Pular para o conteúdo principal

A OBTENÇÃO DA FELICIDADE É MUITO DIFÍCIL?

A felicidade é o que todos nós desejamos aos nossos amigos e a nós mesmos, mas o que vem a ser felicidade? Como obtemos felicidade? É fácil obtermos felicidade? Certamente, não é nada fácil responder a essas e outras perguntas, mas essa situação enigmática que está relacionada ao encontro da felicidade é bastante intrigante e interessante.

Na vida sempre buscamos encontrar a felicidade, sermos feliz, para isso deveria ser muito mais equilibrada entre a construção e a realização de caminhos que levem a esse objetivo. Nos últimos tempos muitos pesquisadores têm direcionado as suas pesquisas na tentativa de descobrir o que leva as pessoas a serem felizes. A busca da felicidade no leva a praticar diversas ações tais como: estudar, trabalhar, ter fé, construir casas, realizar coisas, acumular riqueza, fazer amigos, brigar, casar, separar, ter filhos e depois protegê-los e uma infinidade de outras coisas.

De acordo como Martin Seligman, da Universidade da Pensilvânia, a felicidade é a soma de três coisas diferentes: prazer, engajamento e significado. Segundo ele, o prazer está relacionado na com a sensação que as pessoas costumas sentir no corpo quando estão dançando uma boa música, escuta uma piada engraçada, tem um bom papo com um bom amigo, fazem sexo ou comem algo muito prazeroso, entre outras coisas boas. Geralmente quando alguém estar tendo prazer esta pessoa tem em seu rosto um sorriso fácil e os seus olhos ficam bastante brilhantes. Já o engajamento é caracterizado pela ênfase no envolvimento que a pessoa tem com relação á sua vida, é uma pessoa que tem uma participação muito ativa na vida. O significado é nada mais do que a sensação de que nossa vida faz parte de algo que tem um significado maior. Segundo esse cientista, a busca da felicidade deve ser feita considerando esses três aspectos, não adianta se focar em apenas um, como por exemplo, o prazer sem se atentar para os outros dois.

Pesquisadores também fizeram pesquisas com pessoas casadas e também com solteiras para medir o grau de felicidade delas. Nessas pesquisas constatou-se que os solteiros ao casarem aumentavam o seu nível de felicidade em cerca de 15%, entretanto, entre dois e três anos o nível de felicidade voltava ao que era antes, ou seja, o nível de felicidade da mesma pessoa era igual seja casada ou solteira, era diferente apenas no período de recém casado. Outro tipo de pessoas que tem o seu nível de felicidade apenas temporariamente alterado são as pessoas que ganha na loteria. Para essas pessoas, a felicidade é muito alta apenas momentos imediatamente posteriores a notícia, depois vai diminuindo até chegar ao que era antes em alguns meses.

Alguns cientistas afirmam que uma das formas de encontrar a felicidade é tentar buscar realizar atividades em que seja possível usar todo talento. Entretanto, tem que ser um desafio não muito fácil o que o tornaria sem graça, nem muito difícil o que o levaria à frustração. Procurar experiências desse tipo é recompensador e traz níveis bem altos de felicidade. Outra forma de encontrar a felicidade é ser altruísta. Segundo cientistas, ao praticar o bem aos outros traz uma sensação de alegria e prazer. Ações como criar filhos, ensinar algo a alguma pessoa querida também são fontes de felicidade. Uma possibilidade é ter em mente que o que se faz, seja profissionalmente ou pessoalmente, tem importância seja para a história, a ciência, a justiça social, a democracia, a liberdade, o progresso, ou outras coisas que sejam importantes para a sociedade. Outro fator muito importante é ter amigos contam porque trazem prazer, engajamento e significado para nossas vidas.

