presidente. Paula Rousseff entrou no MPT (Ministério Público do Trabalho) do Rio Grande do Sul em 2003 por meio de concurso público. Atualmente, recebe salário de R$ 25.260,20 e exerce a função em Porto Alegre. Funcionários do MPT evitam dar detalhes sobre o comportamento da colega de trabalho, muito menos se atrevem a confirmar se a filha herdou o comportamento linha dura conhecido da mãe. “Ela tem fama de ser uma procuradora muito comp...