Pular para o conteúdo principal

CASAMENTO, NASCIMENTO E DIVÓRCIO NO BRASIL

Nesta semana, o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) divulgou um levantamento no qual, entre outros temas, tratou sobre o casamento e o divórcio no Brasil. O trabalho mostra em detalhes o número de casamentos e divórcios por faixa etária, por estado e por vários municípios brasileiros. Aqui, descreverei algumas passagens do trabalho que eu achei mais relevantes.


Em 2007, foram realizados no Brasil 916.006 casamentos, representando um aumento de 2,9% em relação ao ano anterior, com a idade média das mulheres casando de 26 anos e para os homens, foi de 29 anos. Entretanto, o número de término de casamentos foi de 231.329 o que representa para cada quatro casamentos realizados no ano passado, houve a dissolução de um casamento pelas mais diversas formas e razões. Somente divórcios propriamente ditos foram 179.342. Aliás, desde a legalização do divórcio no Brasil, que ocorreu há 30 anos, a prática só vem aumentando. Em 1984, o número de divórcios representava 0,46% com relação do grupo de pessoas casadas, em 2007 esse percentual passou para 1,49%.


Dos casais que se divorciaram, 70,9% optaram pela forma direta, sem entrar em litígio no judiciário, apenas formalizando sem passar pelos trâmites judiciais. As que ocorreram de forma consensual representaram 75,9% e as que ocorreram de forma litigiosa foram 24,1%. O caso de traição foi o motivo mais comum para as separações não consensuais, 10,5% das separações que tiveram esse motivo foram requeridas pelas mulheres e 3,2% pelos homens. Ou seja, quase 15% de todas as separações foram motivados unicamente pela traição. Além disso, os números acima demonstram que o homem trai mais que a mulher.


A maioria dos casamentos ocorre entre homens e mulheres solteiros. No entanto, nos últimos anos tem se observado um aumento no número de casamentos entre pessoas que já foram casadas. Entre 1997 e 2007, o percentual de pessoas que casavam pela primeira vez passou de 90,1% para 83,9%. Ao mesmo tempo, o trabalho do IBGE mostra que é crescente o número de pessoas divorciadas casando com pessoa solteira, principalmente homens divorciados casando com mulheres solteiras. Em 1997, dos casamentos realizados, 4,4% eram com homens divorciados com mulheres solteiras e 1,9% eram entre homens solteiros com mulheres divorciadas; em 2007, essa proporção passou respectivamente para 7,1% e 3,7%. No ano passado, a faixa de idade onde ocorreram mais casamentos foi a compreendida dos 20 aos 24 anos no caso das mulheres e de 25 aos 29 anos, no caso dos homens. Em 2007, 610 casamentos foram realizados com moças com idade inferior a 15 anos e 17 foram com rapazes com menos de 15 anos. Nesse mesmo ano, 141.083 casamentos foram realizados com moças com idade entre 15 e 19 anos e 32.725 com rapazes com idade compreendida entre 15 anos e 19 anos. Isso demonstra a tendência do homem casar mais tarde que a mulher.


Outra importante informação que consta nesse levantamento é o número de registro de nascimento de crianças no Brasil em 2007. Nesse ano, foram registrados 2.750.836 nascimentos. É de se observar que esse número não representa necessariamente o número de crianças que efetivamente nasceram em 2007. Isso ocorre porque uma parte significativa é registrada tardiamente, o que significa que embora a criança tenha nascida no ano muitas vezes é registrada no ano seguinte. Em 2007, o percentual de crianças registradas tardiamente representa 10,5% do total das crianças registradas. Outra informação interessante é sobre a faixa etária das mães ao darem a luz da criança. Em 2007, no ato do parto 0,8% das mães tinham entre 10 e 14 anos, 19,3% tinham entre 15 e 19 anos, 29,0% tinham entre 20 e 24 anos, 24,8% tinham entre 25 e 29 anos, 15,7% tinham entre 30 e 34 anos, 7,6% tinham entre 35 e 39 anos, 2,0% tinham entre 40 e 44 anos, 0,2% acima dos 45 anos e 0,5% com idade ignorada.


Para obter as informações completas do IBGE, acesse o link aqui.


