Pular para o conteúdo principal

A economia brasileira poderá surpreender em 2009



Para aqueles que achavam que o mundo iria acabar em 2009 devem está se sentindo deveras desconfortáveis ao descobrir que a economia brasileira está se recuperando bem, com o nível de emprego aumentando, os agentes econômicos tendo alta confiança no país o que ajuda no fortalecimento do Real frente ao Dólar norte-americano, a bolsa de valores do Brasil tendo uma forte alta chegando praticamente ao nível de antes da crise e de muitos outros sinais que deixam desapontados muitos dos que advogavam que o Brasil iria sofrer demais com essa crise.


É verdade que tivemos um abalo no último trimestre do ano passado e um fraquíssimo primeiro trimestre de 2009, mas os números do segundo trimestres estão indicando que a crise para o Brasil já está dando um adeus com bons fluídos que levarão ao um caminho de crescimento nos outros trimestres do ano. As ações do governo não foram ou não estão sendo na magnitude desejada, as taxas de juros primárias que são administradas pelo Banco Central, as políticas fiscais estão em magnitude inferior ao que seria necessário para proporcionar uma retomada de crescimento da economia mais consistente. Os gastos do governo com investimento deveriam ser muito mais forte do que se observa até o momento. Entretanto, mesmo com essas "falhas" da atuação do setor público no que se refere ao combate à crise tem-se um cenário bastante promissor para economia brasileira até o final deste ano.


Mesmo o nosso país tendo tido uma recessão técnica (quando o PIB cai por pelo menos dois trimestres consecutivos), para o país isso não significará muita coisa porque o primeiro trimestre de queda foi em um ano em que a economia estava crescendo muito (tendendo a crescer mais de 7,0% no ano de 2008) e o segundo trimestre de queda ocorreu no primeiro trimestre deste ano cujos próximos trimestres serão de franca recuperação. Esperamos que na próxima reunião do COPOM que ocorrerá na primeira quinzena deste mês de junho ocorra uma redução na taxa SELIC de pelo menos um ponto percentual e que o governo avance muito mais nos seus investimentos do PAC, tirando do papel muitos projetos que dariam uma força muito grande na pujança da nossa economia gerando muitos empregos, renda e riqueza. Ainda há tempo para o governo fazer o que não fez, as suas ações no que se refere a atuação direta na economia até agora tem sido aquém das necessidades para que a nossa economia cresça como previsto anteriormente, entretanto, como os resultados têm mostrado a as eventuais ações a serem tomadas pelo poder público levarão a termos PIB positivo em 2009 que nada lembrará uma recessão.

Comentários

  1. É amado Francisco, economia não é muito o meu forte, mais como brasileiro digo que tenhamos fé para que realmente as coisas sigam para um avanço produtivo, e o povo venha melhorar suas condições de vida.
    A paz

    ResponderExcluir
  2. Tomara, Francisco. Os números dizem que sim.
    =DD

    ResponderExcluir
  3. Saudações!
    Amigo Francisco Castro,
    É com alegrias que leio o seu texto muito bem balizado sinalizando uma economia pujante com grandes perspectivas para fechar 2009 com chave de ouro...Tenhamos fé em Deus e com certeza as boas novas se relaizarão!
    Parabéns pelo texto, meu amigo!
    Abraços,
    LISON.

    ResponderExcluir
  4. Concordo que a "Turma do FHC" adotaram um modelo neoliberal, modelo este que a nível mundial levou a atual crise. FHC não planejou o país para o futuro, acabou com nossa estrutura de planejamento, criou com o plano real uma dívida pública de quase 1 trihão, a única forma de controlar a inflação era aumentado os juros, hoje a inflação é controlada pelo investimento e distribuição de renda, por isso é que os juros estão baixando.
    * FHC e sua "turma" se reuniram nos EUA, para decidir quem seria o candidato a presidência, redículo;
    * FHC não controlou nossa economia, hoje o controle do estado permite não sentirmos tanto a crise como os pasíses desenvolvidos (ricos), sendo que os mesmos começam a tomar medidas para controle financeiro.
    *- PSDB e DEM, contraram um economista inglês para formular o seu plano de governo (ridículo....);
    * FHC e PSDB e DEM, estavam entregando Base alcantara, Petrobras e quase conseguiram assinar com ALCA (Obs.: a alca seria muito prejudical ao Brasil, pois o EUA poderia vender sem barreiras alfandegárias eo Brasil não poderia exportar sem barreiras)
    ** O atual governo, planejou, controlou, excelente política externa, colocando a posição brasileira no contexto mundial, fazendo o Brasil ser respeitado, e trazendo novamente o sentimento renovado e muito mais forte de nacionalismo, onde hoje os brasileiros tem orgulho de dizer que são brasileiros em qualquer parte do mundo.

