Pular para o conteúdo principal

É preciso ter coragem para realizar mudanças na vida


A vida é algo insubstituível e temos apenas uma, não podemos ter várias vidas. Cada momento que vivemos pode ser único e deve ser tratado como tal, as oportunidades de ganhos ou perdas, de paz ou guerra, de felicidade ou tristeza, de amizades ou desprezo podem está presentes a todo o momento em nossa vida. As escolhas são pertinentes a cada instante da vida de cada um de nós, sempre estamos sujeitos e obrigados a realizar escolhas que podem ter efeitos apenas somente por alguns instantes ou podem ter efeitos para o resto de nossa existência. O que devemos fazer para melhorar a nossa vida? Devemos ficar na mesma empresa mesmo estando infeliz? Mudar de rotina pode ser uma forma de melhorar de vida?


Muitas pessoas vivem rotinas que as levam a ficarem tristes e insatisfeitas com o que realizam, mas não tentam mudar, não tentam sair dessa rotina e a buscarem novos horizontes, novas perspectivas. Vivem, de certa forma, infelizes porque lhes falta coragem para mudarem. A mudança é a palavra chave para quem não se encontra feliz. Entretanto, mudanças são sempre carregadas de desafios, riscos e medos. Para que possam ser concretizadas, as mudanças devem vir acompanhadas de atitudes, de poder de decisão, pessoas indecisas dificilmente conseguem realizar mudanças espontaneamente.


Muitas pessoas passaram da condição de infelizes para a de felicidade plena em razão de mudanças que realizaram no decorrer de suas vidas pessoais e profissionais. Muitas vezes trabalhar em uma empresa por muito tempo fazendo a mesma coisa sem nenhuma perspectiva de melhora, de promoção, de almejar algo melhor na própria empresa pode levar a pessoa a ficar desmotivada, desinteressada, acomodada e pode também levá-la a perda de interesse por outras coisas pessoais, família, etc. Isso, evidentemente, pode ser terrível. Neste caso, é preciso que haja uma reação à altura, deve haver uma atitude concreta. Se a pessoa se sente feliz fazendo aquilo sempre e é feliz mesmo não vislumbrando nenhum progresso dentro da empresa, então pode continuar fazendo o mesmo desde sempre sem ter maiores problemas. Mas, esse não for o seu caso e você está totalmente estagnado ou estagnada na empresa e você quer progredir profissionalmente, então é hora de buscar mudanças, novos horizontes. Busque o seu progresso e sucesso, encontre uma empresa melhor que lhe dê oportunidade e saia dessa que não lhe oferece nada de melhor.


O mesmo vale para a vida pessoal, se algo está diferente, se está lhe deixando infeliz tente mudar, tente realizar mudanças no que fazia antes. Ter atitudes para concretizar alterações no que fazia, objetivando melhorar a vida em termos de felicidade, prazer e realização pessoal são o que todos devemos fazer. Nunca devemos ter medo de sermos felizes. Desde a adolescência até a velhice podem ser realizadas mudanças na vida de cada um. É somente ter coragem para sair da rotina e encontrar o caminho das realizações, da satisfação, das amizades sadias, do reconhecimento, da valorização, do sucesso e do amor.


Viva a vida, as suas surpresas, as suas oportunidades e os seus caminhos que nos são postos para que possamos escolher. Não devemos sofre por falta de coragem de mudar o que fazemos no nosso cotidiano. Entretanto, devemos realizar mudanças depois de termos um grau razoável de segurança, devemos realizar pesquisas para sabermos onde estamos pisando, para não nos atirarmos em um abismo. É necessária também prudência, análise e ponderação em cada decisão que fizermos. Quanto mais importante é a mudança para a nossa vida mais profunda deve ser a análise e a prudência. Devemos jogar fora a nossa tristeza, a nossa angustia, a falta de perspectiva por meio de atitudes e mudanças em nossa vida. O ano de 2010 é uma ótima oportunidade para concretizarmos mudanças que deveriam ter sido feitas e não o foram por falta de coragem. A felicidade espera cada um de nós no próximo ano.


Comentários

  1. Muito bem colocado seu artigo, atitude essa é a mola.
    Ano novo vida em busca de melhorias.
    Abraços forte

    ResponderExcluir
  2. Toda mudança traz mudanças e sempre vale a pena mudar alguma coisa na nossa vida. Sair da rotina procurando algo novo que promova a motivação necessária, para nos sentirmos mais felizes.
    João

    ResponderExcluir
  3. Saudações!
    Amigo Francisco Castro,
    Que Post Fantástico!
    O seu texto é um primor de registro sobre o tema em tela. Penso que a grande arma para se pensar em mudança, chama-se, reflexão. Estudar profundamente a situação até exaurir-se, para que ocorram menos riscos. Afinal, toda a mudança traz um ingrediente desafiador, para tanto, se faz necessário enfrentar a situação com todas as armas, porém, dentro de uma sensatez a patrulhar cada passo dado.
    Gostei muito do seu texto!
    Parabéns por mais um lindo Post!
    Abraços fraternos,
    LISON.

