Pular para o conteúdo principal

Devemos ajudar a nossa sociedade ser melhor


A população em geral possui muitas demandas de todos os tipos e quantidades que muitas vezes não é possível o atendimento pleno por meio do poder público. Dependendo das características do município, o setor público atende uma quantidade ínfima de todas as necessidades da população. No nosso país que é caracterizado como uma nação extremamente desigual do ponto de vista social e econômico, o governo, em suas três instâncias, é incapaz de proporcionar um bem estar razoável para todas as pessoas. O que se deve fazer para atender as necessidades da população diante da incapacidade do governo em fazê-lo? O que a sociedade deve realizar para que as pessoas tenham o atendimento das suas demandas fundamentais?


Sempre se ouve que o governo não faz nada, que os políticos são todos ladrões, que o governo é deixa muito a desejar e muitas outras afirmações parecidas. Mas, a grande pergunta é: o que essas pessoas que afirmam isso fazem para melhorar a eficiência do governo e a melhora no atendimento da população? Certamente nada, porque as que reclamam são as que menos faz. Precisamos ter dentro de nós a chama do civismo, do patriotismo, da solidariedade e da verdade. Se a população não está sendo atendida pelo poder público em suas necessidades, as pessoas deveriam pesquisar, analisar e verificar porque o governo não está fazendo o que deveria fazer. Ao descobrir as razões, a população deverá tomar algumas medidas. Se for por falta de verba, deverá fazer pressão para que venha verba de instância superior, se for por falta de capacidade, falta de vontade ou para fazer outras coisas menos importantes para a população então a pressão será sobre as autoridades locais.


É muito importante a participação da população cobrando, reivindicando ações das autoridades na melhoria do bem estar da sociedade. Alguém pode até perguntar: para que serve os vereadores e os deputados? Sim, os parlamentares, entre muitas outras atribuições, devem cobrar o poder executivo no atendimento da população, mas, por diversos motivos, os integrantes do poder legislativo podem não ser capazes em lograr êxito na tarefa de levar serviços, obras e assistências para as pessoas que necessitam. Como a população não deve ficar a mercê da ineficiência, falta de ação do poder pública ou falta de recursos, então a sociedade civil deve agir. A ação da sociedade é fundamental para não formar uma inércia que paralisa o desenvolvimento e o progresso. A incapacidade do poder público, seja por qual motivo, não deve levar à penúria de um povo, de um bairro, de uma cidade ou de um estado.


Existem cidades em que o poder público atende praticamente todas as demandas da população, seja de educação, qualificação profissional, moradia, etc. Entretanto, a imensa maioria dos municípios brasileiros não consegue atender todas as necessidades do povo pelos mais diversos motivos. Aí, aparece um ente que é de muita importância para todos, que são as organizações sociais que são entidades que oferecem serviços públicos gratuitamente ou cobrando um valor muito baixo. Essas instituições vivem fundamentalmente de doações da comunidade. Exemplos mais comuns de atuação dessas instituições são em serviços hospitalares, escolares, abrigos de pessoas em situação de rua, crianças e muitos outros tipos. Então, a exemplo dessas instituições e das pessoas que realizam as doações, é muito importante que cada um de nós façamos a nossa parte ajudando as pessoas a terem uma vida melhor, mais próspera, com mais saúde e mais feliz.es e das pessoas que realizam doaçs tipos.igos de pessoas em situaços motivos. demandas fundamentais?

Comentários

  1. Olá amigo Francisco!
    Com certeza a população deveria, em muitos casos, parar de chorar e fazer sua parte. Seja cobrando do governo e, em alguns casos, até atuando.
    O paternalismo que temos instaurado no Brasil faz com que a maioria da população sempre espere que o pai (o governo) resolva os problemas. Mas é importante a população superar isto e começar a cobrar e a fazer.
    Certamente assim teremos um país muito melhor.
    Excelente texto. Parabéns!
    Forte abraço, Fernandez.

    ResponderExcluir
  2. Desde que me entendo por gente o que sempre senti falta no povo brasileiro é ser brasileiro. Aquele patriotismo que vemos nos norte-americanos. Eles são unidos, respeitam as leis e ainda por cima sao capazes de se organizarem para ajudarem outras nações (ou fazer guerra).

    Cada pessoa é responsável pela cidadania, só tendo este conceito estabelecido e entendido é possível alavancar a nação.

    Para não ser radical, não sei se é por causa da globalização, existe sim um novo impulsor no Brasil querendo por para frente o que temos de melhor.

