Pular para o conteúdo principal

2010: O ano de decisão para os brasileiros

O ano de 2009 chega ao fim e 2010, chega para nos trazer esperanças de dias melhores e de prosperidade. Sempre que se inicia um ano, um projeto, um amor, uma viagem ou qualquer outra coisa nós temos a expectativa de que será muito bom e terá um resultado igual ou superior ao que a lógica mostra. O que a lógica reserva para o ano de 2010 em termos de resultados para a população brasileira? Quais são as expectativas em termos de economia, política e no futebol? Quais dos problemas brasileiros serão resolvidos ou diminuídos ao final deste ano que se inicia?


Quando o ano de 2009 estava se iniciando, muitos diziam que seria um ano de muito sofrimento para o povo brasileiro, que teríamos uma crise sem precedente e que seria um ano péssimo para as empresas, para o governo, para o emprego e para toda a sociedade brasileira. O que se viu foi algo totalmente diferente disso, muitas empresas tiveram crescimento, o nível de emprego se recuperou ou está bem próximo de antes da crise, a Bolsa de Valores brasileira teve um aumento no ano de mais de 120%, o nível das reservas em moedas estrangeiras não retrocederam, a inflação continua totalmente sob controle e o PIB não será negativo como muitos diziam. Além disso, muitos outros indicadores se mostraram totalmente divergentes das “previsões” dos ditos entendidos. A verdade é que se sabe muito mais economia do que antigamente e as pessoas responsáveis no Brasil e no mundo não deixaram que a catástrofe acontecesse.


Graças às ações dos governos o mundo se recuperou muito rápido da crise que foi anunciada para ser devastadora. No Brasil, o governo, uma grande parte dos empresários e a sociedade foram responsáveis pela recuperação e retomada do crescimento já no primeiro semestre de 2009. Esse crescimento, certamente terá continuidade e aceleração neste ano de 2010. Os projetos de investimentos serão retomados ou terão continuidade com mais intensidade, elevando o nível de emprego, dos salários, do consumo e da produção. Enfim, a taxa de crescimento do PIB brasileiro deverá ser maior desde a implantação do Real. As condições para isso estão todas postas e aliadas ao otimismo típico do brasileiro teremos um ano para ficar para a história como um ano de prosperidade. Salvo se algo inesperado, como uma grande guerra ou uma tragédia extremamente grande que possa afetar muitos países, nada poderá atrapalhar o nosso ano de 2010.


Para os brasileiros será muito importante também porque a cada quatro anos são renovadas as esperanças em duas áreas que são altamente significativas para todos nós: Eleições e copa do mundo. Na copa, como em todas as outras anteriores, temos reais condições de sermos campeões, no caso hexacampeões. Com os nossos craques e comissão técnica poderemos sair vitoriosos de mais uma copa do mundo. Quanto às eleições, serão um marco para a nossa história onde devemos escolher as autoridades que irão nos guiar pelos próximos quatro anos. Nesse ponto, todos os brasileiros com idade de votar serão chamados às responsabilidades e escolher os seus representantes pautando nos interesses do Brasil e da comunidade, não em interesses particulares. Eu tenho certeza que os brasileiros saberão escolher bem e deixarão de foram todos aqueles aproveitadores e enganadores que querem ser servidos e não servir ao interesse público.


Eu torço que cada brasileiro possa conseguir sair vitorioso sem seus desafios e batalhas no ano de 2010. Que as mazelas que afligem o nosso povo como a violência, as enchentes, a seca, os desrespeitos às pessoas e muitas outras sejam diminuídas ou extinguidas do seio de nossa sociedade. Precisamos ter um povo mais feliz, com os seus anseios atendidos, o seu sofrimento banido e que a alegria seja estampada na face de cada um dos brasileiros. No ano de 2010, o destino do Brasil estará nas mãos dos brasileiros. Na hora de votar não devemos votar na pessoa porque ela é bonita ou porque é rica ou aparece muito na mídia, devemos escolher aquelas pessoas que sejam preparadas e estejam efetivamente comprometidas com o Brasil e com os brasileiros.


Eu desejo a todos e à todas um ano que seja efetivamente um marco na vida, que consiga realizar todos os desejos, com plena saúde, prosperidade e que sejam vitoriosos em seus projetos e desafios. Muita paz, amor, felicidade e alegrias a todos nós brasileiros. Viva 2010!

