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A Internet deverá continuar crescendo e agregando quantidade e qualidade

A Internet é uma das invenções mais extraordinária da humanidade e que democratiza as informações, os meios de comunicação e a mídia em geral, não resta dúvida. Mas, será que esse meio de comunicação é sustentável a médio e longo prazos? Será que a estrutura instalada é suficiente para suportar o grande crescimento que ocorre e continuará ocorrendo? Será que ocorrerá um colapso da Internet? A Internet no Brasil será afetada?


Atualmente, praticamente todas as empresas têm alguma forma de participação na utilização da Internet como meio no dia-a-dia de suas atividades além de uma participação crescente dos indivíduos em suas residências. Empresas de comunicação como televisão, rádio e jornal têm os seus portais que se transformam no braço da web em suas formas tradicionais. Com o crescimento em todo o mundo e, principalmente, nos países em desenvolvimento, vários especialistas já prevêem o colapso da Internet em médio prazo se não houverem investimentos pesados em infra-estrutura das empresas de telecomunicação. Caso não haja uma ampliação razoável na capacidade teremos sérios problemas de acesso a esse meio de comunicação tão maravilhoso. A preocupação se terna mais evidente e real em momento de crise como a que estamos vivendo porque nesse momento as empresas naturalmente relutam em investir valores razoáveis ao mesmo tempo em que não há sinais de que a demanda pelos serviços da Internet irá diminuir.


Uma das formas de suprir essa necessidade é trabalhar com margens de segurança menores. Atualmente, a maioria das operadoras trabalha com uma margem de segurança de 30% para ser utilizada em eventual momento de pico. Já se pensa na hipótese de se diminuir essa margem para 20 ou 15% de sua capacidade instalada do setor. Apesar de uma forma de utilização que ocupa muito espaço que são os vídeos e filmes ter crescido de forma bastante razoável, ainda há espaço no sistema como um todo que suporta uma taxa de crescimento razoável.


No Brasil, segundo alguns institutos de pesquisa, existem cerca de 65 milhões de usuários de Internet, e cerca de 30 milhões a usam regularmente a partir de suas próprias residências. O que é mais interessante é que a quantidade de usuários brasileiros só vem crescendo a cada ano e de forma bastante significativa, mais do que nos países mais desenvolvidos. Segundo essas pesquisas, cerca de 44% das pessoas que moram nas áreas urbanas e 97% das empresas brasileiras estão conectadas com a Internet. As taxas de crescimento apontam para cerca de 65% ao ano, é uma taxa que nos faz vislumbrar uma potencialidade extraordinária para todos os tipos de serviços existentes na Internet no Brasil. Atualmente, a Internet é o terceiro meio de comunicação, perdendo apenas para a televisão e o rádio. Entretanto, um fator que ainda está emperrando a Internet é a fatia da publicidade destinada á ela. Apenas cerca de 3,5% da verba publicitária é destinada à Internet enquanto que países como a Inglaterra a Internet tornou-se o maior meio de comunicação em termos publicitário, com cerca de 19% do total, desbancando a televisão.


A democracia é estabelecida de forma tão explícita e abundante por meio da forma de comunicação possibilitada pela Internet. A forma de interatividade, o que ocorre muito pouco nos outros meios de comunicação, é o que dá essa pujança nas taxas de crescimento número de acesso e usuários na internet. Certamente, as grandes corporações têm em seus parques tecnológicos núcleos de pesquisas que estão descobrindo novas tecnologias e meios de aumentar a capacidade de armazenagem e trafego de informações e dados que mesmo com o nível crescente de usuários não será capaz de gerar um colapso no sistema. Pode até ter problemas pontuais, mas problemas sistêmicos são bastante improváveis que venham ocorrer. Quanto à Internet no Brasil, a tendência é que continue o nível de crescimento verificado nos últimos anos, principalmente com a incorporação e popularização de novas formas de acesso. Com isso, deverá crescer o percentual da verba publicitária o que por sua vez tenderá aumentar o nível e a qualidade dos sites e blogs existentes o que aumentará ainda mais os acessos e assim por diante. A tendência é que a Internet no Brasil passe a ser o segundo meio de comunicação em pouco tempo, desbancado o rádio e o jornal. Então, devemos já comerçar a produzir coisas boas e descentes.

Comentários

  1. Também acredito num crescimento sustentável, mesmo com a chamada crise batendo a porta. Os preços ficaram acessíveis e a internet está disponibilizada de forma gratuita em muitos locais.

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  2. Não há dúvida que a internet continue seu crescimento exponencial. Não devemos esquecer que o rádio levou 50 anos para se popularizar, a televião 38 e a internet apenas 4. Em pouco tempo, ela estará no ranking dos meios de comunicação, obviamente que de uma forma bem mais evoluída. Eu diria que as transmissões digitais já é o começo disso.

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  3. Caro Francisco Januário este segmento da economia precisa de muito capital para ser investido em tecnologia de ponta para ampliar a rede de internet no Brasil, com isso as empresas envolvidas com essa atividade poderia abrir seu capital para o pequeno investidor também, mas com ética pois não podemos esquecer oque ocorreu com a explosão da bolha da internet em 2000 (U.S.A) e o bug do milênio que nunca aconteceu que "empresarios" levantaram capital no mercado financeiro depois abaixaram as portas e devem até hoje estar curtindo numa ilha paradisíaca

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  4. As novas tecnologias digitais hão de dar uma resposta à essa questão, bem apresentada por você.
    Acredito numa globalização muito maior que a comercial, e até numa linguagem universal.
    abraço

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  5. Francisco, faz tempo que não visito o diHITT e fico feliz de ver a sua pontuação no ranking, sinal de qualidade na blogosfera. Estamos debatendo em nosso Blog um tema integrado ao debate desta página, convido-o para incrementar o debate:
    O professor Google, o mestre Yahoo!, a escola UOL, novas tecnologias que a escola tradicional precisa se apropriar. Hoje os alunos digitais convivem com professores analógicos.

    Alunos digitais darão lições ao professores analógicos?

    Ler é mais importante que estudar?

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