    ResponderExcluir
  3. Olá Francisco!
    Concordo com Fernandez no momento que diz que os brasileiros precisam parar de chorar e fazer cada um sua parte, ou seja, o brasileiro precisa crescer, amadurecer, ser independente, menos carente emocionalmente e mais instruído. É isso que faço como filósofo em minhas palestras. Passar um espírito independente e mais individualista ajuda o amadurecimento psicológico das pessoas.

    ResponderExcluir
  4. Olá amigo, tenho um presente para você...
    http://www.welbermascarenhas.com/2010/05/alguns-presentes.html

    Espero que goste..

    Parabéns pelo Blog Abraços

    ResponderExcluir
  5. De fato, Francisco, você abordou o cerne da questão: a passividade e a aienação política do povo. Por mais que não gostemos de política, que achemos que não se pode confira nos políticos, etc., etc., pior é ficar calado.

    Exemplo disso (ainda que não seja o ideal porque fomos enganados) é a recente aprovação do projeto de inicitiva popular, o "Ficha Limpa". É claro que os políticos não tinham nenhum interesse em aprová-lo.Mas como houve muita pressão popular, e principlamnet em ano eleitiral, não tiveram como se omitir.

    E assimdeve ser, sempre que o povo se sentir lesado. Parace-me que isso o que o seu artigo exorta. Parabéns!

    Alertas como esses devem ser feitos sempre.

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Colunista do Globo diz que Bolsonaro tentará golpe violento em 7 de setembro. Alguém duvida?

Em sua coluna publicada neste sábado (11) no  jornal O Globo , Ascânio Seleme afirma que, "se as pesquisas continuarem mostrando que o crescimento de Lula se consolida, aumentando a possibilidade de vitória já no primeiro turno eleitoral, Jair Bolsonaro vai antecipar sua tentativa de golpe para o dia 7 de setembro".  I nscreva-se no Canal  Francisco Castro Política e Econom ia "Será uma nova setembrada, como a do ano passado, mas desta vez com mais violência e sem freios. Não tenha dúvida de que o presidente do Brasil vai incentivar a invasão do Supremo Tribunal Federal e do Tribunal Superior Eleitoral. De maneira mais clara e direta do que em 2021. Mas, desde já é bom que ele saiba que não vai dar certo. Pior. Além de errado, vai significar o fim de sua carreira política e muito provavelmente o seu encarceramento", afirmou Seleme.  O colunista lembrou que, "em 7 de setembro do ano passado, Bolsonaro chamou o ministro Alexandre de Moraes de canalha, disse que n...

Tiraram a Dilma e o Brasil ficou sem direitos e sem soberania

Por Gleissi Hoffimann, no 247 Apenas um ano após o afastamento definitivo da presidenta Dilma pelo Senado, o Brasil está num processo acelerado de destruição em todos os níveis. Nunca se destruiu tanto em tão pouco tempo. As primeiras vítimas foram a democracia e o sistema de representação. O golpe continuado, que se iniciou logo após as eleições de 2014, teve como primeiro alvo o voto popular, base de qualquer democracia e fonte de legitimidade do sistema político de representação. Não bastasse, os derrotados imediatamente questionaram um dos sistemas de votação mais modernos e seguros do mundo, alegando, de forma irresponsável, “só para encher o saco”, como afirmou Aécio Neves, a ocorrência de supostas fraudes. Depois, questionaram, sem nenhuma evidência empírica, as contas da presidenta eleita. Não faltaram aqueles que afirmaram que haviam perdido as eleições para uma “organização criminosa”. Essa grande ofensiva contra o voto popular, somada aos efeitos deletérios de ...

Pesquisa Vox Populi mostra o Haddad na liderança com 22% das intenções de votos

Pesquisa CUT/Vox Populi divulgada nesta quinta (13) indica: Fernando Haddad já assume a liderança da corrida presidencial, com 22% de intenção de votos. Bolsonaro tem 18%, Ciro registra 10%, Marina Silva tem 5%, Alckmin tem 4%. Brancos e nulos somam 21%. O Vox Populi ouviu 2 mil eleitores em 121 municípios entre 7 e 11 de setembro. A margem de erro é de 2,2 pontos percentuais, para cima ou para baixo. O índice de confiança chega a 95%. O nome de Haddad foi apresentado aos eleitores com a informação de que é apoiado por Lula. Veja no quadro: Um pouco mais da metade dos entrevistados (53%) reconhece Haddad como o candidato do ex-presidente. O petista, confirmado na terça-feira 11 como o cabeça de chapa na coligação com o PCdoB, também é o menos conhecido entre os postulantes a ocupar o Palácio do Planalto: 42% informam saber de quem se trata e outros 37% afirmam conhece-lo só de nome. O petista chega a 31% no Nordeste e tem seu pior desempenho na região Sul (11%), me...