Comentários

  1. querido amigo ótimo artigo para terminar o ano.Esperança esta e palavra chave do ano de 2010.
    Esperamos de coração que o Brasil seja uma grande potência,Deus abençõe nosso povo a paz

    ResponderExcluir
  2. Olá Francisco,

    sempre temos esperanças quando se inicia um ano novo. Desta vez além de iniciar um novo ano estaremos iniciando uma nova década. O Brasil e os brasileiros tem tudo para ter um ótimo ano e década. Estou esperançoso e acho que a maioria também está.

    Abraços e um Feliz 2010 para você e todos os seus.

    ResponderExcluir
  3. Francisco,

    Desejo-te um ano de 2010 pleno de sucesso e prosperidade.
    Espero que o povo brasileiro possa escolher em consciência o seu próprio caminho, na esperança de colheitas abundantes.

    Grande abraço
    Luísa

    ResponderExcluir
  4. Faço meus teus votos para o povo brasileiro.
    Pessoalmente te desejo muitas felicidades para 2010. Muita saúde, muita paz, amor e prosperidade.

    ResponderExcluir
  5. Esperança que tudo saia do papel, que os planos governamentais se realizem, mude a vida deste povo tão sofrido.
    Feliz 2010.
    Abraços forte

    ResponderExcluir
  6. Amigo Francisco,

    2010 será o grande ano do brasil sim,essa é minha expectativa,como voce citou no texto,2009 ja foi uma grata surpresa,vimos a ascenção do brasil no cenário mundial,e nosso presidente desfrutando de grande prestigio aqui e lá fora,mas precisamos participar mais efetivamente do mundo politico,afinal,somos o reflexo de nossos proprios atos.

    Desejo a voce um 2010 repleto de grandes realizações,abraços,meu amigo.

    ResponderExcluir
  7. Olá querido amigo,

    Exclente texto. Parabéns!
    Vamos ter esperança que a nova década que se inicia seja de grandes realizações para o nosso país.

    Esperança que os brasileiros tenham mais consciência na hora de votar, para que o Brasil seja Grande, não apenas em extensão geográfica.

    Carinhoso e fraterno abraço.
    Feliz 2010!
    Lilian

    ResponderExcluir
  8. Francisco
    Realmente para o Brasil se tornar grande é forte é preciso que cada brasileiro consiga realizar suas metas e todos tenham empregos e renda.
    Desejo que tenha um Feliz Ano Novo.

    ResponderExcluir
  9. 2010, é ano de colheita, conto com isso!
    Forte abraço.

    ResponderExcluir
  10. Saudações!

    Que Post Fantástico!

    Meu amigo Francisco Castro, esta é uma das mensagens mais cheia de esperanças que você já escreveu. Além de ser extremamente fundamentada em fatos, é saudável e educativa.
    Penso que é também por aí, acreditemos mais nos brasileiros, especialmente em nossos mestres, professores, cientistas que conquistaremos muito breve mais espaço nas Américas e no mundo. Quanto aos políticos pensemos e repensemos na biografia de cada um antes de ensaiar em dar um voto de confiança.
    Parabéns pelo excelente Post!
    Aproveito a oportunidade para lhe dizer que sou seu admirador. Todos os seus textos ao longo do tempo só têm engrandecido os meus diminutos conhecimentos.
    Desejo um 2010 de avanço e vitorias para você e toda a sua família!
    De Coração,
    LISON.

    ResponderExcluir
  11. Grande Francisco ... a crise realmente houve, a questão que ela fou super-estimada em muito por alguns países e algumas autoridades, e acabou sendo menor do que o previsto .... a decisão no ano de 2010 será principalmente no tocante as eleições ...

    ResponderExcluir
  12. Ola Francisco, exelente artigo, e como todos eu tambem acredito muito neste 2010 , que esta se iniciando se nossos dirigente seguir com responsabilidade e pensando em um todo teremos um otimo ano .

    Um grande abraço e otimo 2010 e que o companheiro possa dar-nos 365 que se inicia otimas materias como esta.

    ResponderExcluir
  13. Ola!
    Sou Português e residuo em Portugal e costumo visitar o seu blog, pois o tema "Brasil" sempre me cativou (sou finalista do curso de Relações Internacionais) e as temáticas aqui são sempre muito bem analisadas.
    Quanto a este post, como Português e "rivais" no campeonato do mundo não poderia deixar de dizer "logo se verá quem será o campeão" :)

    Relativamente ao tema do post, diria mais, esta é a decada do Brasil, para a sua afirmação como potencia mundial. Esta década é de ouro para a projecção do Brasil, que contará com os Jogos Mundiais Militares, o Mundial de Futebol e os Jogos Olímpicos de 2016.