    *** De uma forma geral não é apenas um comentário para favorecer um grupo político, mas para saber que desde a instauração da última ditadura militar no Brasil, apenas um grupo comandou este país. Por isso acredito ser necessário pelo menos um prolongamento de mais oito anos de esquerda no país. Após este período os políticos se renovaram, as idéias mudaram, a democracia e suas instituições se fortaleceram, e assim sendo o jogo democrático saudável de troca de poder, que é o que mantém viva a democracia (alternância dos grupos no poder), estaria maduro para os novos representante de nossa política (renovados) tomarem o poder. Garantindo assim os preceitos de uma nação organizada, democrática e com perspectivas futuras, e principalmente justa politicamente.***

    ResponderExcluir
  5. Brazil ha tenido que enfrentar momentos dificiles en su economia pero afortunadamente el turismo es cada dia mas. Los turistas disfrutan tomar generic viagra bailar en los carnavales.

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Colunista do Globo diz que Bolsonaro tentará golpe violento em 7 de setembro. Alguém duvida?

Em sua coluna publicada neste sábado (11) no  jornal O Globo , Ascânio Seleme afirma que, "se as pesquisas continuarem mostrando que o crescimento de Lula se consolida, aumentando a possibilidade de vitória já no primeiro turno eleitoral, Jair Bolsonaro vai antecipar sua tentativa de golpe para o dia 7 de setembro".  I nscreva-se no Canal  Francisco Castro Política e Econom ia "Será uma nova setembrada, como a do ano passado, mas desta vez com mais violência e sem freios. Não tenha dúvida de que o presidente do Brasil vai incentivar a invasão do Supremo Tribunal Federal e do Tribunal Superior Eleitoral. De maneira mais clara e direta do que em 2021. Mas, desde já é bom que ele saiba que não vai dar certo. Pior. Além de errado, vai significar o fim de sua carreira política e muito provavelmente o seu encarceramento", afirmou Seleme.  O colunista lembrou que, "em 7 de setembro do ano passado, Bolsonaro chamou o ministro Alexandre de Moraes de canalha, disse que n...

A IMPORTÂNCIA DO ESTUDO NO RENDIMENTO DO SALÁRIO

É indiscutível a importância do estudo para alavancar o rendimento e a produtividade do trabalho das pessoas, mas ainda não tínhamos uma medida exata para o mercado brasileiro da contribuição da educação para o rendimento do trabalho. No início de outubro deste ano, a Fundação Getúlio Vargas do Rio de Janeiro (FGV/RJ) publicou um trabalho em que são apresentadas informações relevantes a respeito da influência do estudo no rendimento do trabalho ou o retorno no investimento em capital humano. Existe uma diferença entre o capital humano geral caracterizado como o aprendizado no ensino fundamental, médio e superior e o capital humano específico que o indivíduo adquire através de sua experiência profissional e cursos específicos. O último é perdido, ao menos em parte, quando o indivíduo passa a exercer outra atividade bem diferente da que exercia, enquanto que o primeiro tipo de capital humano só é perdido com a morte do indivíduo. Em analisando pessoas do mesmo sexo, raça, idade e localid...

Veja em que trabalha e quanto ganha a filha da presidente Dilma Rousseff

Paula Rousseff desfila com Dilma na cerimônia de posse do segundo mandato em 1º de janeiro Marcelo Camargo/Agência Brasil Casada, 39 anos, mãe e procuradora do trabalho no Rio Grande do Sul. Essa é Paula Rousseff Araújo, que, como o sobrenome famoso já entrega, é filha da presidente Dilma Rousseff. Ela é discreta, evita se expor publicamente e, em geral, só é vista em algumas solenidades oficiais da mãe, como no primeiro dia do ano, quando desfilou em carro aberto com Dilma na cerimônia de posse do segundo mandato da presidente. Paula Rousseff entrou no MPT (Ministério Público do Trabalho) do Rio Grande do Sul em 2003 por meio de concurso público. Atualmente, recebe salário de R$ 25.260,20 e exerce a função em Porto Alegre. Funcionários do MPT evitam dar detalhes sobre o comportamento da colega de trabalho, muito menos se atrevem a confirmar se a filha herdou o comportamento linha dura conhecido da mãe. “Ela tem fama de ser uma procuradora muito comp...