    ResponderExcluir
  4. Francisco,
    Adorei!! Tudo o que vc falou é uma grande realidade.Temos somente uma vida e devemos vivê-la da melhor maneira possível.Parabéns!!!

    ResponderExcluir
  5. Grande Francisco, a questão é muitas vezes achar esta coragem ... quantas e quantas vezes nós somos empurrados para uma mudança .. e só depois que vamos ver que foi para melhor ... ou não.

    ResponderExcluir
  6. Eu acredito nas mudanças constantes, se deixarmos para mudar quanto está tudo ruim o sofrimento é maior. Por isso devemos mudar um pouco todos os dias, assim nem percebemos.
    Eu estou sempre de acordo com as mudanças, devo ter sangue nômade, pois já morei em muitas cidades e sempre aceitei os desafios.

    ResponderExcluir
  7. Olá querido amigo,

    Excelente a sua matéria!
    Gostei muito de seu texto e da forma como tratou o assunto.
    "A mudança é a palavra chave para quem não se encontra feliz". Essa frase é perfeita.
    Parabéns!
    Carinhoso e fraterno abraço,
    Lilian

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Colunista do Globo diz que Bolsonaro tentará golpe violento em 7 de setembro. Alguém duvida?

Em sua coluna publicada neste sábado (11) no  jornal O Globo , Ascânio Seleme afirma que, "se as pesquisas continuarem mostrando que o crescimento de Lula se consolida, aumentando a possibilidade de vitória já no primeiro turno eleitoral, Jair Bolsonaro vai antecipar sua tentativa de golpe para o dia 7 de setembro".  I nscreva-se no Canal  Francisco Castro Política e Econom ia "Será uma nova setembrada, como a do ano passado, mas desta vez com mais violência e sem freios. Não tenha dúvida de que o presidente do Brasil vai incentivar a invasão do Supremo Tribunal Federal e do Tribunal Superior Eleitoral. De maneira mais clara e direta do que em 2021. Mas, desde já é bom que ele saiba que não vai dar certo. Pior. Além de errado, vai significar o fim de sua carreira política e muito provavelmente o seu encarceramento", afirmou Seleme.  O colunista lembrou que, "em 7 de setembro do ano passado, Bolsonaro chamou o ministro Alexandre de Moraes de canalha, disse que n...

A IMPORTÂNCIA DO ESTUDO NO RENDIMENTO DO SALÁRIO

É indiscutível a importância do estudo para alavancar o rendimento e a produtividade do trabalho das pessoas, mas ainda não tínhamos uma medida exata para o mercado brasileiro da contribuição da educação para o rendimento do trabalho. No início de outubro deste ano, a Fundação Getúlio Vargas do Rio de Janeiro (FGV/RJ) publicou um trabalho em que são apresentadas informações relevantes a respeito da influência do estudo no rendimento do trabalho ou o retorno no investimento em capital humano. Existe uma diferença entre o capital humano geral caracterizado como o aprendizado no ensino fundamental, médio e superior e o capital humano específico que o indivíduo adquire através de sua experiência profissional e cursos específicos. O último é perdido, ao menos em parte, quando o indivíduo passa a exercer outra atividade bem diferente da que exercia, enquanto que o primeiro tipo de capital humano só é perdido com a morte do indivíduo. Em analisando pessoas do mesmo sexo, raça, idade e localid...

Veja em que trabalha e quanto ganha a filha da presidente Dilma Rousseff

Paula Rousseff desfila com Dilma na cerimônia de posse do segundo mandato em 1º de janeiro Marcelo Camargo/Agência Brasil Casada, 39 anos, mãe e procuradora do trabalho no Rio Grande do Sul. Essa é Paula Rousseff Araújo, que, como o sobrenome famoso já entrega, é filha da presidente Dilma Rousseff. Ela é discreta, evita se expor publicamente e, em geral, só é vista em algumas solenidades oficiais da mãe, como no primeiro dia do ano, quando desfilou em carro aberto com Dilma na cerimônia de posse do segundo mandato da presidente. Paula Rousseff entrou no MPT (Ministério Público do Trabalho) do Rio Grande do Sul em 2003 por meio de concurso público. Atualmente, recebe salário de R$ 25.260,20 e exerce a função em Porto Alegre. Funcionários do MPT evitam dar detalhes sobre o comportamento da colega de trabalho, muito menos se atrevem a confirmar se a filha herdou o comportamento linha dura conhecido da mãe. “Ela tem fama de ser uma procuradora muito comp...