Esses números são muito reveladores. Apesar de muita gente não gostar, mas muitas mulheres se casam muito novas, isso ocorre, na maioria das vezes, em razão de uma gravidez ou porque existe violência em casa. No caso da traição ser a principal causa das separações litigiosas vem de encontro ao senso comum e zoa quase como natural. O que é de se espantar é o número de casamentos dissolvidos por motivos outros, muitas desses são caracterizados como incompatibilidade entre os dois. Talvez com mais preparação na formação dos noivos diminuiria acentuadamente o número de divórcios no Brasil e muitas famílias não seriam destruídas e muitos filhos não deixariam de ficar sem o convívio diário com o pai e a mãe que é muito importante para toda criança.

Comentários

  1. Olá Francisco, como vai?
    Muito obrigada pelo seu comentário.
    O seu blog é muito interessante.
    Estou colocando um link dele no meu blog para acessar sempre. Espero que não se importe.

    Abraço e boa semana.

    ResponderExcluir
  2. Olá Francisco, td bom??

    Obrigada pela visita e pelo comentário, fico feliz que tenha gostado!!

    Abraços, fica com Deus!!

    ResponderExcluir
  3. Olá meu caro,

    Retribuo a visita e agradeço o elogio.

    Eu tb gostei mto do seu blog.

    Um abraço.

    Bianca.

    ResponderExcluir
  4. Tudo isso seria diferente se a sociedade orientasse mais os seus filhos, se houvesse uma educação sexual de qualidade e efetiva, enfim, pequenas ações q mudaria a situação por completo.

    ResponderExcluir
  5. olá :)
    obg pelo comentario !!
    gostei mto do seu blog .

    parabens tbm :D
    beijao!

    ResponderExcluir
  6. Oi Francisco!
    Realmente, Pessoa ainda é o Cara!!

    Valeu pela visita!!

    ResponderExcluir
  7. essa problemática do casamento/divórcio se dá geralmente pela má formação de famílias. Pessoas hoje têm filhos com gente que mal conhece e, pela falta de afeição com seus parceiros, a convivência com os filhos é ínfima.
    Acredito que a importância não está na convivência de um filho com seu pai ou mãe debaixo de um mesmo teto, mas na CONVIVÊNCIA com seus pais, mesmo que em casas diferentes. Na minha opinião, mãe é mãe e não substitui o papel do pai, assim como pai é pai e não substitui o papel da mãe.

    ResponderExcluir
  8. Olá, Francisco!
    Acabo de entrar em seu blog pela primeira vez e gostei muito de seus textos.
    Enviarei o endereço para meu pai, que, certamente, terá interesse em seu conteúdo, já que ele é advogado.
    Aproveito para agradecer pelo seu comentário em meu blog.
    Abraços,
    Carmem Toledo

    ResponderExcluir
  9. Ola! Obrigada pelo comentario deixado em meu blog! Bjs

    ResponderExcluir
  10. Olá Francisco.

    Muito bom saber que visita meu blog e que gosta dele, pode ter a certeza de que sempre será bem vindo.

    Agradeço e digo a você que o seu é muito interessante e informativo.

    Parabens a nós então.

    Volte sempre.

    Abraço

    ResponderExcluir
  11. Olá Francisco, obrigada pelo comentário! Seu blog é muito interessante.
    Um beijo e até mais.

    ResponderExcluir
  12. O que acontece no fundo é a falta de informação, que leva à essas gestações precoces, e a esses casamentos doidos.

    Mas o complicado é que a sociedade ainda não decidiu pra que lado pender. Tenho 25 anos, su noiva, não tenho pressa para casar, mas tdo mundo me cobra rapidez nesse assunto.

    E é o que acontece com mita gente, casam cedo, não pensam, não analisam os prós e os contras e ai dá nisso né?

    Beijos.


    FUiZ,,,

    ResponderExcluir
  13. Obrigada pelas palavras e estou curiosa pra saber como 'descobriu' meu blog.
    Se puderes me responder...

    No aguardo
    Abraços

    ResponderExcluir
  14. Francisco, obrigada pelo incentivo e passo a seguir seus artigos que estão muito bons e me inspirando para escrever os meus.

    ResponderExcluir
  15. Obrigada pela visita em meu blog...e pelo seu comentario...super interessante seu blog...
    seja muito bem vindo ao meu mundo!
    beijos
    thati

    ResponderExcluir
  16. Isso que eu chamo de blog útil,quem sabe um dia eu torne o meu assim...kkkkkkkkkkkkk....
    beijos
    muito bom mesmo
    essa materia

    ResponderExcluir
  17. Obrigada pelo comentário...
    Gostaria q fosse verdade também.

