Pular para o conteúdo principal

O cadastro positivo irá diminuir os juros?

Em 19 de maio deste ano, a Câmara dos Deputados aprovou o Projeto de Lei 836 de 2003 que disciplina os cadastros das pessoas nos bancos de dados com finalidade de servir de proteção ao crédito e de relações comerciais. Em razão disso, esse projeto de lei é chamado de cadastro positivo. Você é a favor do cadastro positivo? Será que com esse cadastro positivo, os juros cobrados nas lojas e nos bancos irão diminuir? Será que muitas pessoas serão prejudicadas?


Há muito tempo que se fala que se houvesse um cadastro com pessoas que não fossem inadimplentes os juros para essas pessoas seriam reduzidos sensivelmente. É verdade que o mercado, ao estipular a taxa de juros a ser cobrado de seus clientes leva em conta a probabilidade de ocorrer um calote, caso uma pessoa esteja cadastrada em um banco de dados para pessoas adimplentes a probabilidade dessa pessoa não pagar é bastante baixa. O contrário ocorre com uma pessoa que esteja no cadastro de inadimplente cuja probabilidade de aplicar um calote é muito alta, e desse modo, a taxa de juros a ser cobrada deve ser bem alta, na maioria das vezes nem conseguem realizar compras a prazo ou receber empréstimos.


O texto é do deputado Bernardo Ariston do PMDB/RJ e foi relatado pelo deputado Maurício Rands do PT/PE, será encaminhado para o Senado Federal onde deverá passar por novas votações. Na câmara foi aprovado com 307 votos a favor, 79 contra e 2 abstenções. Entre as principais meditadas que poderão ser adotadas caso esse projeto de lei vire lei são as seguintes: necessidade de autorização expressa das pessoas para que informações suas seja inseridas em banco de dados; punição severa para quem for gestor de banco de dados positivos que inserir dados de pessoas que autorizaram formalmente, a pena pode ser de uma a três anos de prisão; pessoas que atrasaram o pagamento de contas de água, energia e telefone podem participar do cadastro positivo; as pessoas podem requerer a própria exclusão do cadastro positivo. Entretanto, para incluir informações sobre inadimplentes não será necessária a autorização do devedor, mas deverá ser comunicado a respeito do título protestado.


Algumas pessoas imaginam que o efeito será o oposto ao imaginado, que muitas pessoas serão marginalizadas no mercado de crédito que irá prejudicar a própria economia. Outros argumentam que somente as grandes empresas comerciais e os bancos sairão ganhando, enquanto que os consumidores, notadamente os pobres, sairão prejudicados. Segundo alguns, esse novo sistema irá levar, na verdade, à criação de um cadastro negativo. Enquanto outras pessoas, acham que esse cadastro irá levar a uma queda mais acentuada das taxas de juros e dos spreads bancários. Além disso, esse cadastro positivo pode até estimular a boa conduta das pessoas em pagar as suas dívidas em dia. Deve-se observar que atualmente existem algumas instituições que cobram juros mais baratos de pessoas que já conhecem e que trabalham a bastante tempo. Isso não deixa de ser uma forma de cadastro positivo.


Devemos aguardar a votação dessa matéria no Senado Federal para que esse projeto se torne lei. Caso isso aconteça, será possível verificar o seu resultado real em termos de diminuição de juros para os consumidores, investidores e clientes de bancos. Mas, efetivamente, o que se espera é que leve a uma queda razoável dos juros médios cobrados no mercado, dado que os bons pagadores estarão separados dos péssimos pagadores. As empresas, seja o comércio ou os bancos, poderão encontrar mais facilmente quem é bom pagador e cobrar deste uma taxa de juros mais baixa.

