Pular para o conteúdo principal

A INFLUÊNCIA QUE AS CIDADES EXERCEM SOBRE OUTRAS CIDADES

O Brasil possui muitas cidades que exercem influência em muitas outras cidades, muitas vezes extrapolando os limites do Estado. O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) acabou de publicar um levantamento da influência das cidades brasileira nas outras cidades.

Existe a grande metrópole nacional que é São Paulo (que incluindo a Região Metropolitana são 19,5 milhões de habitantes) e que influencia cerca de 1.028, municípios influenciando 40,57% do PIB brasileiro e uma população de 51,1 milhões de pessoas. A influência de São Paulo engloba todo o Estado de São Paulo, uma parte de Minas Gerais, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Rondônia e Acre.

Existem duas metrópoles nacionais: Rio de Janeiro e Brasília. Rio de Janeiro que tem uma população de 11,8 milhões de pessoas, influencia 264 municípios que têm uma população total de 20,8 milhões de pessoas correspondendo a 14,4% do PIB brasileiro. A abrangência da influência do Rio de Janeiro é o Estado do Rio de Janeiro, Espírito Santo, o Sul da Bahia e a Zona da Mata de Minas Gerais. A influência de Brasília com 3,2 milhões de habitante influencia 298 municípios com uma população total de 9,7 milhões de pessoas, corresponde a 2,5% da população brasileira e a 4,3% do PIB brasileiro. A sua influência está localizada em alguns municípios de Goiás, o Oeste da Bahia e o Noroeste de Minas Gerais.

Além desses dois tipos de metrópoles, existem a metrópoles propriamente ditas que são Fortaleza, Manaus, Belém, Recife, Salvador, Belo Horizonte, Curitiba, Goiânia e Porto Alegre. Fortaleza tem influência em 786 municípios com uma população total de 20,60 milhões de pessoas; Recife tem influência em 666 municípios que têm uma população total de 18,9 milhões de pessoas; Belo Horizonte influencia 698 municípios com uma população total de 16,75 milhões de pessoas; Salvador influencia 486 municípios que têm uma população total de 16,34 milhões de pessoas; Curitiba influencia 666 municípios com uma população total de 16,18 milhões de pessoas; Porto Alegre influencia 733 municípios que têm uma população total de 15,3 milhões de pessoas; Goiânia influencia 363 municípios com uma população total de 7,5 milhões de pessoas; Belém influencia 161 municípios que têm uma população total de 7,7 milhões de pessoas e Manaus influencia 72 municípios que têm uma população total de 3,5 milhões de pessoas.

Existem setenta cidades que pela abrangência de sua influência são consideradas capitais regionais. Esse grupo de cidades é dividido em três subgrupos: Capital Regional A, Capital Regional B e Capital Regional C. No subgrupo Capital Regional A estão inseridas onze cidades com uma população média em torno de 960 mil habitantes, no subgrupo Capital Regional B estão vinte cidades com uma população média em torno de 440 mil habitantes e no subgrupo Capital Regional C estão 39 cidades com uma população média em torno de 260 mil habitantes.

Cento e sessenta e nove cidades compõem os chamados Centros Sub-regionais e são caracterizadas pela influência em uma quantidade menor de municípios. Essas cidades são divididas em 85 cidades que têm em torno de 100 mil habitantes e 79 cidades com uma população em torno de 70 mil habitantes.

Outro grupo de cidades que são chamadas de Centro de Zona tem influência bem mais restrita, muitas vezes nas cidades vizinhas que são menores, são divididas em 192 cidades com população média em torno de 45 mil habitantes e 364 cidades cuja população média é de 25 mil habitantes. Estas cidades geralmente quanto menor o número de habitantes menor o seu raio de influência nas cidades vizinhas. Outros 4.473 municípios têm influência apenas nos seus respectivos territórios e são caracterizados com municípios muito pequenos cuja população média é em torno de 10 mil habitantes

Um fator importante para determinar a importância da cidade é a quantidade de sede de grandes corporações. Em 2005 as cidades que tinham o maior número de sede de grande empresas eram as seguintes: São Paulo – 365; Rio de janeiro – 116; Porto Alegre – 50; Belo Horizonte – 46; Curitiba – 40; Salvador – 32; Campinas 30; Manaus – 27; Brasília – 25; Vitória – 21; Recife – 14; Fortaleza – 13; Caxias do Sul – 13; Ribeirão Preto – 11; Joinvile – 10 e Goiânia – 10.