    ResponderExcluir
  18. Pois é... Já leu uma oração intitulada Oração da Familía?
    Diz mais ou menos assim:
    " Que nenhuma família comece em qualquer de repente e que nenhuma família termine por falta de amor.
    ... E, que marido e mulher não se traiam, nem traiam seus filhos, que o ciúme não mate a certeza do amor entre os dois.
    Que a família comece e termine sabendo onde vai.E que os filhos conheçam a força que brota do amor."
    É isso aí!
    Ou seria melhor que, assim, fosse.
    Parabéns pelo Blog e obrigada por visitar a Maraláxia, volte sempre!

    Fátima

    ResponderExcluir
  19. Obrigada Francisco pelo carinho... torça mesmo e que Deus o abençoe!!

    ResponderExcluir
  20. Olá, francisco,tudo bem só passei para te desejar feliz natal.

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Colunista do Globo diz que Bolsonaro tentará golpe violento em 7 de setembro. Alguém duvida?

Em sua coluna publicada neste sábado (11) no  jornal O Globo , Ascânio Seleme afirma que, "se as pesquisas continuarem mostrando que o crescimento de Lula se consolida, aumentando a possibilidade de vitória já no primeiro turno eleitoral, Jair Bolsonaro vai antecipar sua tentativa de golpe para o dia 7 de setembro".  I nscreva-se no Canal  Francisco Castro Política e Econom ia "Será uma nova setembrada, como a do ano passado, mas desta vez com mais violência e sem freios. Não tenha dúvida de que o presidente do Brasil vai incentivar a invasão do Supremo Tribunal Federal e do Tribunal Superior Eleitoral. De maneira mais clara e direta do que em 2021. Mas, desde já é bom que ele saiba que não vai dar certo. Pior. Além de errado, vai significar o fim de sua carreira política e muito provavelmente o seu encarceramento", afirmou Seleme.  O colunista lembrou que, "em 7 de setembro do ano passado, Bolsonaro chamou o ministro Alexandre de Moraes de canalha, disse que n...

A IMPORTÂNCIA DO ESTUDO NO RENDIMENTO DO SALÁRIO

É indiscutível a importância do estudo para alavancar o rendimento e a produtividade do trabalho das pessoas, mas ainda não tínhamos uma medida exata para o mercado brasileiro da contribuição da educação para o rendimento do trabalho. No início de outubro deste ano, a Fundação Getúlio Vargas do Rio de Janeiro (FGV/RJ) publicou um trabalho em que são apresentadas informações relevantes a respeito da influência do estudo no rendimento do trabalho ou o retorno no investimento em capital humano. Existe uma diferença entre o capital humano geral caracterizado como o aprendizado no ensino fundamental, médio e superior e o capital humano específico que o indivíduo adquire através de sua experiência profissional e cursos específicos. O último é perdido, ao menos em parte, quando o indivíduo passa a exercer outra atividade bem diferente da que exercia, enquanto que o primeiro tipo de capital humano só é perdido com a morte do indivíduo. Em analisando pessoas do mesmo sexo, raça, idade e localid...

Veja em que trabalha e quanto ganha a filha da presidente Dilma Rousseff

Paula Rousseff desfila com Dilma na cerimônia de posse do segundo mandato em 1º de janeiro Marcelo Camargo/Agência Brasil Casada, 39 anos, mãe e procuradora do trabalho no Rio Grande do Sul. Essa é Paula Rousseff Araújo, que, como o sobrenome famoso já entrega, é filha da presidente Dilma Rousseff. Ela é discreta, evita se expor publicamente e, em geral, só é vista em algumas solenidades oficiais da mãe, como no primeiro dia do ano, quando desfilou em carro aberto com Dilma na cerimônia de posse do segundo mandato da presidente. Paula Rousseff entrou no MPT (Ministério Público do Trabalho) do Rio Grande do Sul em 2003 por meio de concurso público. Atualmente, recebe salário de R$ 25.260,20 e exerce a função em Porto Alegre. Funcionários do MPT evitam dar detalhes sobre o comportamento da colega de trabalho, muito menos se atrevem a confirmar se a filha herdou o comportamento linha dura conhecido da mãe. “Ela tem fama de ser uma procuradora muito comp...