Pular para o conteúdo principal

A covardia de policiais contra os cidadãos


É extremamente triste e revoltante presenciar cenas causadas por agentes policiais contra a população. Pessoas que deveriam cuidar da segurança da população, fazem o contrário. Infelizmente, é muito comum a ocorrência de atos de abuso de policiais que tendo o poder de sua arma amedrontam as pessoas, agredindo-as verbal, fisicamente ou das duas formas. Por que a polícia desrespeita tanto as pessoas? Quais são os tipos de pessoas que mais são agredidas pela polícia? O que deve ser feito para diminuir essas ocorrências?


A verdade é que a sociedade necessita das forças policiais para lhe assegurar a segurança no seu cotidiano. Entretanto, não é admissível que integrantes dessas mesmas forças de segurança promovam atos que ao invés de levar segurança, leva medo, desespero e intranqüilidade para as pessoas. Uma grande parte dos órgãos de segurança pública possui algum canal que serve para levar à punição de policial que cometa atos de abuso de autoridade, mas um percentual muito pequeno dos casos chega até esses canais. A imensa maioria não chega ao conhecimento de quem deveria punir esses agressores, muitas vezes em razão da intimidação por parte dos próprios bandidos com a condição de policial. Assim, a impunidade é muito alta no meio policial e estes ficam a vontade para fazer o que bem entenderem. A falta de punição desses policiais marginais levam à prática de atos tão bárbaros.


Casos como “sabe com quem está falando?” é extremamente corriqueiro no diálogo de um policial para com um cidadão. Muitas vezes, ou porque esse agressor está com a arma ou o cidadão não tem boa formação acaba aceitando a agressão e fica por isso mesmo, as autoridades que deveriam punir esse policial não fica sabendo e este último fica livre para agredir outras pessoas. Infelizmente, existem muitos outros tipos de casos que são muito mais graves do que isso. Casos em que pessoas são agredidas fisicamente de forma covarde e com gravidade ocorrem de forma bastante corriqueira. Muitas pessoas inocentes são mortas por policiais em serviços em de folga. Esses últimos tipos de agressão são, evidentemente, os piores, mas também são muito pouco punidos. Ou seja, os policiais, humilham, agridem, ferem e matam os cidadão e muito raramente são punidos por isso. muito corriqueira.ram agredidas fisicamente de forma covarde e com gravidade m razamente ou das duas formas.


Eiventemente, que as polícias, tanto como instituições como também a grande maiorias de seus policiais são altamente necessários e prestam serviços que atendem as demandas da população. O grande problema é essa minoria que ao exercer as suas atividades de policiais, transformam-se em bandidos. Nas periferias das cidades, as pessoas ficam amedrontadas quando veem algum policial, dada tantas ações em que o cidadão, principalmente dessas áreas menos favorecidas, são agredidas sem merecer e sem nenhuma necessidade. As pesosas de bem devem denunciar aos órgãos de polícia que cuidam desses casos como as corregedorias e as mídias. É muito imprtante que todos fiquem sabendo desses atos deploráveis praticados por pessoas que deveriam está fazendo exatamente o contrário. Os policiais honestos possuem o dever e a obrigação de denuciar e impedir que atos desabonadores sejam praticados por seus colegas e denunciá-los aos seus superiores. Presisamos de homens e mulheres na polícia que estejam dispostos a trabalhar pela população. Não precisamos de marginais e bandidos nas polícias.


Comentários

  1. Nossos policiais são despreparados e não sabem lidar com situações onde a negociação e comunicação é a melhor escolha. Eles são treinados para serem truculentos. Isso poderia mudar, abraço.

    ResponderExcluir
  2. Oi Francisco,

    Felizmente minha experiência com contato com policiais sempre foi positiva. Sempre me trataram muito bem, melhor do que eu poderia esperar. Na ocasião do assalto na minha casa a polícia apareceu rapidamente, socorreu e orientou minha família e prenderam o assaltante em menos de 24 horas. Eu não tenho o que falar da polícia.

    Ainda há poucos dias meu carro deu problema (esquentou) na avenida de maior movimento aqui do Rio e eu parei o carro bem em frente da delegacia. Um policial me ajudou, entrou 2 vezes na delegacia pra encher garrafas com água pra eu colocar no carro e depois ainda parou o trânsito pra eu sair, pois era uma pista de alta velocidade.

    A gente só chega perto da polícia quando está com um problema, então acredito que muita gente se deixe levar pelo stress da situação e acabam ocorrendo atritos que não deveriam acontecer.

    ResponderExcluir
  3. A mídia faz de tudo para denegrir a imagem da instituição Polícia Militar, elogiar não dá "Ibope". É uma necessidade ímpar insubstituível e devemos valorizá-los melhor solicitando aos nossos deputados que estejam votando a PEC 300. Parabéns à Polícia Militar de todo o país!!!

    ResponderExcluir
  4. Oii AMigo Franciso

    Infelismente as vezes não sabemos se estamos seguros com os policiais ou sem, pois alguns usam do seu abuso de poder parar violentar os mais fracos, apesar que não só policiais usam de abuso de poder nao, ja vi, juizes, delegados,procuradores, querer ter privilegios só pq tem cargos de autoridades, é um absurdo isso, e totalmente antiprofissional.Essas pessoas que eram para dar exemplos para a sociedade , as vezes dão mal exemplos.
    Bjs no coração
    PS!Você já sabe que estará participando do novo parodiando Friends, s enão ver la na minha postagem http://comoserumprofissionaldesucesso.blogspot.com/2010/05/em-breve-no-parodiando-seriado-friends.html

    ResponderExcluir
  5. Olá, Francisco!

