
A população em geral possui muitas demandas de todos os tipos e quantidades que muitas vezes não é possível o atendimento pleno por meio do poder público. Dependendo das características do município, o setor público atende uma quantidade ínfima de todas as necessidades da população. No nosso país que é caracterizado como uma nação extremamente desigual do ponto de vista social e econômico, o governo, em suas três instâncias, é incapaz de proporcionar um bem estar razoável para todas as pessoas. O que se deve fazer para atender as necessidades da população diante da incapacidade do governo em fazê-lo? O que a sociedade deve realizar para que as pessoas tenham o atendimento das suas demandas fundamentais?
Sempre se ouve que o governo não faz nada, que os políticos são todos ladrões, que o governo é deixa muito a desejar e muitas outras afirmações parecidas. Mas, a grande pergunta é: o que essas pessoas que afirmam isso fazem para melhorar a eficiência do governo e a melhora no atendimento da população? Certamente nada, porque as que reclamam são as que menos faz. Precisamos ter dentro de nós a chama do civismo, do patriotismo, da solidariedade e da verdade. Se a população não está sendo atendida pelo poder público em suas necessidades, as pessoas deveriam pesquisar, analisar e verificar porque o governo não está fazendo o que deveria fazer. Ao descobrir as razões, a população deverá tomar algumas medidas. Se for por falta de verba, deverá fazer pressão para que venha verba de instância superior, se for por falta de capacidade, falta de vontade ou para fazer outras coisas menos importantes para a população então a pressão será sobre as autoridades locais.
É muito importante a participação da população cobrando, reivindicando ações das autoridades na melhoria do bem estar da sociedade. Alguém pode até perguntar: para que serve os vereadores e os deputados? Sim, os parlamentares, entre muitas outras atribuições, devem cobrar o poder executivo no atendimento da população, mas, por diversos motivos, os integrantes do poder legislativo podem não ser capazes em lograr êxito na tarefa de levar serviços, obras e assistências para as pessoas que necessitam. Como a população não deve ficar a mercê da ineficiência, falta de ação do poder pública ou falta de recursos, então a sociedade civil deve agir. A ação da sociedade é fundamental para não formar uma inércia que paralisa o desenvolvimento e o progresso. A incapacidade do poder público, seja por qual motivo, não deve levar à penúria de um povo, de um bairro, de uma cidade ou de um estado.
Existem cidades em que o poder público atende praticamente todas as demandas da população, seja de educação, qualificação profissional, moradia, etc. Entretanto, a imensa maioria dos municípios brasileiros não consegue atender todas as necessidades do povo pelos mais diversos motivos. Aí, aparece um ente que é de muita importância para todos, que são as organizações sociais que são entidades que oferecem serviços públicos gratuitamente ou cobrando um valor muito baixo. Essas instituições vivem fundamentalmente de doações da comunidade. Exemplos mais comuns de atuação dessas instituições são em serviços hospitalares, escolares, abrigos de pessoas em situação de rua, crianças e muitos outros tipos. Então, a exemplo dessas instituições e das pessoas que realizam as doações, é muito importante que cada um de nós façamos a nossa parte ajudando as pessoas a terem uma vida melhor, mais próspera, com mais saúde e mais feliz.
Olá amigo Francisco!
ResponderExcluirCom certeza a população deveria, em muitos casos, parar de chorar e fazer sua parte. Seja cobrando do governo e, em alguns casos, até atuando.
O paternalismo que temos instaurado no Brasil faz com que a maioria da população sempre espere que o pai (o governo) resolva os problemas. Mas é importante a população superar isto e começar a cobrar e a fazer.
Certamente assim teremos um país muito melhor.
Excelente texto. Parabéns!
Forte abraço, Fernandez.
Desde que me entendo por gente o que sempre senti falta no povo brasileiro é ser brasileiro. Aquele patriotismo que vemos nos norte-americanos. Eles são unidos, respeitam as leis e ainda por cima sao capazes de se organizarem para ajudarem outras nações (ou fazer guerra).
ResponderExcluirCada pessoa é responsável pela cidadania, só tendo este conceito estabelecido e entendido é possível alavancar a nação.
Para não ser radical, não sei se é por causa da globalização, existe sim um novo impulsor no Brasil querendo por para frente o que temos de melhor.
Olá Francisco!
ResponderExcluirConcordo com Fernandez no momento que diz que os brasileiros precisam parar de chorar e fazer cada um sua parte, ou seja, o brasileiro precisa crescer, amadurecer, ser independente, menos carente emocionalmente e mais instruído. É isso que faço como filósofo em minhas palestras. Passar um espírito independente e mais individualista ajuda o amadurecimento psicológico das pessoas.
Olá amigo, tenho um presente para você...
ResponderExcluirhttp://www.welbermascarenhas.com/2010/05/alguns-presentes.html
Espero que goste..
Parabéns pelo Blog Abraços
De fato, Francisco, você abordou o cerne da questão: a passividade e a aienação política do povo. Por mais que não gostemos de política, que achemos que não se pode confira nos políticos, etc., etc., pior é ficar calado.
ResponderExcluirExemplo disso (ainda que não seja o ideal porque fomos enganados) é a recente aprovação do projeto de inicitiva popular, o "Ficha Limpa". É claro que os políticos não tinham nenhum interesse em aprová-lo.Mas como houve muita pressão popular, e principlamnet em ano eleitiral, não tiveram como se omitir.
E assimdeve ser, sempre que o povo se sentir lesado. Parace-me que isso o que o seu artigo exorta. Parabéns!
Alertas como esses devem ser feitos sempre.