Pular para o conteúdo principal

As consequências da felicidade no ambiente de trabalho


Felicidade é o que a grande maioria das pessoas busca, seja na vida pessoal ou na vida profissional. Ser feliz é está em estado de espírito e de graças, está infeliz ou triste é está em uma situação totalmente indesejada. No trabalho a infelicidade é muito mais latente e visível porque pode afetar diretamente muito mais pessoas do que no caso de envolver apenas a vida pessoal. O que deve ser feito para que as pessoas sejam felizes em seus trabalhos? Quais as conseqüências de empregados infelizes em suas atividades? O que a empresa deve fazer para deixar os empregados felizes?

É preciso que a origem da infelicidade seja muito bem identificada porque pode ocorrer da falta de felicidade apresentada no ambiente de trabalho seja em decorrência de fatores totalmente desvinculados da empresa. Fatores como relacionamentos amoroso, familiares, vizinhos, etc. devem ser muito importantes para deixar uma pessoa infeliz e isso refletir seriamente em seu emprego. Entretanto, muitos fatores podem está muito diretamente vinculados nos relacionamentos com os colegas, com a chefia ou com a própria empresa como um todo.

É sabido que pessoas tristes produzem muito menos que as pessoas felizes. A produtividade das pessoas que estão felizes é muito maior do que a das pessoas infelizes. É uma conclusão bastante obvia porque as pessoas infelizes geralmente não possuem incentivo algum para trabalhar com afinco. São totalmente desprovidas de determinação própria para se dedicar de forma mais efetiva à atividade exercida na empresa. As empresas, realmente, deveriam cuidar muito mais da qualidade de vida dos seus empregados dentro da própria empresa. Envolvendo também os relacionamentos com os colegas, as chefias e os processos de reconhecimento.

Pesquisas realizadas em diversos países em diferentes épocas constataram que as pessoas buscam em primeiro lugar ambientes agradáveis e que possam exercer suas atividades com liberdade e tranqüilidade e que possam cultivar relacionamentos altamente agradáveis e que sejam respeitados, reconhecidos e que tenham oportunidades de crescer na empresa. Trabalhar em um lugar onde os “nervos ficam à flor da pele” como se diz em setores onde os relacionamentos são extremamente desagradáveis é um sofrimento muito grande, uma tortura, as pessoas mais felizes podem se tornar amargas, desinteressadas e improdutivas.

Apesar de muitos dizerem que a felicidade deve está dentro de cada um, em muitos setores das empresas (quando não em toda empresa) são verdadeiras fábricas na produção de pessoas infelizes. Setores ou empresas onde as pessoas pouco se cumprimentam, onde a chefia quase na fala com o empregado, em muitas vezes só falam quando é para dá uma bronca, nunca são elogiados pela chefia devem ser evitados. Nesses lugares as pessoas podem ter como efeitos colaterais a aquisição de muitas doenças derivadas de ambientes nocivos ao ser humano tais como doenças do coração, depressão, stress e muitas outras. As empresas deveriam criar um ambiente em que os seus empregados sejam felizes, produzam mais, gerem mais lucros e tenham mais alegrias e saúde.

Comentários

  1. Francisco;

    Felicidade em empresas no Brasil, hoje é Grande Prêmio de Loteria Especial.
    Primeiro naõ se pensa no bem estar do empregado.
    As acomodações de uma ou quase a totalidade de empresas são de péssimas condições.
    Não se pode falar em Restaurante da empresa, pois é uma possilga, acanhada, suja, panelas imundas, etc. etc.
    Segundo a Educação do povo Brasileiro. Ele não se impõe, não exige, pra ele o seu time ganhou tudo bem.
    Terceiro; O conjunto de um todo no geral, as empresas não investem emmnada, você pode visitar um par delas e vai constatar que aquelas instalações são desde sua inauguração. o resto é LUCRO, DINDIM PRO PRORIETÁRIO, O RESTO É RESTO MESMO.
    AH ia me esquecendo da FELICIDADE DO FUNCIONÁRIO EM SEU AMBIENTE DE TRABALHO.
    CADÊ O AMBIENTE?

    João Bosco

    ResponderExcluir
  2. Olá meu caro, achei muito interessante o seu texto, parabéns, infelizmente essa tal felicidade em alguns ambientes de trabalho é quase um super prêmio, principalmente em grandes empresas, mas vejo que não seria uma utopia, basta que façamos cada um a nossa parte.