A informação da influência que uma determinada cidade exerce em outras cidades é importante porque mostra que essa cidade tem atributos que as outras que são influenciadas não têm, como por exemplo: bons empregos, oferta de saúde de boa qualidade, sede de grande empresas, ensino de boa qualidade, etc. Quanto menor são esses atributos que uma cidade tem menor a quantidade de cidades que são influenciadas por ela.

Comentários

  1. Retribuindo a visita e dizer que adorei seu blog! Muito inteligente!!!

    ResponderExcluir
  2. Olá Francisco, td bem?
    Espero que sim, adorei sua visita em meu blog, espero que apareça sempre e possamos fazer amizade!
    Tbm gostei de seu blog, interessante achei...
    Beiju
    Fique com Deus!

    ResponderExcluir
  3. Obrigada pela visita! Volte sempre!
    Beijos

    ResponderExcluir
  4. Obrigada pela visita, seja sempre bem vindo a retornar.

    Gostei muito do seu blog tbm..bem informativo..

    bom fds

    bjus

    ResponderExcluir
  5. Oi, oi!
    Grato pela simpática visita. Valeu! E espero tornar a recebê-lo no meu espaço, sempre à disposição dos que desejam visitá-lo e tb comentá-lo.

    Um abraço...

    ResponderExcluir
  6. Olá, Francisco Castro, muito obrigado pelo incentivo. O seu blog também é muito bom e você como economista deve estar trabalhando bastante agora com esssa onda de sobe e desce das bolsas no mundo inteiro.Tentarei postar algumas coisas legais tais como:Poesias,Fotos,etc,para que você possa esquecer um pouco essa loucura que é a economia mundial.
    Um abraço e tudo de bom para você.

    ResponderExcluir
  7. Obrigada por ter visitado o meu blog e deixado um comentário!
    Volte sempre!
    Nádia

    ResponderExcluir
  8. Olá obrigada pela visita no meu blog, espelho das ilusões, ele ainda está em construção, mas espero colocar mais coisas no ar em breve, volte sempre. O seu blog é muito interessante e bem montado, abraços

    ResponderExcluir
  9. Francisco!
    Agradeço a sua visita e também o parabenizo pelo seu blog.
    Gde abraço,
    Antonin.

    ResponderExcluir
  10. Interessante suas informações, voltarei para aprender mais se vc pemitir...Um abraço e bom final de semana.

    ResponderExcluir
  11. Olá. Obrigado pela visita.

    Achei seu blog muito interessante também, ainda mais para pessoas, como eu, que são totalmente voltadas à outros ramos de estudo...rs

    Um abraço e volte sempre!

    ResponderExcluir
  12. Acho q é natural as influências... aqui em Vitória por exemplo dependemosculturalmente e financeiramente das cidades mais importanes do país... apesar do crescimento edabusca da autonomia a independencia emtempos de globalização são mínimas!
    Beijão

    ResponderExcluir
  13. Olá, Francisco...
    A Comunidade VivaLuz e, especialmente, o núcleo de Psicologia - O que eu devo fazer? -lhe agradecem imensamente a visita e a simpatia.
    Nossas páginas ainda estão em construção, mas esperamos que dentro em breve todos os serviços, antes realizados nas residências dos pacientes, estejam disponíveis virtualmente.
    Acreditamos que desta forma poderemos atingir um público maior, fazendo com que as pessoas creiam mais em assuntos relacionados à psicologia, às ciências, ao esoterismo, e sobretudo, que passem a crer no poder do Criador.

    Enfim, esperamos que volte quantas vezes desejar ao nosso Blog e às demais páginas da Comunidade VivaLuz.
    Com certeza, recomendaremos seu Blog para nossos membros, amigos e pacientes que necessitarem de auxílio financeiro...

    Um grande abraço.
    E lembre-se: "DEUS é um só e Ele está no seu coração".