Feliz é o estado que devemos sempre almejá-lo. Mas, sabemos que existem muitas barreiras que sempre nos tentam impedir chegar até ele. Muitas vezes quando está bom em uma situação está péssimo em outra. Quando está uma maravilha no trabalho, está péssima em casa ou vice-versa. Mas, na maioria das vezes ocorre de está ruim simultaneamente. Uma das nossas grandes frustrações é com relação ao trabalho, muitas vezes pensamos: como é que eu tenho tanto estudo, me esforço tanto, produz tanto para a empresa e não consigo promoção enquanto que outras pessoas que não têm tanta capacidade que eu tenho nem têm a produtividade que eu tenho foram promovidas. Isso, infelizmente ocorre com muito mais freqüência do que se imagina. Numa situação dessas, o que se deve fazer é verificar as suas capacidades, ver o que mais lhe agrada, o que lhe dar mais prazer. Se o que está fazendo é lhe agrada, então persista, busque se aperfeiçoar ainda mais, tente ajudar as pessoas na empresa, mesmo que isso não seja a sua obrigação. Um dia chegará a sua vez e talvez a parir de então ninguém mais lhe “segure”, você poderá ultrapassar aqueles que haviam deixado você para trás. Se você não gostar, então é melhor buscar outro que lhe traga prazer. Devemos ter sempre um trabalho que seja prazeroso, uma família que lhe faça se sentir útil, respeitado e prestigiado e amigos verdadeiros que estejam sempre ao seu lado em momentos que você precisar deles.

Comentários

  1. Francisco,
    O texto é muito completo,e pude notar que em momento algum se referiu á dinheiro,talvez seja esse o aspecto que deu mais credibilidade á ele.
    São nas coisas simples da vida que encontramos a verdadeira felicidade,todo o resto é consequencia do estado de espirito que ela nos proporciona.
    Parabéns pelo belo texto,amigo.
    Um forte abraço.

    ResponderExcluir
  2. Oi, Francisco!

    Triste sobre os casados. Mas infelizmente é assim hoje em dia. estou no auge disso.
    No último parágrafo...dancei.
    Mas é assim mesmo: quando fala sobre ter prazer, como é bom ter prazer, né? Eu queria ter os olhos brilhando sempre. Sei que ai não teria dores, angústias e nem ficaria sem sorrir.

    Nossa, ando tendo poucos momentos de prazer! Mas como é uma das minhas missões para 2009 ter muitos momentos felizes, Brevemente serei outra.

    Muito bom esse texto. Coloquei nos favoritos, para trabalhar na escola com meus colegas.

    Abraço,

    Lena

    ResponderExcluir
  3. Francisco, creio que todos nós merecemos ser felizes. As boas pessoas desejam ter esta sensação em suas vidas. Contudo é um estado difícil de ser conquistado, de ser entendido por nós, e respeitado pelos demais. Infelizmente muitos são aqueles que se sentem incomodados com o sucesso alheio.

    ResponderExcluir
  4. Muito bom texto Francisco, ´emuito difícil definir a felicidade. Sito uma frase do Mario Quintana que gosto muito:
    "Faça o que for necessário para ser feliz. Mas não se esqueça que a felicidade é um sentimento simples, você pode encontrá-la e deixá-la ir embora por não perceber sua simplicidade."
    Abraços

    ResponderExcluir
  5. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  6. Olá Francisco tudo bem contigo?????
    Parabéns pelo texto.

    "A felicidade não está em viver, mas em saber viver. Não vive mais o que mais vive, mas o que melhor vive, porque a vida não mede o tempo, mas o emprego que dela fazemos."

    Um Grande Abraço Amigo.

    ResponderExcluir
  7. Vamos passar toda nossa vida querendo entender e achar a felicidade, criando expectativas e sonhando sempre. E com certeza deixamos de viver boa parte da vida, como ela é realmente. Felicidade é um conceito, apenas isto.

    ResponderExcluir
  8. Olá!! Tudo bem?!

    Mto bom seu texto!!
    Ah essa felicidade!!! As vezes achamos que é um prazer tão difícil de encontrar, quando na verdade está dentro de nós e não reconhecemos...
    ps.: Estarei por aqui dando uma espiadinha nas suas postagens! =)

    Ah!

    E, obrigada pela visita viu! Volte sempre!!! =)

    Beijos!

    ResponderExcluir
  9. Olá!
    Obrigda pela sua visitinha em meu blog, no ano passado.

    Volte sempre.