    Parabéns...

    ResponderExcluir
  3. Olá Francisco !
    Excelente texto !!!

    Pude comprovar as duas questões na pele, primeiro trabalhar em um lugar com ambiente e gestão desagradáveis, o que acabou atrapalhando minha produtividade e também afetando drasticamente minha vida pessoal e depois trabalhar em um ambiente agradável, onde me sinto muito bem e isso praticamente duplicou meu rendimento !
    temos sim que ter auto motivação, mas nem sempre ela se mantém quando estamos num lugar em que nada parece trazer algum resultado benéfico... E isso é muito importante tanto para a vida profissional quanto para a vida pessoal, pois uma acaba interferindo de certa maneira na outra, por mais que controlemos.
    parabéns pelo artigo !
    Um abraço !

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Colunista do Globo diz que Bolsonaro tentará golpe violento em 7 de setembro. Alguém duvida?

Em sua coluna publicada neste sábado (11) no  jornal O Globo , Ascânio Seleme afirma que, "se as pesquisas continuarem mostrando que o crescimento de Lula se consolida, aumentando a possibilidade de vitória já no primeiro turno eleitoral, Jair Bolsonaro vai antecipar sua tentativa de golpe para o dia 7 de setembro".  I nscreva-se no Canal  Francisco Castro Política e Econom ia "Será uma nova setembrada, como a do ano passado, mas desta vez com mais violência e sem freios. Não tenha dúvida de que o presidente do Brasil vai incentivar a invasão do Supremo Tribunal Federal e do Tribunal Superior Eleitoral. De maneira mais clara e direta do que em 2021. Mas, desde já é bom que ele saiba que não vai dar certo. Pior. Além de errado, vai significar o fim de sua carreira política e muito provavelmente o seu encarceramento", afirmou Seleme.  O colunista lembrou que, "em 7 de setembro do ano passado, Bolsonaro chamou o ministro Alexandre de Moraes de canalha, disse que n...

A IMPORTÂNCIA DO ESTUDO NO RENDIMENTO DO SALÁRIO

É indiscutível a importância do estudo para alavancar o rendimento e a produtividade do trabalho das pessoas, mas ainda não tínhamos uma medida exata para o mercado brasileiro da contribuição da educação para o rendimento do trabalho. No início de outubro deste ano, a Fundação Getúlio Vargas do Rio de Janeiro (FGV/RJ) publicou um trabalho em que são apresentadas informações relevantes a respeito da influência do estudo no rendimento do trabalho ou o retorno no investimento em capital humano. Existe uma diferença entre o capital humano geral caracterizado como o aprendizado no ensino fundamental, médio e superior e o capital humano específico que o indivíduo adquire através de sua experiência profissional e cursos específicos. O último é perdido, ao menos em parte, quando o indivíduo passa a exercer outra atividade bem diferente da que exercia, enquanto que o primeiro tipo de capital humano só é perdido com a morte do indivíduo. Em analisando pessoas do mesmo sexo, raça, idade e localid...

Veja em que trabalha e quanto ganha a filha da presidente Dilma Rousseff

Paula Rousseff desfila com Dilma na cerimônia de posse do segundo mandato em 1º de janeiro Marcelo Camargo/Agência Brasil Casada, 39 anos, mãe e procuradora do trabalho no Rio Grande do Sul. Essa é Paula Rousseff Araújo, que, como o sobrenome famoso já entrega, é filha da presidente Dilma Rousseff. Ela é discreta, evita se expor publicamente e, em geral, só é vista em algumas solenidades oficiais da mãe, como no primeiro dia do ano, quando desfilou em carro aberto com Dilma na cerimônia de posse do segundo mandato da presidente. Paula Rousseff entrou no MPT (Ministério Público do Trabalho) do Rio Grande do Sul em 2003 por meio de concurso público. Atualmente, recebe salário de R$ 25.260,20 e exerce a função em Porto Alegre. Funcionários do MPT evitam dar detalhes sobre o comportamento da colega de trabalho, muito menos se atrevem a confirmar se a filha herdou o comportamento linha dura conhecido da mãe. “Ela tem fama de ser uma procuradora muito comp...