    OQUEEUDEVOFAZER.BLOGSPOT.COM

    COMUVIVALUZ.BLOGSPOT.COM
    COMUHARMONIUM.BLOGSPOT.COM
    SEXUSANJUS.BLOGSPOT.COM
    ZAUBERAMOR.BLOGSPOT.COM

    Comunidade VivaLuz
    "Caminhos de solidariedade"

    ResponderExcluir
  14. Mto obrigado pelo seu elogio, digo o mesmo li algumas matérias aqui e seu blog realmente é muito bom!

    ResponderExcluir
  15. Francisco Castro,publicamos no post semanal DOMINGO É DIA DE BLOG um comentário e link com o seu Blog. Espero que goste. Parabéns pelo seu trabalho!

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Colunista do Globo diz que Bolsonaro tentará golpe violento em 7 de setembro. Alguém duvida?

Em sua coluna publicada neste sábado (11) no  jornal O Globo , Ascânio Seleme afirma que, "se as pesquisas continuarem mostrando que o crescimento de Lula se consolida, aumentando a possibilidade de vitória já no primeiro turno eleitoral, Jair Bolsonaro vai antecipar sua tentativa de golpe para o dia 7 de setembro".  I nscreva-se no Canal  Francisco Castro Política e Econom ia "Será uma nova setembrada, como a do ano passado, mas desta vez com mais violência e sem freios. Não tenha dúvida de que o presidente do Brasil vai incentivar a invasão do Supremo Tribunal Federal e do Tribunal Superior Eleitoral. De maneira mais clara e direta do que em 2021. Mas, desde já é bom que ele saiba que não vai dar certo. Pior. Além de errado, vai significar o fim de sua carreira política e muito provavelmente o seu encarceramento", afirmou Seleme.  O colunista lembrou que, "em 7 de setembro do ano passado, Bolsonaro chamou o ministro Alexandre de Moraes de canalha, disse que n...

A IMPORTÂNCIA DO ESTUDO NO RENDIMENTO DO SALÁRIO

É indiscutível a importância do estudo para alavancar o rendimento e a produtividade do trabalho das pessoas, mas ainda não tínhamos uma medida exata para o mercado brasileiro da contribuição da educação para o rendimento do trabalho. No início de outubro deste ano, a Fundação Getúlio Vargas do Rio de Janeiro (FGV/RJ) publicou um trabalho em que são apresentadas informações relevantes a respeito da influência do estudo no rendimento do trabalho ou o retorno no investimento em capital humano. Existe uma diferença entre o capital humano geral caracterizado como o aprendizado no ensino fundamental, médio e superior e o capital humano específico que o indivíduo adquire através de sua experiência profissional e cursos específicos. O último é perdido, ao menos em parte, quando o indivíduo passa a exercer outra atividade bem diferente da que exercia, enquanto que o primeiro tipo de capital humano só é perdido com a morte do indivíduo. Em analisando pessoas do mesmo sexo, raça, idade e localid...

Veja em que trabalha e quanto ganha a filha da presidente Dilma Rousseff

Paula Rousseff desfila com Dilma na cerimônia de posse do segundo mandato em 1º de janeiro Marcelo Camargo/Agência Brasil Casada, 39 anos, mãe e procuradora do trabalho no Rio Grande do Sul. Essa é Paula Rousseff Araújo, que, como o sobrenome famoso já entrega, é filha da presidente Dilma Rousseff. Ela é discreta, evita se expor publicamente e, em geral, só é vista em algumas solenidades oficiais da mãe, como no primeiro dia do ano, quando desfilou em carro aberto com Dilma na cerimônia de posse do segundo mandato da presidente. Paula Rousseff entrou no MPT (Ministério Público do Trabalho) do Rio Grande do Sul em 2003 por meio de concurso público. Atualmente, recebe salário de R$ 25.260,20 e exerce a função em Porto Alegre. Funcionários do MPT evitam dar detalhes sobre o comportamento da colega de trabalho, muito menos se atrevem a confirmar se a filha herdou o comportamento linha dura conhecido da mãe. “Ela tem fama de ser uma procuradora muito comp...