    O Brasil como "líder" da Mercosul, procura agora entrar na elite mundial, tal como outros países, os denominados BRIC's.
    Espero sinceramente que esta década o Brasil tenha as suas ambições satisfeitas no C.S. da ONU, é de extrema necessidade o alargamento dos países permanentes, não só para uma maior representatividade geográfica, mas também por uma questão de justiça.

    Um óptimo ano para o povo brasileiro.
    Um abraço e continuação do excelente trabalho.

    ResponderExcluir
  14. Sem dúvida o ano de 2010 será chave para o Brasil. Temos uma eleição pela frente que pode mudar o rumo do país. É a hora e momento de banir corruptos dos cargos públicos. Abraços.

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Pesquisa Vox Populi mostra o Haddad na liderança com 22% das intenções de votos

Pesquisa CUT/Vox Populi divulgada nesta quinta (13) indica: Fernando Haddad já assume a liderança da corrida presidencial, com 22% de intenção de votos. Bolsonaro tem 18%, Ciro registra 10%, Marina Silva tem 5%, Alckmin tem 4%. Brancos e nulos somam 21%. O Vox Populi ouviu 2 mil eleitores em 121 municípios entre 7 e 11 de setembro. A margem de erro é de 2,2 pontos percentuais, para cima ou para baixo. O índice de confiança chega a 95%. O nome de Haddad foi apresentado aos eleitores com a informação de que é apoiado por Lula. Veja no quadro: Um pouco mais da metade dos entrevistados (53%) reconhece Haddad como o candidato do ex-presidente. O petista, confirmado na terça-feira 11 como o cabeça de chapa na coligação com o PCdoB, também é o menos conhecido entre os postulantes a ocupar o Palácio do Planalto: 42% informam saber de quem se trata e outros 37% afirmam conhece-lo só de nome. O petista chega a 31% no Nordeste e tem seu pior desempenho na região Sul (11%), me...

Ao contrário de parte da mídia brasileira, a mídia internacional destaca a perseguição ao ex-presidente Lula

Ao contrário dos jornais brasileiros, que abordaram em suas manchetes nesta quinta-feira 11 que o ex-presidente Lula atribuiu à sua mulher, Marisa Letícia, já falecida, a escolha de um triplex no Guarujá - que a acusação não conseguiu provar ser dele - veículos da imprensa internacional destacaram seu duro discurso ao juiz Sergio Moro, de que é alvo de uma "caçada judicial" e de uma perseguição na mídia. Os correspondentes estrangeiros focaram ainda nas declarações de Lula de que "não há pergunta difícil para quem fala a verdade", pedindo aos procuradores provas de que o apartamento é dele e chamando o julgamento de "farsa", como fizeram Associated Press, BBC, Reuters, Le Monde e Al Jazeera. Confira abaixo um balanço publicado por Olímpio Cruz, no  site do PT no Senado . O jornalista Fernando Brito, do Tijolaço,  também fez um balanço  mais cedo sobre a cobertura estrangeira. Imprensa estrangeira destaca Lula como vítima de perseguição Noventa...

Saiba quem é Ivar Schmidt, caminhoneiro que ficou rico durante o governo Lula, vota no PSDB e bloqueou estrada contra a Dilma

As entidades de classe dos motoristas fecharam um acordo com o governo e anunciaram que a greve, que permanece, seria na verdade um  lock-out (movimento dos empresários ).  O movimento seria patrocinado pelo Movimento União Brasil Caminhoneiro, que tem como presidente o empresário Nélio Botelho. Além de Nélio, a figura que emergiu como articulador das paralisações Brasil afora, via WhatsApp e à parte das organizações de classe, foi o empresário de Mossoró, Ivar Schmidt. Schmidt é presidente de uma pequena associação de empresários do setor de transportes. Ivar era caminhoneiro nos anos 90. No governo Lula, abriu uma pequena transportadora e com o crédito ao trabalhador se tornou um forte empresário do setor de transporte da região. Eleitor e defensor assíduo de Aécio Neves (PSDB) nas últimas eleições, Ivar junto com Tássio Mardony, vereador do PSDB,  e alguns empresarios e médicos lideraram a campanha do tucano em Mossoró. “É curioso destacar q...