Pular para o conteúdo principal

OS PROBLEMAS AMBIENTAIS NOS MUNICÍPIOS BRASILEIROS

Em 1992, ocorreu a Conferência das Nações Unidas o qual tinha como tema o Meio Ambiente e o Desenvolvimento. Essa conferência ocorreu no Rio de Janeiro e teve a participação de 179 países. Desde então, será que melhorou a questão do meio ambiente em nosso país, notadamente no âmbito dos nossos municípios?

De acordo com o IBGE utilizando dados de 2008, deste ano, portanto, cerca de 90,6% dos municípios brasileiros têm informações a respeito de alguns ou vários problemas ambientais, tais como: queimadas, desmatamento, assoreamento de áreas de rios, riachos, etc., entre diversos outros tipos de crimes ambientais. Entretanto, apenas cerca de 37% dos municípios têm recursos financeiros que possam viabilizar algum tipo de ação de combate a esse tipo de crime, e somente 20% têm alguma estrutura que seja suficiente para efetivar alguma ação que vise a sanar esse problema ou ao menos diminuí-lo.

O problema das queimadas está presente em 3.018 municípios (54,2% do total), o desmatamento está presente em 2.976 (53,5%) e a obstrução de baía, lagoa, rio, riacho etc. está presente em 2.950 municípios (53%). Em razão de existir uma razoável relação entre eles, esses três problemas ambientais foram relatados simultaneamente por mais da metade dos municípios brasileiros. As regiões onde cada um desses problemas tem ocorrido são as seguintes: queimadas na Região Norte (74,2% dos municípios) e Centro-Oeste (62,4%), desmatamento na Região Norte ocorreu em 71% dos municípios e no Nordeste (64,8%), o problema de assoreamento ocorreu em 63,3% dos municípios do Centro-Oeste e 52,3% no Nordeste. Quanto à poluição da água ocorreu mais em cidades com maior densidade de pessoas. Na Região Sudeste esse problema está presente em 43,6% dos municípios e no Sul em 43,2%. A escassez de água é mais sentida em 53,55 dos municípios da Região Sul e 53,3% da Região Nordeste.

É interessante observar que quanto maior o número de habitantes, maior é a incidência de algum problema ambiental. Por exemplo, nos municípios com população compreendida entre 10.000 e 20.000 habitantes, o problema de queimadas está presente em 56%, de desmatamento em 57,2%, assoreamento (52,4%), poluição da água (41,4%), contaminação do solo (22,6%), poluição do ar (21,7%), degradação de áreas protegidas (18,8%) e alterações que prejudiquem a paisagem (ocorre em 17,6% dos municípios). Enquanto que nos municípios com população compreendida entre 100.000 e 500.000 habitantes esses problemas estão presentes na seguinte percentual dos municípios: queimadas estão presentes em 58,9%, de desmatamento em 58,9%, assoreamento (77,3%), poluição da água (79%), contaminação do solo (43,2%), poluição do ar (50,2%), degradação de áreas protegidas (58,9%) e alterações que prejudiquem a paisagem (ocorre em 34,5% dos municípios).

A problemática da sustentabildade do nosso meio em que vivemos requer ações que coíbam todo e qualquer ato que leve à perda da forma como a natureza se encontra até o presente. Sabemos que as ações do homem na busca pelo progresso a qualquer custo tende a levar a nos esquecer que a mudança na natureza trás conseqüências para a sociedade e o ambiente, seja á médio ou longo prazo, e na maioria das vezes essas conseqüências são desastrosas para as pessoas. É preciso que os nossos municípios tenham mais consciência da importância de cuidar bem do meio ambiente, criando os conselhos que tratam especificamente desse tema, criando gincana entre os alunos, fazendo campanha de não poluição, não ao desmatamento (fazendo apenas quando for extremamente necessário e em quantidade relativamente pequena), cuidando diretamente com empregados exclusivos para tais ações e muitos outros tipos de formas que as prefeituras podem cuidar auxiliando os órgãos dos Estados e da União no combate firme na luta contra todos e quaisquer tipos de crimes ambientais ou ação que venha a prejudicar no nosso meio ambiente.

