Pular para o conteúdo principal

Corrupção nos municípios deve ser combatida


São nos municípios onde as decisões das autoridades afetam diretamente a vida de cada cidadão, mas são nos municípios onde ocorrem muitos desperdícios, sejam por má gestão, corrupção ou por ambas. Quando se fala em corrupção, geralmente pensa-se logo em Brasília e os políticos e burocratas que para lá vão trabalhar. Mas, são nos municípios onde são construídos as escolas, os postos de saúde, as creches, onde são compradas as merendas para os alunos e uma infinidades de outras relações público-privada em que é passível a existência de atos nocivos ao bem público.


De acordo com a Controladoria Geral da União (CGU), em cerca de dois terços dos municípios brasileiros existem irregularidades extremamente graves em contratos e atos envolvendo agentes público e privado. A situação chega a ser considerada endêmica, onde a maioria tenta levar vantagem sobre algo que é de todos, de todos os cidadãos que pagam os seus impostos cujo resultado deve ser dividido com todos de forma clara, transparente e respeitando os princípios que norteiam a ética, a eficiência e o respeito á coisa pública.


Infelizmente, não é isso que se observa na imensa maioria dos nossos municípios. Ao contrário, existe um monte de aproveitadores que na grande maioria das vezes tiram dos mais necessitados para usufruto de si próprios. Por exemplo, tem-se uma quantidade enorme de exemplos de pessoas com altos cargos nas prefeituras, nas câmaras de vereadores e até comerciantes e vereadores que recebem os benefícios do programa Bolsa Família que deve ser destinados apenas para famílias de baixíssima renda. Além desse tipo de corrupção, existem muitos outros até mais graves e mais revoltantes. Exemplos de obras que são superfaturadas onde os funcionários públicos, políticos e empresários ladrões ficam ricos à custa dos péssimos serviços oferecidos à população são abundantes.


Cidades onde o salário do prefeito não passa de cinco ou seus mil reais por mês, como pode uma campanha para a eleição desse mesmo prefeito custar mais de cinco milhões de reais? Alguma coisa está errada. Será que as pessoas que financiam essa campanha o fazem porque são pessoas bondosas? Claro que não, elas financiam porque sabem que mais tarde irão receber de volta o que investiram com muito mais vantagens e com um retorno muito maior que os gastos incorridos. Isso ocorre em praticamente todos os municípios brasileiros. Apesar de vários municípios terem o seu portal de transparência onde são divulgados em detalhes as suas receitas e seus gastos, ainda existem possibilidades abundantes origem de corrupção.


É preciso que haja reação enérgica do cidadão de bem, é preciso fiscalizar. Quem deveria fiscalizar, na grande maioria das vezes faz parte da quadrilha, que são as câmaras de vereadores. A sociedade organizada é que deve ir em frente e procurar investigar todas as falcatruas e ladroagem que existe dentro dos órgãos públicos municipais. Como é a instância do poder que fica mais próxima do cidadão, este deve fazer com que exista menos, corrupção, mais eficiência e mais resultados para a população, principalmente para aquelas pessoas que mais precisam do auxílio do poder público.

Comentários

  1. Oi FRancisco, realmente essa situação é triste e delicada....boa matéria esclarecedora....
    abs

    ResponderExcluir
  2. Suas matérias no blog são bem interessantes, e acho que seria bacana também você divulgá-las no www.plik.com.br, porque lá, basta colocar um título, adicionar uma pequena frase ou texto sobre o assunto, e logo após o texto, o link do artigo completo (como complemento, pode informar tags abaixo).

    Assim que postar, este resumo com link para seu artigo já fica na página inicial do Plik, e o Google indexa o Plik várias horas do dia, todos os dias, ou seja, você vai ter mais "votos" (links de outros sites) apontando para seu site, e isso com o passar das semanas, vai ajudar no crescimento do seu blog!

    Se quiser, pode acessar agora: www.plik.com.br, e para usar o site, pode criar sua conta grátis ou se logar via Twitter ou Facebook, ou seja, muito prático e fácil participar.

    Espero que goste da dica.

    Abraço!

    Fernanda

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Colunista do Globo diz que Bolsonaro tentará golpe violento em 7 de setembro. Alguém duvida?

Em sua coluna publicada neste sábado (11) no  jornal O Globo , Ascânio Seleme afirma que, "se as pesquisas continuarem mostrando que o crescimento de Lula se consolida, aumentando a possibilidade de vitória já no primeiro turno eleitoral, Jair Bolsonaro vai antecipar sua tentativa de golpe para o dia 7 de setembro".  I nscreva-se no Canal  Francisco Castro Política e Econom ia "Será uma nova setembrada, como a do ano passado, mas desta vez com mais violência e sem freios. Não tenha dúvida de que o presidente do Brasil vai incentivar a invasão do Supremo Tribunal Federal e do Tribunal Superior Eleitoral. De maneira mais clara e direta do que em 2021. Mas, desde já é bom que ele saiba que não vai dar certo. Pior. Além de errado, vai significar o fim de sua carreira política e muito provavelmente o seu encarceramento", afirmou Seleme.  O colunista lembrou que, "em 7 de setembro do ano passado, Bolsonaro chamou o ministro Alexandre de Moraes de canalha, disse que n...

A IMPORTÂNCIA DO ESTUDO NO RENDIMENTO DO SALÁRIO

É indiscutível a importância do estudo para alavancar o rendimento e a produtividade do trabalho das pessoas, mas ainda não tínhamos uma medida exata para o mercado brasileiro da contribuição da educação para o rendimento do trabalho. No início de outubro deste ano, a Fundação Getúlio Vargas do Rio de Janeiro (FGV/RJ) publicou um trabalho em que são apresentadas informações relevantes a respeito da influência do estudo no rendimento do trabalho ou o retorno no investimento em capital humano. Existe uma diferença entre o capital humano geral caracterizado como o aprendizado no ensino fundamental, médio e superior e o capital humano específico que o indivíduo adquire através de sua experiência profissional e cursos específicos. O último é perdido, ao menos em parte, quando o indivíduo passa a exercer outra atividade bem diferente da que exercia, enquanto que o primeiro tipo de capital humano só é perdido com a morte do indivíduo. Em analisando pessoas do mesmo sexo, raça, idade e localid...

Veja em que trabalha e quanto ganha a filha da presidente Dilma Rousseff

Paula Rousseff desfila com Dilma na cerimônia de posse do segundo mandato em 1º de janeiro Marcelo Camargo/Agência Brasil Casada, 39 anos, mãe e procuradora do trabalho no Rio Grande do Sul. Essa é Paula Rousseff Araújo, que, como o sobrenome famoso já entrega, é filha da presidente Dilma Rousseff. Ela é discreta, evita se expor publicamente e, em geral, só é vista em algumas solenidades oficiais da mãe, como no primeiro dia do ano, quando desfilou em carro aberto com Dilma na cerimônia de posse do segundo mandato da presidente. Paula Rousseff entrou no MPT (Ministério Público do Trabalho) do Rio Grande do Sul em 2003 por meio de concurso público. Atualmente, recebe salário de R$ 25.260,20 e exerce a função em Porto Alegre. Funcionários do MPT evitam dar detalhes sobre o comportamento da colega de trabalho, muito menos se atrevem a confirmar se a filha herdou o comportamento linha dura conhecido da mãe. “Ela tem fama de ser uma procuradora muito comp...