    ;**

    ResponderExcluir
  10. Olá Francisco, passei apenas para agradecer o seu comentário em meu blog e elogiar o trabalho bem feito no seu. Obrigada!

    ResponderExcluir
  11. Francisco, ótimo texto sobre a felicidade.
    Abraços
    Leda

    ResponderExcluir
  12. Olá! vi vc no blog da Ivani, o AMO PAPEL. Segui seu link e li seu texto sobre felicidade. Coincidentemente eu tb escrevi sobre a felicidade, no meu blog, gostaria de convida-lo a me visitar.
    Um abraço da
    Dona Poesia

    ResponderExcluir
  13. Oi muito obrigado bjuss até mais...

    ResponderExcluir
  14. Parabéns gostei muito do seu blog, um abraço.

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Colunista do Globo diz que Bolsonaro tentará golpe violento em 7 de setembro. Alguém duvida?

Em sua coluna publicada neste sábado (11) no  jornal O Globo , Ascânio Seleme afirma que, "se as pesquisas continuarem mostrando que o crescimento de Lula se consolida, aumentando a possibilidade de vitória já no primeiro turno eleitoral, Jair Bolsonaro vai antecipar sua tentativa de golpe para o dia 7 de setembro".  I nscreva-se no Canal  Francisco Castro Política e Econom ia "Será uma nova setembrada, como a do ano passado, mas desta vez com mais violência e sem freios. Não tenha dúvida de que o presidente do Brasil vai incentivar a invasão do Supremo Tribunal Federal e do Tribunal Superior Eleitoral. De maneira mais clara e direta do que em 2021. Mas, desde já é bom que ele saiba que não vai dar certo. Pior. Além de errado, vai significar o fim de sua carreira política e muito provavelmente o seu encarceramento", afirmou Seleme.  O colunista lembrou que, "em 7 de setembro do ano passado, Bolsonaro chamou o ministro Alexandre de Moraes de canalha, disse que n...

A IMPORTÂNCIA DO ESTUDO NO RENDIMENTO DO SALÁRIO

É indiscutível a importância do estudo para alavancar o rendimento e a produtividade do trabalho das pessoas, mas ainda não tínhamos uma medida exata para o mercado brasileiro da contribuição da educação para o rendimento do trabalho. No início de outubro deste ano, a Fundação Getúlio Vargas do Rio de Janeiro (FGV/RJ) publicou um trabalho em que são apresentadas informações relevantes a respeito da influência do estudo no rendimento do trabalho ou o retorno no investimento em capital humano. Existe uma diferença entre o capital humano geral caracterizado como o aprendizado no ensino fundamental, médio e superior e o capital humano específico que o indivíduo adquire através de sua experiência profissional e cursos específicos. O último é perdido, ao menos em parte, quando o indivíduo passa a exercer outra atividade bem diferente da que exercia, enquanto que o primeiro tipo de capital humano só é perdido com a morte do indivíduo. Em analisando pessoas do mesmo sexo, raça, idade e localid...

Veja em que trabalha e quanto ganha a filha da presidente Dilma Rousseff

Paula Rousseff desfila com Dilma na cerimônia de posse do segundo mandato em 1º de janeiro Marcelo Camargo/Agência Brasil Casada, 39 anos, mãe e procuradora do trabalho no Rio Grande do Sul. Essa é Paula Rousseff Araújo, que, como o sobrenome famoso já entrega, é filha da presidente Dilma Rousseff. Ela é discreta, evita se expor publicamente e, em geral, só é vista em algumas solenidades oficiais da mãe, como no primeiro dia do ano, quando desfilou em carro aberto com Dilma na cerimônia de posse do segundo mandato da presidente. Paula Rousseff entrou no MPT (Ministério Público do Trabalho) do Rio Grande do Sul em 2003 por meio de concurso público. Atualmente, recebe salário de R$ 25.260,20 e exerce a função em Porto Alegre. Funcionários do MPT evitam dar detalhes sobre o comportamento da colega de trabalho, muito menos se atrevem a confirmar se a filha herdou o comportamento linha dura conhecido da mãe. “Ela tem fama de ser uma procuradora muito comp...