Comentários

  1. Olá Francisco,
    Realmente no quesito Marketing, ninguém pode reclamar do sucesso do Ronaldo. Já no quesito futebol, ele é uma verdadeira incognita. Mas torço para que ele mostre em campo um futebol digno do valor do ingresso que será vendido no Campeonato Brasileiro por causa dele, rsrs

    Obrigado pela visita e desculpas pela demora.

    Abraço!

    ResponderExcluir
  2. Olá amigo...

    Obrigado pela atenção !!!

    Valeu....Abraços, Fernando

    ResponderExcluir
  3. Boa tarde Francisco!
    Parabéns pelo belo texto. Bravo! Agradeço a sua visita. Uma boa tarde.

    ResponderExcluir
  4. Olá Francisco.

    É meu amigo, eis uma questão que paira sempre em nossas cabeças. A questão ambiental. Sua proposta é profícua e é pertinente sim, pois devemos ter essa conscientização generalizada partindo sempre das nossas bases de aprendizado em período escolar, nos anos iniciais. A expansão de uma tomada de consciência deve ter em foco que nós, humanos, fazemos parte desse meio ambiente, somos inerentes a ele. Não devemos conceber o meio ambiente como se estivéssemos fora dele, mas sim, como parte que o integra, que o compõe junto às demais especies de animais e plantas. Creio que isso é o mais complicado de fazer. O homem, no geral, se acha onipotente e autosuficiente, mas não o é. Belo texto, amigo. Belo tema.

    Obrigado pela vista.

    ResponderExcluir
  5. Caro Francisco
    Eu sou do blog dos AO - Amigo Oculto, que vc visitou e deixou um comentário. Vou tentar explicar, se é possível haver explicação para aquele bando de loucos, rs
    Uma turma que se conhece, via blogosfeera, fez um amigo oculto virtual no ano passado e dizem ter sido ótimo.
    Esse ano resolveram fazer outra vez e eu fui convidada por uma participante, ou seja, caí de pára-quedas! Só conhecia a minha amiga.
    O grande desafio era interagir com todos, tentar identificar qualidades, preferências, etc, brincar, passar momentos agradáveis e produzir um presente virtual para nosso AO.
    Ontem foi a nossa festa, via chat, onde tentávamos descobrir quem tinha tirado quem... e ao final, a divulgação do endereço onde estavam os presentes.
    Esteja à vontade para passear na nossa "árvore de Natal"
    Abraços e Feliz Natal

    ResponderExcluir
  6. Olá amigo, tudo bem?
    recentemente você fez uma visita ao meu blog, lhe agradeço.
    Gostei muito do seu blog.
    Mas em especial sobre seu último post...
    Moro em Barra Bonita-SP, minha cidade tem como principais meios de economia, a Cana-de-açúcar e o Turismo ( por vezes ambiental, porque se desenrola acerca do rio Tiête) . Mas um problema decorrente aqui da minha cidade são as queimadas, que muitas vezes não respeitam o limite imposto por leis. Causando assim não só problemas com o meio ambiente, mas tambem com os seres humanos ( problemas Cardiacos, etc) e em algumas épocas do ano a umidade relativa do ar diminiu catastroficamente...
    já pude sentir na pele.
    então gostei muito do seu texto, muito bem feito...
    e fica aqui a minha torcida , para que a situação mude :)
    Visite sempre ao meu blog e comente .
    Obrigado :)

    ResponderExcluir
  7. Olá...vim conhecer o seu blog...muitoooooo interessante...e vim também para agradecer a sua visita...

    Bjaum

    ResponderExcluir
  8. e quanto ao meu post ( que voce comentou)
    concordo com voce nesse aspecto...
    que é sempre bom ter muitas pessoas engajadas na causa...
    porém, as pessoas não estão "entrando de cabeça", só estão fazendo pose , entende?
    precisamos de mais AÇÃO para o meio ambiente... mesmo nas pequenas coisas.

    E muito obrigado...
    continue comentando sempre :)

    ResponderExcluir
  9. SAudações,

    Cheguei no seu blog via blog de Gill Benício. Gostei. Tenho dito que, felizmente, no Brasil de hoje os blogs de conteúdo estão proliferando. Nada mais democrático. É bom perceber muitos que não o usavam, não crendo na possibilidade de abrir discussões relevantes agora percebem diferente. Parabéns, estarei acompanhando.