    Vi a notícia da morte do motoboy e pensei em escrever sobre o assunto.
    Gostei do seu texto e acho que devemos "por a boca no trombone" mesmo. Eu nunca tive problemas com a polícia, mas confesso que não confio muito nessa classe. A culpa é de alguns marginais fardados que estragam a imagem de uma corporação.
    Obrigado pela visita e pelo belo comentário no meu blog.

    Um forte abraço

    ResponderExcluir
  6. Amigo ,
    Para provar o meu respeito e admiração, deixei em meu blog um selo para você. Se puder, gostaria que desse uma olhada:
    http://massoterapeuta-no-rio-de-janeiro.blogspot.com/2010/05/sunshine-award.html
    Grande e carinhoso abraço,

    Francisco
    Massoterapeuta rj

    ResponderExcluir
  7. Olá francisco:

    É realmente lamentável, a pergunta é: Até quando?

    O Brasil fica sempre na dependência do futuro, na esperança que a educação nosdê um novo cidadão.

    Acontece que as criaças de ontem estão lá no congresso aprontando, e tem muita educação, só não tem caráter.

    ABS

    ResponderExcluir
  8. excelente post amigo Francisco ,realmente precisamos de homens na policia que trabalhe para o bem da população ,porqe marginal já tem muito,valeu a paz

    ResponderExcluir
  9. Infelizmente a maior parte da policia principalmente a militar PM, são piores que bandidos, pois a policia nós pagamos o seu salario, entregamos uma arma em suas mãos, uma carteira e sua farda para nos defender e somos traídos por eles. A maioria dos policiais conseguem ser pior que os bandidos, o policial covarde pra mim é pior que um bandido.

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Colunista do Globo diz que Bolsonaro tentará golpe violento em 7 de setembro. Alguém duvida?

Em sua coluna publicada neste sábado (11) no  jornal O Globo , Ascânio Seleme afirma que, "se as pesquisas continuarem mostrando que o crescimento de Lula se consolida, aumentando a possibilidade de vitória já no primeiro turno eleitoral, Jair Bolsonaro vai antecipar sua tentativa de golpe para o dia 7 de setembro".  I nscreva-se no Canal  Francisco Castro Política e Econom ia "Será uma nova setembrada, como a do ano passado, mas desta vez com mais violência e sem freios. Não tenha dúvida de que o presidente do Brasil vai incentivar a invasão do Supremo Tribunal Federal e do Tribunal Superior Eleitoral. De maneira mais clara e direta do que em 2021. Mas, desde já é bom que ele saiba que não vai dar certo. Pior. Além de errado, vai significar o fim de sua carreira política e muito provavelmente o seu encarceramento", afirmou Seleme.  O colunista lembrou que, "em 7 de setembro do ano passado, Bolsonaro chamou o ministro Alexandre de Moraes de canalha, disse que n...

A IMPORTÂNCIA DO ESTUDO NO RENDIMENTO DO SALÁRIO

É indiscutível a importância do estudo para alavancar o rendimento e a produtividade do trabalho das pessoas, mas ainda não tínhamos uma medida exata para o mercado brasileiro da contribuição da educação para o rendimento do trabalho. No início de outubro deste ano, a Fundação Getúlio Vargas do Rio de Janeiro (FGV/RJ) publicou um trabalho em que são apresentadas informações relevantes a respeito da influência do estudo no rendimento do trabalho ou o retorno no investimento em capital humano. Existe uma diferença entre o capital humano geral caracterizado como o aprendizado no ensino fundamental, médio e superior e o capital humano específico que o indivíduo adquire através de sua experiência profissional e cursos específicos. O último é perdido, ao menos em parte, quando o indivíduo passa a exercer outra atividade bem diferente da que exercia, enquanto que o primeiro tipo de capital humano só é perdido com a morte do indivíduo. Em analisando pessoas do mesmo sexo, raça, idade e localid...

Veja em que trabalha e quanto ganha a filha da presidente Dilma Rousseff

Paula Rousseff desfila com Dilma na cerimônia de posse do segundo mandato em 1º de janeiro Marcelo Camargo/Agência Brasil Casada, 39 anos, mãe e procuradora do trabalho no Rio Grande do Sul. Essa é Paula Rousseff Araújo, que, como o sobrenome famoso já entrega, é filha da presidente Dilma Rousseff. Ela é discreta, evita se expor publicamente e, em geral, só é vista em algumas solenidades oficiais da mãe, como no primeiro dia do ano, quando desfilou em carro aberto com Dilma na cerimônia de posse do segundo mandato da presidente. Paula Rousseff entrou no MPT (Ministério Público do Trabalho) do Rio Grande do Sul em 2003 por meio de concurso público. Atualmente, recebe salário de R$ 25.260,20 e exerce a função em Porto Alegre. Funcionários do MPT evitam dar detalhes sobre o comportamento da colega de trabalho, muito menos se atrevem a confirmar se a filha herdou o comportamento linha dura conhecido da mãe. “Ela tem fama de ser uma procuradora muito comp...