
Os números dos depósitos de poupança no mês de maio divulgados pelo Banco Central são bastante claros quanto o aumento nessa modalidade de investimento. É verdade que a queda nas remunerações liquidas em outras aplicações por conta da redução da taxa SELIC tem levado algumas pessoas a migrarem para a velha e querida poupança, mas é verdade que muitas pessoas passaram a guardar um pouco das suas rendas temendo algum problema mais para frente ao invés de consumir agora. O saldo da poupança iniciou o mês de maio com cerca de 275 bilhões de reais e terminou o mês com quase 280 bilhões de reais.

A tendência é que aumente mais um pouco e se estabilize, com a retomada do crescimento da economia, as pessoas passam a consumir mais e a poupar menos, embora exista a possibilidade de algumas pessoas que tradicionalmente aplicam em renda fixa passem a fazer a suas aplicações ou parte delas na poupança por conta da redução da taxa SELIC, essa migração deve ser muito pequena.
Fluxo Cambial
Neste mês de maio, o fluxo cambial (movimento de entrada e saída de dólar) foi positivo em 3,13 bilhões de dólares, constituindo-se como o melhor mês desde abril de 2008. As operações comerciais com o resto do mundo gerou um saldo positivo de 1,55 bilhões de dólares, os fluxos financeiros (que incorporam as remessas de lucros e dividendos, aplicações no mercado financeiro e bolsa, entre outros) teve um saldo positivo de 1,58 bilhões. No período de janeiro a maio de 2009 o fluxo cambial está positivo em 1,59 bilhões de dólares. Em janeiro havia apresentado um saldo negativo em 3,1 bilhões de dólares e a partir de abril o saldo passou a ser positivo o que leva a uma redução da dívida externa líquida.
Fluxo Cambial

Saudações!
ResponderExcluirAmigo Francisco Castro,
Excelente Post!
Os indicadores que você explana são positivos, na minha santa miopia esse fluxo cambial em que balanceia de forma positiva para o nosso Brasil, grande parte é de origem de poupadores europeus que perceberam a segurança e estão investimento no mercado imobiliário brasileiro, enquanto outra parte deve-se as nossas exportações...Agora é expressivo o montante de brasileiros que estão cautelosos e preferem poupar, esperar, para depois partirem constuindo uma nova cesta de negócios!
Cautela e canja de galinha não faz mal a ninguém!
Parabéns pelo post!
Abraços,
LISON.