    Tânia

    ResponderExcluir
  10. Oi Francisco
    Vim agradecer a visita feita ao meu Blog e também me desculpar por não ter vindo antes conhecer o seu.Não sou uma acompanhante ativa de Blogs e confesso não saber muito como tirar maiores proveitos dele,mas gostei muito do seu.Parabéns!
    Um ótimo Natal e ano novo pra ti.
    Abraços

    ResponderExcluir
  11. Olá Francisco como sempre seus posts são ótimos.

    Passei por aqui também para desejar a você um feliz Natal e um 2009 muito acima de qualquer crise.

    As crises passam e os mais preparados sempre saem fortalecidos.

    Um abraço.

    Ari

    ResponderExcluir
  12. Obrigada pela visitaa, espero que apareça por lá mais vezees! :D

    E sim de fato problemas ambientais me irritam, uma vez que preso nossa linda natureza que tanto destroem!

    Beeeiju

    ResponderExcluir
  13. o seu blog e demaisssssssssss

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Colunista do Globo diz que Bolsonaro tentará golpe violento em 7 de setembro. Alguém duvida?

Em sua coluna publicada neste sábado (11) no  jornal O Globo , Ascânio Seleme afirma que, "se as pesquisas continuarem mostrando que o crescimento de Lula se consolida, aumentando a possibilidade de vitória já no primeiro turno eleitoral, Jair Bolsonaro vai antecipar sua tentativa de golpe para o dia 7 de setembro".  I nscreva-se no Canal  Francisco Castro Política e Econom ia "Será uma nova setembrada, como a do ano passado, mas desta vez com mais violência e sem freios. Não tenha dúvida de que o presidente do Brasil vai incentivar a invasão do Supremo Tribunal Federal e do Tribunal Superior Eleitoral. De maneira mais clara e direta do que em 2021. Mas, desde já é bom que ele saiba que não vai dar certo. Pior. Além de errado, vai significar o fim de sua carreira política e muito provavelmente o seu encarceramento", afirmou Seleme.  O colunista lembrou que, "em 7 de setembro do ano passado, Bolsonaro chamou o ministro Alexandre de Moraes de canalha, disse que n...

A IMPORTÂNCIA DO ESTUDO NO RENDIMENTO DO SALÁRIO

É indiscutível a importância do estudo para alavancar o rendimento e a produtividade do trabalho das pessoas, mas ainda não tínhamos uma medida exata para o mercado brasileiro da contribuição da educação para o rendimento do trabalho. No início de outubro deste ano, a Fundação Getúlio Vargas do Rio de Janeiro (FGV/RJ) publicou um trabalho em que são apresentadas informações relevantes a respeito da influência do estudo no rendimento do trabalho ou o retorno no investimento em capital humano. Existe uma diferença entre o capital humano geral caracterizado como o aprendizado no ensino fundamental, médio e superior e o capital humano específico que o indivíduo adquire através de sua experiência profissional e cursos específicos. O último é perdido, ao menos em parte, quando o indivíduo passa a exercer outra atividade bem diferente da que exercia, enquanto que o primeiro tipo de capital humano só é perdido com a morte do indivíduo. Em analisando pessoas do mesmo sexo, raça, idade e localid...

Veja em que trabalha e quanto ganha a filha da presidente Dilma Rousseff

Paula Rousseff desfila com Dilma na cerimônia de posse do segundo mandato em 1º de janeiro Marcelo Camargo/Agência Brasil Casada, 39 anos, mãe e procuradora do trabalho no Rio Grande do Sul. Essa é Paula Rousseff Araújo, que, como o sobrenome famoso já entrega, é filha da presidente Dilma Rousseff. Ela é discreta, evita se expor publicamente e, em geral, só é vista em algumas solenidades oficiais da mãe, como no primeiro dia do ano, quando desfilou em carro aberto com Dilma na cerimônia de posse do segundo mandato da presidente. Paula Rousseff entrou no MPT (Ministério Público do Trabalho) do Rio Grande do Sul em 2003 por meio de concurso público. Atualmente, recebe salário de R$ 25.260,20 e exerce a função em Porto Alegre. Funcionários do MPT evitam dar detalhes sobre o comportamento da colega de trabalho, muito menos se atrevem a confirmar se a filha herdou o comportamento linha dura conhecido da mãe. “Ela tem fama de ser uma procuradora muito comp...