Comentários

  1. Amigo Fco. Castro é sempre com grande alegria que retorno para este importante espaço. Honrado e feliz. Quero agradecer sua amizade, atenção e gentileza. Muito obrigado! Parabenizo você pela harmonia e qualidade deste trabalho. Grande tema, ótima escolha, relevante e informativo, muito bom mesmo, uma preciosidade, gostei. Valeu ter passado aqui. “Muitas vezes basta ser: colo que acolhe, braço que envolve, palavra que conforta, silêncio que respeita, alegria que contagia, lágrima que corre, olhar que acaricia, desejo que sacia, amor que promove. E isso não é coisa de outro mundo, é o que dá sentido à vida. É o que faz com que ela não seja nem curta, nem longa demais, mas que seja intensa, verdadeira, pura enquanto durar. Feliz aquele que transfere o que sabe e aprende o que ensina.” Cora Coralina. Encontrar-nos-emos sempre por aqui. Aguardo sua visita, passa lá! E volte sempre! Tenha um agradável e feliz fim de semana. Muita paz, brilho, proteção e sucesso. Tudo de bom, prosperidade... Fique com Deus. Forte e caloroso abraço.
    Valdemir Reis

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Colunista do Globo diz que Bolsonaro tentará golpe violento em 7 de setembro. Alguém duvida?

Em sua coluna publicada neste sábado (11) no  jornal O Globo , Ascânio Seleme afirma que, "se as pesquisas continuarem mostrando que o crescimento de Lula se consolida, aumentando a possibilidade de vitória já no primeiro turno eleitoral, Jair Bolsonaro vai antecipar sua tentativa de golpe para o dia 7 de setembro".  I nscreva-se no Canal  Francisco Castro Política e Econom ia "Será uma nova setembrada, como a do ano passado, mas desta vez com mais violência e sem freios. Não tenha dúvida de que o presidente do Brasil vai incentivar a invasão do Supremo Tribunal Federal e do Tribunal Superior Eleitoral. De maneira mais clara e direta do que em 2021. Mas, desde já é bom que ele saiba que não vai dar certo. Pior. Além de errado, vai significar o fim de sua carreira política e muito provavelmente o seu encarceramento", afirmou Seleme.  O colunista lembrou que, "em 7 de setembro do ano passado, Bolsonaro chamou o ministro Alexandre de Moraes de canalha, disse que n...

A IMPORTÂNCIA DO ESTUDO NO RENDIMENTO DO SALÁRIO

É indiscutível a importância do estudo para alavancar o rendimento e a produtividade do trabalho das pessoas, mas ainda não tínhamos uma medida exata para o mercado brasileiro da contribuição da educação para o rendimento do trabalho. No início de outubro deste ano, a Fundação Getúlio Vargas do Rio de Janeiro (FGV/RJ) publicou um trabalho em que são apresentadas informações relevantes a respeito da influência do estudo no rendimento do trabalho ou o retorno no investimento em capital humano. Existe uma diferença entre o capital humano geral caracterizado como o aprendizado no ensino fundamental, médio e superior e o capital humano específico que o indivíduo adquire através de sua experiência profissional e cursos específicos. O último é perdido, ao menos em parte, quando o indivíduo passa a exercer outra atividade bem diferente da que exercia, enquanto que o primeiro tipo de capital humano só é perdido com a morte do indivíduo. Em analisando pessoas do mesmo sexo, raça, idade e localid...

Veja em que trabalha e quanto ganha a filha da presidente Dilma Rousseff

Paula Rousseff desfila com Dilma na cerimônia de posse do segundo mandato em 1º de janeiro Marcelo Camargo/Agência Brasil Casada, 39 anos, mãe e procuradora do trabalho no Rio Grande do Sul. Essa é Paula Rousseff Araújo, que, como o sobrenome famoso já entrega, é filha da presidente Dilma Rousseff. Ela é discreta, evita se expor publicamente e, em geral, só é vista em algumas solenidades oficiais da mãe, como no primeiro dia do ano, quando desfilou em carro aberto com Dilma na cerimônia de posse do segundo mandato da presidente. Paula Rousseff entrou no MPT (Ministério Público do Trabalho) do Rio Grande do Sul em 2003 por meio de concurso público. Atualmente, recebe salário de R$ 25.260,20 e exerce a função em Porto Alegre. Funcionários do MPT evitam dar detalhes sobre o comportamento da colega de trabalho, muito menos se atrevem a confirmar se a filha herdou o comportamento linha dura conhecido da mãe. “Ela tem fama de ser uma procuradora muito comp...